Anda di halaman 1dari 6

Comida na Zambzia... Fui para Quelimane e no resisti...novidades na culinria? comigo mesmo!

! Conheci um bar/restaurante chamado "Coquinha", o tempero de tudo que comi, uma delcia! Muito bem feita a comida, com certeza tem carinho, seno no rolava. Comi l durante duas noites. Na primeira me rendi ao Caril de Camaro, a Mucapata, que com certeza prima irm do acaraj, e a Galinha Zambeziana, que no muita novidade por aqui, mas l o sabor diferente, achei mais apurado e o tempero...que delcia! No consigo esquecer o sabor maravilhoso do Caranguejo Grelhado, foi o melhor caranguejo que comi at hoje, ele grelhado e durante seu cozimento ele vai sendo regado com um molho de coco temperado, o que era aquilo! L mesmo encomendei o po de "sura", uma aguardente que se obtm da fermentao de um lquido retirado de uma palmeira. Simplesmente maravilhoso! Super macio, bem diferente do que se come em Maputo. Agora, para quem quiser...as receitas...para voc se distrair, caso se aventure nesta onda gastronnica. Mucapata

Mucapata Ingredientes: 1 kg de arroz 500 gr de feijo-soroco 3 cocos 1 litro de gua 1 colher de ch de sal Preparao: Lave o arroz e o feijo-soroco sem casca. Ponham ambos para cozinhar numa panela com um litro de gua e sal, durante vinte minutos. Rale os cocos; aquea um pouco de gua (morna), coloque no coco e esprema o leite. Junte o leite ao preparado anterior. Deixe no no fogo at que o feijo esteja cozido e at o molho secar. Est pronto para servir. Pode ser servido com galinha grelhada ou arroz de cabidela (veja a receita de Galinha Manduca). Este prato fica melhor quando preparado em panela de barro. Galinha Manduca Ingredientes: 1 galinha com midos 1 cebola 1 xcara de arroz Sangue de galinha xcara de vinagre 1 colher de ch de sal

3 colheres de sopa de banha P de piri-piri Preparao: Desossa-se completamente uma galinha. Com a banha, refogue os midos da galinha. Quando alourados, acrescenta-se duas xcaras de gua. Quando o caldo ferver, junta-se o arroz e adiciona-se o sangue misturado com um pouco de vinagre e sal. Recheie imediatamente a galinha com este recheio, costure com um fio culinrio para que o recheio no saia, unte com bastante gordura e bastante piri-piri at cozinhar. Asse na brasa, no forno ou numa panela untada de gordura.

Show mein
Envie para um amigo Imprimir

Ingredientes:
caldo 1 carcaa de frango 1 cebola picada 1 mao pequeno de cebolinha sal a gosto macarro 300 g de fil de frango cortado em iscas leo para fritura 1/2 couve-flor 100 g de ervilha-torta cortadas ao meio 1/2 cenoura laminada 400 ml de caldo de frango 1/2 mao de brcolis 1 colher (caf) de leo de gergelim torrado 6 folhas de acelga cortadas 1 cebola cortada em lminas 50 ml de shoyu 2 colheres (sopa) de maisena 1 pacote de macarro (tipo miojo)

Modo de Preparo:
Caldo de frango: numa panela, faa um caldo com a carcaa, a cebola, a cebolinha e sal a gosto. Coe e reserve. Aquea o leo numa wok e frite o frango. Junte a couveflor, a ervilha-torta e a cenoura e deixe por 3 minutos. Retire do fogo e reserve o frango e os legumes. Retorne a wok ao fogo e junte o caldo de frango. Deixer ferver e, a seguir, junte o frango e os legumes reservados, os brcolis, o leo de gergelim, a acelga, a cebola e o shoyu. Refogue por mais 2 minutos e adicione a maisena, dissolvida em um pouco de gua. parte, passe o macarro cozido no leo quente e coloque numa travessa. Cubra com os legumes e o frango e sirva quente.

Wok uma panela muito utilizada nas receitas chinesas. Ela se parece com um chapu chins invertido. A grande vantagem do seu uso que o calor distribudo de forma igual por toda a panela, j que totalmente arredondada.

Dicas:

Rosbife com ovos e rabanete picante ("Kren")


Ingredientes para 4 pessoas 16 fatias de rosbife, 2 ovos, 3 colheres de sopa de maionese, 2 colheres de sopa de creme, 2 colheres de sopa de rabanetes frescos ralados ("Kren"), sal, pimenta. 1. Cozinhe os ovos durante 10 minutos, esfrie em gua corrente, descasque e corte em metades. 2. Retire as gemas. Em uma tigela, misture bem as gemas com a maionese, o creme e o rabanete. Corte as claras bem finas e adicione maionese. 3. Arrume as fatias de rosbife nos pratos e sirva com o molho de rabanete.

Receitas asiticas
Conpoy e sopa de ovo
Ingredientes para 4 pessoas 4 conpoys (vieiras secas), 1 colher de ch de vinho de arroz chins, 1 colher de ch de azeite de gergelim, 1 litro de caldo de galinha fresco, com sal, 1 colher de sopa de gengibre fresco ralado, 2 ovos, 1 molho de cebolinha. 1. Deixe as vieiras de molho durante duas horas. Em seguida, junte o vinho e o azeite de gergelim e deixe cozinhar em fogo brando durante 20 minutos. Deixe esfriar. Corte as vieiras em tiras, reservando a gua. 2. Ferva o caldo de galinha com o gengibre. Acrescente as vieiras e o lquido reservado. 3. Bata os ovos e jogue-os na sopa fervendo. Corte a cebolinha em rodelinhas e salpique na sopa antes de servir.

Tacac Ingredientes: 500g de tapioca (goma) 2 litros de tucupi 3 maos de jambu 800g de camaro seco (grado) 3 pimentas-de-cheiro 1 colher (sopa) de sal 10g de alho (amassado) 1 mao de chicria 1 mao de alfavaca Sal a gosto Como Fazer:

Descasque o camaro (retire a cabea e deixe o rabo) e deixe de molho por 2 horas para retirar o sal, trocando a gua por 2 vezes, pelo menos. Coloque o tucupi para cozer por 40 minutos, com um pouco de sal, a chicria, a alfavaca e o alho amassado. Trate o jambu, deixando os galhos, lave bem e leve ao fogo para cozer por meia hora. Coloque 3 litros de gua, em uma panela grande, com o restante do sal, deixe ferver e acrescente a goma diluda em um pouco de gua fria aos poucos e mexa bem, para no encaroar. Deixe cozinhar por 30 minutos, tomando cuidado para que fique um mingau grosso e uniforme. Amasse a pimenta-de-cheiro (sem coar) com 4 colheres (sopa) de tucupi. Sirva quente em cuias pretas, colocando um pouco do tucupi, 1 concha do mingau, algumas folhas de jambu e 4 camares, fazendo uns cortes com uma colher grande, para misturar um pouco o tucupi com o mingau.

NORUEGA- GASTRONOMIA
A cozinha norueguesa goza de grande prestigio internacional at tal ponto de que um chef noruegus mereceu em 1994 o prmio Bocuse d'Or, o mais importante do mundo culinrio. Em Noruega ter a oportunidade de provar pratos nicos e surpreendentes. O peixe o rei da mesa posto que trata-se de um povo com uma tradio de grandes pescadores. H uma grande variedade, entre eles, cavala, robalo, bacalhau arenques preparados de diversas maneiras desde defumado at o marinado, passando pela chapa, ao forno ou fervido em gua e sem nada. Outra especialidade o "spekemat", uma espcie de embutido curado de cordeiro, de porco tambm de rena ou alce. Se costuma comer com ovos mexidos e fatias de po ("flatbrod"). Destacam igualmente a rena asada com batatas, o alce asado, a "betesupe", sopa de verdura, batata e carne, ou a "gul ertesuppe", sopa de ervilha amarela com toucinho. Outras aventuras gastronmicas so tambm a carne de foca, os ovos de gaivota, lnguas de bacalhau, o peixe gato ou peixe lobo ou a carne de baleia. Os queijos de cabra valem especial ateno, destacando o "gulost" (geralmente so fortes de sabor). Com respeito as frutas do bosque so essenciais para a elaborao das sobremesas tradicionais, embora tambm acompanham alguns pratos de carne, especialmente aos de caa. Deve-se sinalar entre eles, os arndanos, os morangos selvagens, framboesas, zarzamora rtica e muitos outros que servem tambm para a preparao de sucos, aguardentes e licores assim como para a elaborao de gelias e geleias. Nas cafeterias pode-se degustar as denominadas tortas "Konditori" acompanhando o caf.

Bacalhau da Noruega com requeijo e vinho

Base: 800 gramas de batata baroa cozida e amassada 100 gramas de castanhas de caju picadas 1 lata de creme de leite sem soro 1 pitada de noz-moscada ralada Recheio: 2 de azeite 800 gramas de bacalhau dessalgado 2 cebolas cortadas em meia-lua 2 dentes de alho amassados Cebolinha verde a gosto 2 copos de requeijo 1 copo de vinho branco Molho: 1 lata de molho de tomate refogado 1 molho de manjerico Sal e pimenta a gosto

Base: Descascar a batata baroa e cozinh-la em gua e um pouco de sal at ficar bem macia. Amass-la com um garfo acrescentando a noz-moscada ralada, a castanha de caju e o creme de leite. Recheio: Ferver o bacalhau em gua por 5 minutos. Tirar do fogo, escorrer, retirar as peles e desfi-lo ainda morno. Refogar no azeite o alho, a cebola e a cebolinha verde. Juntar o bacalhau e depois o vinho branco e o requeijo. Montagem: Untar uma travessa refratria com a manteiga. Colocar a mistura de base, acrescentar o recheio. Levar ao forno a 180 C por 15 minutos. Retirar do forno e enfeitar com o molho de tomate e manjerico. Servir imediatamente na mesma travessa que foi ao forno.

Alimentao
Os Esquims usam a caa foca como a sua grande ocupao, a foca um animal providencial para os infelizes habitantes das costas do oceano Glacial de Amrica, como a rena o recurso providencial para os Lapes das costas do mesmo mar ao norte da Europa. A caa aos ovos das aves aquticas o segundo recurso alimentcio destes povos, eles correm muito perigo ao ir roubar os ovos destas aves sobre os vrtices abalados e encarnados em que elas fazem os ninhos.

cidos gordos polinsaturados, sendo o ratio cidos gordos polinsaturados/cidos gordos de 0,84, superior ao observado por exemplo nas dietas dinamarquesas e na maioria das dietas ocidentais. Os cidos gordos polinsaturados da dieta dos esquims so predominantemente da classe dos linoleicos (n-3).

Os cidos palmitoleicos e oleicos tambm apresentam uma concentrao elevada na dieta dos esquims.

Anda mungkin juga menyukai