Anda di halaman 1dari 1

A DIFERENA ENTRE O ARRESTO CAUTELAR E O SEQESTRO.

certo que existem semelhanas entre o arresto e o seqestro, pois ambas so medidas cautelares nominadas que objetivam a apreenso de bens a serem preservados para servirem aos resultados da futura ou atual ao principal. Entretanto, entre eles h marcantes distines que eliminam oportunidades para dvidas quanto ao cabimento de um e outro.

Enquanto o arresto constitui medida de conservao de bens patrimoniais do devedor para assegurar futuro pagamento em dinheiro, o seqestro representa providncia de preservao de coisa cuja entrega "in natura" pretendida pelo requerente. Portanto, no arresto no interessa ao requerente o bem em si, mas sim a sua representao monetria para a garantia do pagamento do crdito que est ou ser exigido em execuo forada. No sequstro o interesse do requerente recai sobre a prpria coisa sujeita a desaparecimento ou deteriorao, porque ela que se almeja ver entregue ao vencedor.

Portanto, so irretocveis as lies de todos os escritores quando afirmam que o arresto incide sobre qualquer bem penhorvel do devedor, desde que necessrio para assegurar a soluo da dvida, ao passo que o seqestro recai sobre bem especfico, certo, determinado. Por isso, o arresto aparece como uma segurana do cumprimento de sentena que resulta obrigao de pagar soma em dinheiro (art. 475-J) ou da ao de execuo "strito sensu" por quantia certa (art. 646). Do outro lado, o seqestro se apresenta como uma cautela ao cumprimento do julgado que determina a entrega da coisa (vg. art. 461) ou da ao de execuo de ttulo extrajudicial com o mesmo fim (art. 621).

Anda mungkin juga menyukai