Anda di halaman 1dari 2

O que Escorbuto Escorbuto uma doena desencadeada pela carncia de vitamina C (cido ascrbico) no organismo.

o. Sintomas Seus sintomas so sangramento e inflamao gengival com conseqente perda dos dentes, inflamao e dor nas articulaes, queda de cabelos, entre outros. Esta doena, pode, inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias. Outras informaes sobre a doena Sabe-se que a carncia de vitamina C afeta tambm o tecido conjuntivo, que, alm de ser ricamente vascularizado, atua como suporte s paredes dos vasos sanguneos, do osso, da dentina, da cartilagem, etc. Doena dos marinheiros At o sculo XVIII, a ocorrncia de escorbuto era bastante comum entre os marinheiros, pois estes passavam meses em alto mar sem ingerir frutas e verduras frescas, por este tipo de alimento estragar muito rpido, seu estoque no era garantido. Conseqentemente os marinheiros ficavam sem fonte de vitamina C e acabavam sendo afetados pelo escorbuto e muitos deles no resistiam e acabavam morrendo. A partir de 1795 deu-se incio a distribuio regular de suco de lima entre os marinheiros da tripulao britnica. Posteriormente, foram introduzidas outras fontes mais ricas em vitamina C do que a lima, como, por exemplo, as laranjas, limes e outrsa frutas ctricas

O que a Anemia ?
A Anemia a diminuio de hemoglobina no organismo, uma protena localizada dentro dos glbulos vermelhos do sangue, que possui o ferro responsvel por levar oxignio aos tecidos.

A anemia a desordem mais comum do sangue. H vrios tipos de anemia, produzidos por uma variedade de causas. A anemia classificada pelo tamanho da clula vermelha sangunea: diminuda (microctica), normal (normoctica) ou aumentada (macroctica ou megaloblstica). Sinais e sintomas da anemia.

A anemia permanece no detectada em muitas pessoas e os sintomas podem ser vagos. O mais comum a sensao de fraqueza ou fadiga. A falta de ar relatada em casos mais severos. Muitos casos de anemia severa incitam uma resposta compensatria na qual o trabalho cardaco aumentado levando a palpitaes e transpirao; este processo pode ocasionar falha cardaca nos idosos. A palidez somente notvel em casos de anemia severa, e desta forma no um sintoma

Raquitismo uma doena decorrente da mineralizao inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisria. Est entre as doenas mais frequentes da infncia em muitos pases em desenvolvimento. A causa predominante a deficincia de vitamina D, seja por exposio insuficiente luz solar ou baixa ingesto atravs da dieta; mas a deficincia de clcio na dieta tambm pode gerar um quadro de raquitismo. Osteomalacia o termo usado para descrever uma condio semelhante que ocorre em adultos, geralmente devido falta de vitamina D.

Anda mungkin juga menyukai