Anda di halaman 1dari 6

FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVELO

MANTENEDORA: MITRA ARQUIDIOCESANA ANA CRISTINA RIBEIRO DOS SANTOS ELISNGELA FERNANDES COSTA JOS ROBERTO DOS SANTOS LOREDANA AP. SILVA BORGES

DEFINIES DE JUSTIA: NA REPBLICA DE PLATO E NA TICA A NICMACO DE ARISTTELES

Curvelo/ MG 2011

FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVELO

MANTENEDORA: MITRA ARQUIDIOCESANA ANA CRISTINA RIBEIRO DOS SANTOS ELISNGELA FERNANDES COSTA JOS ROBERTO DOS SANTOS LOREDANA AP. SILVA BORGES

DEFINIES DE JUSTIA: NA REPBLICA DE PLATO E NA TICA A NICMACO DE ARISTTELES

Textos resultantes de pesquisa cientfica que procurou extrair as principais definies do tema Justia no livro A Repblica de Plato e tica a Nicmaco de Aristteles. Requisitado pelo Professor da disciplina: Filosofia Pe. Lindomar Rocha Motta.

Curvelo/ MG 2011

FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVELO

MANTENEDORA: MITRA ARQUIDIOCESANA 1. IDENTIFICAR AS DEFINIES DE JUSTIA NA REPBLICA DE PLATO No ludibriar ningum nem mentir, mesmo involuntariamente, nem ficar a dever, sejam sacrifcios aos deuses, seja dinheiro a um homem e depois partir para alm sem temer nada. Consiste na verdade e em restituir aquilo que se tomou de algum. justo restituir a cada um o que lhe deve. Ajudar aos amigos e prejudicar aos inimigos Intil quando nos servimos dela e til quando no nos servimos. Convenincia do mais forte, os Estados com poderes constitudos Vantagem do mais forte e de quem governa. Cumprir as ordens dadas pelos governantes. Sublime ingenuidade.

2. QUAL A CONCLUSO DE SCRATES/PLATO SOBRE A JUSTIA? Ao final da discusso Scrates declara que apesar da longa discusso que ora trata do que a justia, ora discute se esta vem a ser virtude ou no e se mais feliz quem justo ou injusto; chega concluso de que no sabe o que a to debatida justia e menos ainda se mais feliz quem justo.

3. QUAIS OS DOIS TIPOS DE JUSTIA NA TICA A NICMACO? (pg 91)

A justia a disposio da alma graas qual as pessoas se dispe a fazer o que justo, a agir justamente e a desejar o que justo.

FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVELO

MANTENEDORA: MITRA ARQUIDIOCESANA A justia freqentemente considerada a mais elevada forma de excelncia moral, a forma de excelncia moral porque ela a prtica efetiva da excelncia moral perfeita.

4. QUAL A DIFERENA ENTRE A JUSTIA DISTRIBUTIVA E A JUSTIA

CORRETIVA? (pg 95) A justia distributiva a espcie de justia em que o quinho distribudo proporcionalmente de acordo com o mrito de cada um envolvendo quatro elementos (entre pessoas e coisas envolvidas). Justia corretiva/equitativa a espcie de justia quando algo j se compe como injusto e preciso aplicar uma correo (geralmente um mediador, a terceira pessoa ou juiz), como numa balana, dando o excedente de quem ganhou a quem perdeu. A justia corretiva, portanto, ser o meio termo entre a perda e o ganho. a espcie mais radical de justia onde trata aos desiguais desigualmente.

5. O QUE JUSTIA POLTICA? (pg 102)

De acordo com Aristteles a justia apresentada entre os grupos, com o objetivo de assegurar a auto-suficincia do grupo composto por pessoas livres e proporcionalmente iguais, regidas por leis, onde h governantes e governados. Uma parte legal a outra natural.

6. COMO SE DIFERENCIA A JUSTIA NATURAL DA JUSTIA LEGAL?

(pg

103) JUSTIA NATURAL: Diz respeito s coisas que em todos os lugares tem a mesma fora e no dependem de as aceitarmos ou no.

FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVELO

MANTENEDORA: MITRA ARQUIDIOCESANA JUSTIA LEGAL: Diz respeito quilo que a princpio pode ser determinado indiferentemente de uma maneira ou de outra, mas aps determinado no mais indiferente. So dispositivos legais promulgados, com vistas a casos particulares, constantes de decretos etc.

7. DE QUEM A CULPA DA INJUSTIA QUEM FAZ OU QUEM SOFRE? (pg

106) De quem faz ou comete a injustia. Diz Aristteles Agir injustamente simplesmente prejudicar voluntariamente algum.

8. PRATICAR A JUSTIA FCIL OU DIFCIL? Difcil! Principalmente em se tratando da prtica irrestrita que segundo Aristteles a excelncia moral inteira, aquela praticada em relao aos outros.

9. O QUE EQUIDADE? Aristteles considera o equitativo superior a uma espcie de justia, mas justo. A mesma coisa, pois justa e equitativa e, embora ambas, justia e equidade sejam boas, diz que o equitativo superior. Ao dizer que o equitativo justo, tornou-se necessrio, compatibilizar o conceito de equidade com o da justia; da Aristteles prosseguiu afirmando: ... o equitativo justo, porm no o legalmente justo, e sim uma correo da justia legal

10. UMA PESSOA PODE SER INJUSTA CONSIGO MESMA? Sim! Aristteles diz: A pessoa incontinente prejudica a si mesma. Pois devido aos seus atos incontinentes, poder ser ofendida voluntariamente de maneira injusta, podendo ser prejudicada voluntariamente.

FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS DE CURVELO

MANTENEDORA: MITRA ARQUIDIOCESANA E ainda se uma pessoa atribui mais a outra que a si mesma, conscientemente e voluntariamente ela se trata injustamente (e isso que as pessoas decentes parecem fazer, pois quem dotado de excelncia moral tendem a ficar com menos do que o seu quinho).

Anda mungkin juga menyukai