Anda di halaman 1dari 3

Caractersticas Das Plantas Daninhas Em comunidades estabelecidas, as plantas daninhas possuem baixa capacidade em competir por recursos, sendo

encontradas. Essas espcies desenvolveram, ao longo do tempo, caractersticas que proporcionam a sobrevivencia em ambientes sujeitos aos mais variados tipos de limitaes ao crescimento e ao desenvolvimento das plantas. Essas caractersticas tornam-se um impediemento obteno de um controle eficiente de plantas daninhas, sendo chamadas de caractersticas de agressividade. As plantas daninhas possuem maior habilidade que as plantas cultivadas no recrutamento de recursos do meio ambiente como nutrientes, luz, gua e CO2. Na competio pela luz, as plantas invasoras mostram desvatagem inicial, pois apresentam sementes pequenas plantulas de porte baixo. nesse perodo, as plantas cultivadas sao mais altas e interceptam a luz com maior facilidade. entretanto, as espcies daninhas tm grande capacidade de estiolamento quando sombreadas, fazendo com que rapidamente passem de uma situao de desvantagem para uma nova situao em que posicionam as suas folhas no mesmo nvel ou acima das folhas da cultura, interceptando a radiao solar. Uma outra adaptao relevante a desuniformidade do processo germinativo, pois se as plantas daninhas concentrassem sua germinao num mesmo perodo, o controle seria facilitado. Dessa forma, essas espcies se valem de artifcios que lhes conferem desuniformidade no processo germinativo, possibilitando a perpetuao. As plantas daninhas no so eficientes na competio por recursos (nutrientes, gua, luz e espao) e por esse motivo no conseguem se estabelecer com eficincia em comunidades estabelecidas, dando preferncia para reas onde a vegetao natural fora retirada. Essas espcies desenvolveram ao longo do tempo, caractersticas que proporcionaram a sobrevivncia em ambientes sujeitos aos mais variados tipos de adversidades. Esses atributos desenvolvidos pelas plantas tornaram-se um impedimento obteno de um controle eficiente de plantas daninhas, sendo chamadas de caractersticas de agressividade. As mais relevantes so as seguintes:

1. Habilidade Competitiva:
Maior habilidade que as plantas cultivadas no recrutamento de recursos do meio ambiente. Na competio pela luz, as plantas daninhas mostram desvantagem inicial, pois apresentam sementes pequenas e plntulas de porte baixo se comparadas s cultivadas, que interceptam a luz com maior facilidade. Entretanto, as espcies daninhas tm grande capacidade de estiolamento quando sombreadas, fazendo com que rapidamente passem de uma situao de desvantagem para uma nova situao em que posicionam as suas folhas no mesmo nvel ou acima das

folhas da cultura, interceptando a radiao solar.

2. Desuniformidade do processo germinativo:


Se as plantas daninhas concentrassem sua germinao num mesmo perodo, o controle seria facilitado. Porm, isso geralmente no acontece, pois essas espcies se valem de artifcios que lhes conferem desuniformidade no processo germinativo capaz de garantir a perpetuao. Dois aspectos importantes podem ser salientados. A primeira est relacionado aos mecanismos de dormncia dos propgulos e o outro relativo distribuio deles no perfil do solo. Em funo dessa distribuio, ficam sujeitos a diferentes intensidades de estmulos necessrios quebra dos mecanismos de dormncia. O tempo em que os propgulos se mantm viveis no solo devido a coexistncia de inmeros mecanismos de dormncia. Pois se essas sementes no possussem grande longevidade, seriam facilmente combatidas e o impacto sobre suas densidades populacionais seria muito grande. Assim, a dormncia evoluiu como um mecanismo de sobrevivncia das espcies para determinadas condies climticas. Em regies de clima temperado, a maior ameaa sobrevivncia o inverno. As sementes amadurecem na primavera, no vero e no outono. E se elas germinassem imediatamente, o inverno as surpreenderia em um estgio vulnervel de plntula e a espcie seria extinta. A dormncia pode ser definida como um processo pelo qual as sementes de determinadas espcies, mesmo sendo viveis e tendo todas as condies ambientais para germinar, deixam de faz-lo.

3. Capacidade De Germinar E Emergir A Grandes


Profundidades: Algumas espcies desenvolveram a capacidade de germinar e emergir a partir de grandes profundidades no perfil do solo.

4. Viabilidade

dos

propgulos

em

condies

desfavorveis: desenvolveram estruturas de passagem pelo de imerso em

Para sobreviver, algumas plantas daninhas caractersticas que possibilitaram que suas propagao continuassem vivas mesmo aps a trato intestinal de animais ou grandes perodos gua.

5. Mecanismos alternativos de reproduo:


As plantas invasoras desenvolveram uma srie de mecanismos alternativo para se reproduzirem, e assim evitar sua extino. Dentre eles, os principais so a reproduo seminfera, reproduo

vegetativa por meio de rizomas, de tubrculos e de bulbos. FONTE: Plantas Daninhas e Seu Manejo, Rubem S. O. JR. E Jamil C., Editora Agropecuria, 2001.

Anda mungkin juga menyukai