Anda di halaman 1dari 5

DT (eu) GREVE

LEI N 7.783, DE 28 DE JUNHO DE 1989. Dispe sobre o exerccio do direito de greve, define as atividades essenciais, regula o atendimento das necessidades inadiveis da comunidade, e d outras providncias. Art. 1 assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exerc-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Pargrafo nico. O direito de greve ser exercido na forma estabelecida nesta Lei. Art. 2 Para os fins desta Lei, considera-se legtimo exerccio do direito de greve a suspenso coletiva, temporria e pacfica, total ou parcial, de prestao pessoal de servios a empregador. Art. 3 Frustrada a negociao ou verificada a impossibilidade de recursos via arbitral, facultada a cessao coletiva do trabalho. Pargrafo nico. A entidade patronal correspondente ou os empregadores diretamente interessados sero notificados, com antecedncia mnima de 48 (quarenta e oito) horas, da paralisao. Art. 4 Caber entidade sindical correspondente convocar, na forma do seu estatuto, assemblia geral que definir as reivindicaes da categoria e deliberar sobre a paralisao coletiva da prestao de servios. 1 O estatuto da entidade sindical dever prever as formalidades de convocao e o quorum para a deliberao, tanto da deflagrao quanto da cessao da greve. 2 Na falta de entidade sindical, a assemblia geral dos trabalhadores interessados deliberar para os fins previstos no "caput", constituindo comisso de negociao. Art. 5 A entidade sindical ou comisso especialmente eleita representar os interesses dos trabalhadores nas negociaes ou na Justia do Trabalho. Art. 6 So assegurados aos grevistas, dentre outros direitos: I - o emprego de meios pacficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem greve; II - a arrecadao de fundos e a livre divulgao do movimento. 1 Em nenhuma hiptese, os meios adotados por empregados e empregadores podero violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem. 2 vedado s empresas adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgao do movimento. 3 As manifestaes e atos de persuaso utilizados pelos grevistas no podero impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaa ou dano propriedade ou pessoa.

Art. 7 Observadas as condies previstas nesta Lei, a participao em greve suspende o contrato de trabalho, devendo as relaes obrigacionais, durante o perodo, ser regidas pelo acordo, conveno, laudo arbitral ou deciso da Justia do Trabalho. Pargrafo nico. vedada a resciso de contrato de trabalho durante a greve, bem como a contratao de trabalhadores substitutos, exceto na ocorrncia das hipteses previstas nos arts. 9 e 14. Art. 8 A Justia do Trabalho, por iniciativa de qualquer das partes ou do Ministrio Pblico do Trabalho, decidir sobre a procedncia, total ou parcial, ou improcedncia das reivindicaes, cumprindo ao Tribunal publicar, de imediato, o competente acrdo. Art. 9 Durante a greve, o sindicato ou a comisso de negociao, mediante acordo com a entidade patronal ou diretamente com o empregador, manter em atividade equipes de empregados com o propsito de assegurar os servios cuja paralisao resultem em prejuzo irreparvel, pela deteriorao irreversvel de bens, mquinas e equipamentos, bem como a manuteno daqueles essenciais retomada das atividades da empresa quando da cessao do movimento. Pargrafo nico. No havendo acordo, assegurado ao empregador, enquanto perdurar a greve, o direito de contratar diretamente os servios necessrios a que se refere este artigo. Art. 10 So considerados servios ou atividades essenciais: I - tratamento e abastecimento de gua; produo e distribuio de energia eltrica, gs e combustveis; II - assistncia mdica e hospitalar; III - distribuio e comercializao de medicamentos e alimentos; IV - funerrios; V - transporte coletivo; VI - captao e tratamento de esgoto e lixo; VII - telecomunicaes; VIII - guarda, uso e controle de substncias radioativas, equipamentos e materiais nucleares; IX - processamento de dados ligados a servios essenciais; X - controle de trfego areo; XI compensao bancria. Art. 11. Nos servios ou atividades essenciais, os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados, de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestao dos servios indispensveis ao atendimento das necessidades inadiveis da comunidade. Pargrafo nico. So necessidades inadiveis, da comunidade aquelas que, no atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivncia, a sade ou a segurana da populao. Art. 12. No caso de inobservncia do disposto no artigo anterior, o Poder Pblico assegurar a prestao dos servios indispensveis.

Art. 13 Na greve, em servios ou atividades essenciais, ficam as entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, obrigados a comunicar a deciso aos empregadores e aos usurios com antecedncia mnima de 72 (setenta e duas) horas da paralisao. Art. 14 Constitui abuso do direito de greve a inobservncia das normas contidas na presente Lei, bem como a manuteno da paralisao aps a celebrao de acordo, conveno ou deciso da Justia do Trabalho. Pargrafo nico. Na vigncia de acordo, conveno ou sentena normativa no constitui abuso do exerccio do direito de greve a paralisao que: I - tenha por objetivo exigir o cumprimento de clusula ou condio; II - seja motivada pela supervenincia de fatos novo ou acontecimento imprevisto que modifique substancialmente a relao de trabalho. Art. 15 A responsabilidade pelos atos praticados, ilcitos ou crimes cometidos, no curso da greve, ser apurada, conforme o caso, segundo a legislao trabalhista, civil ou penal. Pargrafo nico. Dever o Ministrio Pblico, de ofcio, requisitar a abertura do competente inqurito e oferecer denncia quando houver indcio da prtica de delito. Art. 16. Para os fins previstos no art. 37, inciso VII, da Constituio, lei complementar definir os termos e os limites em que o direito de greve poder ser exercido. ARTIGO 37, VII DA CF - o direito de greve ser exercido nos termos e nos limites definidos em lei especfica; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 19, de 1998) Art. 17. Fica vedada a paralisao das atividades, por iniciativa do empregador, com o objetivo de frustrar negociao ou dificultar o atendimento de reivindicaes dos respectivos empregados (lockout). Pargrafo nico. A prtica referida no caput assegura aos trabalhadores o direito percepo dos salrios durante o perodo de paralisao. Art. 18. Ficam revogados a Lei n 4.330, de 1 de junho de 1964, o Decreto-Lei n 1.632, de 4 de agosto de 1978, e demais disposies em contrrio. Art. 19 Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 28 de junho de 1989; 168 da Independncia e 101 da Repblica.

- Consoante jurisprudncia consolidada do TST, incompatvel com a


declarao de abusividade de movimento grevista o estabelecimento de quaisquer vantagens ou garantias a seus partcipes, que assumiram os riscos inerentes utilizao do instrumento de presso mximo.

- SUM-189 GREVE. COMPETNCIA DA JUSTIA DO TRABALHO. ABUSIVIDADE A Justia do Trabalho competente para declarar a abusividade, ou no, da greve. - OJ-SDC-1 ACORDO COLETIVO. DESCUMPRIMENTO. EXISTNCIA DE AO PRPRIA. ABUSIVIDADE DA GREVE DEFLAGRADA PARA SUBSTITU-LA. O ordenamento legal vigente assegura a via da ao de cumprimento para as hipteses de inobservncia de norma coletiva em vigor, razo pela qual abusivo o movimento grevista deflagrado em substituio ao meio pacfico prprio para a soluo do conflito. - OJ-SDC-10 GREVE ABUSIVA NO GERA EFEITOS incompatvel com a declarao de abusividade de movimento grevista o estabelecimento de quaisquer vantagens ou garantias a seus partcipes, que assumiram os riscos inerentes utilizao do instrumento de presso mximo. - OJ-SDC-11 GREVE. IMPRESCINDIBILIDADE DE TENTATIVA DIRETA E PACFICA DA SOLUO DO CONFLITO. ETAPA NEGOCIAL PRVIA abusiva a greve levada a efeito sem que as partes hajam tentado, direta e pacificamente, solucionar o conflito que lhe constitui o objeto. - OJ-SDC-12 GREVE. QUALIFICAO JURDICA. ILEGITIMIDADE ATIVA "AD CAUSAM" DO SINDICATO PROFISSIONAL QUE DEFLAGRA O MOVIMENTO No se legitima o Sindicato profissional a requerer judicialmente a qualificao legal de movimento paredista que ele prprio fomentou. - OJ-SDC-38 GREVE. SERVIOS ESSENCIAIS. GARANTIA DAS NECESSIDADES INADIVEIS DA POPULAO USURIA. FATOR DETERMINANTE DA QUALIFICAO JURDICA DO MOVIMENTO abusiva a greve que se realiza em setores que a lei define como sendo essenciais comunidade, se no assegurado o atendimento bsico das necessidades inadiveis dos usurios do servio, na forma prevista na Lei n 7.783/89.

PN-29 GREVE. COMPETNCIA DOS TRIBUNAIS PARA DECLAR-LA A-BUSIVA (positivo) Compete aos Tribunais do Trabalho decidir sobre o abuso do direito de greve
-

QUESTES DE CONCURSOS - O locaute constitui falta grave empresarial passvel de gerar demanda de seus empregados para resciso indireta do contrato de trabalho por descumprimento contratual e da ordem jurdica; - O locaute caracteriza interrupo do contrato de trabalho, sendo devidas aos empregados todas as parcelas contratuais referentes ao perodo em que ocorreu; - Se um empregador comunica mediante protesto cautelar a paralisao de suas atividades por discordar das condies do ambiente de trabalho isso no configura greve - Pela ordem jurdica brasileira os piquetes so instrumentos vlidos e prprios para persuadir os empregados a aderirem greve, desde que no sejam usadas a violncia, as agresses fsicas ou morais ou ofendidos os direitos e garantias fundamentais de outrem; - Conforme previsto na legislao, deve ser considerada abusiva a greve em setores que a lei defina como essenciais comunidade, se no for assegurado o atendimento bsico das necessidades inadiveis dos usurios - O direito de greve pode ser exercido por empregados de empresas privadas, includas as empresas pblicas e sociedades de economia mista, profissionais liberais, instituies de beneficncia e associaes recreativas. - O direito de greve no pode ser exercido pelos integrantes das foras armadas. - So considerados servios ou atividades essncias pela Lei 7783/89 a compensao bancria, telecomunicaes, transporte coletivo e controle de trfego areo. - NO CONSIDERADO SERVIO OU ATIVIDADE ESSENCIAL PELA LEI 7783/89 a segurana bancria.

Anda mungkin juga menyukai