Anda di halaman 1dari 20

Escola de Administrao Fazendria

CONCURSO PBLICO SEFA / PA - 2002

Fiscal de Tributos Estaduais


INSTRUES
Nome:

a.1
No Inscrio:

1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2 - O CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo e deve ser assinado no seu verso. 3 - DURAO DA PROVA: 4h, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 4 - Neste caderno, as questes esto numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opes (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e. 5 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - No amasse nem dobre o CARTO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois qualquer reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso no ser aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.9 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a noobservncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12 - Esta prova est assim constituda: Disciplinas Lngua Portuguesa Matemtica Financeira e Estatstica Bsica tica do Servidor na Administrao Pblica Direito (Constitucional, Administrativo, Civil e Comercial) Economia e Finanas Pblicas Questes 01 a 15 16 a 25 26 a 30 31 a 50 51 a 60 Peso

Boa Prova

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA 01- Assinale a opo que no representa ilustrao confirmatria da tese do texto. Brasileiros e latino-americanos fazemos constantemente a experincia do carter postio, inautntico, imitado da vida cultural que levamos. Essa experincia tem sido um dado formador de nossa reflexo crtica desde os tempos da Independncia. Ela pode ser e foi interpretada de muitas maneiras, por romnticos, naturalistas, modernistas, esquerda, direita, cosmopolitas, nacionalistas etc., o que faz supor que corresponda a um problema durvel e de fundo. Antes de arriscar uma explicao a mais, digamos portanto que o mencionado mal-estar um fato. As suas manifestaes cotidianas vo do inofensivo ao horripilante.
(SCHWARZ, Roberto, Cultura e poltica, p. 108)

02- Os trechos abaixo constituem um texto, mas esto desordenados. Ordene-os de forma coesa e coerente e assinale a opo correspondente. ( ) Entretanto, quando, nos anos 90, se verificou a inviabilidade dessa proposta conservadora de Estado mnimo, estas reformas revelaram sua verdadeira natureza: uma condio necessria da reconstruo do Estado para que este pudesse realizar no apenas suas tarefas clssicas de garantia da propriedade e dos contratos, mas tambm seu papel de garantidor dos direitos sociais. ( ) A grande tarefa poltica dos anos 90 a reforma ou a reconstruo do Estado. Entre os anos 30 e os anos 60 deste sculo, o Estado foi um fator de desenvolvimento econmico e social. ( ) A partir dos anos 70, porm, face ao seu crescimento distorcido e ao processo de globalizao, o Estado entrou em crise e se transformou na principal causa da reduo das taxas de crescimento econmico, da elevao das taxas de desemprego e do aumento da taxa de inflao que, desde ento, ocorreram em todo o mundo. ( ) Nesse perodo, e particularmente depois da Segunda Guerra Mundial, assistimos a um perodo de prosperidade econmica e de aumento dos padres de vida sem precedentes na histria da humanidade. ( ) A onda neoconservadora e as reformas econmicas orientadas para o mercado foram a resposta a essa crise reformas que os neoliberais em um certo momento imaginaram que teriam como resultado o Estado mnimo.
(Luiz Carlos Bresser Pereira)

a) Papai Noel enfrentando a cancula em roupa de esquim configura uma inadequao cultural. b) Da tica de um tradicionalista, a guitarra eltrica no pas do samba um despropsito. c) Entre os representantes do regime de 64, era comum dizer que o povo brasileiro despreparado e que democracia aqui no passava de uma impropriedade. d) Os brasileiros souberam associar o clima tropical a um inusitado estilo de vida, em que se conjugam pouca roupa, muita sensualidade e alegria. e) No sculo XIX comentava-se o abismo entre a fachada liberal do Imprio, calada no parlamentarismo ingls, e o regime de trabalho efetivo, que era escravo.

a) b) c) d) e)

5, 1, 3, 2, 4 3, 2, 4, 1, 5 1, 4, 2, 3, 5 2, 3, 5, 4, 1 4, 5, 1, 2, 3

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

Leia o texto abaixo para responder s questes 03 e 04. No preciso ser adepto da tradio intelectual para reconhecer os inconvenientes da praxe de preterio do influxo interno, a que falta a convico no s das teorias, mas 5 tambm das suas implicaes menos prximas, de sua relao com o movimento social conjunto, e da relevncia do prprio trabalho e dos assuntos estudados. Percepes e teses notveis a respeito da cultura do pas 10 so decapitadas periodicamente, e problemas a muito custo identificados e assumidos ficam sem o desdobramento que lhes poderia corresponder. O prejuzo acarretado pode se comprovar pela via contrria, lembrando a 15 estatura isolada de uns poucos escritores como Machado de Assis, Mrio de Andrade e hoje, Antnio Cndido, cuja qualidade se prende a este ponto.
(SCHWARZ, Roberto, Cultura e poltica, p.110)

04- Assinale a opo que continua o texto de forma coesa e coerente. a) Com aquela praxe de conciliar o estrangeiro com o autctone, a convivncia familiar e estabilizada entre concepes em princpio incompatveis esteve no centro da inquietao ideolgico-moral do Brasil desde sempre. b) A certos intelectuais tal herana colonial de preocupar-se apenas com o que vem do prprio pas parecia um resduo que logo seria superado pela marcha desse progresso. c) Outros intelectuais viam naquele movimento o pas autntico, o Brasil genuno, original, o bero a ser protegido e preservado contra imitaes absurdas. d) A nenhum deles faltou informao nem abertura para a atualidade. Entretanto, souberam retomar criticamente o trabalho dos predecessores, entendido no como peso morto, mas como elemento dinmico, subjacente s contradies contemporneas. e) Outros ainda desejavam harmonizar esse progresso com trabalho escravo, para no abrir mo de nenhum dos dois, e outros mais consideravam que esta conciliao j existia e era desmoralizante.
(Adaptado de SCHWARZ, Roberto, Cultura e poltica)

03- Em relao s estruturas do texto, assinale a opo incorreta. a) A substituio de a que( .3) por qual no acarreta prejuzo correo gramatical do perodo. b) O emprego de mas tambm( .4 e 5) exigncia decorrente do emprego de no s( .4). c) A estrutura sinttica do perodo em que ocorrem estabelece as seguintes relaes de dependncia entre os termos: das teorias,( .4) falta a convico das suas implicaes menos prximas( .5 e 6) de sua relao com o movimento social conjunto( .6 e 7) da relevncia( .7) do prprio trabalho e( .7 e
8)

dos assuntos estudados( .8). d) Em a muito custo( .11) o a funciona como uma preposio. e) O emprego do pronome lhes, em lhes poderia( .12), est empregado de forma procltica em virtude da presena do que( .12).

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

05- Assinale a opo em que o trecho foi transcrito com erro de pontuao. a) A Independncia Brasileira no foi uma revoluo: ressalvadas a mudana no relacionamento externo e a reorganizao administrativa no topo, a estrutura econmico-social criada pela explorao colonial continuava intacta, agora em benefcio das classes dominantes locais. b) Diante dessa persistncia, era inevitvel que as formas modernas de civilizao, vindas na esteira da emancipao poltica e implicando liberdade e cidadania, parecessem estrangeiras ou postias, antinacionais, emprestadas, despropositadas etc., conforme as preferncias dos diferentes crticos. c) A violncia da adjetivao indica as contores do amor-prprio brasileiro (de elite), obrigado a desmerecer em nome do progresso, os fundamentos de sua preeminncia social, ou vice-versa, opo deprimente nos dois casos. d) De um lado, trfico negreiro, latifndio, escravido e mandonismo, um complexo de relaes com regra prpria, firmado durante a Colnia e ao qual o universalismo da civilizao burguesa no chegava. e) De outro lado, sendo posto em xeque pelo primeiro, mas pondo-o em xeque tambm, a Lei (igual para todos), a separao entre o pblico e o privado, as liberdades civis, o parlamento, o patriotismo romntico etc.
(SCHWARZ, Roberto, Cultura e poltica, p. 127-128)

V. linha 7, por inoperante agente da voz passiva. VI. Entre mas e para( .5) subentende-se a idia faz isso, e entre por e inoperante( .7) subentende-se o verbo ser. Esto certos os itens a) b) c) d) e) I, II e IV I, II, III e VI II, III e IV III, IV, V e VI IV, V e VI

07- Assinale a opo em que a seqncia preenche corretamente as lacunas do texto, tornando-o coeso e coerente. A literatura ____(1)____ desenvolvimento econmico do ltimo quarto de sculo nos d um exemplo meridiano desse papel diretor dos mitos nas cincias sociais: pelo menos 90% do que a encontramos __(2)___funda na idia que se d por evidente, segundo ___(3)____ o desenvolvimento econmico, tal qual vem sendo praticado pelos pases que lideraram a revoluo industrial, pode ser universalizado. Mais precisamente: pretende-se que os padres de consumo da minoria da humanidade, que atualmente vive nos pases altamente industrializados, so acessveis ___(4)____grandes massas de populao em rpida expanso que formam o chamado Terceiro Mundo. Essa idia constitui, seguramente, uma prolongao do mito do progresso, elemento essencial na ideologia diretora da revoluo burguesa, dentro ___(5)_____se criou a atual sociedade industrial.
(FURTADO, Celso. O Mito do Desenvolvimento Econmico, p.8)

06- Em relao ao texto, julgue os itens a seguir: A crtica de Slvio Romero, contempornea do declnio do Segundo Reinado, usa argumentos conservadores dentro de nimo progressista: salienta o pas real, fruto e continuao do autoritarismo da 5 Colnia, mas para combat-lo; e menospreza o pas ilusrio, das leis, dos bacharis, da cultura importada, depreciado por inoperante. Da a sua observao: no h povo que tenha melhor constituio no papel (...). A realidade horrvel!. Os termos grifados exercem funo sinttica semelhante: aposto explicativo. II. As formas verbais usa( .2) e salienta( .3) tm como sujeito A crtica( .1). III. Em para combat-lo( .5) o para corresponde a com o objetivo de. IV. O pronome encltico -lo( .5) refere-se a autoritarismo( .4).
Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002 4

2 o lhe se lhes se

3 na qual em que a qual em qual o qual

4 a as s as

5 de que de qual da qual em qual em que

I.

a) b) c) d) e)

de cerca do cerca do acerca do a cerca de de cerca do

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

08- Assinale a opo em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe. a) No se trata de especular se teoricamente a cincia e a tcnica capacitam o homem para solucionar este ou aquele problema criado por nossa civilizao. b) Trata-se apenas de reconhecer que o que chamamos de criao de valor econmico tem como contrapartida processos irreversveis no mundo fsico, cujas conseqncias tratamos de ignorar. c) Convm no perder de vista que na civilizao industrial o futuro est em grande parte condicionado por decises que j foram tomadas no passado ou que esto sendo tomadas no presente em funo de um curto horizonte temporal. d) medida que avana a acumulao de capital, maior a interdependncia entre o futuro e o passado. e) Conseqentemente, aumentam a inrcia do sistema, e as correes de rumo tornam-se mais lentas ou exige maior esforo.
(Adaptado de FURTADO, Celso. O Mito do Desenvolvimento Econmico, p.12)

10- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. A desvalorizao do cmbio que(1) o mercado imps(2) ao governo e a(3) posterior escolha do sistema de metas inflacionrias e do sistema de cmbio flexvel (essas feitas pelo governo por sugesto do FMI), mostraram(4) muito teis e resistiram ao duro teste de 2001. Quando h(5) equilbrio fiscal (ainda que precrio) e meta inflacionria seriamente perseguida pelo Banco Central, o cmbio s pode flutuar dentro de certos limites. A grande lio precisamente esta: em condies adequadas (fiscais e monetrias) o cmbio flutuante flutua...
(Antonio Delfim Netto)

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

11- Assinale a opo que corresponde a erro gramatical. Mesmo em circunstncias externas adversas(1) (crise argentina, recesso nos EUA, reduo de crescimento na Eurolndia e Japo, ataque terrorista em setembro), o equilbrio fiscal, ainda que(2) precrio, a meta inflacionria e o cmbio flexvel foram capaz(3) de isolar, relativamente, a economia brasileira. Ficou claro, por outro lado, que a imensa dependncia externa s pode ser(4) reduzida com um substancial aumento do saldo comercial. Mas isso exige muito mais do que(5) cmbio. Exige disposio de correr algum risco, de ampliar o crdito ao setor e uma poltica inteligente de substituio de importaes.
(Antonio Delfim Netto)

09- Assinale a opo que preenche as lacunas de forma gramaticalmente correta. No que diz respeito ____ taxa de inflao, ainda que os resultados estejam longe da meta (mais de 7% ante ____ meta de 4%), preciso reconhecer que diante dos acontecimentos de 2001 no se trata de um mau resultado. Todos sabemos que os choques de oferta no se prestam ____ ser controlados facilmente pela manipulao da taxa de juros e que freqentemente, quando ocorre um choque melhor encontrar um caminho mais longo para retornar ____ meta do que forar uma volta rpida com maiores custos em matria de crescimento.
(Antonio Delfim Netto)

a) b) c) d) e)

a a a

a a a a

a a

a a a a

a) b) c) d) e)

1 2 3 4 5

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

12- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas. Pela primeira vez na histria uma dzia de pases sem guerra nem violncia, somente com negociaes e entendimento democrtico _______ parte essencial de sua soberania para ______ uma moeda nica ____________ ao bem-estar coletivo. _________ problemas no horizonte. Mas esse empreendimento admirvel do Velho Mundo j est servindo aos interesses dos brasileiros.
(Luiz Felipe de Alencastro, Veja, 16/01/2002, p.22.)

a) b) c) d) e)

abandonam criarem com o visto A abandona criar visando H abandonaram criarem com vistas A abandona criarem com vista Havero abandonam criar para visar Havero

c) Em conseqncia, os estados nacionais perderam autonomia, e as polticas econmicas desenvolvimentistas, que pressupunham pases relativamente fechados e autrquicos, no mais se revelaram efetivas. d) Aos poucos foi se tornando claro que o objetivo da interveno deixara de ser a proteo contra a concorrncia, para se transformar na poltica deliberada de estimular e preparar as empresas e o pas para a competio generalizada. e) Estado e mercado no mais podiam ser vistos como alternativas polares para se transformarem em fatores complementares de coordenao econmica.
(Luiz Carlos Bresser Pereira)

15- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas. No primeiro mundo, as taxas de crescimento _______________ para a metade em relao ao que foram nos primeiros 20 anos aps a Segunda Guerra Mundial, enquanto as taxas de desemprego ______________, principalmente na Europa, e o milagre japons que ______________ aos anos 80, afinal ________________nos anos 90. Na Amrica Latina e no Leste Europeu, que se recusam a realizar o ajustamento fiscal nos anos 70, a crise se desencadeia nos anos 80 com muito mais violncia. a) reduzem aumenta sobreviveria soobraria b) reduzem-se aumenta sobrevive soobra c) reduziram aumentam sobrevivera soobram d) reduziam aumentaram sobrevivera soobra e) reduzem-se aumentam sobrevivera soobra

13- Assinale a opo que preenche corretamente as lacunas. Se a Espanha a segunda maior investidora na Argentina (25,7% dos investimentos estrangeiros) e no Brasil (15,6% dos investimentos) no ______________ escorada pelo euro, a peseta e a economia espanhola ______________ rolado ladeira abaixo. No contexto ps-Guerra Fria, em que a hegemonia americana _______________ que as naes se esborrachem, a crise argentina ______________ uma dimenso muito mais ampla, atingindo o Brasil em cheio.
(Luiz Felipe de Alencastro, Veja, 16/01/2002, p.22)

a) b) c) d) e)

est tero deixava tomava esteve tero deixa tomava estava teriam deixava tomou estivesse teriam deixa tomaria estivessem teria deixou tomaria

14- Assinale a opo em que o trecho foi transcrito com erro de sintaxe. a) Com a acelerao do desenvolvimento tecnolgico ocorrida na segunda metade deste sculo, o sistema econmico mundial passou por uma profunda transformao. b) Com a reduo brutal dos custos de transporte e de comunicao, a economia mundial globalizou, ou seja, tornou muito mais integrada e competitiva.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

MATEMTICA FINANCEIRA
(Se necessrio, utilize a tabela da pgina 19)

Rascunho

16- Trs capitais nos valores de R$ 1.000,00, R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00 so aplicados respectivamente s taxas de 5,5%, 4% e 4,5% ao ms, durante o mesmo nmero de meses. Obtenha a taxa mdia mensal de aplicao destes capitais. a) b) c) d) e) 3,5% 4% 4,25% 4,5% 5%

17- Uma nota promissria sofre um desconto simples comercial de R$ 981,00, trs meses antes do seu vencimento, a uma taxa de desconto de 3% ao ms. Caso fosse um desconto simples racional, calcule o valor do desconto correspondente mesma taxa. a) b) c) d) e) R$ 1.000,00 R$ 950,00 R$ 927,30 R$ 920,00 R$ 900,00

18- Um capital aplicado a juros compostos durante dois perodos e meio a uma taxa de 20% ao perodo. Calcule o montante em relao ao capital inicial, considerando a conveno linear para clculo do montante. a) b) c) d) e) 150% 157,74% 158,4% 160% 162%

19- A taxa nominal de 12% ao semestre com capitalizao mensal equivalente taxa de a) b) c) d) e) 6% ao trimestre. 26,82% ao ano. 6,4% ao trimestre. 11,8% ao semestre. 30% ao ano.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

20- Uma firma deve fazer pagamentos ao fim de cada um dos prximos doze meses da seguinte maneira: R$ 4.000,00 ao fim de cada um dos trs primeiros meses, R$ 3.000,00 ao fim de cada um dos trs meses seguintes e R$ 2.000,00 ao fim de cada um dos seis ltimos meses. Calcule o valor atual no incio do primeiro ms dos pagamentos devidos, considerando uma taxa de 4% ao ms e desprezando os centavos. a) b) c) d) e) R$ 26.787,00 R$ 26.832,00 R$ 27.023,00 R$ 27.149,00 R$ 27.228,00 ESTATSTICA BSICA A tabela de freqncias abaixo deve ser utilizada nas questes 21, 22 e 23 e apresenta as freqncias acumuladas (F) correspondentes a uma amostra da distribuio dos salrios anuais de economistas (Y) em R$ 1.000,00, do departamento de fiscalizao da Cia. X. No existem realizaes de Y coincidentes com as extremidades das classes salariais. Classes 29,5 - 39,5 39,5 - 49,5 49,5 - 59,5 59,5 - 69,5 69,5 - 79,5 79,5 - 89,5 89,5 - 99,5 F 2 6 13 23 36 45 50

Rascunho

21- Assinale a opo que corresponde ao salrio anual mdio estimado para o departamento de fiscalizao da Cia. X. a) b) c) d) e) 70,0 69,5 68,0 74,4 60,0

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

22- Assinale a opo que corresponde ao salrio modal anual estimado para o departamento de fiscalizao da Cia. X, no conceito de Czuber. a) b) c) d) e) 94,5 74,5 71,0 69,7 73,8

Rascunho

23- Assinale a opo que corresponde ao valor q, obtido por interpolao da ogiva, que, estima-se, no superado por 80% das realizaes de Y. a) b) c) d) e) 82,0 80,0 83,9 74,5 84,5

24- Um certo atributo W, medido em unidades apropriadas, tem mdia amostral 5 e desvio-padro unitrio. Assinale a opo que corresponde ao coeficiente de variao, para a mesma amostra, do atributo Y = 5 + 5W. a) b) c) d) e) 16,7% 20,0% 55,0% 50,8% 70,2%

25- Considere a tabela seguinte com dados hipotticos sobre preos unitrios (p) e quantidades consumidas (q) por indivduo, em unidades apropriadas, de uma cesta com 3 produtos A, B e C.
Produto A B C p: 1990 1,00 2,00 2,00 p: 1992 4,00 1,00 4,00 q: 1990 40 80 100 q: 1992 60 110 80

Assinale a opo que d o valor do ndice de preos de Paasche da cesta para 1992 com base em 1990. a) b) c) d) e) 160,0 154,3 120,4 152,3 150,0

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

TICA DO SERVIDOR NA ADMINISTRAO PBLICA 26- Assinale a situao que no se relaciona com o princpio da impessoalidade, em alguma das suas acepes. a) Vedao ao uso da imagem da autoridade para promoo pessoal. b) Provimento de cargo pblico efetivo mediante concurso pblico. c) Anulao de ato cometido com desvio de finalidade. d) Verificao da presena do interesse pblico em todo ato cometido pela Administrao Pblica. e) Obrigao da divulgao pblica dos atos oficiais. 27- O tipo penal referente cobrana de tributo, ainda que devido, por meio vexatrio ou gravoso, no autorizado em lei, denomina-se: a) b) c) d) e) concusso excesso de exao prevaricao condescendncia criminosa confisco abusivo

29- Em relao legislao referente improbidade administrativa, assinale a opo incorreta. a) O sucessor do agente pblico que tiver obtido enriquecimento ilcito responder pelo ressarcimento do dano, integralmente. b) Os bens do indiciado como responsvel pela leso ao patrimnio pblico ficaro indisponveis, ainda que no tenha havido enriquecimento ilcito. c) Ocorrendo leso ao patrimnio pblico, ainda que por ato culposo, haver o integral ressarcimento do dano. d) Comprovado o enriquecimento ilcito, o terceiro beneficirio perder os bens acrescidos ao seu patrimnio. e) As disposies desta legislao podem se aplicar mesmo s pessoas que no sejam agentes pblicos. 30- Os crimes cometidos por agentes pblicos contra a ordem tributria, previstos na Seo II do Captulo I da Lei n 8.137/90, so apenados com: a) b) c) d) e) deteno multa deteno e multa recluso e multa recluso

28- O ato de perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a alienao, permuta ou locao de bem pblico ou o fornecimento de servio por ente estatal por preo inferior ao valor de mercado importa em pena de: a) suspenso dos direitos polticos por at dez anos. b) pagamento de multa civil de at duas vezes o valor do dano. c) suspenso da funo pblica. d) proibio de contratar com o Poder Pblico pelo prazo de cinco anos. e) perda da nacionalidade brasileira.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

10

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

DIREITO: CONSTITUCIONAL 31- Assinale a opo correta. a) O princpio constitucional da igualdade entre homens e mulheres impede que se confira qualquer direito a pessoas do sexo feminino que no seja extensvel tambm s do sexo masculino. b) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigida prvia autorizao da autoridade competente. c) O jornalista est constitucionalmente obrigado a revelar a fonte das informaes que divulga, sempre que concitado a tanto, por qualquer autoridade pblica. d) O compartimento privado onde algum exerce a sua profisso est abrangido pela proteo que o constituinte confere casa do indivduo. e) As associaes podem ter as suas atividades suspensas por determinao de autoridade administrativa, quando essas atividades forem consideradas nocivas ao interesse pblico. 32- Assinale a opo em que consta matria que se insere no mbito da competncia legislativa privativa da Unio: a) b) c) d) e) direito tributrio desapropriao organizao das polcias civis proteo do meio ambiente oramento

33- A respeito das medidas provisrias, de acordo com a Constituio em vigor, assinale a opo correta. a) Medida provisria no pode mais ser reeditada. b) Medida provisria no pode instituir ou aumentar imposto. c) Medida provisria no pode ser editada para alterar lei de diretrizes oramentrias. d) Medida provisria no pode disciplinar assunto algum de direito privado. e) Os pressupostos da urgncia e da relevncia das medidas provisrias no podem ser analisados pelo Poder Judicirio. 34- Assinale a opo correta. a) No somente leis estaduais, mas tambm certos atos do Executivo e do Judicirio estaduais podem ser objeto de ao direta de inconstitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. b) Todo partido poltico tem legitimidade constitucional para ajuizar ao direta de inconstitucionalidade perante o STF. c) O STF no pode declarar a inconstitucionalidade de lei municipal em sede de controle de constitucionalidade em concreto. d) Lei estadual declarada inconstitucional pelo STF em ao direta de inconstitucionalidade somente perde eficcia depois de revogada por ato da Assemblia Legislativa estadual. e) Leis federais e estaduais podem ser objeto de ao declaratria de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

11

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

35- Assinale a opo correta. a) Uma vez que o produto da arrecadao do imposto de renda na fonte de servidores pblicos estaduais pertence ao Estado-membro, este pode conceder iseno desse imposto aos seus servidores. b) O imposto de importao de produtos estrangeiros e o de propriedade territorial rural no esto sujeitos ao princpio da anterioridade. c) A Unio no pode instituir tributo que no esteja expressamente previsto e especificado na Constituio Federal. d) Por meio de lei complementar, a Unio pode conceder iseno de imposto da competncia dos Estados-membros e dos Municpios. e) O Estado-membro pode instituir imposto sobre operaes relativas a energia eltrica. ADMINISTRATIVO 36- Em relao organizao administrativa brasileira, correto afirmar que a) agncias executivas e agncias reguladoras so expresses com o mesmo significado jurdico. b) o contrato de gesto pode ser celebrado com rgo despersonalizado da Administrao Direta. c) as fundaes governamentais com personalidade jurdica de direito privado podem exercer poder de polcia administrativa. d) a empresa pblica tem por objeto, sempre, a explorao de atividade econmica. e) as organizaes sociais podem assumir a forma de autarquias. 37- A aplicao de uma penalidade de trnsito, por desrespeito legislao desta matria, decorre do seguinte poder: a) b) c) d) e) disciplinar normativo de polcia regulamentar hierrquico

38- Analise o seguinte ato administrativo: O Prefeito Municipal de So Tom baixa Decreto declarando um imvel urbano de utilidade pblica, para fins de desapropriao, para a construo de uma escola pblica, por necessidade de vagas na rede municipal de ensino. Identifique os elementos desse ato, correlacionando as duas colunas e assinale a opo correspondente. 1 - Prefeito Municipal 2 - Decreto 3 - Interesse Pblico 4 - Necessidade de vagas na rede pblica 5 - Declarao de utilidade pblica ( ( ( ( ( ) finalidade ) objeto ) motivo ) forma ) competncia 3/5/4/2/1 4/1/3/2/5 4/3/5/1/2 5/4/3/2/1 3/4/5/2/1

a) b) c) d) e)

39- No caso de mandado de segurana: a) ato de que caiba apenas recurso com efeito devolutivo. b) ato disciplinar, praticado por autoridade incompetente. c) despacho administrativo que possa ser modificado por via de correio. d) lei com efeito concreto. e) ato que viole a liberdade de locomoo do indivduo. 40- No mbito do percentual mximo de 60% (sessenta por cento) para despesa de pessoal dos Estados, fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o percentual mximo autorizado para a despesa de pessoal do Poder Judicirio de: a) b) c) d) e) 3% 4% 5% 6% 10%
Prova a.1

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

12

www.pciconcursos.com.br

CIVIL 41- Assinale a opo falsa. a) Se a lei fixar prazo final de sua vigncia, completado este ela no mais produzir efeitos. b) A clusula de revogao dever enumerar expressamente as leis ou disposies legais revogadas. c) As disposies transitrias so elaboradas pelo legislador no prprio texto normativo para conciliar a nova norma com as relaes j definidas pela anterior. d) O critrio lex posterior derogat legi priori significa que, de duas normas do mesmo escalo, a ltima prevalece sobre a anterior. e) Os atos que forem praticados de conformidade com a antiga norma, no perodo que decorre entre a publicao da lei nova e o incio de sua vigncia, no tero validade. 42- Depois de decretada a interdio, a) ser nomeado um curador ao interdito, por no ter mais a capacidade de exerccio. b) a pessoa interditada perde a capacidade de gozo, despindo-se de todos os atributos da personalidade. c) recusa-se ao interdito a capacidade de direito. d) nomear-se- um tutor ao interdito, pois a capacidade de exerccio supe a de gozo. e) a capacidade jurdica do interdito passar a ser limitada, visto que no mais ter o gozo de um direito, pois seu representante legal o exercer em seu nome.

43- A anticrese considerada bem mvel por a) b) c) d) e) antecipao. acesso intelectual. determinao legal. acesso fsica artificial. determinao de lei.

44- A obrigao consistente em um vnculo jurdico pelo qual o devedor se compromete a realizar diversas prestaes, de tal modo que no se considerar cumprida a obrigao at a execuo de todas as prestaes prometidas, sem excluso de uma s, a a) b) c) d) e) obrigao simples. obrigao cumulativa. obrigao facultativa. obrigao disjuntiva. obrigao alternativa.

45- dever do comodante a) pagar as despesas extraordinrias e necessrias feitas pelo comodatrio com a conservao da coisa emprestada, em caso de urgncia, se no pde ser avisado, oportunamente, para autoriz-las. b) responder se, correndo risco o objeto do comodato, vier a salvar o que lhe pertence, abandonando aquele sua sorte, fazendo com que, por culpa sua, sofra deterioraes. c) restituir a coisa emprestada in natura no momento convencionado. d) limitar o uso do bem ao estipulado no contrato ou de acordo com sua natureza, sob pena de responder por perdas e danos. e) responder pela mora e pagar o aluguel pelo tempo do atraso em restituir o bem dado em comodato.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

13

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

COMERCIAL 46- A franquia contrato mercantil que visa a) substituir a representao comercial. b) reduzir investimentos em controles e fiscalizao na oferta de bens. c) ampliar os canais de distribuio de bens. d) dar maior visibilidade a marcas de servios. e) criar sociedades entre franquiador e franquiados. 47- Cartes de crdito, titulados por pessoas jurdicas, utilizados por empregados da titular, so a) forma de ajuda de custo que acresce ao salrio nominal. b) contratos socialmente tpicos. c) forma de verba de representao. d) negcio indireto entre o titular e outros estabelecimentos. e) forma de crdito documentado. 48- O endosso instituto de direito cambirio que a) se aplica apenas para representar a transferncia de titularidade. b) serve para determinar a legitimao cambiria. c) impe ao endossante o dever de garantir a legitimidade dos endossos anteriores. d) deve ser em preto para garantir a formao da cadeia de regresso. e) serve para indicar que algum deixa de ser titular do direito cambirio.

49- A falncia de uma sociedade mercantil pode ser requerida por a) credor que seja endossatrio de duplicata de prestao de servios sem aceite. b) credor que seja titular de crditos com garantia real. c) acionista de sociedade por aes. d) scio-gerente de sociedade em nome coletivo. e) credor por obrigao no vencida com base em protesto de terceiros. 50- A legislao falimentar e a relativa liquidao extrajudicial de instituies financeiras tm, uma em relao outra, a seguinte relao: a) o Decreto n 7.661/45 norma geral e a lei n 6.024/74 especial. b) o Decreto n 7.661/45 norma de aplicao a todos os comerciantes, salvo as instituies financeiras. c) o recurso Lei n 6.024/74 exclui a falncia. d) a Lei n 6.024/74 comporta a decretao da falncia em certos casos. e) a Lei n 6.024/74 d aos credores das instituies financeiras maiores garantias do que a legislao falimentar.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

14

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

ECONOMIA 51- Considere uma curva de demanda linear dada pela equao Q = a b.P, onde Q representa a quantidade demandada, P o preo do bem e a e b constantes positivas. Representando o valor absoluto da elasticidade preo da demanda pelo smbolo , correto afirmar que: a) b) c) ser igual a 1 no ponto em que Q = a/2 e P = a/2b. ser constante ao longo de toda a curva de demanda.

Rascunho

ser estritamente positivo ao longo de toda a curva, exceto no ponto em que p = 0. ser igual a 1 no ponto em que Q = a/2 e d) P = a/2 e maior do que 1 em todos os outros pontos. e) ser igual a zero no ponto em que P nulo.

52- Considere a seguinte funo de produo Y = K .L(1- ), onde Y = produo; K = capital; e L = trabalho. Considerando que 0 < < 1, correto afirmar que: a) esta funo no homognea, uma vez que 0 < < 1. b) esta funo homognea de grau zero, significando que se dobrarmos a quantidade de capital e trabalho, o produto permanecer inalterado. c) esta funo de produo conhecida como de "Cobb-Douglas" e homognea de grau . d) fazendo = 1/2 e dividindo Y por L encontraremos o produto per capita com rendimentos crescentes de escala. e) esta funo homognea de grau 1, significando que se dobrarmos a quantidade de capital e trabalho, o produto dobrar.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

15

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

53- Na atual composio da dvida lquida brasileira, so consideradas moedas de privatizao a) o total das dvidas emitidas pelos governos federal e estadual, exceto os Ttulos da Dvida Agrria. b) o total das dvidas emitidas pelo governo federal, utilizveis nos processos de privatizao, incluindo os Certificados de Privatizao, as diversas dvidas vencidas e renegociadas e os Ttulos da Dvida Agrria. c) todos os ttulos federal, estadual e municipal fora da carteira de ttulos do Banco Central. d) todo e qualquer ativo financeiro, exceto os ttulos pblicos federais e os Certificados de Privatizao. e) emprstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social BNDES, ttulos privados com prazo de 15 anos a contar da data da privatizao e as diversas dvidas vencidas e renegociadas junto ao governo federal. 54- No (so) componente(s) do ativo do balancete simplificado sinttico do Banco Central: a) b) c) d) e) ttulos pblicos federais reservas internacionais emprstimos ao setor privado base monetria emprstimos aos bancos comerciais

FINANAS PBLICAS 56- De acordo com os princpios tericos de tributao, indique a nica opo correta. a) Pelo princpio da eqidade, os tributos so utilizados na correo de ineficincias observadas no setor privado. b) Segundo o princpio do benefcio, inexistem problemas de implementao de impostos ou taxas. c) O imposto de renda um tpico exemplo de aplicao do princpio da capacidade de pagamento. d) Os tributos so constitudos por impostos e taxas. e) Pelo princpio da neutralidade, um tributo deve ser equnime, no sentido de distribuir seu nus de maneira justa entre os indivduos. 57- A literatura econmica tem considerado o Imposto sobre o Valor Adicionado (IVA) a forma mais atrativa, em termos de tributao de vendas, sobretudo por se tratar de um imposto neutro. Vrias so as vantagens que consolidam os argumentos a favor da adoo do IVA. Escolha a opo que no representa uma vantagem na adoo desse tipo de imposto. a) O IVA no afeta a posio de competio inter-regional de uma indstria. b) O IVA apresenta carter multiestgio de tributao, no concentrando a carga em um nico estgio. c) No IVA, os bens de produo podem ser facilmente e totalmente isentos, evitando a bitributao. d) O IVA um imposto complexo e de difcil assimilao pelos contribuintes menos esclarecidos. e) O IVA tem carter autofiscalizador.

55- Constitui ttulo pblico que tem como finalidade a cobertura de dficit oramentrio, bem como a realizao de operaes de crdito por antecipao de receita, observados os limites fixados pelo Poder Legislativo, tendo como prazo mnimo de 28 (vinte e oito) dias e resgate pelo valor nominal, no vencimento: a) b) c) d) Nota do Tesouro Nacional - Srie A2. Nota do Tesouro Nacional - Srie A1. Letra do Tesouro Nacional. Todo aquele emitido pelo governo federal e estadual, exceto aqueles sob responsabilidade do Banco Central. e) Todo aquele emitido pelo Banco Central, exceto as Letras do Banco Central para venda a termo a instituies financeiras estaduais.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

16

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

58- Com relao curva de Laffer, assinale a opo falsa. a) A curva de Laffer mostra a relao entre receita tributria e as alquotas tributrias. b) Observa-se que, a princpio, a curva sobe quando as alquotas tributrias afastam-se de zero, mas, adiante, a curva comea a declinar. c) Supondo que as alquotas tributrias subissem at 100% da renda, todos os incentivos para produzir e trabalhar seriam retirados e as receitas tributrias seriam zero. d) Se as alquotas tributrias fossem 0% da renda, haveria incentivos para trabalhar e produzir, uma vez que nenhum imposto seria pago. e) A curva de Laffer mostra a relao entre a renda real e alquotas tributrias. 59- Na Lei de Responsabilidade Fiscal foram fixados limites de gastos com pessoal, como percentual das receitas para os Trs Poderes da Unio, dos Estados e Distrito Federal e dos Municpios, bem como mecanismos de correo dos desvios, quando as despesas ultrapassarem esses limites. Identifique o desvio que no pertinente despesa de pessoal. a) Concesso de vantagem, aumento, reajuste ou adequao de remunerao a qualquer ttulo. b) Estimativas do impacto da aplicao dos limites a cada uma das trs esferas de governo. c) Alterao de estrutura de carreira que implique aumento de despesa. d) Criao de cargo, emprego ou funo. e) Provimento de cargo pblico, admisso ou contratao de pessoal a qualquer ttulo, ressalvada a reposio decorrente de aposentadoria ou de falecimento de servidores das reas de educao, sade e segurana.

60- Existem dois critrios para o clculo do dficit pblico: o critrio acima da linha e o critrio abaixo da linha. Identifique o conceito que no corresponde tica abaixo da linha. a) Dficit pblico de pleno emprego. b) Necessidades de Financiamento do Setor Pblico no conceito nominal. c) Necessidades de Financiamento do Setor Pblico no conceito operacional. d) Dvida Fiscal Lquida. e) Dvida Lquida do Setor Pblico.

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

17

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

18

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

TABELAS UTILIZVEIS NA SOLUO DOS PROBLEMAS DE MATEMTICA


TABELA I
n i 1 2 3 4 5 1% 1,010000 1,020100 1,030301 1,040604 1,051010 1,061520 1,072135 1,082856 1,093685 1,104622 1,115668 1,126825 1,138093 1,149474 1,160969 1,172578 1,184304 1,196147

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL


2% 1,020000 1,040400 1,061208 1,082432 1,104081 1,126162 1,148685 1,171659 1,195092 1,218994 1,243374 1,268242 1,293606 1,319479 1,345868 1,372786 1,400241 1,428246 3% 1,030000 1,060900 1,092727 1,125508 1,159274 1,194052 1,229873 1,266770 1,304773 1,343916 1,384233 1,425760 1,468533 1,512589 1,557967 1,604706 1,652847 1,702433 4% 1,040000 1,081600 1,124864 1,169858 1,216652 1,265319 1,315931 1,368569 1,423311 1,480244 1,539454 1,601032 1,665073 1,731676 1,800943 1,872981 1,947900 2,025816 5% 1,050000 1,102500 1,157625 1,215506 1,276281 1,340095 1,407100 1,477455 1,551328 1,628894 1,710339 1,795856 1,885649 1,979931 2,078928 2,182874 2,292018 2,406619 6% 1,060000 1,123600 1,191016 1,262476 1,338225 1,418519 1,503630 1,593848 1,689478 1,790847 1,898298 2,012196 2,132928 2,260903 2,396558 2,540351 2,692772 2,854339

an = (1 + i)n
7% 1,070000 1,144900 1,225043 1,310796 1,402552 1,500730 1,605781 1,718186 1,838459 1,967151 2,104852 2,252191 2,409845 2,578534 2,759031 2,952164 3,158815 3,379932 8% 1,080000 1,166400 1,259712 1,360488 1,469329 1,586874 1,713824 1,850930 1,999004 2,158925 2,331639 2,518170 2,719623 2,937193 3,172169 3,425942 3,700018 3,996019 9% 1,090000 1,188100 1,295029 1,411581 1,538624 1,677100 1,828039 1,992562 2,171893 2,367363 2,580426 2,812665 3,065804 3,341727 3,642482 3,970306 4,327633 4,717120 10% 1,100000 1,210000 1,331000 1,464100 1,610510 1,771561 1,948717 2,143588 2,357947 2,593742 2,853116 3,138428 3,452271 3,797498 4,177248 4,594972 5,054470 5,559917 12% 1,120000 1,254400 1,404928 1,573519 1,762341 1,973822 2,210681 2,475963 2,773078 3,105848 3,478549 3,895975 4,363493 4,887112 5,473565 6,130393 6,866040 7,689966 15% 1,150000 1,322500 1,520875 1,749006 2,011357 2,313061 2,660020 3,059023 3,517876 4,045558 4,652391 5,350250 6,152787 7,075706 8,137061 9,357621 10,761264 12,375453 18% 1,180000 1,392400 1,643032 1,938777 2,287758 2,699554 3,185474 3,758859 4,435454 5,233835 6,175926 7,287592 8,599359 10,147244 11,973748 14,129022 16,672246 19,673251

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

TABELA II
i 1 2 3 4 5

FATOR DE VALOR ATUAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS

an

(1 i) n i.(1 i)
n

1% 0,990099 1,970395 2,940985 3,091965 4,853431 5,795476 6,728194 7,651678 8,566017 9,471304 10,367628 11,255077 12,133740 13,003703 13,865052 14,717874 15,562251 16,398268

2% 0,980392 1,941561 2,883883 3,807728 4,713459 5,601431 6,471991 7,325481 8,162237 8,982585 9,786848 10,575341 11,348374 12,106249 12,849263 13,577709 14,291872 14,992031

3% 0,970874 1,913469 2,828611 3,717098 4,579707 5,417191 6,230283 7,019692 7,786109 8,530203 9,252624 9,954004 10,634955 11,296073 11,937935 12,561102 13,166118 13,753513

4% 0,961538 1,886094 2,775091 3,629895 4,451822 5,242137 6,002054 6,732745 7,435331 8,110896 8,760477 9,385074 9,985648 10,563123 11,118387 11,652295 12,165669 12,659297

5% 0,952381 1,859410 2,723248 3,545951 4,329476 5,075692 5,786373 6,463213 7,107821 7,721735 8,306414 8,863251 9,393573 9,898641 10,379658 10,837769 11,274066 11,689587

6% 0,943396 1,833393 2,673012 3,465105 4,212364 4,917324 5,582381 6,209794 6,801692 7,360087 7,886874 8,383844 8,852683 9,294984 9,712249 10,105895 10,477259 10,827604

7% 0,934579 1,808018 2,624316 3,387211 4,100197 4,766539 5,389289 5,971298 6,515232 7,023581 7,498674 7,942686 8,357650 8,745468 9,107914 9,446648 9,763223 10,059087

8% 0,925926 1,783265 2,577097 3,312127 3,992710 4,622879 5,206370 5,746639 6,246888 6,710081 7,138964 7,536078 7,903776 8,244237 8,559478 8,851369 9,121638 9,371887

9% 0,917431 1,759111 2,531295 3,239720 3,889651 4,485918 5,032953 5,534819 5,995247 6,417657 6,805190 7,160725 7,486904 7,786150 8,060688 8,312558 8,543631 8,755625

10% 0,909091 1,735537 2,486852 3,169865 3,790787 4,355261 4,868419 5,334926 5,759024 6,144567 6,495061 6,813692 7,103356 7,366687 7,606079 7,823708 8,021553 8,201412

12% 0,892857 1,690051 2,401831 3,037349 3,604776 4,111407 4,563756 4,967640 5,328250 5,650223 5,937699 6,194374 6,423548 6,628168 6,810864 6,973986 7,119630 7,249670

15% 0,869565 1,625709 2,283225 2,854978 3,352155 3,784482 4,160420 4,487321 4,771584 5,018768 5,233712 5,420619 5,583147 5,724475 5,847370 5,954235 6,047161 6,127966

18% 0,847457 1,565642 2,174273 2,690062 3,127171 3,497602 3,811527 4,077566 4,303022 4,494086 4,656005 4,793225 4,909512 5,008061 5,091577 5,162354 5,222334 5,273164

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

TABELA III
i 1 2 3 4 5 1% 1,000000 2,010000 3,030100 4,060401 5,101005 6,152015 7,213535 8,285670 9,368527 10,462212 11,566834 12,682503 13,809328 14,947421 16,096895 17,257864 18,430443 19,614747

FATOR DE ACUMULAO DE CAPITAL DE UMA SRIE DE PAGAMENTOS 2% 1,000000 2,020000 3,060400 4,121608 5,204040 6,308121 7,434283 8,582969 9,754628 10,949721 12,168715 13,412090 14,680331 15,973938 17,293417 18,639285 20,012071 21,412312 3% 1,000000 2,030000 3,090900 4,183627 5,309136 6,468410 7,662462 8,892336 10,159106 11,463879 12,807795 14,192029 15,617790 17,086324 18,598914 20,156881 21,761588 23,414435 4% 1,000000 2,040000 3,121600 4,246464 5,416322 6,632975 7,898294 9,214226 10,582795 12,006107 13,486351 15,025805 16,626837 18,291911 20,023587 21,824531 23,697512 25,645413 5% 1,000000 2,050000 3,152500 4,310125 5,525631 6,801913 8,142008 9,549109 11,026564 12,577892 14,206787 15,917126 17,712983 19,598632 21,578563 23,657492 25,840366 28,132384 6% 1,000000 2,060000 3,183600 4,374616 5,637093 6,975318 8,393837 9,897468 11,491316 13,180795 14,971642 16,869941 18,882137 21,012880 23,275970 25,672528 28,212880 30,905652 7% 1,000000 2,070000 3,214900 4,439943 5,750739 7,153291 8,654021 10,259802 11,977989 13,816448 15,783599 17,888451 20,140643 22,550488 25,129022 27,888053 30,840217 33,999035 8% 1,000000 2,080000 3,246400 4,506112 5,866601 7,335929 8,922803 10,636627 12,487558 14,486562 16,645487 18,977126 21,495296 24,214920 27,152114 30,324283 33,750225 37,450244 9% 1,000000 2,090000 3,278100 4,573129 5,984710 7,523334 9,200434 11,028474 13,021036 15,192930 17,560293 20,140720 22,953384 26,019189 29,360916 33,003398 36,973704 41,301338

sn

(1 i) n 1 i
12% 1,000000 2,120000 3,374400 4,779328 6,352847 8,115189 10,089012 12,299693 14,775656 17,548735 20,654583 24,133133 28,029109 32,392602 37,279714 42,753280 48,883674 55,749715 15% 1,000000 2,150000 3,472500 4,993375 6,742381 8,753738 11,066799 13,726819 16,785842 20,303718 24,349276 29,001667 34,351917 40,504705 47,580411 18% 1,000000 2,180000 3,572400 5,215432 7,154210 9,441967 12,141521 15,326995 19,085855 23,521308 28,755144 34,931070 42,218663 50,818022 60,965266

10% 1,000000 2,100000 3,310000 4,641000 6,105100 7,715610 9,487171 11,435888 13,579477 15,937424 18,531167 21,384284 24,522712 27,974983 31,772481 35,949730 40,544703 45,599173

6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18

55,717472 72,939014 65,075093 87,068036 75,836357 103,740283

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

19

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

ESAF

Fiscal de Tributos Estaduais - SEFA-PA - 2002

24

Prova a.1

www.pciconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai