Anda di halaman 1dari 24

Ano 03 N 006

E d i o O u t o n o

TRIZ na Fiao Contaminao em Algodo Gerncia da Cor Novas tecnologias para a indstria de confeco A Importncia da normalizao nos dispositivos mdicos no-ativos

Pa l a v r a d o Presidente

Luiz Alberto Rodrigues


Presidente da ABTT

Estamos a cinco meses do XXI CNTT, nosso acontecimento mximo, onde concretizamos a idia de "associao". Com certeza esses encontros bienais, so os principais pilares da nossa longevidade, nossos quarenta e um anos so frutos dessa troca de energia, dessa confraternizao, desse frum de debates, dessa universidade aberta, do conhecimento que emana da sinergia e, no apenas, das palestras, cursos ou painis. Nossos melhores resultados, nesses eventos, na vida profissional, na cadeia txtil como um todo, vm da crena e idias das pessoas. Mesmo quando a conjuntura desfavorvel, quando no so evidentes as oportunidades, esses desbravadores se lanam ao espao, seguros, to somente, na certeza de que precisam realizar e a emoo ser o caminho. Quando nos deparamos com a perda do nosso lder em 2001 e, a partir daquele momento, nosso perptuo presidente, nos deparamos com um abismo, talvez o fim de uma era de brilho, mas a misso era prosseguir. Alguns abnegados se uniram, e a determinao e vontade dessas pessoas especiais fez surgir a ponte. Hoje, caminhamos para o segundo congresso, nessa "nova fase", como enfatizou nosso conselheiro, Ricardo Haydu, em uma conversa comigo por ocasio do New Txtil.

Muitos debates foram abertos, inmeras as crticas, bem como cidas. Grande, tambm, a quantidade de idias e a implementao de algumas, de especial qualidade. Estamos conhecendo nossas diferenas, no somos um grupo homogneo, somos revolucionrios e somos conservadores. Mas, existe um corpo de lderes preparando o parto de uma nova Associao Brasileira de Tcnicos Txteis, que nascer com os novos homens da indstria txtil, da nova cadeia que ser construindo. Em Natal, no Rio Grande do Norte, estaremos realizando um evento de nvel internacional: no XXI CNTT estaro presentes 50 palestrantes, de diversos centros de pesquisa de todo o mundo. Perfazendo um total de 120 palestras; uma feira, a VII FENATXTIL, j com quase totalidade dos espaos vendidos. Enfim, encontraremos l "a associao do que melhor fizemos dos nossos quarenta e um anos". Tendo como tema "O Homem e a Conscincia Ambiental na Cadeia Txtil", como patrono Dr. Josu Christiano Gomes da Silva Presidente da COTEMINAS. E, como estrelas todos os profissionais do mundo txtil, "voc conosco, no maior encontro de profissionais, nessa conveno do capital intelectual que transforma, a cada dia, fibras com arte". Juntos, faremos o futuro nesse Congresso Nacional de Tcnicos Txteis.

Revista ABTT

Editorial

Reinaldo Aparecido Rozzatti


Vice-Presidente da ABTT

Colegas, O XXI CNTT est se aproximando e a atividade tecnolgica e cultural da cadeia txtil est em efervescncia. O NURESUL promoveu palestras em parceria com o Inmetro, que atraram a ateno de grande pblico em Blumenau e em Jaragu do Sul, ambas em Santa Catarina. Isso mostra que a ABTT faz e pode fazer. Que os Presidentes de Ncleos Regionais atuais e os que sero eleitos sigam o exemplo: agitem e aglutinem seus Ncleos, oferecendo aos associados da ABTT a oportunidade de adquirir conhecimento. Vem a, o XVII Congresso Latino-Americano de Qumica Txtil organizado pela ABQCT, em So Paulo, de 4 a 7 de agosto prximos. De 10 a 13 de agosto a ABTT promover o Seminrio TECNOTXTIL junto a FEBRATEX em Blumenau - SC. O XXI CNTT comear no dia 7 de setembro e terminar no dia 11. Muitas palestras, seminrios, fruns e debates traro especialistas nacionais e internacionais aprazvel cidade de Natal - RN para o evento. A oportunidade do reencontro dos colegas nica. Tambm este um ano de eleies na ABTT. Os associados devem ter em mente que a escolha de Presidentes para os Ncleos Regionais fundamental, assim a ABTT continuar sendo a grande Associao que ns temos. Vamos preservar este patrimnio cultural escolhendo os colegas que realmente estaro dispostos a doar um pouco de sacrifcio para nossa grande ABTT. O Estatuto est disponvel no site www.abtt.org.br. Vejam os deveres que cada candidato eleito na ABTT tem. Comparea na sede do seu ncleo no dia da eleio, para que voc ajude a escolher o melhor para a ABTT. E, finalmente, na AGO do XXI CNTT, os Presidentes Eleitos dos Ncleos Regionais sero referendados, e ser eleita a Diretoria Executiva para o perodo 2004 - 2006. Que nossas escolhas sejam as corretas. Que a ABTT continue grande !

Revista ABTT

Revista ABTT

ndice

Foto da capa: Uma foto histrica para a ABTT: De 1 a 4 de novembro de 1962, no CETIQT, realizou-se o Primeiro Congresso de Tcnicos Txteis. O colega Jess Antnio e Silva da tribuna, exaltava os tcnicos txteis presentes a participarem da criao da ABTT, tendo mesa os colegas Jlio Caetano Horta Barbosa Cardoso, Teodomiro Firmo da Silva Neto e Joao Pedroza Castelo, bem como os Diretores da Escola, Renato Cardoso e Maurilio Leite de Arajo.

ABTT
Recentes novidade da ABTT

Fiao
TRIZ na Fiao Contaminao em Algodo

Tecnologia
Gerncia da Cor

pg.

06

pg.

08

pg. Negcios

12

Confeco
Novas tecnologias para a indstria de confeco

No-Tecidos
A importncia da normalizao nos dispositivos mdicos no-ativos

Processo 5S e Kanban

pg.

15

pg.

17

pg.

19

ABTT

Um sucesso comprovado:
XXI CNTT / II SIENTEX e a 7 FENATXTIL De 07 a 11 de setembro de 2004 se realizar em Natal - Rio Grande do Norte - a 7 Feira Nacional Txtil e de Confeces, o II Simpsio Internacional de Engenharia Txtil e o XXI Congresso Nacional de Tcnicos Txteis e de Confeces. Os nmeros de empresas participantes aumentam face s ltimas vendas de estandes: j foram adquiridos um total de 122 estandes, que perfazem 1.116 m2 de rea. So 26 empresas da rea txtil, com 74 estandes; 15 empresas de confeces, com 21 estandes e 7 entidades prestadoras de servios para a rea txtil e de confeco, com 11 estandes. Alm disso, sero reservados 16 estandes para empresas que participarem como patrocinadoras. Os contatos devem ser feitos empresa ASES, atravs do seu e-mail: ases@digi.com.br. Para outras informaes entre em contato atravs do site: www.xxicntt.com.br. Agradecemos ASES Associados e Eventos, a MAC Turismo, ao Governo e Prefeituras do nosso estado, aos patrocinadores e empresas que compraram seus estandes, pelo apoio a este importante evento da rea txtil e de confeces.

Congresso
ABQCT realiza o XVII Congresso LatinoAmericano de Qumica Txtil O XVII Congresso Latino-Americano de Qumica Txtil ser realizado entre os dias 4 e 7 de Agosto de 2004, no Hotel Gran Meli, em So Paulo. Trata-se do maior encontro de profissionais do setor na Amrica Latina promovido pela FLAQT - Federao Latino Americana de Qumica Txtil. Este ano, cabe ABQCT a organizao e preparao do congresso, que se realiza pela segunda vez no Brasil. A diretoria da ABQCT e a Comisso Organizadora do Congresso tm mantido contatos com as maiores universidades brasileiras e internacionais e, tambm, com empresas qumicas e de equipamentos buscando os temas mais atuais para serem apresentados no evento. Para assessorar a organizao do Congresso, a ABQCT contratou a empresa CMF Eventos e Congressos, que cuidar da secretaria do evento, e a agncia de viagens Ecology Passagens e Turismo, que oferecer facilidades e preos realmente especiais nas dirias dos congressistas. Tambm est sendo preparado um farto material informativo, onde sero mencionados programas de conferncias, horrios e demais detalhes do evento. A meta dos organizadores apresentar o mais alto nvel de conferncias tcnicas, com enfoque na diversidade tecnolgica atual, nas reas-chave do beneficiamento txtil internacional. O programa oficial do Congresso ainda no est fechado, mas alguns temas j esto em pauta, como aparece a seguir: Ink-Jet Printing/Digital Printing Tecidos Inteligentes/Nanotecnologia/ Encapsulamento Novos processos de preparao e tratamento de fibras Tinturaria/Indigo/Colorimetria/Ecologia Efeitos de Lavanderia Industrial No-tecidos/Tecidos Tcnicos/Fibras XVII Congresso Latino-Americano de Qumica Txtil
De 4 a 7 de Agosto de 2004 Local: Hotel Gran Meli Avenida das Naes Unidas, 12551 So Paulo - SP Informaes: ABQCT - tel. (11) 4195.4931 e-mail: abqct@abqct.com.br Site: www.abqct.com.br

Boletim eletrnico
A ABTT envia, regularmente, notcias atualizadssimas sobre acontecimentos na cadeia txtil e na associao. Para receber, atravs de seu e-mail automaticamente, basta atualizar seu endereo eletrnico em www.abtt.org.br ou enviando e-mail para abtt@abtt.org.br.

Palestras no NURESUL
As palestras do Inmetro promovidas pelo NURESUL - Ncleo Regional Sul da ABTT, presidido pelo Tcnico Txtil Carlos Feliciano, foram um sucesso ! Foram realizadas palestras em Blumenau - SC no dia 17 de maro pp, e em Jaragu do Sul - SC no dia 18 do mesmo ms, sobre o tema: "Nova Regulamentao de Etiquetagem Txtil", ministradas pelo Eng. Adelgcio Leite, Engenheiro Txtil pela UERJ, fiscal do Inmetro e participante de comisso para regulamentao txtil, o que demonstra o interesse do pblico presente e a importncia do assunto. A quantidade e a qualidade das perguntas foram elevadssimas.

TECHTXTIL em Atlanta
A terceira edio da feira Techtextil North America - Feira Internacional de Tecidos Tcnicos e No-tecidos foi realizada em Altanta, E.U.A, nos dias 30.03.04 a 01.04.04, no Cobb Galleria Centre. Este ano, a feira estava em um pavilho de 14.000 m2 e contou com mais de 300 empresas nacionais e internacionais que apresentaram novas tecnologias e produtos durante trs dias. Um seminrio internacional com palestrantes de alta qualidade foi realizado ao mesmo tempo, focando novos desenvolvimentos, processos e tendncias no mercado mundial.

O Presidente do XXI CNTT, Iris Ramalho Corts.

Informaes: Ases Associados (84) 202.5424

Revista ABTT

ABTT
A ABTT parabeniza as empresas associadas que completam, 50 anos de atividades em prol de nossa cadeia txtil: UQP - Unio Qumica Paulista - Tanatex S.A. Fundada em 19 de Janeiro de 1954 Sintequmica do Brasil Ltda. Fundada em 09 de Fevereiro de 1954

Seminrio Tecnotxtil FEBRATEX 2004


A ABTT-Nacional, atravs de parceria com a FCEM Feiras, Congressos e Empreendimentos, realizar de 10 a 13 de agosto, o Seminrio Tecnolgico TECNOTXTIL. O evento ocorrer durante o perodo da FEBRATEX - Feira Brasileira para a Indstria Txtil, nos Pavilhes da PROEB em Blumenau - SC. O TECNOTXTIL ter em sua programao tcnica 24 palestras que acontecero nos auditrios do Centro de Convenes "Willie Sievert", no mezanino do Pavilho C, entrada principal da FEBRATEX 2004. A entrada ser franqueada ao pblico visitante da FEBRATEX 2004, no havendo necessidade de inscrio prvia. A programao das palestras est sendo divulgada no site www.abtt.org.br .

Eleies na ABTT
Neste ano, de acordo com o Estatuto, devero ocorrer eleies para as composies dos Ncleos Regionais e Diretoria Nacional, para o perodo de 2004 a 2006. As eleies nos Ncleos Regionais devero se realizar at o ms de julho, e os Presidentes dos Ncleos Regionais sero empossados durante a AGO no XXI CNTT em Natal - RN. Na AGO do XXI CNTT acontecero as eleies para a formao da Diretoria Executiva. recomendada uma verificao das responsabilidades de cada ocupante de cargo na ABTT, atravs de leitura do Estatuto no site www.abtt.org.br .

Scio-Empresa
A ABTT tem a honra de informar que fazem parte de seu quadro associativo as empresas: BRATEX - Assessoria e Representaes Ltda. Comercial e Representaes RESITEX Ltda. CROMOQUIM Produtos Tensoativos Ltda. ERTEX Qumica INPAL S.A. Indstrias Qumicas KYLY Indstria Txtil Ltda. PEIXOTO GONALVES S.A. Indstria e Comrcio PORINI Internacional Ltda. SINTEQUMICA do Brasil Ltda. TIQ Trememb Industrias Qumicas Ltda. UQP Unio Qumica Paulista - Tanatex S.A. Inscreva sua empresa, e usufrua das vantagens em nosso site: www.abtt.org.br .

Fiao

TRIZ na Fiao
(Theory of Inventive Problem Solving) Aplicao da Metodologia Prof. Luiz Paulo Camargo Vieira Romano A metodologia TRIZ teve o incio de seu estudo na Rssia, na dcada de 50 e, s recentemente, chegou ao Ocidente. Esta metodologia objetiva aumentar a criatividade tcnica atravs de ferramentas que estruturam o pensamento a fim de solucionar um problema no menor tempo possvel. TRIZ a sigla em russo que significa "Teoria da Soluo Inventiva de Problemas". Esta metodologia teve incio com o engenheiro Genrich Saulovich Altshuller, que tinha por objetivo encontrar uma forma estruturada para facilitar o raciocnio e reduzir o tempo para a soluo de um problema. Altshuller analisou milhares de certificados de patentes do seu pas tentando classific-las por categorias, no importando o tipo de problema mas, sim, o tipo de soluo utilizada, assim definiu cinco nveis de inovao: Nvel 1 Soluo convencional - Inovaes pouco inventivas e com poucas mudanas no sistema. Representa 32 % das invenes; Nvel 2 Pequenas invenes dentro do paradigma - Oferece pequenas inovaes no sistema reduzindo contradies tcnicas. Representa 45 % das invenes; Nvel 3 Inveno substancial em termos de tecnologia - Resoluo inventiva de uma contradio tcnica do sistema, normalmente com a introduo de um elemento totalmente novo. Representa 18 % das invenes; Nvel 4 A soluo encontrada fora da tecnologia atual, utilizando princpios totalmente diferentes da funo principal, significando assim uma quebra de paradigma. Representa 4 % das invenes; Nvel 5 Este tipo de soluo ocorre quando um novo fenmeno descoberto e aplicado em uma soluo inventiva. Representa 1% das invenes. Os nveis de descoberta 1, 2 e 3 representam a transferncia de soluo de uma rea para outra. Isto significa que 95 % das solues inventivas em qualquer rea j foram descobertas em outras reas. A maioria das patentes esto divididas em quatro reas de tecnologia: mecnica, eletromagntica, qumica e termodinmica. Devemos procurar no lugar certo, ou ento, no encontraremos as melhores solues para os nossos problemas. Por exemplo, se a nossa equipe formada por especialistas em mecnica, dificilmente utilizaremos uma soluo da rea qumica. Altshuller dedicou sua vida ao estudo desta metodologia, desenvolvendo uma srie de tcnicas e ferramentas s quais chamou de TRIZ. As principais ferramentas so: Conceito de Idealidade, Matriz de Contradies, Anlise C -S (CampoSubstncia), Uso de Recursos, Leis da Evoluo e ARIZ. Esta metodologia continuou a ser desenvolvida por outros estudiosos e hoje aplicada em grande empresas, entre elas: Mitsubishi, Ford, Chrysler, Johnson & Jonhson, Xerox. importante realar que a metodologia TRIZ oferece o caminho para a melhor soluo de um problema, mas a aplicao prtica ou seja, a transformao desta soluo em uma tecnologia ou produto, caber ao designer, engenheiro e tcnico. A seguir, estudaremos uma das ferramentas citadas e sua aplicao na rea de fiao. Matriz de Contradies A anlise das contradies um poderoso mtodo para encontrar solues inventivas, alm de ser uma das ferramentas mais utilizadas da metodologia TRIZ. Aps formular o problema, devemos identificar as suas contradies. Todo desafio de um problema pode ser expresso em uma contradio tcnica ou fsica. Contradio Tcnica: consiste em um par de requisitos contraditrios com relao a um mesmo sistema. Por exemplo: o Passador deve ser rpido para aumentar a produo e deve ser lento para melhorar a qualidade; Contradio Fsica: consiste em um par de requisitos contraditrios referentes a um mesmo objeto (elemento de um sistema). Por exemplo: os rgos da Sala de Abertura devem bater no material para abr-lo, mas no devem bater no material pois danificam as fibras. Normalmente, a Contradio Tcnica pode ser transformada em uma Contradio Fsica. Por exemplo: Contradio Tcnica: o pavio na Maaroqueira, ao receber alta toro, facilitaria o enrolamento, mas dificultaria a estiragem no Filatrio de Anel; Contradio Fsica: o pavio deveria ter alta toro e, ao mesmo tempo, baixa toro. Altshuller determinou uma Tabela de Contradio com 39 parmetros e uma Tabela de Princpios Inventivos com 40 parmetros. Atravs do cruzamento dos parmetros que se deseja melhorar (linhas) e dos parmetros prejudiciais (colunas) encontraremos, na Matriz de Contradies, os princpios inventivos em ordem de freqncia de uso. As tabelas e a matriz podem ser encontradas no endereo: www.inp.nsk.su/~dolgash/triz/index.html Aplicao da Matriz de Contradies no Filatrio de Anel. sabido que um dos grandes problemas deste sistema de fiao est na limitada velocidade de rotao dos fusos e, consequentemente, na produo da mquina quando comparados com os novos sistemas de fiao. Esta limitao se d devido ao atrito entre viajante e anel e entre o fio e viajante, gerando calor e fazendo com que o viajante se aquea. Caso a velocidade do fuso ultrapasse 25.000 rpm o viajante danificado, chegando a queimar e ser expelido do anel, j que a rea de contato entre viajante e anel no suficiente para dissipar o calor gerado. A Contradio Tcnica encontrada neste sistema est na necessidade de alta velocidade do viajante para aumentar a produo e na necessidade de baixa velocidade do viajante para no danific-lo. Outra maneira de formular a contradio seria, o atrito necessrio para haver enrolamento e o atrito danifica o viajante. Estas contradies podem ser transformadas em uma Contradio Fsica, o viajante precisa girar em alta velocidade e

Revista ABTT

Fiao
ao mesmo tempo em baixa velocidade, sendo o atrito necessrio e ao mesmo tempo prejudicial. Os parmetros da Tabela de Contradies que mais se aproximam dos encontrados so: Velocidade (9), Temperatura (17), Produo (39), Perda de Substncia (23), Durabilidade do objeto em movimento (15). Utilizando a Matriz de Contradies identificaremos os melhores princpios inventivos: Substituio de meios mecnicos (28) Substituir o sistema mecnico por auditivo, tico ou olfativo; Substituir o sistema mecnico por eltrico, magntico ou eletromagntico; Substituir o campo; Utilizar um campo em conjunto com partculas magnticas. Mudana de parmetros e propriedades (35) Alterar as caractersticas do objeto, a sua densidade, flexibilidade ou temperatura; Estes princpios precisam ser adaptados ao nosso problema. As solues seriam: Criar um sistema eletromagntico que substitua o anel e viajante ou que controle o atrito entre eles; Utilizar um sistema de lubrificao ou de refrigerao do sistema anel e viajante ; Alterar o material utilizado no sistema anel e viajante. Concluso Neste artigo conhecemos um pouco sobre a metodologia TRIZ e a aplicao de uma de suas ferramentas. O exemplo sugerido possui suas complicaes tecnolgicas, mas esta ferramenta se aplica aos casos mais simples com igual sucesso. Por ser uma metodologia nova e ainda em desenvolvimento possui sua aplicao limitada a algumas empresas, mas pode ser amplamente aplicada em qualquer rea de atuao, principalmente se for trabalhada em conjunto com o Quality Function Deployment (QFD) e com as ferramentas de Engenharia Robusta de Taguchi.

Referncia Bibliogrfica
1. Altshuller, G. S. (pseudnimo Altov, H.) And Suddenly the Inventor Appeared, 1994, Technical Innovation Center, Auburn, Massachussetts. 2. Altshuller, G. S. Creativity as na Exact Science, 1988, Gordon and Breach, New York. 3. Salamatov Y. TRIZ: The Right Solution at the Right Time, 1999, Insytec, Tabelas: www.inp.nsk.su/~dolgash/triz/index.html

Prof. Luiz Paulo Camargo Vieira Romano SENAI / CETIQT

Fiao

Contaminao em Algodo
Ruben Guilherme da Fonseca Qualidade. A este conceito so atribudos muitos significados subjetivos e, conseqentemente, de difcil mensurao. No mundo em que vivemos, cada vez mais pragmtico, cartesiano e focado nos ndices de rentabilidade das atividades produtivas, a subjetividade pode representar uma ameaa. Nesse contexto, a definio da palavra qualidade como a "adequao ao uso" parece ser a mais simples e completa. Sendo assim, no caso especfico do algodo na indstria txtil, pureza da fibra podem ser atribudos diferentes graus de criticidade, em funo dos diversos processos de fiao de fibras naturais empregados: anel, open-end, jato de ar e frico. Diversos autores destacam sete caractersticas que influenciam, decisivamente, na performance de fiao: comprimento de fibra, uniformidade de comprimento, resistncia ruptura, ndice micronaire/finura, alongamento ruptura, pureza e cor. A tabela a seguir (tabela 1) ilustra, segundo suas relevncias, todas essas caractersticas.

Tabela 2: Contaminantes (Fonte: ITMF, 2003).

Figura 1: A escalada global da contaminao (Fonte: ITMF, 2003).

Tabela 1: Qualidade da fibra: Prioridades (Fonte: Rieter, 2002)

Com efeito, pode-se afirmar que os processos open-end e frico so os mais "intolerantes" contaminao de pluma. Com o propsito de se traar um diagnstico da qualidade global do algodo, o ITMF (International Textile Manufacturers Federation) conduz, periodicamente, uma pesquisa que amplamente divulgada a cada dois anos. Antes de compartilharmos os dados apresentados nessa pesquisa, preciso eliminar, ou pelo menos, reduzir, a subjetividade em relao caracterizao dos contaminantes do algodo aos olhos da indstria. A tabela a seguir (tabela 2) representa um esforo nesse sentido.

senso comum, entretanto, que cada localidade possui suas especificidades. H alguns anos, por exemplo, em pesquisa conduzida pelo NCC (Nacional Cotam Council-EUA) identificou-se que a forma de contaminao mais freqente em determinadas regies produtoras daquele pas eram as famosas sacolas plsticas (comuns em supermercados, farmcias etc.). no treinamento, portanto, que devem ser concentradas as aes mais estratgicas de agregao de valor. Eis um grande desafio ! Na referida pesquisa foram avaliadas 75 descries de algodo, consumidas por 220 fiaes em 23 pases. O desenvolvimento tecnolgico torna as mquinas mais rpidas e, sensveis a atos de impercia, o que torna a manuteno importante fonte de recursos para os fabricantes de mquinas e equipamentos. Os reflexos deste cenrio so muitos, em termos de qualidade de fibra. Dados da referida pesquisa do conta de que, enquanto no ano de 1989 o nvel global de contaminao era de 15%, hoje ultrapassa os 25%, ou seja, observa-se um acrscimo nos nveis globais de contaminao da ordem de 10% em um perodo de apenas 14 anos. Mais ainda, a partir de 1997 a taxa de contaminao de pluma aumentou de forma ainda mais significativa, como pode ser visto na figura a seguir (figura 1). O nmero de fabricantes de mquinas e equipamentos txteis no mundo reduzido, (quanto ao ser humano, o mais importante fator de produo em qualquer sistema de qualidade), somos mais de 6.000.000.000 (UNCTAD, 2003) no havendo, jamais, dois seres idnticos.

A figura a seguir (figura 2) ilustra que, enquanto os nveis gerais de contaminao no Brasil evoluem de forma "comportada", na sia Central, tal parece estar longe de ocorrer. No Egito, observa-se um declnio importante, enquanto na Turquia e na frica Ocidental ocorre o inverso.

Figura 2: A contaminao no Brasil em relao a outros "players" do algodo mundial (Fonte: ITMF, 2003).

Outra concluso importante advm da observao da figura acima: dentre os pases relacionados, os EUA e o Brasil so os que abrigam expressivos ndices de mecanizao, comprovando-se que, enquanto a mecanizao exerce uma influncia previsvel, rastrevel e, sobretudo limitada, o ser humano padece de treinamento, necessitando ter seus procedimentos padronizados e rastreados

10

Revista ABTT

Fiao
e, quando oportuno, difundidos. O conceito de qualidade total, em qualquer que seja o processo produtivo, ter no treinamento e na rastreabilidade os seus alicerces mais importantes. Continuemos analisando os demais dados apresentados na pesquisa. No que diz respeito contaminao por matria orgnica, 50% do algodo consumido no planeta foi considerado moderado ou seriamente contaminado (39% em 2001). No caso do Brasil, os dados no parecem muito acurados na medida em que, no ano de 1999, a descrio utilizada foi South (Sul). Da mesma forma, em 2001, e para o mesmo tipo de fonte de contaminao, a descrio empregada foi North, ou seja, Norte. Pegajosidade Quanto pegajosidade, fenmeno decorrente da impregnao de acares fisiolgicos e/ou entomolgicos fibra do algodo, e que pode acarretar importantes perdas em eficincia na fiao, a descrio Acala Sudanesa foi considerada, dentre aquelas estudadas, a mais seriamente contaminada, com 80% de ocorrncia. Vale lembrar tambm que, enquanto a ocorrncia de matrias estranhas fibra do algodo est relacionada aos hbitos produtivos, a pegajosidade tem entre seus principais componentes, fatores tais como: variedade, rea de plantio, infestaes, sazonalidades etc., tendo como causas mais freqentes a impregnao de nctar de plantas e excrees de insetos (Mosca Branca e Pulgo) superfcie da fibra e o esmagamento de sementes nas etapas de colheita e descaroamento (beneficiamento). Outros contaminantes Na indstria txtil, tambm so interpretados como contaminantes (USTER, 2001): Trash. Caracteriza-se por partculas de dimetro (dm) superior a 500; Dust. Subdivide-se em: visveis (20< dm<500), microscpicas (15< dm<20) e respirveis (dm<15), estas ltimas, as mais nocivas ao ser humano; Fibras mortas, de seo transversal "achatada" ou plana, tores desprezveis e compostas basicamente por resduos celulares (protoplasma); Fibras imaturas. Baixo ndice de deposio celulsica anelar, baixo ndice de tores e baixa resistncia; Fibras curtas, de comprimento inferior a 12,7mm, tendem a reduzir o rendimento de matria-prima, principalmente em processos penteados de fiao; Neps, minsculos emaranhados fibrosos,

que ocasionam irregularidades no fio e na igualizao do tingimento; Neps de casca, minsculos resduos provenientes da planta, que se aderem intimamente fibra, aumentando o ndice de rupturas e de emendas, dependem da qualidade e da agressividade dos processos de colheita e descaroamento. Quanto a este ltimo fator de contaminao, registra-se na pesquisa que 44% de todo o algodo consumido no planeta moderado ou seriamente contaminado, em 1997 o ndice era inferior a 33%. No Brasil, onde foram identificados 32% de ocorrncia, os ndices so compatveis com os outros 20 produtores mais isentos desta fonte especfica de contaminao. Enquanto nos ltimos 14 anos a mdia mundial de ocorrncia de pegajosidade no mudou significativamente, a fragmentao de sementes tem crescido de forma acelerada, como visto na figura acima (figura 3). Concluso O algodo deve ser entendido como uma commodity a ser produzida por profissionais, em todas as etapas que compem o processo produtivo, do campo s bolsas mundiais de mercadorias. fundamental a garantia de um alto padro de qualidade por um prazo maior. Um check list contemplando operaes bsicas, tais como: remoo de britas e cascalhos da rea de colheita (especialmente em localidades prximas s estradas), a substituio programada de cordoarias e lonas, limpeza e a manuteno freqente de fusos e guarnies de colheitadeiras e descaroadores, a lubrificao (tipo e quantidade) correta, conforme recomendado pelo fabricante de mquinas, etc. Este check list, quando efetivamente empregado, um poderoso instrumento de garantia da qualidade.

Figura 3: O crescimento na ocorrncia de fragmentao de sementes (Fonte: ITMF, 2003)

De qualquer modo, se me permitem expressar minha opinio, preciso um esforo em conjunto, a fim de se traar um diagnstico da contaminao do algodo produzido no Brasil. Em tempos onde o acordo multifibras (world multifibre agreement) v-se com seus dias contados, a perspectiva de que os mercados protecionistas lanaro mo, sem dvida nenhuma, de outros instrumentos notarifrios como forma de preservar a hegemonia de seus mercados, dentre eles, as barreiras ambientais, fitossanitrias e de qualidade. Uma ampla prospeco da atual situao da contaminao do algodo brasileiro, com a interao efetiva de todos os processos (do plantio da semente no campo mesa revisadora na indstria) nos proporcionaria um carto de visitas para o mercado internacional, digamos, invejvel.

Referncia Bibliogrfica
1. ITMF (International Textile Manufacturers Federation). Cotton Contamination Surveys:19992001-2003. Cd-Rom, 2003. 2. Turati, N.G.Z; Menezes, K.M; Croscato, G.S; Katsuki, M.Y; Santos, C.N; Luiz, J.A; Mizoguchi,E. Proposta de mtodos simples de determinao de acar no algodo para verificao do grau de caramelizao. SIENTEX, 2000. 3. Zellweger Uster. Uster Statistics, 2001. Cd-Rom. 4. Edmisten, Keith L. Faircloth, Joel. Cotton Contamination. Carolina Cotton Notes, NCSU, 2001.

Ruben Guilherme da Fonseca Engenheiro Txtil (UERJ/ SENAI-CETIQT), Tcnico de Nvel Superior e Chefe do Laboratrio de Tecnologia de Fibras e Fios do Centro Nacional de Pesquisa do Algodo, Embrapa Algodo-PB. Contatos: rguilher@cnpa.embrapa.br 11

Revista ABTT

Te c n o l o g i a

Gerncia da Cor
Padronizao da Cor para o Desenvolvimento de Sistemas Digitais de Design e Sistemas Colorimtricos. - Leonardo Garcia T. Mendes Os processos de criao, comercializao e engenharia, atualmente, utilizam cada vez mais os sistemas digitais. As facilidades e benefcios destes sistemas modificam o modo e as relaes da produo, comercializao e desenvolvimento de projetos e produtos. A padronizao e controle dos processos de produo e de desenvolvimento de produtos melhoraram significativamente atravs dos meios digitais. Estes processos melhoraram o desempenho quanto agilidade na criao, combinao, simulao e comunicao dos padres e formas dos produtos. A comercializao de produtos sofreu modificaes significativas com o envio, recebimento e registro de informaes. O prprio acompanhamento da produo de artigos encomendados por clientes j causa modificao nas relaes entre produo e vendas. Um dos problemas quanto aos processos digitais quanto padronizao da cor. O objetivo deste artigo informar sobre alguns aspectos da gerncia da cor, a respeito de alguns trabalhos desenvolvidos nesta rea e suas implicaes nos processos digitais e na rea txtil. Alguns aspectos colorimtricos Apesar de todas as facilidades e modificaes benficas que os sistemas digitais trazem aos diversos processos de criao, produo e comercializao, algumas situaes tecnolgicas no permitem uma qualidade maior quanto padronizao da cor. A reproduo da cor em impressoras e monitores, e na captao de imagem por meio digital, demanda grande investimento da indstria fornecedora de equipamentos digitais e processadores de imagem. A gerncia da cor busca meios de manter um padro quanto transmisso e reproduo da cor. A comunicao da cor mesmo em tempo anterior ao da tecnologia digital sempre trouxe dificuldades. A cor ocorre por uma sensao humana que gera uma linguagem subjetiva. A cincia busca, h algum tempo, alm da explicao atravs de modelos sobre a natureza da cor, tambm como organiz-la de forma lgica e objetiva. Um caminho encontrado foi o uso de um sistema cartesiano que compara, objetivamente, duas cores. Este sistema forma um espao onde as cores podem ser representadas e comparadas.
12

A CIE (Commission Internationale de lEclairage) criou um espao de referncia de cor atravs de clculos e medidas fsicas. Pode-se utilizar ento o padro de cor CIE para comparaes ou medidas precisas. A cor pode ser mensurada atravs de um instrumento conhecido como espectrofotmetro. Este instrumento serve para medir a luz absorvida por um objeto. Tal sistema gera uma curva de reflectncia entre valores prximos de 400 nm e 700 nm (luz visvel). Deve-se obser var que a luz captada, neste caso, a luz refletida pelo objeto. Este sistema conhecido como mtodo subtrativo.

precisar objetivamente se duas reprodues so iguais entre si e se so semelhantes a uma imagem original. O sistema de cor utilizado como referncia em diversos sistemas colorimtricos ou de design conhecido como CIELAB. Onde L representa valores de 0 a 100 de luminosidade, A o eixo vermelho/verde e B o eixo amarelo/azul. O delta E a diferena entre duas cores neste sistema. Com isso pode-se criar um valor de tolerncia para cores reproduzidas comparando-as.

Figura 2: Sistema aditivo Fonte: Adams II, R.M. & Weisberg, J.B, 1998, The GATF practical guide to color management, GATF (Graphic Arts Technical Foundation) press, USA.

Figura 1: Sistema subtrativo Fonte: Adams II, R.M. & Weisberg, J.B, 1998, The GATF practical guide to color management, GATF (Graphic Arts Technical Foundation) press, USA.

Atravs do mtodo conhecido como aditivo pode-se utilizar trs fontes de luz que representem, atravs da sua variao de intensidade, o espectro. Pode-se encontrar assim valores que representem cores reconhecidas pelo olho humano. Estes valores so conhecidos como triestimulus. Pode-se escrever os valores em um sistema cartesiano formando um espao de cores. Deve-se observar que esta gama de cores no se distribui por igual no espao. Assim, a distncia informada pela diferena de cores no espao no nos diz quo diferentes sero as cores mostradas. Sabe-se porm,

Caracterizao da cor nos equipamentos de entrada Pode-se utilizar um padro para configurar um equipamento de entrada. Este padro produzido pelas trs maiores companhias de filmes fotogrficos (Kodak, Fuji e Agfa) e conhecido como IT8. Este padro apresentado como foto ou transparncia. O padro IT8 mostra o espao de cor CIELAB em 264 amostras de cor com 23 tons de cinza. Deve-se obser var que existem pequenas diferenas entre os padres dos fornecedores e, tambm, entre as produzidas pelos fabricantes. Estes desvios no causam diferenas significativas na preciso dos sistemas gerenciais de cor. As cores so mensuradas e informadas atravs de um espectrofotmetro. Os valores RGB

Revista ABTT

Te c n o l o g i a
produzidos por um "scanner" so comparados atravs do CIELAB. Um software gerencia estes valores formando um meio de comunicao e comparao das cores entre os equipamentos. Os valores s podem ser utilizados nas imagens obtidas atravs deste equipamento. Este sistema considerado como fechado, pois utiliza apenas um "scanner" e sua configurao. As cmeras digitais e "scanners" vm, em geral, equipados com softwares que auxiliam ao controle manual do processo digital. O problema neste caso que para obteno de padres de alta qualidade, as imagens captadas, no necessariamente so as mesmas da imagem original, ou seja, a reproduo de imagens diferentes pode levar a cores diferentes. A configurao ou caracterizao da cor pode no capacitar o sistema para toda e qualquer reproduo. A melhor forma de resolver esta situao identificar o maior nmero de configuraes de "scanners" tipicamente usados e estabelecer um ambiente ou meio prprio para cada configurao. Pode-se utilizar diferentes configuraes como, por exemplo, para tipos de imagens com: baixa, mdia ou alta resoluo. Caracterizao da cor nos equipamentos de sada A caracterizao de cores para configurao de monitores e impressoras que servem para visualizar a reproduo de imagens capturadas em "scanners" ou cmeras ou, ainda, criadas em softwares para Design deve levar em considerao o espao da cor dos equipamentos de entrada como referncia. Monitores Os monitores convertem sinais digitais RGB em sinais analgicos que controlam a intensidade do fsforo vermelho,verde e azul da tela. Para cada combinao RGB, em cada pixel na tela, produz-se uma sensao de cor. A converso de modo digital para analgico da maioria dos monitores ocorre de forma diferente. Segundo Cost [1987] apenas alguns monitores trabalham de modo padronizado, apenas a Sony e a Hitachi. Pode-se garantir que a mesma cor, mostrada em dois monitores diferentes, diferente. Os sistemas gerenciais de cor permitem caracterizar ou relacionar as cores no espao de cor, garantindo que a cor mostrada na tela ser a mesma vista por um observador em uma imagem captada por um "scanner" previamente configurado. Para se configurar um monitor necessrio utilizar um colormetro especial. Este equipamento faz a mensurao da intensidade do vermelho, azul e verde emitidos na tela. O processo automatizado na sua maior parte e pode ser includo em um processo de rotina. Deve-se observar que as regulagens do monitor, como brilho e contraste, devem ser mantidas.

Figura 5: Um exemplo de otimizador de monitor usado com um colormetro de emisso. Fonte: Adams II, R.M. & Weisberg, J.B, 1998, The GATF practical guide to color management, GATF (Graphic Arts Technical Foundation) press, USA.

Figura 3: Padro IT8.7 para scanner da ICC International Color Consortium Fonte: Adams II, R.M. & Weisberg, J.B, 1998, The GATF practical guide to color management, GATF (Graphic Arts Technical Foundation) press, USA.

A maior parte das cores utilizadas em sistemas de captao de imagens e impresso , em geral, apresentada por monitores configurados. Isto possvel porque a maior parte das cores representada ou inserida no campo de cor gerado pelos monitores. Uma comparao entre uma imagem obtida atravs de um "scannerou uma fotografia e a mesma imagem digitalizada em um monitor mostra a dificuldade de se obter as mesmas cores devido iluminao da tela por uma fonte de luz. O original serve como um ponto de referncia. Deve-se observar que o olho humano rapidamente se adapta s variaes da cor. Somente por valores externos ou padres caracterizam-se cores. Impressoras Apesar dos diversos processos de impresso observados, os sistemas digitais se utilizam cada vez mais de impressoras jato-de-tinta. Tanto para papel como para tecidos observa-se um grande investimento por parte da indstria nestes equipamentos. As cores utilizadas neste caso so as conhecidos como magenta, ciano, amarela e preta. Os corantes ou pigmentos utilizados para produzir estas cores no so padronizados em termos das cores obtidas, ou seja, dois fabricantes podem fornecer dois cianos aparentemente iguais, mas que produzem um campo de cor diferente.

Cmeras digitais As cmeras digitais podem ser configuradas como os "scanners". A diferena bsica que as cmeras digitais no possuem fontes prprias de luz. Deve-se considerar que a fonte de luz e sua geometria no devem ser alteradas durante a configurao. A caracterizao da cor ocorre atravs de um "scanner" onde um padro fotogrfico (IT8) digitalizado e analisado.

Figura 4: Diagrama de cromaticidade (CIE) com campos de cor de impressora e monitor Fonte: Adams II, R.M. & Weisberg, J.B, 1998, The GATF practical guide to color management, GATF (Graphic Arts Technical Foundation) press, USA.

Revista ABTT

13

Te c n o l o g i a
Como mostrado nas figuras, as diferenas entre a cor ideal e a obtida atravs dos corantes e pigmentos significativa.

Figura 7: Campos de cor de um substrato revestido impresso (Cinza escuro) e um substrato no revestido impresso (Cinza claro) Fonte: Cost, F., 1997, Digital Printing, Delmar Publishers, USA

Figura 9: Comparao de Campos de cor de duas impressoras. Fonte: Cost, F., 1997, Digital Printing, Delmar Publishers, USA

Alm da padronizao e comportamento dos corantes pode-se observar que o substrato, o meio de aplicao do corante, os meios tons e a fixao, so variveis que influenciam o campo da cor. O sistema de gerncia da cor deve levar em considerao estas questes. Isto tornaria o problema quase que insolvel se o estudo fosse focalizado em cada varivel. Pode-se utilizar uma abordagem onde todas as variveis so consideradas controlando -se o campo da cor do sistema no espao de cor da impressora, imprimindo-o e reproduzindo-o.

Figura 6: Representao das cores magenta, ciano e amarela ideais e reais. Fonte: Cost, F., 1997, Digital Printing, Delmar Publishers, USA Figura 8: Campos de cor de um monitor (Cinza escuro) e impressora (Cinza claro) Fonte: Cost, F., 1997, Digital Printing, Delmar Publishers, USA

Concluso: os sistemas gerenciais de cor Existem limitaes bvias na reproduo, comunicao e apresentao das cores nos sistemas digitais. Sabe-se que os limites do campo de cor dos sistemas de impresso no podem ser transpostos no atual estado da arte. Logo, sistemas gerenciais de cor, buscam diminuir os desvios e a adaptabilidade do olho humano na padronizao da cor, sem a interveno de um especialista ou de um conhecimento tcnico prvio. Programas gerenciais de cor so utilizados parte ou acoplados aos diversos sistemas de processamento de imagens. Os principais mercados onde se observa o interesse desta padronizao so aqueles onde a reproduo da cor, demanda um grande esforo por parte de tcnicos de diversas reas. Os sistemas gerenciais da cor buscam facilitar o uso dos sistemas digitais quanto padronizao, caracterizao, transmisso e reproduo. Atualmente, grandes empresas buscam solues tecnolgicas para muitas destas questes que limitam a padronizao e reproduo das cores. Estas questes abrangem um estudo multidisciplinar para superar todas as dificuldades tecnolgicas observadas. Um grande esforo ainda necessrio para que se chegue a um consenso e a um termo melhor no gerenciamento da cor.

Leonardo Garcia T. Mendes do SENAI-CETIQT

14

Revista ABTT

Confeco

Novas tecnologias para a indstria de confeco


Paulo Roberto de Almeida Gonzaga Tendncias das novas tecnologias Nas ltimas feiras internacionais e nacionais no temos obser vado revolues nas tecnologias, como foram em outras pocas os sistemas de CAD para modelagem, graduao, encaixe e risco a mquina automtica de corte ou, ainda, as primeiras mquinas de costura automticas. A grande maioria dos fabricantes aperfeioaram os equipamentos existentes, tornando-os mais acessveis ao mercado. Isto no significa dizer que no surgiram novas tecnologias para o setor, apenas o impacto delas bem menor do que o exercido pelos equipamentos citados anteriormente. Os body-scanners, talvez, possam representar esta nova revoluo. A informatizao da empresa de confeco uma tendncia que alavanca outras que podem ser agrupadas da seguinte forma: A produo personalizada em larga escala (Mass customization) A indstria de confeco, ao invs de produzir em massa, tentando definir um padro mdio de pessoa, passa a produzir a roupa para um indivduo especfico. Discute-se muito preos e custos deste processo, fator que inviabiliza a adoo por parte de um nmero maior de empresas. Esquece-se, porm do custo de manter os estoques, do custo das sobras, das lojas e das fbricas. O segmento da confeco que pe em prtica essa forma de trabalho o que produz ternos, pois, normalmente, no entregam o produto no momento da venda ao cliente e ainda tm custos de ajuste da roupa. Porm, para desenvolver esta tendncia, com sucesso, preciso investir em tecnologia. A flexibilizao dos equipamentos Uma mesma mquina pode ser programada para realizar uma seqncia de operaes de um mesmo produto, ou mesmo todo o produto, desde que estas operaes tenham alguma similaridade. Isto se faz necessrio, pois, cada vez mais, os lotes de produo so menores. Com isso, pode-se otimizar o uso do equipamento e fazer com que o produto chegue mais rpido ao mercado consumidor. O automatismo com flexibilizao cada vez mais freqente em nossas empresas o uso de equipamentos automticos, onde o operador treinado em pouco tempo e o resultado de qualidade excepcional. Os novos equipamentos aliam esta condio flexibilizao, ou seja, possvel na mesma mquina realizar automaticamente diferentes padres de um mesmo tipo de operao, em poucos minutos, pelo prprio operador, sem a necessidade de mecnicos especializados. Ainda que visto pelo mercado, principalmente pelas grandes empresas de tecnologia como algo discutvel, temos visto as empresas consideradas menores, cada vez mais, conseguirem a interface dos seus sistemas com a tecnologia das empresas maiores. A adequao da tecnologia ao porte do cliente H algum tempo dizia-se, que um sistema de CAD s era aplicvel um grupo especfico de empresas, que produziam acima de um determinado valor. Porm, o que vemos hoje, que algumas destas novas tecnologias esto disponveis para empresas de qualquer porte, seja ela pequena, mdia ou grande, pois existem solues compatveis com o tamanho de cada uma. E, ainda pode-se adquirir novos mdulos medida que a empresa evolui. Os sistemas de CAD para modelagem, graduao, encaixe e risco, e os de bordado esto a para provar isto. Body Scanners Nova tecnologia para o desenvolvimento das tabelas de tamanhos Sabemos que no Brasil no existe um padro de medidas que identifique o perfil do nosso povo. Precisamos destas medidas para que possamos contemplar a nossa modelagem e tornar os nossos produtos mais vendveis e adequados ao consumidor. Estas tabelas de tamanhos, existentes em pases mais desenvolvidos so obtidas atravs da pesquisa e medio de vrias pessoas. No Brasil, encontramos dificuldade em realizlas por vrios motivos, tais como: somos um pas com diferentes tipos fsicos, dificuldades financeiras, falta de metodologia e apoio para desenvolver tais pesquisas. Para facilitar este processo de medio dos corpos, tratamento dos dados representativos de uma populao e, conseqente, adequao dos produtos confeccionados, foi desenvolvido um sistema informatizado que "escanea" o corpo de uma pessoa, identificando um conjunto de medidas da mesma. Este processo muito rpido, o que possibilita o desenvolvimento de produes personalizadas e de tamanhos mais adequados ao cliente.

Interface entre diversos sistemas Esta interface entre sistemas permite que o ponto-de-venda esteja interligado fbrica e vice-versa, podendo assim, imediatamente transferir as informaes de um local para o outro, on-line. Dentre estas informaes podem estar as medidas do corpo de um comprador, ou as vendas de um determinado produto. Esta interface permite, ainda, que uma empresa de confeco tenha o CAD de modelagem e risco de um fabricante e a cortadora de um outro.

Revista ABTT

15

Confeco
A ABRAVEST tem um projeto para realizar esta medio, no Brasil, com o uso desta nova tecnologia. Novas tecnologias de modelagem As principais novidades na rea de modelagem esto nos sistemas que permitem individualizar a modelagem. Estes processos funcionam da seguinte forma: tm-se um conjunto de tamanhos preestabelecidos. No ponto-de-venda se identifica o tamanho bsico do cliente, em seguida, se tomam algumas medidas de comprimento e contorno do mesmo. Estes dados so enviados imediatamente fabrica que, rapidamente, adapta a modelagem para este novo cliente. Uma outra tendncia so os sistemas de baixo custo inicial que permitem a uma empresa de pequeno porte desfrutar das vantagens de um sistema CAD para modelagem, rodando em um PC, podendo expandir este sistema a partir do momento que a empresa cresce. Novas tecnologias para encaixe de peas Praticamente, todos os sistemas de CAD utilizam o encaixe automtico como soluo. Na produo personalizada esta uma ferramenta importantssima, pois o tempo gasto para desenvolver um encaixe manual passa a ser muito alto. Portanto, o encaixe automtico e por analogia (que copia as condies de um bom encaixe previamente elaborado) so amplamente utilizados. Nos sistemas aplicados s empresas de pequeno porte, tambm possvel desenvolver encaixes manuais e automticos. possvel, ainda, adquirir o programa de modelagem, em alguns casos, separado do de encaixe, permitindo ampliar a capacidade de trabalho apenas com o custo de um hardlock e de um computador. Novas tecnologias para risco de peas, modelos ou encaixes O destaque nesta rea so os "plotters" jato-detinta que imprimem riscos de qualquer natureza em velocidade contnua, independente da densidade do mesmo ou do que se deseja escrever de informaes sobre as peas que fazem parte do risco. Os sistemas de baixo custo podem utilizar estes mesmos tipos de plotter, mas, para manter este conceito comum utilizar impressoras para imprimir riscos miniaturizados, ou "plotters" mais baratos, entre 90 e 103 cm de largura. Novas tecnologias de enfesto As novidades nesta rea foi a substituio do corte da beirada de enfesto, normalmente feito por uma mquina de corte de disco, por um dispositivo que rasga o tecido no fio exato da trama, muito usado em tecidos xadrezes, listrados ou especiais. Uma outra novidade a identificao da posio de um defeito no risco, permitindo assim decidir se o mesmo invalida a pea ou no. Novas tecnologias de corte Assim como nos sistemas de CAD, uma das grandes novidades est nos sistemas personalizados de produo, ou seja, nas mquinas que trabalham com corte unitrio. Existem alguns modelos: cortadora esttica, cortadora com esteira, cortadora com enfesto, cortadora com projetor de encaixe. Outras duas novidades esto na mquina de corte de duas cabeas, o que permite aumento de 60% da produo, e em mquinas extra-largas, que permitem cortes de tecidos at 3,30 m. Novas tecnolgias de etiquetagem Esta tecnologia pouco difundida no Brasil. Em seu lugar se utiliza o plotter. Uma soluo interessante parece-me ser a que acopla o cabeote de etiquetagem mquina de corte. O inconveniente que a etiqueta colocada sobre o plstico que recobre o enfesto. Portanto, necessrio retirar a etiqueta do plstico e passar para cima do tecido (pacote de peas). Para este sistema funcionar bem importante que a mquina mova o enfesto enquanto corta. Novas tecnologias de mquinas de costura As principais novidades esto relacionadas aos equipamentos automticos e flexveis, pois no mesmo posto de trabalho podem ser realizadas algumas operaes similares em diferentes produtos e esta adaptao realizada em pouqussimo tempo. Outra novidade so as mquinas programveis que permitem realizar uma seqncia de operaes de uma mesma pea, como por exemplo, travetes/moscas diferentes numa lingerie ou mesmo executar todas as operaes de uma camiseta. Estes processos combinam aumento da produtividade, alta adaptabilidade aos novos modelos, reduo do tempo de treinamento e reduo dos tempos ociosos para mudanas de produtos. Novas tecnologias de passadoria As novidades nesta rea so as passadorias especializadas por partes do produto ou do produto completo. O controle do processo feito eletronicamente. Outras novas tecnologias aplicadas confeco Selecionamos algumas tecnologias para complementar este nosso trabalho: Transporte areo Utilizado para agilizar o processo de produo personalizada. Logstica Sistema utilizado para otimizao dos espaos em depsito de produtos acabados e expedio. Estamparia direta do CAD Sistema utilizado para fazer pequenas amostras de tecidos estampados direto para impressora. Mquina de costura comandada por voz Utilizada para integrar / reintegrar deficientes fsicos ao trabalho. Concluso No pretendemos com este artigo esgotar o assunto. Mesmo se quisssemos no conseguiramos, pois a tecnologia avana a todo momento. Precisamos sim, estar atentos a estes desenvolvimentos, para podermos visualizar quelas que melhor se aplicam s condies da nossa empresa. No podemos ficar de braos cruzados achando-as muito caras. Caras so as tecnologias que no aplicamos, pois a concorrncia poder estar utilizando. No devemos, tambm, optar pela mais barata, pois corremos o risco de comprar algo descartvel. Lembro sempre que, um empresrio quando adquire o seu carro, a sua casa, ele no opta pelo mais barato e, sim, por aquilo que represente a melhor relao custo-benefcio.

Paulo Roberto de Almeida Gonzaga Gerente do setor de confeco industrial do SENAI-CETIQT e-mail: pgonzaga@cetiqt.senai.br 16 Revista ABTT

N o - Te c i d o s

A importncia da normalizao nos dispositivos mdicos no-ativos


M. J. Abreu, M. E. Cabeo Silva, A. A. Cabeo Silva, L. Schacher, D. Adolphe Histria e evoluo do vesturio cirrgico A histria relata que o vesturio cirrgico s comeou a fazer parte da indumentria dos mdicos a partir do sculo XX. Nessa altura, os membros das equipes cirrgicas utilizavam duas peas, esterilizadas que cobriam todo o corpo. No entanto, so desconhecidos os detalhes especficos sobre o material utilizado, relatando-se todavia, que deveriam ser materiais leves e adequados para a aplicao em causa. Quando as tcnicas asspticas comearam a ter aceitao, os txteis foram considerados barreiras asspticas, utilizadas para proteger as zonas de inter venes cirrgicas esterilizadas, da invaso de micrbios. Os tecidos, com o seu carter reutilizvel, foram considerados adequados para esta aplicao tornando-se, o tecido de algodo cardado, geralmente referido como musselina, o mais conhecido e utilizado. Este material era de fcil aquisio, fcil de trabalhar, econmico e parecia ter as caractersticas necessrias para ser considerado uma barreira aceitvel. (Belkin, 1993) Os materiais utilizados na fabricao de batas para o bloco operatrio foram vrios ao longo deste sculo. Os tecidos de algodo com uma contextura apertada (elevado nmero de fios/ cm) foram e, ainda, so utilizados em blocos operatrios, pois quando mantidos secos, tm alguma capacidade de resistir transmisso de infeces por contato direto. (Newton, 1994) Em 1939, a eficincia deste material foi posta em causa, devido ao sangue e solues salinas serem capazes de penetrar nas mangas das batas e, por consequncia, haver contato com a pele do cirurgio, o que levou os mdicos a conclurem que as bactrias podiam passar, de igual modo, do cirurgio para o doente. Assim, as mangas foram revestidas, de ambos os lados, com um material de borracha para as tornar impermeveis. Contudo, devido no ser possvel satisfazer as propriedades de conforto, esta soluo foi descartada. Em 1952, um grupo de cirurgies reconheceu que a musselina seria considerada uma barreira bacteriolgica aceitvel, quando em estado seco; perdendo as suas capacidades de barreira, quando em estado molhado, mesmo quando o material fosse constitudo por camadas mltiplas de tecido. Deste modo, foi iniciada a procura de um material resistente penetrao aquosa e uma nova gerao de materiais foi desenvolvida. Entre eles, salienta-se o no-tecido de uso nico, resistente a fluidos e os tecidos reutilizveis com contextura apertada e propriedades no-absorvente. No entanto, a nova gerao de materiais acendeu uma controversa discusso sobre a utilizao de material de uso nico ou reutilizvel, sem ter ateno, ao bem-estar do doente e possibilidade de reduzir eficazmente a incidncia de infeces psoperatrias. A AORN - "Association of Operating Room Nurses" foi o primeiro grupo profissional a alertar e a anunciar oficialmente algumas propriedades para um eficaz desempenho de materiais destinados proteo. Tendo conhecimento da posio da associao AORN, o ACS (American College of Surgeons) e o CORE (Commitee on the Operating Room Environment), consideraram que a Indstria Txtil deveria ser a responsvel pelo desenvolvimento e estudo de parmetros que tornassem o desempenho do vesturio e coberturas cirrgicas eficaz. Assim, a ACS salientou que os mtodos de teste e avaliao do desempenho e da capacidade de atuao desses materiais, deveriam simular as condies normais de utilizao no bloco operatrio. Considerando todas estas variveis e parmetros, independentemente do material ser de uso nico ou no e, combinando todas as propriedades num nico produto, este um dos grandes desafios que se pe a qualquer segmento da Indstria Txtil. Em 1978, foi criado um comit para estudar e desenvolver recomendaes de prticas que definissem os materiais e suas propriedades, prescrevessem mtodos de utilizao e descrevessem mtodos-padro para avaliar a respectiva qualidade como materiais barreira. Este Comit concluiu que, para alm da resistncia penetrao lquida, os materiais destinados ao vesturio teriam de responder s propriedades de conforto. A melhoria da capacidade de resistir penetrao de lquidos s poderia ser alcanada pela diminuio proporcional da permeabilidade, tornando o material menos confortvel durante o seu uso. Por outro lado, o aumento da permeabilidade ao ar, diminui a capacidade de resistncia penetrao. Assim sendo, torna-se necessrio encontrar um compromisso entre a resistncia penetrao de solues e a permeabilidade ao ar, de modo a conferir conforto aos materiais (Figura 1).

Figura 1: Escala de Conforto

Em termos de definio de uma barreira, possvel concluir, que os txteis permeveis no so apropriadamente descritos como tal, como inicialmente foi pensado. Em 1991, um grupo de investigadores estudou a penetrao lquida de uma coleo de batas cirrgicas. Baseados nos resultados destes estudos, consideraram que cada elemento da equipe cirrgica no est exposto ao mesmo nvel de risco, e que o mesmo nvel de proteo no exigido para cada elemento da equipe. Assim, seria mais adequado exprimir a capacidade de um material em termos do seu nvel de resistncia, a classificar os materiais de acordo com a sua resistncia penetrao lquida, sendo o utilizador a escolher o nvel considerado apropriado para

Revista ABTT

17

N o - Te c i d o s
o risco em questo. Atualmente, com o aparecimento de novas doenas infecto-contagiosas, o mundo cientfico e a comunidade txtil, em particular, tero de continuar a dedicar os seus esforos para responder s necessidades e exigncias dos servios de cuidados da sade. No entanto, esta comunidade deve indicar o nvel de desempenho que a tecnologia txtil lhes providencie, criando deste modo, uma interface constante entre utilizador e indstria/ investigao. (Belkin, 1993) Podemos concluir assim, que os tecidos de algodo no oferecem a proteo necessria ao vesturio cirrgico. Por isso, diferentes tipos de batas de diferentes materiais foram lanadas no mercado, tornando-se necessrio uniformizar e normalizar ensaios, de forma a determinar o grau de satisfao dos produtos nas suas diferentes situaes. A q u i , v a m o s d e b r u a r- n o s s o b r e a normalizao das batas cirrgicas de uso nico. Estrutura Txtil base de uma bata cirrgica de uso nico A estrutura txtil base de uma bata cirrgica de uso nico o no-tecido. Nos ltimos anos existiu uma procura significativa de no-tecidos, graas ao progresso e inovao tecnolgica dos produtores de matria-prima e de equipamento desta estrutura txtil. A organizao Internacional de Normalizao (ISO) e o Comit Europeu de Normalizao (CEN) adotou uma definio nica e oficial (ISO 9092; EN 29092) para no-tecido, como: "As estruturas de tecidos no-tecidos apresentam-se sob a forma de manta, folha de fibras ou de filamentos, orientados direcional ou aleatoriamente, produzidos e ligados por meios fsicos ou qumicos, excluindo-se os processos de tecelagem, tricotagem, tufagem, coser-tricotar ou feltragem tradicional." Normalizao O Comit Europeu de Normalizao (CEN) tem um grupo de trabalho CEN/TC 205, responsvel pelos Dispositivos Mdicos NoAtivos, em que esto englobadas as batas cirrgicas, sejam elas de uso nico ou reutilizveis (Workgroup 14). Estas diretrizes tm especial impacto na Europa. Est prevista a publicao da primeira norma relevante "Requisitos Gerais para o vesturio e coberturas cirrgicas utilizados em unidades de cuidados de sade", que neste momento circula como Pr-norma prEN 13795-1. Deste modo, a International Standard Organization (ISO) tem um grupo de trabalho ISO/TC 38 - Workgroup 9 que trabalha no desenvolvimento destas mesmas normas. EDANA European Disposables and Nonwovens Association A EDANA, sediada em Bruxelas, Blgica representa as indstrias europias de notecidos e de produtos de higiene absorventes, assim como os seus fornecedores. Esta associao representa empresas europias oriundas de 20 pases, como: Alemanha, ustria, Blgica, Dinamarca, Espanha, Finlndia, Frana, Gr-Bretanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itlia, Luxemburgo, Polnia, Portugal, Repblica Tcheca, Romnia, Sucia, Sua e Turquia. Esta associao tem como objetivo representar e proteger os interesses comuns destas indstrias, bem como promover a aceitao dos no-tecidos, representando as indstrias nos respectivos mercados. Por outro lado, acompanha o seu crescimento atravs da publicao peridica de estatsticas, da realizao de cursos peridicos sobre notecidos e produtos de higiene absorventes e, desenvolve mtodos de ensaio especficos. (EDANA, 2002) A EDANA recomenda um conjunto de ensaios especficos para a avaliao de batas cirrgicas de no-tecidos (Edana Recommended Evaluation Procedure: EREP 610.0-93). Este documento um guia fundamental para potenciais compradores, pois nele se encontram as propriedades mais importantes para no-tecidos utilizados na confeco de batas cirrgicas de uso nico. Propriedades e mtodos de ensaio A maioria dos fabricantes de batas cirrgicas desenvolve esforos no sentido de conhecer apenas o comportamento dos materiais simples aps exposio aos agentes letais. O estudo das batas cirrgicas, enquanto material composto, no considerado. A normalizao a publicar vai impor, num futuro prximo, estes estudos. Como esta uma rea muito vasta e mal conhecida, iremos apresentar todas as propriedades "barreira", geralmente estudadas, e as relacionadas com o conforto, para a aplicao em causa nesta comunicao. Espera-se, desta forma, poder contribuir significativamente para esta rea da indstria txtil. A relao entre as propriedades e respectivos mtodos de ensaio da EDANA e da INDA, consideradas relevantes, encontram-se no quadro 1. A EDANA e a INDA comearam a criar, independentemente uma da outra, mtodos de ensaio para estas mesmas propriedades.

INDA The Association of the Nonwoven Fabrics Industry


Em 1968 foi criada a INDA - International Nonwovens and Disposable Association, sediada na Carolina do Norte, Estados Unidos da Amrica. Como o crescimento global das indstrias de no-tecidos foi significativo durante a dcada de 70, tornou-se evidente que uma nica associao no poderia satisfazer as necessidades destas indstrias em todo o mundo. Assim, esta associao foi promotora de todas as outras associaes mundiais que tratam tambm de notecidos, encontrando-se entre estas a EDANA, na Europa, e algumas outras, em pases asiticos. O nome da associao foi, ento, alterado para Association of the Nonwoven Fabrics Industry, mantendo-se a mesma sigla, INDA. A INDA tornou-se assim, ao longo do tempo, a maior referncia para os continentes americanos, enquanto que, a EDANA ganhou um maior mediatismo na Europa. (INDA, 2002) Esta associao, INDA, tambm tem descrito um conjunto de ensaios para a avaliao de batas cirrgicas que devem ser tomados em considerao.

18

Revista ABTT

N o - Te c i d o s

Quadro 1: Propriedades Recomendadas, Mtodos de Ensaio e Referncias

Referncia Bibliogrfica
1. Belkin, Nathan - "The Challenge of Defining the Effectivness of Protective Aseptic Barriers", Technical Textiles International, October, 1993, p. 22-26. 2. Newton, Geoffrey - "The Operating Theatre", Textile Horizons, June, 1994, p. 40-41. 3. EDANA , www.edana.org, 2002. 4. INDA , www.inda.org, 2002.

M. J. Abreu1, M. E. Cabeo Silva1, A. A. Cabeo Silva1, L. Schacher2, D. Adolphe2 1 Departamento de Engenharia Txtil, Universidade do Minho, Guimares, Portugal 2 Ecole Nationale Suprieure des Industries Textiles de Mulhouse, Universit dHaute Alsace, Frana

Negcios

Processo 5S e Kanban.
Cesar Ademar Grahl Desde que a atividade de manufatura tornouse sistematizada, o gerenciamento da qualidade do que produzido, prestado em servios e apresentado surgiu. Ento, fazer corretamente e medir o grau de conformidade so atividades intrinsecamente ligadas. As exigncias mercadolgicas, as necessidades de reduo de custos e o aumento da competio fazem com que mais empresas invistam em sistemas e programas que melhorem sua qualidade e produtividade. A grande dificuldade encontrada est na descontinuidade das aes e no estabelecerse uma poltica de agrupamento das diversas aes realizadas com a medio eficaz dos resultados obtidos, ou seja, um sistema que gerencie a aplicabilidade, o retorno financeiro e eficcia. As empresas tidas como classe mundial so categricas em afirmar que, para cada US$ 1,00 investido em um sistema de garantia da qualidade, h um retorno de US$ 2,90. A seguir, iremos analisar dois sistemas que visam a qualidade e produtividade. Redefinindo os 5S Com a experincia na implantao, reforo e reestruturao de programas 5S em vrias empresas, notamos que uma das razes da dificuldade de manuteno est na definio dos 5S adotada no Brasil. Os 5S so as iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

Revista ABTT

19

Negcios
No Brasil, na falta de cinco palavras que comeassem com "S" com o mesmo sentido foi adotada a terminologia de "Cinco Sensos". 1.Senso de Seleo (Utilizao): Distinguir o necessrio. O senso de seleo significa utilizar e selecionar os recursos disponveis de acordo com a necessidade e adequao, evitando excessos, desperdcios e m utilizao, 2.Senso de Arrumao/Ordenao: Ter as coisas no lugar certo, de maneira a estarem rapidamente disposio; 3.Senso de limpeza: Limpar sempre, eliminando as causas da sujeira. 4. Senso de Conservao: Estabelecer procedimentos e ferramentas para garantir a manuteno dos sensos de seleo (utilizao), arrumao (ordenao) e limpeza; 5.Senso de Autodisciplina: Ter e manter a habilidade de fazer as coisas certas. A nfase na criao de bons modos de trabalho atravs da repetio constante das atividades de 5S. Nesta nomenclatura, a questo da sade e segurana no trabalho ficam distribudas nos sensos de seleo e arrumao, medida que separamos os materiais perigosos e arrumamos o ambiente de trabalho. No senso de limpeza, mantendo o ambiente sempre limpo e eliminando as causas da sujeira. E no senso de autodisciplina, quando observamos as normas de segurana e higiene da empresa. Estes sensos dependem em muito do envolvimento direto e motivao de todos na empresa. O senso de Conservao fornece ferramentas para manuteno do programa a longo prazo, atravs da normalizao das atividades de 5S (Seleo, Arrumao e Limpeza) e criao de ferramentas de gerenciamento visual, at que se consiga atingir o senso de Autodisciplina, que depende de uma mudana cultural na empresa. A implementao do senso de Conservao depende em muito da gerncia da empresa, que deve dar instrumentos e criar as condies necessrias para este fim. Assim, podemos dizer que os trs primeiros sensos so atividades que devem ser incorporadas em nosso dia-a-dia, e o quarto senso a parte instrumental do programa 5S, a chave de ligao entre as atividade de 5S e a autodisciplina. O senso de Autodisciplina o que perseguimos a longo prazo. Mantendo o programa A manuteno do programa 5S depende de trs pilares bsicos: a) Incorporao das atividades de 5S no dia-a-dia da empresa b) Auditorias/avaliaes peridicas de 5S c) Motivao das pessoas Estes trs pilares esto fundamentados no comprometimento da alta administrao. Assim como um programa de qualidade total necessita da implementao de um sistema formal de garantia da qualidade, que dar sustentao ao programa, o programa 5S necessita de normas claras para que as pessoas saibam qual sua responsabilidade e o que deve ser feito. Geralmente, ficamos envolvidos em muitas atividades, s vezes simultneas, em nosso ambiente de trabalho. Com tantas tarefas a executar, no temos tempo ou capacidade de ficar observando todos os detalhes para ver se alguma coisa est errada ou fora do lugar. Avaliaes peridicas Mesmo com a normalizao das atividades de 5S e com uma motivao constante para o programa, as pessoas tendem a dar mais ateno s tarefas de curto prazo (produo, por exemplo) ou mais urgentes. Com o tempo, atividades de limpeza e organizao sero relegadas a segundo plano. Assim, rapidamente e sem perceber, retornaremos ao estado de desordem anterior. Auditorias ou avaliaes peridicas (Geralmente mensais) so um fator fundamental para a manuteno do programa 5S no longo prazo. Elas so importantes porque: 1.Servem de termmetro para verificar o estado de organizao e limpeza. 2.Indicam as aes corretivas que devem ser tomadas para manter e melhorar o programa. Indicam tambm reas crticas que devem ser atacadas. 3.Dividindo a empresa em setores de 5S, e fazendo auditorias individuais em cada setor, podemos utilizar os resultados para o estabelecimento de uma competio sadia entre os setores, mantendo a motivao para o programa. A preparao, conduo e apresentao dos resultados das auditorias so fundamentais para sua eficincia e, conseqentemente, para o sucesso do programa 5S. A motivao O terceiro pilar para a manuteno dos 5S na empresa a motivao do pessoal. A maioria das empresas inicia a implantao dos 5S com exortaes, folhetos explicativos etc., culminando com o dia da limpeza, onde todos so envolvidos numa limpeza geral nos locais de trabalho. Aps este passo inicial, a motivao para o programa fica muitas vezes esquecida, concentrando-se nas auditorias e competio entre os setores que, com o tempo, torna-se rotina e no motiva mais. A preocupao com a motivao para os 5S deve ser uma constante por parte da direo da empresa. A competio entre os setores a forma mais comum encontrada, mas ela deve ser acompanhada de outras aes para no se tornar rotina. A presena da alta administrao, principalmente do presidente, na premiao do setor vencedor da competio e durante as auditorias e reunies de divulgao dos resultados, demonstra a importncia que a empresa d aos 5S. A empresa deve periodicamente promover palestras de reforo e para novos funcionrios, mantendo o programa na mente das pessoas todo o tempo. A manuteno da motivao no tarefa fcil, mas deve ser executada. Numa empresa em que fizemos a reestruturao do programa 5S, vinculamos os resultados ao programa de participao dos resultados. Dependendo do resultado do programa, os setores podem ganhar at 10% da gratificao que iriam receber no semestre. Como maneira de medir o resultado, uma auditoria externa realizada a cada trs meses, com a mdia do resultado de duas auditorias sendo computada para fins de participao nos resultados. Se um setor tiver nota maior que quatro (de uma escala de 0 a 5), ele recebe mais 10% da gratificao, se tiver abaixo de 3, recebe menos 10%, se ficar entre 3 e 4, recebe a gratificao normal. Este processo aumentou a preocupao dos setores para com os 5S. Os auditores internos no so mais encarados com desconfiana, mas como pessoas que vm para auxiliar, achar os problemas e preparar o setor para auditoria externa. Concluso Se quisermos ter sucesso, devemos executar atividades de reforo e gerenciamento em todos os trs pilares. A incorporao das atividades de 5S na rotina das pessoas a parte mais negligenciada na maioria dos casos. Talvez isto seja falta da explicitao do senso de Conservao e sua substituio,
Revista ABTT

20

Negcios
no Brasil, pelo senso de Sade. Por fim, o comprometimento e envolvimento pessoal da alta administrao da empresa forma o fundamento sobre o qual se assenta todo o programa 5S. Por mais que trabalhemos os trs pilares de sustentao (Motivao, Rotina e Auditoria), a falta do comprometimento da alta administrao causar, com certeza, o fracasso do programa no longo prazo. Sistema Kanban Kanban uma tcnica japonesa de gesto de materiais e de produo no momento exato (Just-in-time), que controlado atravs do movimento de carto (Kanban). A histria comeou quando Taiichi Ohno (Toyota) obser vou que o sistema de produo em massa, implantado por Henry Ford e usado nos E.U.A., era suficiente na reduo do custo unitrio por produtos manufaturados durante perodos de alto crescimento e produo. Porm, o sistema estava mal equipado para os perodos de baixo crescimento (Como o embargo do petrleo rabe nos anos 70). Ao seu ver, o sistema de produo em massa criou um "desperdcio" baseado nos excessos de produo inerentes ao prprio sistema. Sua teoria diz que, tudo que existir alm da quantidade mnima de materiais, peas/ produtos/servios, equipamentos e operrios (horas de trabalho) necessria para produzir um produto "desperdcio" e, portanto, s aumentam os custos em todo o sistema. Ns iremos capitalizar "Kanban" ou usar o termo "Sistema Kanban" para referir-se aos sistemas de administrao da produo que utilizam, sucessivamente, estes cartes nos seus sistemas de controle. Observa-se que o Sistema Kanban um sistema manual. No sistema Kanban tanto a "requisio" como a "expedio" so delegados fabricao. Isto visto pelos japoneses como a principal vantagem, porque substitui o controle imposto pelo escritrio central aos seus prprios servios pela fbrica. O sistema Kanban simplesmente um mtodo de controle da produo; meramente assegura que existem peas disponveis para formao do produto numa base horria ou diria. um mtodo manual de administrao de materiais e controle da produo. O sistema assegura que a linha de produo fabrique apenas as peas/produtos/servios ou componentes que devem ser usados pelo prximo passo da produo. A produo s opera quando o processo seguinte usar todo o seu suprimento. Neste ponto que entra o Kanban. O famoso sistema Kanban nas empresas faz o uso de cartes (Kanban) para sinalizar a necessidade de mais peas/produtos/servios. Quando so necessrias mais peas, o usurio envia o carto atravs de um grade/container de movimentao ao ponto de suprimento ou manufatura. O Kanban baseado, via de regra, no uso de 2 cartes: um de movimentao e outro para ordem de produo. A capacidade da fbrica aumenta ou diminui de acordo com o nmero de cartes. O propsito do sistema mostrar um reduzido fluxo na fbrica via cartes e atravs do acrscimo ou retirada de cartes, ajustar ou solucionar um problema bsico. O Kanban de movimentao autoriza o movimento dos suprimentos at o ponto de uso. Ele uma espcie de passaporte, uma requisio de materiais; O Kanban de produo, autoriza a produo de peas/produtos/servios para reposio em estaes subseqentes. Ambos os tipos de cartes Kanban so fixados nos pallets/grades/containers padronizados usados para o transporte das peas/produtos/servios. O tamanho e tipo do meio de transporte especificado para cada item em cada estao de trabalho. O nvel de inventrio do material em processo pode ser controlado pelo nmero de cartes emitidos para cada pea. Reduzindo o nmero de cartes existentes para uma pea, o inventrio do material em processo para a pea tambm reduzido. Desta forma, os centros de produo so interligados numa corrente pela qual a preparao/produo/corte-costura/ acabamento final coordena a intensidade na qual o material produzido no sistema, ampliando todos os caminhos de retorno aos supridores. Assim, como uma corrente, os dois Kanbans tm que existir em muitos processos precedentes. Como resultado, todo processo receber as unidades necessrias no momento ideal para produo. Os pallets/grades/containers com peas/ produtos/servios seguem at o ponto de entrada de estoque com os cartes de movimentao afixados. Quando um desses pallets/grades/containers selecionado para uso, o carto de movimentao retirado e enviado ao centro de suprimento para autorizar a reposio. Cada carto de movimentao usado para apenas um tipo de pea e circula entre um nico par de centros de produo. Em cada ponto de sada de estoque os pallets/grades/containers padro com peas/ produtos/servios devero ter os cartes de produo afixados. A autorizao para um fornecedor enviar mais material tambm um carto Kanban. A ausncia de um carto significa que o fornecedor no est permitido a entregar o material. O objetivo de seu relacionamento com o fornecedor ter um processo com aquele relacionamento dentro da fbrica. Isto , lotes pequenos com renovaes freqentes de materiais. A notificao de problemas na execuo feita manualmente, a diferena est nas formas diferentes de comunicar a informao. Algumas empresas empregam o sistema conhecido como Andon, que se traduz em "luz ou lmpada". O Andon (Lmpada/sinalizador) fixo sobre uma linha de preparao/produo/cortecostura/acabamento final, grande suficiente para ser vista por toda a fbrica. Se um operador est tendo problemas em manter a produo necessria, ele assinala seu problema iluminando sua estao de trabalho em amarelo. Se o problema no for corrigido, rapidamente ele acende sua estao de trabalho em vermelho. Isto um aviso de que a produo ir parar. Obviamente, isto gera atividade suficiente para fazer com que no ocorram a parada e/ ou que minimize o tempo de interrupo. Sendo assim, o Kanban um mtodo que reduz o tempo de espera, diminuindo o estoque e melhorando a produtividade interligando todas as operaes num fluxo uniforme ininterrupto. O principal objetivo: converso da matria-prima em produtos acabados com tempos de espera iguais aos tempos de processamento, eliminando todo o tempo em fila para o material e todo o estoque ocioso.

Referncia Bibliogrfica
1. Revistas BQ-Qualidade (1998/1999/ 2000/2001/2002). 2. Sistema de Manufatura KANBAN/JUSTIN-TIME Instituto de Movimentao e Armazenagem de Materiais IMAM. 3. Ferramentas para Qualidade Total Jairo Martins

Revista ABTT

21

Publicidade
Cliente ............................................. pgina Sintequmica ..................................... pg. 02 Cromoquim ....................................... pg. 07 Forecast ........................................... pg. 09 Br Marketing ..................................... pg. 23 UQP ................................................. pg. 24 Revista ABTT

Expediente

uma publicao da Associao Brasileira de Tcnicos Txteis. Av. Presidente Vargas, 962 - Sala 1012 Rio de Janeiro - RJ CEP: 20071-000 Tel: (0++21) 2263 3439

Diretoria Executiva da ABTT


Presidente: Luiz Alberto Rodrigues Vice-Presidente: Reinaldo Aparecido Rozzatti Vice-Presidente: Antnio Augusto Guimares Oliveira Secretrio Geral: Joo Luiz Martins Pereira 1 Secretrio: Gilberto Osmar Iten 2 Secretrio: Nilo Antunes Naime 1 Tesoureiro: Marcelo Gonalves dos Santos 2 Tesoureiro: Miraton Correia de Souza Diretor de Eventos: Luiz Barbosa da Fonseca Lima

Conselho Consultivo da ABTT


Presidente: Jlio Caetano Horta Barbosa Cardoso Vice-Presidente: Luiz Barbosa da Fonseca Lima Membros: Geraldo Xavier de Andrade Hlio da Conceio Camilo Ricardo da Silva Hayd Rodrigo Otvio Gonalves Nogueira

Revista ABTT
ISSN 1677-1664 Jornalista Responsvel: Tatiana Sabadini Rezende (MTB 33176) Reviso: Tatiana Sabadini Rezende (MTB 33176) Direo: Luiz Alberto Ballarin Diagramao e Direo de Arte: Walker Ramon de Souza Depto. Administrativo: Rosngela Campos Departamento Comercial: Karla Daniella P. de Souza Rua Fidalga, 700 - Vila Madalena - So Paulo - SP CEP: 05432-000 Tel: (11) 3816-1040 Distribuio: mailing dirigido, associados da ABTT, empresas do setor txtil Circulao: Empresas do setor txtil e afins como: fiaes, tecelagens, malharias, beneficiadoras, confeces, acabamento, estamparia, qumicas prestadoras de ser vios, estilistas, universidades, escolas tcnicas e interessados no segmento. Periodicidade: trimestral Fotolito: Elite Fotolito Digital Impresso: Northgraph Grfica e Editora Ltda.
Os artigos aqui publicados so de inteira responsabilidade de seus autores. Para saber mais sobre a ABTT consulte: www.abtt.org.br revista@abtt.org.br
22 Revista ABTT

Anda mungkin juga menyukai