Anda di halaman 1dari 14

CONTRATAO PARA INCLUSO X CONTRATAO PARA LUCRATIVIDADE

Diana Fescina Fabiana Gerevini Klebson Alcntara Lidia Maria Coimbra Maritta Barbosa Paulo Rocha Suelen Santos

Setembro de 2011

Sumrio
Introduo ........................................................................................................................ 3 Deficientes Fsicos ........................................................................................................... 3 Desvantagens ............................................................................................................... 3 Vantagens..................................................................................................................... 3 Entrevista ...................................................................................................................... 4 Ex-detentos ...................................................................................................................... 5 Programa comear de Novo ......................................................................................... 6 Exemplo no Estado de So Paulo ................................................................................ 6 Jovem Aprendiz................................................................................................................ 7 Vantagens para a Organizao .................................................................................... 9 Vantagens para o Jovem Aprendiz ............................................................................... 9 Desvantagens ............................................................................................................... 9 A importncia da incluso social .................................................................................... 10 Exemplos de Superao ................................................................................................ 11 Concluso ...................................................................................................................... 12 Referncias .................................................................................................................... 14

Introduo
O Objetivo deste trabalho mapear vantagens e desvantagens de empresas em contratar colaboradores como deficientes fsicos, jovens aprendizes e ex- presidirios, bem como explicar sua porcentagem fiscal, a responsabilidade e incluso social do individuo dentro da sociedade baseada no tempo, administrao de colaboradores em meio restries dos procedentes dos mesmos, com riscos a discriminao . As exigncias especficas estipuladas pelos rgos competentes aos benefcios e as regras a serem cumpridas para se enquadrar dentro o padro consideradas determinado certos conflitos entre outros colaboradores esto sujeitas a restries, ao prazo, localizao e a diversos outros fatores que redefinem constantemente o que constitui o desempenho esperado.

Deficientes Fsicos
A Lei n 8. 213, de 24 de Julho de 1991, lei de contratao de Deficientes nas Empresas, lei de cotas para Deficientes e Pessoas com Deficincia dispe sobre os planos de Benefcios da Previdncia e d outras providencias a contratao de portadores de necessidades especiais. Art. 93 a empresa com 100 ou mais funcionrios est obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficirios reabilitados, ou pessoas portadoras de deficincia, na seguinte proporo. - at 200 funcionrios.................................2% - de 201 a 500 funcionrios.........................3% - de 501 a 1000 funcionrios.......................4% -de 1001 em diante funcionrios................5%

Desvantagens
De acordo com a lei as empresas com mais de 100 funcionrios conforme citado no grfico acima a multa por descumprir a norma de R$ 1.156,93 por vaga no preenchida, a fiscalizao muito forte pelo ministrio do trabalho. A dificuldade de encontrar deficientes qualificados, porm comum a queixa entre as empresas. Falta de preparo da equipe para lidar com portador de necessidades especiais fato recorrente.

Vantagens
A empresa informa a estratgia de contratao de deficientes a seus colaboradores, alm de

4 mostrar que o profissional foi contrato por suas competncias e ser cobrado como qualquer outro; Trabalho Social de sensibilizao das equipes, com palestras e workshops (nos exerccios simulam as deficincias e passam a entender e respeitar as necessidades dos portadores ; Cartilhas com dicas de convvios com os portadores de necessidades especiais, outro trabalho social mapear os cargos para quais h condies de execut-los. A empresa ganha relacionamento Interno e na Competitividade, pois o consumidor est atento as polticas de responsabilidade social.

Entrevista
Na entrevista a seguir o portador de necessidades especiais, Andr Castanheira estudante do quarto semestre de Administrao da FIT, conta um pouco da sua experincia e desafios que enfrenta todos os dias.

Andr, voc acha que a empresa te oferece todo suporte necessrio para voc desenvolver um bom Trabalho? Andr: Olha Paulo, eu acho que hoje sim,como estou hoje, sim. Devido algumas aes que agente teve, alguns pedidos, sim. Mas anteriormente, como todo comeo foi difcil, mas hoje posso dizer que estou bem assistido pela empresa. Voc sentiu essa diferena, melhorou muito? A: uma melhoria que teve que comear comigo. Acho que agente tem q mostrar interesse pelo andamento da coisa, pelo progresso, mas sim, hoje a empresa me d todo o aparato que preciso. Voc se sente respeitado pelos lderes, e colegas de trabalho, ou voc acha que existe algum preconceito?
A: Por mais que as pessoas falem que nunca existiu dentro de uma empresa,

e a no preciso generalizar onde eu trabalho, mas sim como um todo, portadores de necessidades especiais no so deficientes fsicos, mas sim portadores de necessidades especiais, ou seja, todos que precisam de algum auxilio para executar alguma tarefa ou alguma funo. Porm, tem pessoas sim, que so preconceituosas,

mas isso agente tem que saber levar, n, para gente poder se inserir na sociedade em si. Mas, como um todo, posso dizer que sim, tem, mas eu no ligo para essas pessoas, eu vou para onde as pessoas querem que eu esteja junto, mas, para mim, acho isso totalmente supervel. Ns sabemos que a empresa que voc trabalha esta se mudando para Jundia, como e empresa reagiu com voc?
A: Bom, para mim ainda no foi... Acho que no para mim, n, um todo, para todos,

por que, agente t todo mundo no mesmo barco, na mesma situao, ento cada um vai sabendo de acordo com o seu momento. No meu caso, agora estou de frias, quando eu voltar que vou saber realmente o que vai ser feito. Mas eu mesmo deixei claro que quero ir, j falei inclusive com os donos, que eu quero ir para Jundia, e h uma possibilidade grande de eu ir, s estou esperando o aval deles quando voltar. Muito bem, ento d a entender que a empresa trata todo funcionrio com o mesmo valor. Todos os colaboradores so tratados iguais? A: Sim e no ao mesmo tempo, por que agente est l dentro agente sabe das dificuldades, mas, como eu te falei, agente no pode ficar olhando pelo como voc tratado, ou como eu sou tratado, acho que voc que faz seu lado dentro da empresa, dentro da corporao.
O grupo analisou que assim como o entrevistado Andr, muitos outros portadores de necessidades especiais enfrentam barreiras como o preconceito, falta de suporte ou estruturas apropriadas e falta de compreenso. Mas assim como o entrevistado, no devem desistir de seus direitos, pois, uma vez dado o primeiro passo para vencer essas dificuldades, fica cada vez mais fcil para o indivduo e para prximos possveis portadores de necessidades serem includos nas organizaes e na sociedade como membros da fora de trabalho.

Ex-detentos
conhecido que a falta de opes de trabalho para o ex-presidirio a principal causa da volta ao crime. Para combater esse empecilho, o governo tem criado novos mtodos de incentivo para a incluso desses indivduos no mercado de trabalho. Citamos abaixo duas iniciativas realizadas nos ltimos anos para combater esse preconceito.

Programa comear de Novo Foi lanado em 2008 o programa Comear de Novo, que busca sensibilizar a populao para a necessidade de reinserir, no mercado de trabalho e na sociedade, presos que j cumpriram suas penas. A iniciativa foi do CNJ (Conselho Nacional de Justia) e do STF (Supremo Tribunal Federal) e foi divulgada gratuitamente pelas emissoras de rdio e TV de todo o pas. A campanha institucional do projeto dever permanecer no ar por dois meses. O projeto, conduzido pelo CNJ, rene uma srie de medidas para dar mais efetividade s leis de execuo penal e mudar a realidade da situao prisional no pas. As aes incluem a realizao de mutires carcerrios para avaliar a situao de presos em relao ao cumprimento da pena. Alm disso, h convnios com entidades como Sesi, Senai e Fiesp, para possibilitar o treinamento e a capacitao dos presos, com o objetivo de desenvolver a recolocao profissional destas pessoas. A criao de incentivo fiscal para a contratao de presos e ex-presos estimula empresas a participarem do Programa Comear de Novo, o programa trs reduo no peso da folha salarial das empresas, como iseno de encargos como frias, dcimo terceiro salrio, FGTS, e outras obrigaes previstas na CLT. Esse trabalho est sendo realizado pelo CNJ nos Estados do Rio de Janeiro, Piau, Par e Maranho, e fez com que mais de mil presos conseguissem sua liberdade. Exemplo no Estado de So Paulo Para enfrentar causas da reincidncia criminal, em fevereiro de 2008, a Prefeitura de Sorocaba, a 92 quilmetros de So Paulo, decidiu facilitar acesso ao mercado de trabalho, com um convnio assinado, com a Fundao Professor Doutor Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso (Funap), que permitir a contratao de ex-detentos e de familiares de presos para prestar servios de manuteno na cidade. O grupo inicial, de 50 contratados, comeou a trabalhar em setembro de 2011, na limpeza de terrenos baldios. Eles recebero cerca de R$ 700 mensais quase dois salrios mnimos com direito a vale-transporte e outros benefcios. O valor bem menor do que os 3,5 salrios mnimos mensais que so gastos para manter o detento no sistema prisional.

O conselho argumenta que o respeito aos valores sociais do trabalho e livre iniciativa um dos fundamentos da democracia. No mbito do Direito Processual Penal, diz o CNJ, preciso garantir ao acusado, e tambm ao condenado, o direito de exercer, dentro do possvel, atividade profissional que lhe propicie cooperar com o sustento de sua famlia, ou a formao de um pequeno fundo, a ser utilizado aps a sada da priso. O direito ao trabalho, na qualidade de atributo da prpria condio humana, no pode ser negado, por mais hediondo que tenha sido o crime praticado, salvo quando o comportamento do preso no o recomende, diz o CNJ. O projeto altera a Lei de Execuo Penal (7.210/84).

Jovem Aprendiz
A Lei de Aprendizagem - 10.097, que foi promulgada em Dezembro de 2000, determina que as empresas de mdio e grande porte devem contratar de 5% a 15% de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. A cota de aprendizes que devem ser contratados deve ser calculada sobre o total de empregados cujas funes demandem formao profissional. Esta lei surgiu para regulamentar e estimular a formao de jovens para o mercado de trabalho e fomentar o primeiro trabalho do jovem em uma instituio e/ou empresa. A lei se preocupa no s com o problema imediato, a falta de renda dos menores, mas tambm com o futuro profissional a mdio e longo prazo do jovem.
A Lei do Aprendiz determina que: Jovem aprendiz considerado jovem aprendiz aquele contratado diretamente pelo

empregador ou por intermdio de entidades sem fins lucrativos; que tenha entre 14 e 24 anos; esteja matriculado e freqentando a escola, caso no tenha concludo o Ensino Fundamental; e esteja inscrito em curso ou programa de aprendizagem desenvolvido por instituies de aprendizagem.
Direitos do jovem aprendiz A durao da jornada do jovem aprendiz dever ser de, no

mximo, seis horas dirias, podendo se estender at oito horas dirias para os

aprendizes que j tenham concludo o Ensino Fundamental, se nelas forem computadas as horas destinadas aprendizagem terica. Os jovens contemplados permanecem um perodo no local de trabalho e outro em capacitao. Por essa jornada, ele recebe o salrio mnimo/hora. O jovem aprendiz tem direito a todos os benefcios trabalhistas e previdencirios compatveis com o contrato de aprendizagem.
Como aderir Para cumprir a lei e contratar jovens aprendizes, o empresrio deve se

dirigir a qualquer Delegacia Regional do Trabalho (DRT) ou entrar em contato com a Coordenao-Geral de Preparao e Intermediao de Mo-de-Obra Juvenil do Ministrio do Trabalho e Emprego. Para que o nmero de aprendizes seja adequado, importante planejamento e a conscincia de que o fator mais importante neste processo a aprendizagem, a educao. Desta maneira, algumas empresas abrem o programa de aprendizes para indicao de funcionrios que, por vezes, conseguem com isso melhorar a chance de filhos, afilhados, sobrinhos, etc., de conseguirem seu primeiro trabalho. Muitas das empresas srias tm acompanhamento de cursos e palestras

complementares para os aprendizes. As polticas em geral reforam questes legais que, nem todos os gestores sabem. Outra frente comum buscar treinamentos preparatrios para os gestores que recebero os menores aprendizes, assim eles passam a entender melhor a legislao, o programa e todo o carter social envolvido no projeto da empresa. A principal importncia da lei do aprendiz dentro da empresa estimular sua coparticipao no processo de educao do jovem de forma preparatria para as exigncias do mercado de trabalho, ou seja, a lei determina que a empresa invista na contratao de aprendizes que comprovem que esto estudando e que esto devidamente matriculados em programa de aprendizagem com formao tcnicoprofissional metdica. Um dos grandes diferenciais entre a atividade de estgio e aprendizagem que esta alm de ser obrigatoriamente remunerada deve ser oferecida juntamente com um curso similar a atividade prtica. O custo deste curso deve ser suportado pelo empregado, dando prioridade para as entidades do sistema S, as quais esto qualificadas regularmente para tal.

Outro ponto importante da lei que em um Brasil com uma economia que continua com uma tendncia de crescimento em nmero de vagas oferecidas, a formao profissional de jovens de suma importncia para uma melhor qualificao dos profissionais do futuro. Vantagens para a Organizao Todo empresrio sonha em ter em sua organizao funcionrios conscientes da importncia da misso e viso, bem preparados e comprometidos. Muitas marcas esto atingindo esses objetivos contratando jovens e moldando-os aos parmetros da empresa, tendo assim um colaborador capacitado, que conhece a sua organizao e tem grandes chances de conquistar cargos altos dentro dela. O empresrio j est se beneficiando com o trabalho do menor, pois o percentual de contribuio de FGTS de 2% no lugar de 8%, no entanto, entendemos que esta uma parcela que est sendo suportada pelo jovem, pois este um bem dele. Esta foi uma medida para incentivar, atrair o empregador para a adeso do programa de aprendizagem nas empresas. Vantagens para o Jovem Aprendiz Para um adolescente, as vantagens de ingressar em um programa de Aprendizagem so inmeras, a principal o aprendizado do ofcio. Assim como para a organizao importante ter um funcionrio que conhea a empresa, para o jovem aprendiz essa uma oportunidade de se destacar e subir na empresa, pois desde cedo conhece como a mesma funciona. Desvantagens O que na verdade acontece que as empresas um nmero de menores bem abaixo do que deveria ser, somente para no ato de uma fiscalizao apresentar seus menores e o fiscal se d por satisfeito. O artigo 428 estabelece a obrigatoriedade da anotao em carteira de trabalho, bem como a obrigatoriedade do acompanhamento da freqncia escolar, garantindo todos os direitos trabalhistas e previdencirios dos empregados tradicionais. No entanto estas determinaes no so cumpridas pelo empregador e menos ainda so fiscalizadas pelo rgo competente. Muito menos pode-se dizer sobre o acompanhamento da freqncia escolar, esta passa a ser uma mera formalidade que esquecida pela maioria dos fiscais da Delegacia Regional do Trabalho.

10

Sem falar que se a lei realmente fosse cumprida, na grande maioria dos estados no haveria instituies suficientes e capazes de suportar a quantidade de menores necessrios ao fiel comprimento da lei. No estado do Cear existem empresas que desejam contratar menores para o seu quadro, entretanto no possvel devido falta de cursos em unidades credenciadas. Conforme clculos do Ministrio do Trabalho, se todas as empresas cumprissem a cota mnima de aprendizes exigida por lei 5% do total de empregados com formao profissional o potencial de contratao de aprendizes alcanaria 1,2 milho.

A importncia da incluso social


importante lutar pela incluso social das pessoas portadoras de necessidades especiais, pois eles so competentes e tm responsabilidades como qualquer outro colaborador, deve-se trata-los com igualdade e respeito como um ser humano digno. A dificuldade que ocorre hoje o preconceito, a falta de conscincia e at por falta do convvio com a sociedade, quem tem algum tipo de deficincia acaba sendo excludo, colocado margem da sociedade. As barreiras para a incluso de deficientes talvez estejam mais em nossas cabeas do que em problemas efetivos. Como durante muito tempo os deficientes estiveram segregados, a sociedade acabou por reforar seus preconceitos e nos acostumamos a mant-los sempre isolados e marginalizados. Mas como fazer com que essas pessoas voltem a fazer parte da comunidade? O papel das empresas fundamental (como geradoras de empregos), pois um emprego traz de volta a dignidade, auto estima e o sentimento de que possvel realizar sonhos mesmo diante das barreiras e limitaes. claro que a empresa precisa fazer algumas adaptaes para receber estas pessoas. Em geral, so necessrias algumas adaptaes fsicas: instalaes de rampas, de banheiros adaptados para cadeiras de rodas, de sinais sonoros e instrues em Braille para deficientes visuais, mas as maiores adaptaes, no entanto, esto relacionadas a questes comportamentais: a verdade que no sabemos lidar com as diferenas, no tivemos oportunidades, na infncia, de conviver com pessoas deficientes e, por tudo isso, temos uma enorme resistncia a esta idia. Pequenas aes de treinamento e sensibilizao, no entanto, podem resolver este problema.

11

preciso que haja uma mudana de viso em relao a estas pessoas. Mudana esta, que deve acontecer no interior de cada um, no sentido de ultrapassar preconceitos e bloqueios incutidos e camuflados na maioria de ns. Devemos inclu-los sempre, pois dentro de cada ser humano existe um talento ou dom que precisa ser desenvolvido, podemos relembrar algumas pessoas que mesmo diante de suas limitaes marcaram sua histria, e conseguiram se inserir na sociedade.

Exemplos de Superao
A vida de Beethoven - Beethoven nasceu em Bonn, na Alemanha, em dezembro de 1770. H quem diga que foi o maior gnio da msica de todos os tempos. Outros afirmam que ele est alm de qualquer classificao. Consolidada sua fama como pianista explosivo e inovador, aos 30 anos comeou a compor. No incio foi recebido com indiferena.Sua Sinfonia No 3 "Herica" foi um ponto de mudana radical na histria da msica e na vida de Beethoven. Sua genialidade passou a ser reconhecida. Ela estreou em 7 de abril de 1805. Ningum jamais havia escrito uma sinfonia to longa, complexa e explosiva. At aquele dia, era como se a sonoridade das orquestras no tivesse existido. A platia no compreendeu bem a sinfonia e suas dimenses. Mas sabia que havia ouvido algo monumental. A sinfonia "Herica" dura cerca de uma hora. Nenhuma sinfonia de Mozart ou Haydn durava mais que a metade. Beethoven havia entrado no futuro da msica. sabia que estava certo. A humanidade que esperasse sua vez de chegar ao futuro.
Nesta poca, Beethoven comeou a sofrer de surdez. Em 1807 j estava completamente surdo.

Mesmo surdo, por incrvel que parea, Beethoven continuou tocando piano, regendo orquestras e, sobretudo, compondo. Alis, suas obras mais famosas foram compostas quando ele estava parcialmente surdo, e sua obra prima, a Nona Sinfonia "Coral" foi composta quando ele j estava totalmente surdo, no podendo ouvir sua prpria msica.

12

Magela, Humorista cego - Geraldo Magela o melhor humorista cego do Brasil. A carreira artstica comeou no rdio. Como ouvinte, ganhou um concurso em um programa do maior nome do rdio mineiro, Aldair Pinto. O prmio: uma lata de caf de 2 kg, que tinha, na verdade, 1kg e 250g. Mas, Aldair Pinto pediu que Geraldo Magela fizesse algumas imitaes e o convidou a participar do seu programa. Depois, passou a ter um programa s seu e trabalhou em diversas rdios mineiras. Rdio Incofidncia, Rdio Capital, Rdio Itatiaia. Em 1996, Geraldo Magela lana o show que o consagrou Ceguinho a Me, no programa J Soares Onze Meia, ainda no SBT. A partir da sua carreira decolou. E o humorista participou dos principais programas de televiso do pas.

Herbert Viana - Vocalista, guitarrista e letrista d'Os Paralamas do Sucesso, ficou paraplgico e perdeu parte da memria depois de um acidente de ultraleve em Mangaratiba (RJ), quando perdeu a mulher, Lucy Vianna. Ele ficou internado durante 44 dias e, parte do perodo, em coma. O ltimo boletim mdico sobre o tratamento de Herbert, mostrou que as funes de linguagem, escrita, inteligncia, ateno, criatividade, planejamento, clculo, motivao e iniciativa encontram-se preservadas no crebro do msico. Uma das frases que ficou marcada aps seu acidente foi: "Quero continuar com a vida, me dedicar aos meus filhos e lev-los a ver a beleza e a boa vibrao de um ser humano, que no pode ser julgado por como ele est andando" No somente pelos talentos, mas h uma necessidade humana de inclu-los neste mbito, refere-se a uma proposta baseada no modelo social, que estimula e trabalha o portador de necessidade especial e a sociedade a conhecerem e juntos buscarem meios para conviverem e solucionarem suas necessidades individuais e coletivas.

Concluso
Ns, como administradores, teremos em breve a oportunidade de contratao e liderana, e depender muito da nossa ndole e tica saber se vamos contratar para incluso ou para a lucratividade, conclumos que preciso ser parcial nessa deciso, no podemos pensar somente na empresa e nos benefcios que o governo nos

13

proporciona ao contratar pessoas iniciantes na carreira profissional ou at mesmo com necessidades especiais, temos que buscar o equilbrio no ato desta contratao, mas jamais se esquecer que o ser humano a ferramenta fundamental para a existncia de qualquer organizao. Reclama o empresariado da falta de liberdade para o exerccio de sua atividade no que diz respeito a escolha do seu quadro de funcionrios. Alegam que no mnimo devem ter 5% de suas vagas para menores mais 5% para deficientes fsicos, mais recentemente temos novssimo Programa do Primeiro Emprego que das vagas. Concordamos com eles no que diz respeito falta de liberdade, no entanto entendemos que todos os segmentos sociais tm responsabilidade sobre a gerao de empregos e com a situao do jovem brasileiro, tanto em relao ao trabalho quanto a educao. Sem mencionar que com o surgimento de novos postos de trabalho, ser gerada mais renda, circulando as riquezas. Deve ser facilitado o ingresso ao mercado de trabalho, tanto do jovem quanto do deficiente. Dando-se oportunidades, oferecendo-se facilidades e benefcios procura-se equilibrar pessoas de diferentes condies. Encerramos esse trabalho com um versculo do Apostolo Paulo que diz: "Cada um considere os outros superiores a si mesmo..." Filipenses 2:3, pois quando pensamos nas pessoas como sendo melhores do que nos mesmos, ento a respeitamos. fica com uma fatia de 10%

14

Referncias
Lei de Cotas. Disponvel em: www.deficienteonline.com.br. Acesso em: 15 set. 2011. VASCONCELLOS, J. Comear de Novo. Disponvel em: http://www.cnj.jus.br. Acesso em: 10 set. 2011. TAVARES, Marcelo Leonardo. Direito Previdencirio 12 Ed., So Paulo: Impetus Ltda., 2010, 440 p. TOMAZELLA, J. M. Prefeitura de Sorocaba-SP contratar ex-detentos. Estado, 2008. Disponvel em: www.estadao.com.br. Acesso em: 10 set. 2011.

Anda mungkin juga menyukai