Anda di halaman 1dari 9

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB)

Edital ProIC/DPP/UnB Pibic (CNPq) e FAPDF 2012/2013 Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/DPP/UnB) 1. Prembulo O Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) torna pblico o Edital do Programa de Iniciao Cientfica 2012-2013 da Universidade de Braslia (UnB), para vigncia no perodo de agosto de 2012 a julho de 2013. Os recursos alocados para atender o Programa so oriundos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico (Pibic/CNPq), da Fundao de Apoio a Pesquisa (Pibic/FAPDF) e de contrapartida oferecida pela Universidade de Braslia. 2. Da Fundamentao Normativa O presente edital rege-se por diretrizes estabelecidas na Resoluo 001/2011/CPP, nos Anexos II e III da RN-017/2006 do CNPq e Edital n 5/2011/FAPDF 3. Dos Objetivos 3.1. Despertar a vocao cientfica e desenvolver talentos para a pesquisa, mediante a participao de estudantes de graduao e de ensino mdio em projetos de pesquisa de qualidade dos/as docentes do quadro permanente da instituio de acordo com sua titulao. 3.2. Contribuir para a formao profissional de alunos/as de graduao no campo da pesquisa, reduzindo o tempo mdio de titulao no mbito da ps-graduao. 3.3. Implementar poltica de pesquisa e formao de perfil de pesquisador/a nos cursos de graduao da UnB, propiciando uma profissionalizao que articule e integre a graduao com a ps-graduao, por meio da qualificao dos/as melhores alunos/as para os programas de ps-graduao, e promova insero qualificada no mercado de trabalho. 3.4. Estimular docentes para engajarem estudantes de graduao e do ensino mdio do Distrito Federal em atividades de iniciao cientfica e tecnolgica, integrando-os em grupos de pesquisa, agregando sustentabilidade ao processo de renovao e expanso do efetivo de docentes pesquisadores/as e alavancando a produo cientfica e bibliogrfica. 4. Do Pblico Alvo e Requisitos 4.1. Estudante de Graduao que atenda aos seguintes requisitos: 4.1.1. Ser selecionado e indicado pelo/a orientador/a que ir participar do ProIC/DPP/UnB. 4.1.2. Estar devidamente matriculado em disciplinas de curso de graduao, nos semestres correspondentes ao perodo de vigncia do Edital, em qualquer instituio de ensino superior.

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB)

4.1.3. Apresentar ndice de Rendimento Acadmico (IRA) igual ou superior a 3 (trs). Nos casos de: (a) aluno/a do primeiro semestre, o/a orientador/a deve fornecer carta de justificativa; (b) aluno/a de outra instituio de ensino, o rendimento acadmico ser normatizado para os padres da UnB. 4.1.4. Comprovar, no caso de estudante estrangeiro, o visto de entrada e permanncia no pas por perodo igual ou superior ao da vigncia deste edital. 4.1.5. Ter currculo devidamente preenchido e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq. 4.1.6. No ser parente consanguneo do/a orientador/a at 2 Grau. 4.1.7. Informar, caso seja contemplado com bolsa do Programa, que no tem vnculo empregatcio, no recebe qualquer modalidade de bolsa (de outro programa do CNPq, da UnB, da FAPDF ou de outra Agncia) e no participa de monitoria ou estgio remunerados.

5. Orientadores/as de Iniciao Cientfica nas seguintes categorias: 5.1. Docentes do quadro permanente da Universidade de Braslia com titulao de doutor/a ou equivalente. 5.2. Professor/a ou pesquisador/a visitante com ttulo de doutor/a e/ou perfil equivalente. 5.3. Professor/a que esteja realizando ps-doutoramento na Universidade de Braslia cujo perodo de permanncia coincida com o ano acadmico do ProIC (agosto a julho).

5.4. Excepcionalmente, docentes do quadro permanente, em efetivo exerccio, da Universidade de Braslia com titulao de mestre. 5.5. Discente de doutorado, com parecer favorvel do orientador/a, que tenha sido aprovado no exame de qualificao do projeto de tese, cuja data prevista de defesa de tese ou o estgio sanduche no exterior ou no Brasil no coincidam com o ano acadmico do ProIC (agosto a julho).

5.6. Estar, preferencialmente, cadastrado no Diretrio de Grupos de Pesquisa do CNPq. 6. Dos Procedimentos de Inscrio 6.1. A inscrio para participar do Edital 2012-2013 deve ser feita por meio da pgina do Programa de Iniciao Cientfica (ProIC/DPP/UnB) na internet. A efetivao da inscrio requer que o/a docentepesquisador/a apresente, obrigatoriamente, os seguintes documentos: 6.1.1. Resumo do Projeto de Pesquisa do/a docente-pesquisador/a que deve explicitar, pelo menos, o seguinte contedo: introduo, objetivos, metodologia. 6.1.2. Plano de trabalho de cada estudante que deve atender aos seguintes requisitos:

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB)

6.1.2.1. Ter mrito tcnico-cientfico em iniciao cientfica. 6.1.2.2. Ter carter individualizado. 6.1.2.3. Ter viabilidade tcnica e econmica. 6.2. Informar, com base no Currculo Lattes (CNPq), a produo cientfica do perodo 2009 a 2012 no formato de arquivo PDF, contendo todas as informaes da produo bibliogrfica, como nmero de pginas, volume, etc. No arquivo PDF enviado necessrio informar a classificao dos artigos publicados no perodo (2009 a 2012) conforme a catalogao do Qualis/Capes nas categorias A1, A2, B1 a B5. 6.3. No caso de orientador/a discente de doutorado apresentar, obrigatoriamente, os seguintes documentos: 6.3.1. Declarao de aprovao no exame de qualificao do projeto de tese, emitida pela Coordenao do Programa de Ps-Graduao (ver modelo no site do ProIC). 6.3.2. Declarao de anuncia do professor/a orientador/a concernente candidatura do/a discente no edital (ver modelo no site do ProIC) e atestando que a data prevista de defesa de tese ou de estgio sanduche no exterior ou no Brasil no coincida com o ano acadmico do ProIC (agosto a julho). 6.4. A coordenao do ProIC/DPP/UnB poder solicitar, a qualquer tempo, confirmao da produo declarada. 6.5. No permitida a incluso e/ou substituio de documentao (Plano de Trabalho, CV Lattes) na etapa de avaliao e seleo das candidaturas. 6.6. Se for o caso, informar se o projeto de pesquisa, dentro do qual o/s estudante/s /so indicado/s, foi submetido e/ou homologado por um comit de tica. Caso ainda no tenha sido homologado, informar nmero de protocolo da solicitao para apreciao do comit de tica. Caso j tenha sido apreciado pelo referido comit, anexar, em formato PDF, cpia do parecer. 6.7. No caso de pesquisas que envolvam: (a) seres humanos ou animais, deve-se anexar a aprovao por um dos comits que compe o sistema CEP/CONEP ou, caso ainda no tenha sido homologado, informar nmero de protocolo da solicitao; ou (b) organismo geneticamente modificado, deve-se anexar carta de aprovao da comisso interna de biossegurana da UnB, em fomato PDF.

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB)

7. Das Etapas e Critrios de Seleo 7.1. O processo de seleo e classificao das candidaturas ser feito com base na anlise do perfil acadmico docente e de mrito cientfico da proposta. As seguintes etapas e critrios sero considerados:

7.1.1. Etapa 1 Anlise Preliminar Eliminatria Os critrios de avaliao e seleo das candidaturas s sero aplicados pelos membros dos Comits Institucional Gestor (UnB) e Externo (pesquisadores/as convidados/as) se a candidatura atender, no que couber, todos os requisitos previstos no item 6 deste Edital, referentes aos procedimentos de inscrio, que sero conferidos preliminarmente pela equipe tcnica do ProIC/DPP/UnB. 7.1.2. Etapa 2 Avaliao e Seleo das Candidaturas. 7.1.2.1. Perfil do/a Orientador/a: A. Produo cientfica, tecnolgica ou artstico-cultural recente, divulgada nos principais veculos de comunicao da rea, relatada no CV Lattes referente ao perodo 2009 a 2012 (60 pontos). B. Experincia de orientao na ps-graduao e graduao (40 pontos). C. Produo cientfica, tecnolgica ou artstico-cultural (20 pontos): C1. Artigos em peridicos cientficos, conforme classificao do Qualis/Capes. C2. Livros e Captulos publicados. C3. Produo artstico-cultural. 7.1.2.2. Mrito cientfico da proposta (40 pontos): A. B. C. D. Resumo do projeto de pesquisa do/a docente (at 15 pontos). Plano de Trabalho de cada aluno/a (at 25 pontos): Mrito tcnico-cientfico em iniciao cientfica. Viabilidade tcnica e econmica.

7.1.2.3. Caso se trate de projeto aprovado por agncias pblicas de fomento pesquisa ou banca de exame de qualificao de projeto de tese, j avaliado por pares, a candidatura receber neste quesito nota mxima. 7.1.2.4. Pontuao final A nota final de cada candidatura ser calculada com base na seguinte frmula: PF=PO+MC onde PF Pontuao Final; PO Perfil do Orientador e MC Mrito Cientfico. 7.1.3. Etapa 3 Divulgao do Resultado Provisrio O resultado provisrio do julgamento das candidaturas ser divulgado na pgina do Programa de Iniciao Cientfica (ProIC/DPP/UnB) na internet.

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB)

7.1.4. Etapa 4 Pedido de Reconsiderao O pedido de reconsiderao do resultado do Edital s ser deferido em caso de vcio de forma. Para formalizar o pedido de recurso, o/a orientador/a dever envi-lo via UnBDoc. 7.1.5. Etapa 5 Divulgao do Resultado Final O resultado final do julgamento das candidaturas ser divulgado na pgina do Programa de Iniciao Cientfica (ProIC/DPP/UnB) na internet. 8. Das Diretrizes de Fomento 8.1. As Diretrizes de Induo ao Fomento em Iniciao Cientfica so as seguintes: 8.1.1. As pontuaes finais das candidaturas de orientadores/as com perfis nas categorias de Professor/a recm-doutor/a (ttulo obtido a partir de 2007), de professores/as lotados/as nos campi da UnB (Ceilndia, Gama e Planaltina), de professores/as mestres e de discentes doutorandos daro origem a quatro listas de classificao distintas: Categoria 1 Professor/a Recm-Doutor/a; Categoria 2 Professor/a Lotado/a nos Campi; Categoria 3 Professor/a Mestre; e Categoria 4 Discente Doutorando, acima mencionados; 8.1.2. Da quota institucional de contrapartida de bolsas da UnB no Programa de Iniciao Cientfica: 8.1.2.1. 40% das bolsas sero distribudas com base na classificao final decrescente das candidaturas na Categoria 1 Professor/a Recm-Doutor/a. 8.1.2.2. 60% das bolsas sero distribudas com base na classificao final decrescente das candidaturas na Categoria 2 Professor/a Lotado/a nos Campi, Categoria 3 Professor/a Mestre, e Categoria 4 Discente Doutorando. 8.1.2.3. Para fins de enquadramento como demanda qualificada, a nota mnima a ser utilizada como ponto de corte na classificao das candidaturas e respectivas categorias ser definida pelos membros dos Comits avaliadores (interno e externo). 9. Da Concesso e Gesto das Bolsas 9.1. As bolsas disponibilizadas para o Programa de Iniciao Cientfica da UnB, por meio da quota institucional e das quotas das agncias de fomento, sero distribudas com base no seguinte ordenamento: 9.1.1. Faixa 1 Bolsas provenientes da quota do Programa Institucional de Bolsas de Iniciao Cientfica (Pibic/CNPq e Pibic/FAPDF) distribudas conforme pontuao obtida (ordem decrescente) na classificao final do processo seletivo. Nesta linha de fomento, 100% dos recursos sero distribudos aos/s docentes do quadro permanente e pesquisadores/as visitantes, com titulao de doutor/a ou equivalente, com perfil produtivo conforme estabelecem as normas das agncias de fomento. 9.1.2. Faixa 2 Bolsas provenientes da quota institucional da UnB distribudas, com base na pontuao obtida (ordem decrescente) nas listas de classificao final das categorias 1, 2, 3 e 4. Nesta linha de fomento, os recursos sero distribudos com base no perfil da demanda qualificada dos potenciais beneficirios e na classificao no processo de avaliao.

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB)

9.2. Desde que disponveis, as bolsas provenientes das quotas podero ser remanejadas e redistribudas nas respectivas faixas com base na ordem decrescente de classificao das candidaturas em conformidade com o resultado final. 9.3. Uma candidatura poder ser contemplada com uma segunda bolsa desde que o nmero de demandas qualificadas na classificao final seja inferior ao nmero de bolsas disponibilizadas. Em se configurando tal situao, a redistribuio ser feita conforme classificao decrescente das candidaturas. 9.4. A vigncia da bolsa ser de 12 meses com incio em agosto de 2012 e trmino em julho de 2013. O valor mensal da bolsa de R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), reajustado segundo as normas especficas do CNPq. 9.5. Os/as orientadores/as que tiveram seus projetos aprovados devem confirmar por e-mail (pibic@unb.br) a indicao dos/as bolsistas e voluntrios/as at o dia 29 de junho de 2012. 9.6. Projetos sem homologao do comit de tica at 26 de outubro de 2012 estaro sujeitos a cancelamento, acarretando o remanejamento da/s bolsa/s para outros projetos. 9.7. No ato de implementao da bolsa dos/as alunos/as selecionados ser exigida uma conta corrente individual no Banco do Brasil para depsito do pagamento, no sendo permitida a indicao de conta poupana ou de terceiros. 9.8. At o dia 10 de cada ms, o/a orientador/a poder solicitar (com a devida justificativa e acompanhada do respectivo relatrio das atividades realizadas pelo/a aluno/a no perodo) o cancelamento ou a substituio de aluno/a, bolsista ou voluntrio/a, que durante o perodo de vigncia da pesquisa: a) se graduaram; b) tiveram a sua matrcula trancada; ou c) no estiverem desempenhando satisfatoriamente o Plano de Trabalho proposto. 9.9. Os/as alunos/as cancelados/as ou substitudos/as, durante a vigncia do Edital, devero entregar Relatrio de Atividades realizadas, devidamente aprovado e assinado pelo/a orientador/a. Em caso de substituio, o/a novo/a aluno/a dever dar continuidade ao Plano de Trabalho registrado no ProIC/DPP/UnB por ocasio das inscries. 10. Dos Compromissos Dos Participantes 10.1. O/a aluno/a participante do Programa de Iniciao Cientfica tem os seguintes deveres: 10.1.1. Dedicar-se integralmente s atividades acadmicas e de pesquisa. 10.1.2. Apresentar o Relatrio de Acompanhamento, em formulrio on line, aps seis meses do perodo de vigncia do edital. 10.1.3. Enviar, por intermdio do/a professor/a no prazo determinado via on line, o Resumo da Pesquisa para compor os anais do congresso de iniciao cientfica da UnB.

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB)

10.1.4. Enviar, por intermdio do/a professor/a via on line, o Trabalho Final Escrito, ao trmino da pesquisa, no formato de submisso de um artigo de revista cientfica da respectiva rea do conhecimento. 10.1.5. Apresentar os Resultados Finais da Pesquisa no congresso anual de iniciao cientfica, no formato de pster de comunicao cientfica (vide orientaes na pgina do ProIC/DPP/UnB). 10.1.6. Caso a participao no ProIC/DPP/UnB seja, a pedido do/a orientador/a, cancelada ou substituda antes do trmino do edital, apresentar o Relatrio de Atividades devidamente aprovado e assinado pelo/a orientador/a. 10.1.7. Fazer referncia condio de aluno/a de iniciao cientfica do ProIC/DPP/UnB nas publicaes e trabalhos apresentados e, em caso de aluno/a bolsista, fazer referncia tambm agncia de fomento da bolsa (CNPq, Ministrio da Sade, etc.). 10.1.8. Comunicar imediatamente ao/ orientador/a caso no seja possvel cumprir o plano de trabalho, por qualquer motivo. 10.1.9. vedado acumulao de bolsa com vnculo empregatcio, estgio ou atividade remunerada. O/a aluno/a deve comunicar ao/ orientador/a imediatamente a aceitao de um emprego, estgio ou atividade remunerada para que a sua bolsa possa ser passada para outro/a aluno/a. Pargrafo nico Os/as alunos/as bolsistas devero tambm: devolver, em valores atualizados, a/s mensalidade/s recebida/s indevidamente, caso os compromissos assumidos no sejam cumpridos; possuir conta-corrente no Banco do Brasil, prpria e individual, para o pagamento das mensalidades das bolsas.

11. Do Congresso de Iniciao Cientfica 11.1. O Congresso de Iniciao Cientfica da UnB o evento de concluso das atividades do Programa e ser realizado aps o trmino de vigncia deste Edital. 11.2. Todas as pesquisas concludas devero ser apresentadas, sob a forma de pster ou oral, para avaliao pelo Comit Avaliador Externo (pesquisadores convidados) do ProIC/DPP/UnB. 11.3. O Comit Avaliador Externo (CAE) emitir parecer de avaliao dos trabalhos finais. 11.4. Ser fornecido certificado de concluso da pesquisa ao/ estudante que, no que couber, cumprir com os compromissos previstos neste edital (vide item 10) e demonstrar desempenho considerado satisfatrio pelos Comits. 11.5. Aos/s alunos/as que apresentarem seus trabalhos no Congresso de Iniciao Cientfica ser emitido certificado de apresentao. 11.6. Com base em avaliao do Comit Externo, os melhores trabalhos apresentados sero premiados da seguinte forma:

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB)

11.6.1. Melhor Trabalho em Cincias da Vida. 11.6.2. Melhor Trabalho em Artes e Humanidades. 11.6.3. Melhor Trabalho em Cincias Exatas e Tecnolgicas. 11.7. Nestas trs modalidades, cada autor/a receber como prmio o custeio de passagem area para participar de evento cientfico nacional em sua respectiva grande rea. 11.8. Certificado de melhor trabalho da sesso das que integraro as grandes reas. 12. Do Cronograma 12.1. O presente Edital ser regido com base no seguinte cronograma de atividades:
05/03 a dia 25/03 de 2012 26/03 a dia 16/04 de 2012 at 29/05 de 2012 31/05 a 01/06 de 2012 08/06 de 2012 15 a 26/03 de 2013 10/06 a 21/06 de 2013 10/06 a 21/06 de 2013 Divulgao do Edital Perodo de Inscrio Divulgao do Resultado da Seleo Pedido de Reconsiderao Divulgao do Resultado Final Envio do Questionrio de Acompanhamento Preenchido Envio do Resumo Envio de Relatrio Final

A partir das 16h 08h:30min s 11h:30min 14h s 17h A partir das 16h

12.2. Congresso de Iniciao Cientfica da UnB: Ms de outubro de 2012. 12.3. Sesso de encerramento do congresso de iniciao cientfica e entrega dos Prmios: informada. 13. Das Disposies Gerais 13.1. Cada orientador/a poder indicar, no ato da inscrio, at seis alunos/as: duas candidaturas para a bolsa e quatro para a categoria voluntrio. Os/as voluntrios/as devem, igualmente, atender aos requisitos do item 4 deste Edital. 13.2. Aps o resultado final do processo de seleo deste Edital: 13.2.1. Os/as docentes no contemplados com bolsa devem confirmar via e-mail o nome dos/as alunos/as, com base naqueles indicados na inscrio e classificados, que permanecero no programa na categoria voluntrio. 13.2.2. Na vigncia deste Edital, os/as estudantes registrados no Programa Voluntrio, cujo orientador/a ainda no tenha dois/duas alunos/as bolsistas, podero passar modalidade de bolsista sempre que houver bolsas disponveis. a ser

Universidade de Braslia (UnB) Decanato de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP) Programa de Iniciao Cientfica da Universidade de Braslia (ProIC/UnB) 13.2.3. Os/as estudantes voluntrios/as tero as mesmas obrigaes dos/as alunos/as bolsistas e, no que couber, devero cumprir as mesmas exigncias especificadas no item 9 deste Edital.

13.3. Os casos omissos sero resolvidos pela Coordenao Institucional do ProIC/DPP/UnB e quando necessrio ouvidos os membros do Comit Institucional Gestor da UnB. 13.4. A qualquer tempo, o presente Edital poder ser revogado ou anulado, no todo ou em parte, seja por deciso unilateral da Coordenao Institucional do ProIC/DPP/UnB, seja por motivo de interesse pblico ou exigncia legal, em deciso fundamentada, sem que isso implique direitos a indenizao ou reclamao de qualquer natureza. 13.5. Os melhores trabalhos, escolhidos por grande rea, sero indicados para representar a UnB no Prmio Destaque de Iniciao Cientfica a ser promovido pelo CNPq em 2013 e em conformidade com a temtica anual do referido Prmio.

Profa. Dra. Denise Bomtempo Birche de Carvalho Decana de Pesquisa e Ps-Graduao (DPP/UnB)

Prof. Dr. Mrio Csar Ferreira Diretor de Fomento Iniciao Cientfica (ProIC/DPP/UnB)

Anda mungkin juga menyukai