Anda di halaman 1dari 26

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 1

Quadrinhos

Expediente:
Orgo informativo do Sindicato dos Metalrgicos de S. J. Campos, Caapava, Jacare, Santa Branca e Igarat Rua Maurcio Diamante, 65 - 12209-570- (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: comunicacao@sindmetalsjc.org.br - So Jos dos Campos - SP - Responsabilidade: Diretoria do Sindicato - Edio: Ana Cristina Silva - Redao: Eliane Mendona Reviso: Ana Cristina Silva, Eliane Mendona e Rodrigo Correia - Editorao Eletrnica: Bruno Csar Galvo - Ilustrao: Bruno Csar Galvo - Fotolito e Impresso: Grfica Monteart. permitida a utilizao parcial ou total dos textos desta cartilha, desde que citada a fonte. expressamente proibida a utilizao das ilustraes sem autorizao expressa, sob pena de violao de direitos autorais.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 2

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 3

ndice
Introduo ............................................................................... 05 A crise econmica e o aumento da explorao ...................... 06 LER/DORT uma epidemia nas fbricas .................................. 09 Assdio moral tambm um problema ................................... 11 CIPA o que ? ......................................................................... 12 Como surgiu a CIPA? ............................................................. 13 Para que serve? ...................................................................... 14 Como a CIPA funciona? ......................................................... 15 Para que serve a estabilidade dos cipeiros? ........................... 16 Por que fundamental eleger cipeiros combativos? .............. 17 Como o cipeiro deve agir? ...................................................... 18 Como o cipeiro pode ajudar voc? ......................................... 19 Eleio: um dia muito importante .......................................... 20 CIPA e Sindicato: com esse time a vitria certa .................. 21 Em caso de dvidas, procure sempre o Sindicato ................... 23

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 4

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 5

Introduo
O objetivo dessa cartilha orientar os metalrgicos e metalrgicas de nossa base sobre a importncia da CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) para o fortalecimento da organizao de base e, por consequncia, das nossas lutas por emprego, salrio e direitos. A luta pela melhoria do ambiente de trabalho deve ser de todos. Porm, para cipeiros e cipeiras, a responsabilidade ainda maior, pois so companheiros e companheiras que so eleitos para defender os trabalhadores. Por isso, grande tambm a responsabilidade dos metalrgicos em eleger cipeiros combativos, classistas e comprometidos com a classe trabalhadora. Caso contrrio, a CIPA no ter serventia alguma. Esperamos que esta cartilha contribua para ampliar e despertar a conscincia de todos para a importncia da CIPA. E, consequentemente, possa promover a ampliao da luta por um ambiente de trabalho saudvel e seguro. Uma boa leitura!

Sindicato dos Metalrgicos


de So Jos dos Campos e Regio

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 6

As condies de trabalho e o aumento

da explorao

Nas ltimas dcadas, o trabalho passou por profundas mudanas. Hoje, trabalhamos de forma totalmente diferente do que se fazia antigamente. a chamada reestruturao produtiva, que comeou a ser implementada com fora a partir da dcada de 90, e que afetou profundamente os trabalhadores e trabalhadoras. As empresas adotaram novos mtodos de produo e de trabalho. So mudanas que, juntamente com as novas tecnologias, alteraram completamente a forma de se trabalhar.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 7

Polivalncia
Hoje, nas fbricas e locais de trabalho, o trabalhador chega a fazer o trabalho de duas, trs pessoas para dar conta da produo exigida pelos patres. A reestruturao produtiva tem significado demisses, corte de custos, polivalncia (vrias atividades para um mesmo trabalhador), flexibilizao da jornada, entre outras mudanas prejudiciais aos trabalhadores.

Ritmo acelerado
Outro aspecto desta nova realidade a eliminao dos tempos e pausas. o trabalho justin-time, enxuto, com ritmo pr-determinado, em que o trabalhador tem de atender a produo da empresa, sob presso do chefe, das mquinas e at dos prprios companheiros. O nmero de horas extras excessivo. Alm disso, as empresas demitem e cada vez mais reduzem os postos de trabalho. Quando fazem recontrataes, com salrio menor. J o ritmo de produo s aumenta. Para se ter uma ideia, na GM, em 1997, se produziam 37 carros por hora, com 10 mil trabalhadores. Hoje, so cerca de 8.500 funcionrios para dar conta de uma produo de 54 carros por hora. Tudo isso faz o trabalhador ultrapassar os seus limites. Sob tanta presso, no toa que tem aumentado a cada ano o nmero de acidentes e doenas ocupacionais. O fato que no capitalismo, o nico objetivo das empresas obter lucro a qualquer custo. Os patres esto sempre em busca de maior competitividade e produtividade. Para isso, no pensam duas vezes em explorar nossa fora de trabalho ao mximo.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 8

Crise econmica
A crise econmica, que estourou em 2008, agravou ainda mais esse cenrio. E os trabalhadores esto sentindo na pele as consequncias. Para se safarem da crise, que eles mesmos criaram, os capitalistas j mostram como pretendem agir: aumentando a explorao dos trabalhadores. Os patres esto jogando a conta da crise nas costas dos trabalhadores, com demisses, reduo de direitos, aumento da jornada e do ritmo de trabalho. Por outro lado, os governos federal e estadual, que liberaram bilhes para salvar empresas e banqueiros, alm de conceder incentivos fiscais, como a reduo do IPI, nada fizeram para garantir aos trabalhadores a estabilidade no emprego. Ao contrrio, tambm tm feito vrios ataques aos direitos. Portanto, mais do que nunca, a classe trabalhadora deve estar unida e se organizar para enfrentar os ataques.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 9

epidemia
nas fbricas
Sabe aquela dorzinha chata que aparece justamente quando voc est trabalhando? Cuidado! Voc pode estar com LER/DORT (Leso por Esforo Repetitivo/Distrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). O termo LER/DORT refere-se a um conjunto de doenas do sistema musculoesqueltico, que lesionado por excesso de uso ou uso indevido. Isso ocorre pelos mais diversos motivos, sendo que o principal causador, invariavelmente, o processo de organizao do trabalho. A mais comum das doenas ocupacionais atinge principalmente msculos, ossos e tendes, causando, por exemplo, tenossinovites, tendinites, bursites e mialgias.

LER/DORT uma

Voc sabia?

afastar de no emprego cada vez que se Que voc tem um ano de estabilida o? a doena ou acidente de trabalh por mais de 15 dias, por algum antida, a irreversvel, a estabilidade gar Se voc ficar com alguma sequel at a aposentadoria. pela nossa Conveno Coletiva,

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 10

Como prevenir
A preveno inclui o combate superexplorao no ambiente de trabalho. E, para isso, a construo de uma CIPA forte e mobilizada indispensvel. importante que todos entendam que obrigao dos patres oferecerem boas condies de trabalho. Entretanto, o que vemos so jornadas prolongadas, ritmo acelerado, cobrana excessiva de metas de produo e pouco tempo para descanso. Pressionados pela reestruturao produtiva, implementada pelas empresas, os trabalhadores veem sua sade ser prejudicada a cada dia. O que todos precisam saber que a CIPA a porta de entrada para combater tudo isso. Mas a CIPA s atingir esse objetivo se for classista e combativa. Entenda mais sobre a importncia da CIPA e seu funcionamento nas pginas seguintes.

POR MAIS SADE E A SEGURAN

SADE,
PELA EMISSO DE CATS

MAIS RESPEITO! CONTRA O RITMO ACELERADO

J!

ABAIXO O ASSDIO MORAL!

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 11

Assdio moral: mais um ataque


Assdio moral crime e vem se tornando um problema cada vez mais comum dentro das empresas. Por isso, deve ser uma das frentes de combate do bom cipeiro.

Como identificar?
O assdio moral caracterizado pela exposio constante e repetitiva a situaes de humilhao no ambiente de trabalho. So situaes que expem o trabalhador a um clima ruim de trabalho, ofende sua dignidade e chega a colocar em risco seu emprego. Ou seja, uma prtica comum de chefes e superiores, que gera uma srie de consequncias negativas sade e ao bem estar do trabalhador.

O assdio moral um problema de sade?


Sim. Segundo psiclogos, o assdio moral leva o trabalhador a uma desestabilizao emocional que pode resultar em medo, raiva e ansiedade, num primeiro momento. Mas pode evoluir para transtornos maiores, como a depresso e a sndrome do pnico, ou at levar o trabalhador ao suicdio, em casos mais graves.

O que o cipeiro pode fazer para combater essa prtica?


O cipeiro deve orientar os trabalhadores a denunciar e a no baixar a cabea para situaes que causem constrangimento. Se a situao persistir, o cipeiro pode e deve intervir. O caminho denunciar o assdio, organizar os trabalhadores e fazer com que o ataque conste em ata. Em casos mais graves, o caso pode at ser levado Justia.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 12

CIPA:

o que ?

CIPA a Comisso Interna de Preveno de Acidentes. uma comisso que tem o objetivo de evitar acidentes e garantir a sade e a segurana do trabalhador no local de trabalho. um importante instrumento de luta e organizao dos trabalhadores, que deve ser usado em todos os momentos.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 13

Como surgiu a CIPA?


A CIPA surgiu de uma recomendao da OIT (Organizao Internacional do Trabalho), em 1921, e transformou-se em determinao legal no Brasil, atravs do decreto-lei 7.036, artigo 82, de 1944. Mas foi s no final da dcada de 70 que a CIPA tornou-se um instrumento de luta dos trabalhadores para a conquista de melhores condies de trabalho. Hoje, mais de 30 anos depois, o que vemos patres e governo se unindo para criar, a cada dia, mais mecanismos para enfraquecer e descaracterizar a CIPA, reduzindo o nmero de participantes e retirando direitos j conquistados pelos trabalhadores. Isso acontece porque a burguesia sabe da fora da CIPA e, por isso, constantemente ataca a organizao no local de trabalho e faz de tudo para impedir sua existncia. Prova disso so os frequentes ataques e perseguies a cipeiros, em vrias fbricas de nossa base.

A CIPA j mostrou sua da classe base foi fundamental para a luta e 80, por exemplo, o trabalho de de trabalho e contra a ditadura. adora por melhores condies trabalh no sindicatos estavam sob interve Numa poca em que muitos foram os trabalhadores organi res ou nas mos de pelegos, dos milita lhores e resistiram e lutaram por me os no seu local de trabalho qu zad tagonizamilitares, se mobilizaram e pro condies de vida e contra os odo. ram as grandes greves do per com o os, a CIPA da GM esteve, junto Aqui, em So Jos dos Camp o da jornada de trabalho de 48 , em 1985, na luta pela redu Sindicato para 44 horas semanais.

Voc sabia? fora em muitos momentos. Nas dcadas de 70

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 14

Para que

serve?

A principal tarefa da CIPA garantir a sade e a segurana dos trabalhadores no desempenho do seu trabalho. A CIPA tem como responsabilidade investigar, discutir e lutar contra as condies de trabalho inseguras, insalubres, perigosas e irregulares. Cipeiros e cipeiras podem e devem organizar e encaminhar reivindicaes e negociar melhorias no local de trabalho. A participao da CIPA nas campanhas salariais e de PLR, junto com o Sindicato, tambm fundamental. Isso porque a CIPA deve sempre defender os interesses dos trabalhadores e ser um elo entre trabalhadores e o Sindicato.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 15

funciona?
A formao da CIPA paritria, ou seja, metade de seus membros indicada pela empresa e a outra metade eleita pelos trabalhadores. O mandato da CIPA tem durao de um ano, o que significa que as eleies devem ocorrer anualmente, em todas as empresas, obrigatoriamente. O nmero de cipeiros pode variar de uma fbrica para outra, em razo do nmero de funcionrios e da atividade da empresa. As reunies da CIPA devem, obrigatoriamente, ser realizadas mensalmente, para debater problemas de sade e segurana dos trabalhadores. As reunies devem ser acompanhadas por todos os membros da CIPA (os indicados pela empresa e os eleitos pelos trabalhadores). Os cipeiros devem convocar reunies extraordinrias todas as vezes em que houver necessidade, como no caso de acidentes. Todo e qualquer trabalhador ou trabalhadora pode se candidatar a uma vaga na Cipa. Como forma de barrar a represso das empresas, a lei garante estabilidade de emprego aos cipeiros eleitos por dois anos (durante o ano do mandato e no ano posterior, chamado de perodo de carncia).

Como a CIPA

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 16

Para que serve a estabilidade dos

Cipeiros?
A estabilidade, que concedida por lei aos cipeiros, no uma medida com o objetivo de beneficiar o cipeiro. um dos instrumentos necessrios para garantir que o cipeiro tenha total liberdade de atuao na defesa dos trabalhadores, sem que seja penalizado pela empresa, com a demisso. Portanto, o mandato de um cipeiro da categoria que o elegeu e deve ser utilizado para benefcio dos trabalhadores. Esse mais um motivo para que os trabalhadores pensem bem antes de dar o seu voto. Certifique-se de que est elegendo quem realmente vai usar a estabilidade em benefcio da categoria, e no em benefcio prprio.

Voc sabia?

As im pe dir a for ma o de CIP Os pa tr es viv em ten tan do nuar sua explorao, sem resist combativas, pois querem contin burlam a muitas: h empresas que cia. As formas de boicotes so eiros; perseguem e reprimem os cip lei e no realizam as eleies; do s cip eir os co mo me ros tam tra ns for ma r a atu a o ten es a se e at orientam chefes e gerent fiscalizadores do uso de EPIs candidatarem. e um direito nosso! No deixe qu Por isso, abra o olho! A CIPA o! o patro ataque sua organiza

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 17

Por que fundamental eleger cipeiros

combativos?
Como j dissemos, metade da CIPA indicada pelos patres e a outra metade eleita pelos trabalhadores. claro que a empresa indica aqueles em quem ela confia para defender os seus interesses. Alm de seus indicados, os patres tambm tentam influenciar os que so eleitos pelos funcionrios. Afinal, se a empresa tiver a maioria absoluta na CIPA, ter total domnio sobre um instrumento que deveria ser de defesa dos trabalhadores. Por isso, os trabalhadores precisam se conscientizar e se mobilizar para eleger cipeiros de luta, que no abaixem a cabea para os patres. S assim teremos uma CIPA realmente classista, atuante e combativa, que seja realmente um instrumento de luta, a servio dos trabalhadores. por isso que os metalrgicos no podem admitir que um pelego indicado pela chefia seja eleito na CIPA. Pense bem: a cada pelego que se elege, uma vaga desperdiada, que poderia ser ocupada por companheiras e companheiros combativos.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 18

Como o cipeiro

deve agir?

Um cipeiro classista e combativo sabe que deve usar sua estabilidade no emprego para estar a servio da classe trabalhadora. No tarefa do cipeiro fiscalizar se os colegas esto ou no usando os equipamentos de segurana. Lembre-se: isso o que a empresa quer que voc faa. Um cipeiro classista deve estar sempre atento s irregularidades no ambiente de trabalho e nunca, jamais, fazer conchavos com o patro. Um cipeiro combativo vai fiscalizar a empresa e as condies de trabalho a que os trabalhadores so submetidos. Isso significa estar atento ao ritmo de trabalho, s condies de trabalho, presso da chefia, ao estado de conservao dos maquinrios e equipamentos, assdio moral, falta de gente nas linhas, etc. Deve fazer rondas dirias, ouvir reclamaes de trabalhadores e agir sempre quando a empresa tentar colocar o lucro na frente da segurana dos trabalhadores: esse o principal papel do cipeiro. O cipeiro dos trabalhadores tambm deve assegurar que tudo o que for discutido nas reunies da CIPA seja devidamente documentado em ata.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 19

Como o cipeiro pode

ajudar voc
Os trabalhadores podem e devem avisar um cipeiro combativo sempre que detectar uma irregularidade em sua rea. O cipeiro pode parar uma mquina que esteja funcionando de maneira irregular ou esteja na iminncia de acidentes. Tambm pode interromper uma mquina com um ritmo muito acelerado de trabalho que esteja penalizando a sade dos trabalhadores. Outra tarefa do cipeiro classista e combativo acompanhar a investigao de todos os acidentes. Afinal, sabemos que a empresa sempre vai dar um jeito de tentar responsabilizar o trabalhador pelo acidente. Mas o cipeiro ou cipeira vai estar atento a tudo. Combater a presso da chefia e o assdio moral sobre os trabalhadores tambm tarefa do cipeiro. Afinal, so fatores que atingem o psicolgico dos trabalhadores e aumentam o risco de acidentes.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 20

Eleio: um dia muito

importante
No dia da eleio da CIPA na sua empresa, fique atento e participe ativamente de todo o processo eleitoral. Lembre-se que o voto totalmente secreto e ningum pode coagir voc a votar neste ou naquele candidato. Afinal, o voto pessoal e cada trabalhador deve se sentir livre para votar em quem achar mais conveniente. Por isso, no aceite ameaas ou qualquer outro tipo de presso. Repudie qualquer atitude de sua empresa, na tentativa de direcionar votos para determinado candidato. Se voc identificar alguma irregularidade no processo eleitoral, procure os cipeiros dos trabalhadores ou o Sindicato para denunciar. Se as irregularidades forem realmente constatadas, todo o processo eleitoral pode ser cancelado e uma nova eleio poder ser realizada.

Escolha importante
Na hora de escolher o candidato em quem vai votar, certifique-se de que um candidato realmente comprometido com os trabalhadores. No d o seu voto para representantes da chefia. Lembre-se que esses candidatos estaro sempre ao lado da empresa. Para fortalecer a CIPA indispensvel eleger cipeiros dos trabalhadores, classistas e combativos. Realmente dispostos a colocar o seu mandato a servio da nossa classe. Pense nisso e vote certo para transformar a CIPA em um instrumento que vai fortalecer a luta em defesa dos seus direitos.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 21

CIPA e Sindicato:
com esse time a

vitria certa

Uma das principais metas do Sindicato construir CIPAs combativas no local de trabalho, com a criao de uma organizao de base viva e atuante que, junto com o Sindicato, estar frente das lutas em defesa dos trabalhadores. Para isso, os cipeiros so imprescindveis. Afinal, os cipeiros eleitos nas fbricas se tornam, automaticamente, membros do Conselho de Representantes do Sindicato, que um dos rgos mais importantes de deliberao da entidade, que est acima da prpria diretoria. O papel do ativista, seja ele cipeiro, integrante de comisso de fbrica ou delegado sindical, nas lutas da classe trabalhadora, muito importante.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 22

Isso porque o Sindicato no s um prdio, uma estrutura fsica, que age sozinha. O Sindicato so os trabalhadores, unidos e mobilizados por seus objetivos. Sozinho, o Sindicato possui uma grande limitao: no chega a todas as fbricas da base. Uma diretoria com 41 dirigentes no tem como estar presente constantemente no dia a dia do trabalhador de todas as empresas, dentro do local de trabalho. Quem tem condies de fazer isso? o ativista: o cipeiro, o delegado sindical, a comisso de fbrica. Ativistas e trabalhadores, juntos, que podem, por exemplo, garantir uma CIPA forte e organizada que, a sim, junto com o Sindicato, estar frente das lutas. Pense nisso. Nas prximas eleies da CIPA em sua fbrica, vote apenas naqueles trabalhadores engajados, que esto dispostos a lutar pela melhoria das condies de trabalho. E no naqueles que esto de olho somente na estabilidade de emprego que o cargo proporciona. S assim teremos uma organizao de base e um Sindicato ainda mais forte para combater os ataques dos patres e do governo.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 23

Em caso de dvidas, procure sempre o Sindicato


Se voc tem alguma dvida relacionada sade, como em relao emisso de CATs (Comunicao de Acidentes de Trabalho), por exemplo, ou dvidas referentes organizao no local de trabalho, procure o Sindicato. J pensou em ser cipeiro, mas no sabe por onde comear? Procure a Secretaria de Organizao de Base do Sindicato. Voc ter toda a orientao que precisa para dar o primeiro passo rumo a uma CIPA combativa e atuante na sua empresa. Vamos orient-lo desde sua inscrio, acompanhar e ajudar na campanha e, depois, orient-lo em sua atuao. lesionado e est com dificuldades em conseguir provar isso no INSS para conseguir um benefcio? No Sindicato, profissionais especializados em sade ocupacional podem orient-lo a enfrentar as complicadas manobras das empresas, do governo e do INSS. Todos os trabalhadores metalrgicos de So Jos dos Campos, Caapava, Jacare, Santa Branca e Igarat que so vtimas de doenas ocupacionais ou acidentes de trabalho devem procurar a Secretaria de Sade para se informar sobre seus direitos. A Secretaria fica na prpria sede do Sindicato (Rua Maurcio Diamante, 65, Centro - So Jos dos Campos).

Voc pode vir pessoalmente ou entrar em contato pelo e-mail saude@sindmetalsjc.org.br ou ainda pelo telefone 3946-5308.

CIPA - Comisso Interna de Preveno de Acidentes - 24

Sindicato dos Metalrgicos


de So Jos dos Campos e Regio

www.sindmetalsjc.org.br

Sindicato dos Metalrgicos


de So Jos dos Campos e Regio

www.sindmetalsjc.org.br

Anda mungkin juga menyukai