Anda di halaman 1dari 3

Lista de exerccios

1) A foto de uma salina. Salina o lugar onde em geral se obtm o cloreto de sdio, ou sal de cozinha. Faa uma pesquisa e responda: a) Como o sal de cozinha obtido nas salinas? b) Como deve ser o clima da regio da salina?

Responda com apoio de seu livro didtico

2) Por que o sangue e as seivas transportam substncias com muita facilidade?

3) Cobras e cactos conseguem viver em locais com pouca gua.Qual a caracterstica desses organismos que permite que isso acontea?

4) Qual a importncia do fator luz num ecossistema aqutico?

5) O que acontece, num ecossistema aqutico em equilbrio, com o tamanho das diferentes populaes ao longo do tempo? Pra responder essa questo observe a figura as figuras na outra folha.

6) Cite algumas fontes que o ser humano utiliza para obter gua. 7)O que gua potvel? 8)Quando falamos na presso exercida sobre uma superfcie, que influncia tem a fora empregada? 9) Qual a principal propriedade dos vasos comunicantes? 10) Como a gua transportada da caixa dagua pblica at a nossa casa? 11) Para onde vai o esgoto de nossas casas? 12)Qual a relao entre as taxas de mortalidade infantil e a disponibilidade de gua tratada consumida pelas populaes? 13) Relacione a falta de saneamento bsico( rede de gua e esgotos) incidncia de verminoses nas populaes. 14) O que so larvas de vermes? D exemplos de onde vivem essas larvas.

Para pesquisa 15) Pesquise sobre as doenas transmitidas pelas guas e aps construa um quadro ou uma tabela listando as mesmas. 16) Pegue a ltima conta de gua de sua casa. Qual foi o consumo de sua famlia neste ms em metros cbicos? Qual o valor total da conta em reais? Qual foi o valor pago por metro cbico? Quantas pessoas moram com voc em sua casa? Do consumo total de gua do ms, quantos litros couberam a cada pessoa de sua famlia em mdia? Faa uma concluso desta questo.Mostre o que entendeu respondendo essas perguntas.

Anda mungkin juga menyukai