Anda di halaman 1dari 23

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Normas e padres de Utilizao

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Apresentao

Fundao Conscienciarte vem, atravs deste documento, consolidar o bem mais valioso que uma instituio pode ter: a sua marca.

A logomarca Fundao Conscienciarte mudou para melhor. Buscamos uma modernizao da nossa linguagem visual sem perder o vnculo com a identidade construda nestes 14 anos de atividades. A logomarca nova mais leve, equilibrada e com um desenho mais elegante. Atravs da utilizao deste Manual, o processo de comunicao da marca ser normatizado e ter definies claras em relao ao uso da identidade visual, o que de suma importncia na consolidao da imagem institucional. Desta forma, a Fundao Conscienciarte valorizada como instituio filantrpica de utilidade pblica federal, que desenvolve trabalhos sociais em diversas reas, dentre elas: a promoo da educao, cidadania, cultura e ecologia, alm de transmitir ao pblico alvo uma imagem coerente com o nosso histrico de seriedade, de organizao e de competncia. Este manual contempla todos os aspectos relacionados aplicao da nossa logomarca. de vital importncia seguir os procedimentos descritos, a fim de alcanarmos os objetivos propostos, fazer da marca Fundao Conscienciarte uma ferramenta de sucesso, decorrente de uma padronizao visual consistente, e que agregue valores de modernidade, confiana e qualidade.

A primeira verso deste material foi desenvolvida pelo Coordenador de Comunicao da Fundao Conscienciarte, Hudson Pereira, em julho de 2006. Dvidas ou sugestes para: comunicao@conscienciarte.org.br

Regras Gerais

Assinatura Institucional

DEFINIO
A logomarca a assinatura institucional da Fundao

REGRAS DE USO
a principal assinatura da instituio e dever ser usada em todas as suas manifestaes visuais. Ex: folhetos, impressos, formulrios, publicidade. O uso adequado da logomarca de responsibilidade do Ncleo de Comunicao.

A LOGOMARCA
A logomarca da Fundao Conscienciarte pode ser utilizada em duas verses: vertical e horizontal. Preferencialmente deve-se adotar a verso horizontal. O uso vertical deve ser aprovado pelo Ncleo de Comunicao.

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

HORIZONTAL

VERTICAL

Regras Gerais

Assinatura Institucional

REA DE NO INTERFERNCIA
A marca Fundao Conscienciarte deve ser aplicada em uma rea livre de interferncias ou margens a rea de respiro a fim de valorizar a logomarca sem que algum elemento exera competio pela ateno do leitor. O parmetro definido a distncia multidirecional (vertical/horizontal) de 1,0 cm sendo expressamente proibida a colocao de qualquer elemento ou corte nesta rea.
= 1,0 cm = 1,0 cm

Educao Cultura Ecologia Cidadania. Educao Cultura Ecologia Cidadania.

REPRODUO
A reproduo desta assinatura deve ser feita por processos digitais a partir de original autorizado. Caso seja necessria a sua construo por outros processos, seguir rigorosamente o esquema de construo especificado adiante.

LIMITE DE REDUO
Para no comprometer a legibilidade da assinatura institucional (Fundao Conscienciarte) o nome "Fundao no deve ter a altura inferior a 1, o que corresponde ao Corpo X em editorao eletrnica, e Conscienciarte" no deve ter altura inferior a 1,5 mm, o que corresponde ao Corpo 7.

Regras Gerais

Malha Construtiva

DEFINIO
A Malha de construo a organizao espacial da logomarca.

REGRAS DE USO
A malha deve ser utilizada para a reproduo da logomarca em suportes tridimensionais como placas, trfeus etc.

Educao Cultura Ecologia Cidadania. Educao Cultura Ecologia Cidadania.

RESTRIES
expressamente proibida a distoro da logomarca Fundao Conscienciarte contrariando as propores estabelecidas
Distoro por enpanso
Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Distoro por inclinao


Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Distoro por condesao

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Distoro por transformao

Regras Gerais

Aplicaes

PREFERNCIAS
Originalmente, a marca da Fundao Conscienciarte se apresenta na cor azul , com detalhes em amarelo , verde amarelado , verde mar e verde com as seguintes especificaes: azul (C:100 M:70 Y:0 K:30/R:6 G:55 G:108), amarelo (C:0 M:0 Y:100 K:0/R:255 G:245 B:0),verde amarelado (C:40 M:0 Y:100 K:0/R:132 G:194 B:37),verde mar (C:40 M:0 Y:20 K:20/R:66 G:146 B: 157 ) e verde (C:100 M:0 Y:100 K:0/R:0 G:146 B:63) .
Verso PANTONE 294C Verso P&B

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

APLICAES SOBRE FUNDOS


A marca Fundao Conscienciarte suporta as seguintes aplicaes em fundos coloridos:

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Aplicao em positivo sobre o branco (aplicao ideal)

Aplicao em negativo sobre fundo preto (Black 100%)

Aplicao ideal sobre fundo escuros ou quando ser torna difcil a legibilidade

Regras Gerais

Tipografia Institucional

DEFINIO
a famlia tipogrfica com o objetivo de uniformizar as informaes escritas e unificar a identidade visual da Fundao Conscienciarte. A tipografia institucional tem o objetivo de estabelecer uma correspondncia entre o logotipo da Fundao Conscienciarte e as mensagens verbais complementares. A famlia tipogrfica adotada Goudy Sans MD BT (True type)

ALFABETO PRINCIPAL Goudy Sans BT (true type)

1234567890(),?!\|/}{[]~^:;<>
abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Fundao Conscienciarte

Regras Gerais

Cor Institucional

DEFINIO
A cor institucional dever seguir o padro cromtico de referencia indicado, independente do suporte ou tipo de tinta. O resultado no dever apresentar diferena de tonalidade com a cor de referencia.

AMOSTRA
Azul = C:100 M:70 Y:0 K:30 Amarelo = C:0 M:0 Y:100 K:0 Verde amarelado = C:40 M:0 Y:100 K:0

Verde mar = C:60 M:0 Y:20 K:20

Verde = C:100 M:0 Y:100 K:0

ESPECIFICAES
As especificaes abaixo devem ser usadas para impresso tipogrfica, off-set e silk-screen e para inseres em mdias eletrnicas.
Azul Escala Pantone: 294 C Escala CMYK: C 100 M 70 Y 0 K 30/ Escala RGB: R 6 G 55 G 108 Amarelo Escala Pantone: Process Yelow C Escala CMYK: C 0 M 0 Y 100 K 0 Escala RGB: R 255 G 245 B 0 Verde amarelado Escala Pantone: 382 C Escala CMYK: C 40 M 0 Y 100 K 0 Escala RGB: R 132 G 194 B 37

Verde mar Escala Pantone: 5483C Escala CMYK: C 40 M 0 Y 20 K 20 Escaa RGB: R 66 G 146 B 157)

Verde Escala Pantone: 355C Escala CMYK: C 100 M 0 Y 100 K 0 Escaa RGB: R 0 G 146 B 63

Regras Gerais

Aplicao Institucional INSERO


A marca da Fundao Conscienciarte dever ser inserida em todos os documentos institucionais emitidos pela entidade.

DOCUMENTOS/MATERIAIS INSTITUCIONAIS
So documentos institucionais: ofcios, memorando, planos de aula, listas de presena, relatrios, dirios de classe, portfolios, certificados.. OBS: Outros casos de uso da marca Fundao Conscienciarte sero estudados pelo ncleo de comunicao e ratificados pela superintendncia

DIRETRIZES PARA APLICAO


PAPEL TIMBRADO

Os ofcios, documentos administrativos/financeiros/pedaggicos, e qualquer outro material que for emitido pela Fundao Conscienciarte deve ser impresso no papel timbrado da entidade. O papel timbrado no qual sero redigidos os documentos emitidos pela Fundao Conscienciarte deve ser formulado pelo Ncleo de Comunicao. Ele est disponvel na rede interna de computadores das sedes de Paracatu na pasta padronizao. Os ncleos de Una e Vazante devero solicita-lo no email: comunicacao@conscienciarte.org.br O modelo de papel timbrado que deve ser utilizado pela Fundao Conscienciarte encontra-se em anexo (1) deste material

Regras Gerais

Aplicao Promocionall

Material Promocional
Material promocional todo material produzido no intuito de comunicar/divulgar a marca da Fundao Conscienciarte. So exemplos de materiais promocionais: Banners, folders, panfletos, outdoors, placas, anncios impressos, camisetas, bons, faixas, canetas, pastas, bolsas, adesivos, chaveiros, canetas e qualquer outra forma de aplicao em espaos pblicos.

LOGOMARCAS DOS PARCEIROS


A logomarca dos parceiros no deve ser inserida no papel timbrado da Fundao Conscienciarte. Essas s devero ser aplicadas nas capas e/ou folhas de rosto dos documentos. Caso o documento emitido pela Fundao Conscienciarte tenha o objetivo/destino reas pblicas e/ou com grande circulao de pessoas, deve-se analisar a aplicao das marcas dos parceiros com o Ncleo de Comunicao com ratificao da Superintendncia.

Regras Gerais

Aplicao Institucional

DIRETRIZES PARA APLICAO


LOGOMARCAS DOS PROJETOS
As aes, programas e projetos da Fundao Conscienciarte devem ter logomarcas prprias. Essas s podero ser inseridas em materiais onde a marca Fundao Conscienciarte esteja presente. As logomarcas dos projetos devem ser inseridas nas capas e/ou folhas de rosto dos documentos pedaggicos. Nos documentos administrativos, essas no devem ser inseridas. A aplicao dessas logomarcas em reas externas s instalaes da Fundao Conscienciarte dever ser liberada pelo Ncleo de Comunicao, com ratificao da Superintendncia.

Regras Gerais

Comunicao Institucional

DEFINIO
Comunicao Institucional a troca de informaes entre sujeitos, orgos e entidades que tenham como emissor ou receptor da mensagem a Fundao Conscienciarte.

MEIOS/CANAIS
A Fundao Conscienciarte utiliza diversos meios para fazer a comunicao com os seus pblicos. Com o pblico interno da entidade, os meios/canais de informao so: ofcio circular, memorando, informativo interno (comunique-se) e e-mail. Com o pblico externo so utilizados: ofcios, informativos e-mails.

DIRETRIZES PARA OS COMUNICADOS INSTITUCIONAIS


OFCIO
O ofcio o instrumento utilizado para fazer a comunicao com as pessoas, entidades e orgos que a Fundao Conscienciarte mantm relaes formais. de responsabilidade da Secretaria da Fundao Conscienciarte redigir os ofcios da entidade. Deve-se respeitar a norma culta da Lngua Portugus e a formatao definida definida no anexo (2) deste manual.

Regras Gerais

Comunicao Institucional

DIRETRIZES PARA OS COMUNICADOS INSTITUCIONAIS


MEMORANDO
O memorando o instrumento utilizado para fazer a comunicao entre os colaboradores da Fundao Conscienciarte. Ele deve ser utilizado em toda ocasio em que haja solicitao de tarefas e/ou notificao relacionadas parte administrativa interna da entidade. O contedo da mensagem (assunto) deve ser redigido de forma clara e direta, especificando quem so os emissores e receptores da mensagem (tarefa/notificao). A rea de identificao do emissor (expedido por) e receptor (destinatrio) deve ser preenchida como forma de oficializao e comprovao que a mensagem foi emitida e entendida (feed-back) sem interferncias (rudos/mal-entendidos). Todo colaborador deve ter o seu bloco individual de memorandos. de total responsabilidade do colaborador adquiri-lo junto ao departamento de compras. Encontra-se no anexo (3) deste manual uma sugesto de preenchimento do memorando

Regras Gerais

Comunicao Institucional

DIRETRIZES PARA OS COMUNICADOS INSTITUCIONAIS


OFCIO CIRCULAR
O ofcio circular o instrumento utilizado para fazer a comunicao entre um Ncleo/Departamento com todos ou parte dos colaboradores da Fundao Conscienciarte. Ele deve ser utilizado quando necessrio a notificao de um grupo (total/parcial) dos colaboradores. Os ofcios circulares podem ser emitidos pela Superintendncia ou Diretorias de Ncleos. responsabilidade da Secretaria redigir e fazer com que o ofcio circular seja conhecido por todos os destinatrios. Junto ao ofcio circular, estar anexada uma lista com os nomes dos destinatrios que devero assina-, sendo essa assinatura a comprovao do recebimento da informao.

Regras Gerais

Comunicao Institucional

DIRETRIZES PARA OS COMUNICADOS INSTITUCIONAIS


E-MAIL
O e-mail o instrumento utilizado para fazer a comunicao entre as pessoas, entidades e orgos que a Fundao Conscienciarte mantm reaes formais. Ele pode ser utilizado quando necessrio a troca de informaes entre as partes. Deve-se ter o cuidado no momento de redigir o e-mail. A facilidade e rapidez que essa forma contempornea de comunicao tem de chegar a seu destinatrio pode ocasionar grandes transtornos para a entidade. Os e-mail enviados com assuntos institucionais da Fundao Conscienciarte devem ter a assinatura do emitido. No anexo (4) deste manual, encontra-se o modelo de assinatura que deve ser adotado.

Regras Gerais

Comunicao Institucional

DIRETRIZES PARA OS COMUNICADOS INSTITUCIONAIS


COMUNIQUE-SE (INFORMATIVO INTERNO)
O Comunique-se o instrumento utilizado para fazer a comunicao interna da Fundao Conscienciarte com os seus colaboradores, conselheiros e parceiros estratgicos. O Comunique-se tem periodicidade semanal. Nele so veiculadas as notcias/fotos das aes/projetos promovidos pela Fundao Conscienciarte, a Agenda da Semana, o Agora a Vez ( espao dedicado aos colaboradores da entidade onde so relatadas as histrias das vidas destes ) e o Conscientizese ( espao aberto para os colaboradores, onde estes podem deixar mensagens/pensamentos para os demais colaboradores). dever do Ncleo de Comunicao produzir o Comunique-se semanalmente. A coleta das informaes para a veiculao no Comunique-se de responsabilidade solidria do Ncleo de Comunicao, Superintendncia e demais Diretorias de Ncleos.

Regras Gerais

Comunicao Institucional

DIRETRIZES PARA OS COMUNICADOS INSTITUCIONAIS


JORNAL CONSCIENCIARTE (INFORMATIVO EXTERNO)
O Jornal Conscienciarte o instrumento utilizado para fazer a comunicao da Fundao Conscienciarte com a comunidade. O Jornal Conscienciarte tem periodicidade trimestral. Nele so veiculadas as informaes relacionadas s aes, aos projetos, a administrao, aos parceiros, colaboradores e demais campanhas promovidas pela entidade. dever do Ncleo de Comunicao redigir e diagramar o Jornal Conscienciarte. A pauta com os assuntos que sero veiculados a cada edio definida pelo Ncleo de Comunicao, em conjunto com a Superintendncia e as demais Diretorias de Ncleos.

Regras Gerais

Aplicao Institucional

DIRETRIZES PARA APLICAO DA MARCA


Em anexo a este manual encontram-se exemplos das peas promocionais utilizadas pela Fundao Conscienciarte. As medidas e localizaes de logomarcas devem ser analisadas com bom senso.

Regras Gerais

Aplicao Institucional

ANEXOS
PAPEL TIMBRADO

2 cm
Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Fundao Conscienciarte
Rua Gois n 97 - Centro - Paracatu - MG - 38.600-000 CGC: 000521.167/0007-42 Tel: (38) 3671-2588 - Fax: (38) 3672 -1786 -E-mail:conscienciarte@uol.com.br

Regras Gerais

Aplicao Institucional

ANEXOS
E-MAIL

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Esta uma sugesto para digitao de texto com veiculao pela internet. Para qualquer texto deve ser usada a fonte Verdana, em caixa alta e baixa, corpo 10 e cor preta (auto) Os pargrafos podem ter uma linha de separao e devem evitados paragrafos longos. aconselhavel acionar o corretor ortogrfico em cada mensagem a ser enviada. As mensagens , de qualquer natureza, no devem ser acrescidas de imagens, fundos ou cones que no tenham relao direta com questes institucionais ou especficas de programas desenvolvidos pela Fundao Conscienciarte. Ao final, a mensagem deve conter a assinatura eletrnica de cada usurio, conforme modelo abaixo.

Nome Completo Cargo Fundao Conscienciarte Tel: (xx) xxxx-xxxx Fax: (xx) xxxx-xxxx e-mail: xxxxxxxxx@conscienciarte.org.br www.conscienciarte.org.br

Regras Gerais

Aplicao Institucional

ANEXOS
CAMISETAS

Logo Projeto

Logo Parceiro
Educao Cultura Ecologia Cidadania.

10 cm

Mx:10 cm

A distribuio das logos deve ser feita de maneira uniforme.

cm 0 :1 x go i o M Lo cer ar
P

M 0 :1 x c
Cu o ltu ra Ec olo gia Cid ad an Ed uc a

m
ia.

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Regras Gerais

Aplicao Institucional

ANEXOS
BON
7 cm

Sugere-se 7cm de diametro para logos

Logo Projeto
Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Logo Projeto

Logo Parceiro

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Educao Cultura Ecologia Cidadania.

Regras Gerais

Aplicao Institucional

ANEXOS
BANNERS

Logo Projeto

Logo Projeto

Logo Parceiro
Educao Cultura Ecologia Cidadania.

90 cm

Logo Parceiro
Educao Cultura Ecologia Cidadania.

90 cm

A aplicao de logo dos projetos varia de acordo o seu formato. Sugere-se fazer banners na cor branca ou cores claras para boa legibilidade da marcas. importante que nessa pea seja inserido um slogan para reforar a comunicao. A logo da Fundao deve ser usada em todo banner e ficar a esquerda das demais. A logo dos parceiros deve ser alinhada pelo centro com a logo da Fundao.

Anda mungkin juga menyukai