Anda di halaman 1dari 3

QUESTO 01- As letras A, B e C mostram a circulao de trs diferentes animais.

correto dizer que: a) O animal A possui corao arterial e pode ser um anfbio. b) No animal B, a circulao simples e completa. c) No animal C, a veia est representada por 1 e a artria por 2. d) Os animais A e C possuem a circulao completa. e) O animal C pode ser um rptil no crocodiliano.

QUESTO 02 -A presena de dentes era comum em aves primitivas. A perda dessas estruturas explicada como uma adaptao reduo do peso corporal para facilitar o vo. A ausncia dos dentes no impediu que as aves triturem os alimentos devido a presena de uma estrutura do sistema digestivo que bastante musculosa e contem gros de areia em seu interior. A estrutura em questo o(a):

a) b)

proventrculo. papo.

c)moela. d)cloaca.

QUESTO 03 - Os moluscos so encontrados em todos os ambientes. Vivendo em gua salgada h bivalves que fazem parte do cardpio dos bons restaurantes do pas. Deve-se ter muita cautela com a procedncia desses animais, uma vez que eles se alimentam filtrando a gua e, por essa razo, podem reter grande quantidade de poluentes no corpo. A alimentao desses animais diferente do restante do grupo de moluscos porque eles NO possuem a) brnquias. c)rdula. b) glndula digestiva d)estilete cristalino. QUESTO 04 - A separao das cmaras atriais e das cmaras ventriculares evita a mistura do sangue venoso com o sangue arterial, havendo maior disponibilidade de oxignio para o metabolismo celular. Essa separao favorece a regulao da temperatura corporal, que um processo altamente dispendioso do ponto de vista energtico. correto afirmar que animais que possuem essa separao completa so: a) os rpteis crocodilianos e as aves. b) os animais que so endotrmicos. c) os animais com hemcias nucleadas. d) os animais de circulao dupla e incompleta. e) os animais de circulao simples e completa QUESTO 05- Em relao aos grupos aos quais 1 e 2 pertencem CORRETO afirmar: a) b) c) d) e) O corao de 1 venoso e o de 2 arterial. O corao de 2 tem mais cavidades que o de 1. Por ser pode 2 menos evoludo do que 1. 1 e 2 possuem a mesma excreta nitrogenada. O sistema nervoso de 2 dorsal e o de 1 lateral.

QUESTO 06- Um professor de Biologia pediu a seus alunos que selecionassem no aqurio marinho da escola todos os representantes que possuam, exclusivamente, digesto extracelular. A opo correta que atende exigncia do professor : a) b) c) d) Coral, serpente do mar e anfioxo. Ourio-do-mar, medusa e peixe. Medusa, pepino-do-mar e cavalo-marinho. Estrela-do-mar, mexilho e anmona. 1

C B D A

4 3 2

e) Cavalo marinho, ostra e pepino do mar.


QUESTO 07 -os animais livres presentes na mata do Zoolgico de So Paulo, h mamferos como o bugio (primata) e o gamb (marsupial), aves como o tucano-de-bico-verde e do grupo dos rpteis h o tei. INCORRETO afirmar que esses animais citados a) apresentam sistema nervoso dorsal e corao tetracavitrio. b) o marspio do gamb inexiste na maioria dos mamferos. c) apenas o tei ectotrmico e possui corao tricavitrio. d) o tucano-de-bico-verde e o tei possuem ovo com casca. e) o bugio e o tei possuem glndulas sudorparas e odorferas. QUESTO 08-Uma marcha bem antiga de carnaval diz roubaram o corao da minha sogra e botaram o corao de um jacar Supondo que isso fosse possvel, CORRETO afirmar que o que impossibilitaria o sucesso dessa troca o fato: a)da circulao humana ser dupla e a do jacar ser simples. b)do homem possui hemoglobina e jacar hemocianina. c)do corao do jacar ser tricavitrio e do homem ser tetracavitrio. d)do sangue do jacar se misturar logo que sai do corao. e)de estar ausente no jacar os glbulos brancos do sangue. QUESTO 09- Baseando-se no desenho esquemtico e nos seus conhecimentos sobre sistema circulatrio, assinale a opo CORRETA: a) o rgo pertence a um animal ectotrmico de circulao dupla e aberta. b) As veias pulmonares esto representadas por A e conduzem sangue venoso. c) O vaso C a maior artria existente, sendo que dela parte sangue rico em O2. 2

d) Entre 1 e 2 localiza-se a vlvula tricspide e entre 3 e 4 a vlvula mitral.. e) Os vasos C e D conduzem, respectivamente, sangue arterial e venoso.

QUESTO 10 -O fgado um rgo com mltiplos papis. Das Funes listadas abaixo a nica que o fgado NO realiza a de:

a) sintetizar enzimas biliares.


b) c) d) e) armazenar glicognio. destruir clulas sanguneas. sintetizar colesterol. Sintetizar a bile. Arroz, feijo, misria e purpurina. Assim vive o brasileiro.. No trecho da msica de lvaro Lages, correto afirmar que os alimentos ingeridos pelos brasileiros iniciam a digesto: a) b) c) d) e) na boca pela ao da amilase salivar. no duodeno pela ao da tripsina. no estmago pela ao da pepsina. no duodeno pela ao da ptialina. no intestino delgado pela ao da maltase.

QUESTO 11-

Anda mungkin juga menyukai