Anda di halaman 1dari 3

ZUMBI DOS PALMARES O maior cone da resistncia negra ao escravismo no Brasil. Vinte de novembro o Dia Nacional da Conscincia Negra.

. A data transformada em Dia Nacional da Conscincia Negra pelo Movimento Negro Unificado em 1978 - no foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, lder mximo do Quilombo de Palmares e smbolo da resistncia negra, assassinado em 20 de novembro de 1695. Quilombo dos palmares O Quilombo dos Palmares foi fundado no ano de 1597, por cerca de 40 escravos foragidos de um engenho situado em terras pernambucanas. Em pouco tempo, a organizao dos fundadores fez com que o quilombo se tornasse uma verdadeira cidade. Os negros que escapavam da lida e dos ferros no pensavam duas vezes: o destino era o tal quilombo cheio de palmeiras. Com a chegada de mais e mais pessoas, inclusive ndios e brancos foragidos, formaram-se os mocambos, que funcionavam como vilas. O mocambo do macaco, localizado na Serra da Barriga, era a sede administrativa do povo quilombola. Um negro chamado Ganga Zumba foi o primeiro rei do Quilombo dos Palmares. Alguns anos aps a sua fundao,o Quilombo dos Palmares foi invadido por uma expedio bandeirante. Muitos habitantes, inclusive crianas, foram degolados. Um recm-nascido foi levado pelos invasores e entregue como presente a Antnio Melo, um padre da vila de Recife. O menino, batizado pelo padre com o nome de Francisco, foi criado e educado pelo religioso, que lhe ensinou a ler e escrever, alm de lhe dar noes de latim, e o iniciar no estudo da Bblia. Aos 12 anos o menino era coroinha. Entretanto, a populao local no aprovava a atitude do proco, que criava o negrinho como filho, e no como servo. Apesar do carinho que sentia pelo seu pai adotivo, Francisco no se conformava em ser tratado de forma diferente por causa de sua cor. E sofria muito vendo seus irmos de raa sendo humilhados e mortos nos engenhos e praas pblicas. Por isso, quando completou 15 anos, o franzino Francisco fugiu e foi em busca do seu lugar de origem, o Quilombo dos Palmares. Aps caminhar cerca de 132 quilmetros, o garoto chegou Serra da Barriga. Como era de costume nos quilombos, recebeu uma famlia e um novo nome. Agora, Francisco era Zumbi. Com os conhecimentos repassados pelo padre, Zumbi logo superou seus irmos em inteligncia e coragem. Aos 17 anos tornou-se general de armas do quilombo, uma espcie de ministro de guerra

nos dias de hoje. Com a queda do rei Ganga Zumba, morto aps acreditar num pacto de paz com os senhores de engenho, Zumbi assumiu o posto de rei e levou a luta pela liberdade at o final de seus dias. Com o extermnio do Quilombo dos Palmares pela expedio comandada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho, em 1694, Zumbi fugiu junto a outros sobreviventes do massacre para a Serra de Dois Irmos, ento terra de Pernambuco. Dia 20 de novembro de 1695 Contudo, em 20 de novembro de 1695 Zumbi foi trado por um de seus principais comandantes, Antnio Soares, que trocou sua liberdade pela revelao do esconderijo. Zumbi foi ento torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabea at a praa do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos at sua completa decomposio. Deus da Guerra, Fantasma Imortal ou Morto Vivo. Seja qual for a traduo correta do nome Zumbi, o seu significado para a histria do Brasil e para o movimento negro praticamente unnime: Zumbi dos Palmares o maior cone da resistncia negra ao escravismo e de sua luta por liberdade. Os anos foram passando, mas o sonho de Zumbi permanece e sua histria contada com orgulho pelos habitantes da regio onde o negro-rei pregou a liberdade

Histria dos quilombos

No perodo de escravido no Brasil (sculos XVII e XVIII), os negros que conseguiam fugir se refugiavam com outros em igual situao em locais bem escondidos e fortificados no meio das matas. Estes locais eram conhecidos como quilombos. Nestas comunidades, eles viviam de acordo com sua cultura africana, plantando e produzindo em comunidade. Na poca colonial, o Brasil chegou a ter centenas destas comunidades espalhadas, principalmente, pelos atuais estados da Bahia, Pernambuco, Gois, Mato Grosso, Minas Gerais e Alagoas.

Na ocasio em que Pernambuco foi invadida pelos holandeses (1630), muitos dos senhores de engenho acabaram por abandonar suas terras. Este fato beneficiou a fuga de um grande nmero de escravos. Estes, aps fugirem, buscaram abrigo no Quilombo dos Palmares, localizado em Alagoas.

Esse fato propiciou o crescimento do Quilombo dos Palmares. No ano de 1670, este j abrigava em torno de 50 mil escravos. Estes, tambm conhecidos como quilombolas, costumavam pegar alimentos s escondidas das plantaes e dos engenhos existentes em regies prximas; situao que incomodava os habitantes.

Esta situao fez com que os quilombolas fossem combatidos tanto pelos holandeses (primeiros a combat-los) quanto pelo governo de Pernambuco, sendo que este ltimo contou com os servios do bandeirante Domingos Jorge Velho.

A luta contra os negros de Palmares durou por volta de cinco anos; contudo, apesar de todo o empenho e determinao dos negros chefiados por Zumbi, eles, por fim, foram derrotados.

Os quilombos representaram uma das formas de resistncia e combate escravido. Rejeitando a cruel forma de vida, os negros buscavam a liberdade e uma vida com dignidade, resgatando a cultura e a forma de viver que deixaram na frica e contribuindo para a formao da cultura afro-brasileira.

Comunidades quilombolas na atualidade

Muitos quilombos, por estarem em locais afastados, permaneceram ativos mesmo aps a abolio da escravatura. Eles deram origens s atuais comunidades quilombolas. Existem atualmente cerca de 1.100 comunidades quilombolas certificadas pela Fundao Palmares. Grande parte destas comunidades est situada em estados das regies Norte e Nordeste.

Anda mungkin juga menyukai