Anda di halaman 1dari 61

Introduo

O Homem teve a necessidade de encontrar energias alternativas a aquelas que so esgotveis para suprimir as suas necessidades e eliminar os problemas ambientais. Das alternativas possveis so a Energia Elica, energia Solar, energia Geotrmica, energia das mars, energia Hidrolgica e a energia da Biomassa. As fontes de energia esto ligadas ao tipo de economia: quanto mais industrializada ela for, maior ser o uso desta energia.

Energias renovveis

Diz-se que uma fonte de energia renovvel quando no possvel estabelecer um fim temporal para a sua utilizao. o caso do calor emitido pelo sol, da existncia do vento, das mars ou dos cursos de gua. As energias renovveis so virtualmente inesgotveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que possvel extrair em cada momento. As principais vantagens resultantes da sua utilizao consistem no facto de no serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilizao da maior parte das energias renovveis no conduz emisso de gases com efeito de estufa. A nica excepo a biomassa, uma vez que h queima de resduos orgnicos, para obter energia, o que origina dixido de enxofre e xidos de azoto. A explorao local das energias renovveis contribui para reduzir a necessidade de importao de energia, ou seja, atenua a dependncia energtica relativamente aos pases produtores de petrleo e gs natural. As fontes de energia renovveis ainda so pouco utilizadas devido aos custos de instalao, inexistncia de tecnologias e redes de distribuio experimentadas e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilizao para o assunto por parte dos consumidores e dos municpios. Ao ritmo que cresce o consumo dos combustveis fsseis, e tendo em conta que se prev um aumento ainda maior a curto/mdio prazo, colocam-se dois importantes problemas: questes de ordem ambiental e o facto dos recursos energticos fsseis serem finitos, ou seja, esgotveis. As fontes de energia renovveis surgem como uma alternativa ou complemento s convencionais. Num pas como Portugal, que no dispe de recursos energticos fsseis, o aproveitamento das

fontes de energia renovveis deveria ser um dos objectivos primordiais da poltica energtica nacional.

Vrios tipos de recursos energticos renovveis

Energia Elica Os ltimos desenvolvimentos na tecnologia de produo das turbinas fez com que a produo de energia elica se tornasse muito mais eficiente e competitiva com as formas tradicionais de produo de energia.

Energia Solar Este tipo de energia utiliza a luz solar para produzir electricidade. frequente em calculadoras ou iluminao de jardins e apesar de ainda no ser utilizada para a produo de grandes quantidades de electricidade industrial, a eficincia e os custos da sua utilizao tm-se reduzido drasticamente e as reas onde se utiliza energia solar esto a aumentar rapidamente.

Energia Geotrmica Esta energia produzida atravs do calor produzido por baixo da superfcie terrestre.

Energia das Mars A utilizao da fora das ondas e das mars poder vir a ser uma das melhores formas de produzir energias limpas. J existe uma unidade em Frana a funcionar de forma produtiva h alguns anos e nos EUA e nas Esccia tm sido feitos investimentos importantes nesta forma de energia. A deteriorao dos materiais pela exposio agua salgada do mar tem sido um problema que tem sido resolvido atravs da introduo de novos materiais.

Energia Hidrolgica Esta energia tambm utiliza recursos hdricos, mas no pode ser utilizada de forma massificada devido a exigncias geogrficas elevadas.

Energia de Biomassa A energia de biomassa reveste-se de formas variadas, sendo as mais frequentes o ethanol produzido atravs de produtos agrcolas e o biodiesel produzido a partir da planta da oliveira. Apesar de alguns resultados promissores este tipo de energia

ainda est numa fase de experimentalismo e no existem garantias que se possa vir a tornar numa importante forma de produo de energia.

Vantagens e Desvantagens das Energias Renovveis

As vantagens das Energia Renovveis so:

Podem ser consideradas inesgotveis escala humana. Permitem reduzir significativamente as emisses de CO2. Reduzem a dependncia energtica da nossa sociedade face aos combustveis fsseis. Conduzem investigao em novas tecnologias que permitam melhor eficincia energtica.

As desvantagens das Energias Renovveis so:

Algumas tm custos elevados na sua implementao, devido ao fraco investimento neste tipo de energia. Podem causar impactos visuais negativos no meio ambiente. Pode gerar-se algum rudo, no caso da explorao de alguns recursos energticos renovveis.

1.Introduo Ser possvel que as energias renovveis ultrapassem os combustveis fsseis em termos de fonte primria de energia at ao final do sculo XXI?

As Energias Renovveis ER sero abordadas numa perspectiva de um conhecimento integrador na problemtica das Alteraes Climticas. Os bens naturais so as fontes de riqueza materiais que o homem dispe para satisfazer as suas necessidades sempre em mudana, e so avaliados de acordo com as utilizaes que as sociedades fazem deles. O homem procura tirar deles as maiores vantagens e, com o seu engenho tecnologia aproveit-los o melhor possvel, tornando-os recursos. Se, por um lado, indubitvel que os recursos naturais tm uma importncia vital em si mesmos, por outro, devem ser considerados como uma recompensa pela capacidade do homem os localizar, os extrair e deles usufruir. O aproveitamento dos recursos depende de numerosos factores, entre os quais a existncia de procura, de meios de transporte adequados, do capital disponvel, da qualidade e da quantidade dos prprios recursos e em especial da tecnologia que transforma os bens em recursos naturais. A histria diz-nos que conforme a evoluo tecnolgica e o desenvolvimento das sociedades vai surgindo a emerso de novas fontes de energia e novas formas da sua explorao. Antes da Revoluo Industrial, sc. XVIII existiam as energias renovveis exploradas com tecnologias rudimentares, com a 1 Rev. Ind., ocorreu a descoberta do carvo associado mquina a vapor; no sc.XIX ocorre a 2 Rev. Ind. com a descoberta dos princpios da termodinmica, evoluo dos transportes, surge o petrleo e gs natural; em meados do sc. XX, com a 2 Guerra Mundial, surge a energia atmica, mais tarde a informtica, robtica que em conjunto do origem 3 Rev. Ind. nas ltimas dcadas do sc. XX. Actualmente, o emergir das renovveis exploradas com tecnologia sofisticada revelam indcios de nova reestruturao. medida que os recursos, como o petrleo, se forem tornando menos disponveis e mais caros, o homem ter de optar cada vez mais pelos recursos energticos alternativos e renovveis, como a gua, o vento, as ondas do mar, a energia solar, recursos estes inesgotveis.

menu

2. O que so as Energias Renovveis? Entende-se por: Energias renovveis so todas aquelas formas de energia cuja taxa de utilizao inferior sua taxa de renovao. As suas fontes podem ter origem terrestre (energia geotrmica) gravitacional (energia das mars) e solar (energia armazenada na biomassa, energia de radiao solar, energia hidrulica, energia trmica ocenica e energia cintica do vento e das ondas). Tambm so consideradas fontes de energia renovvel os resduos agrcolas, urbanos e industriais. http://www.dge.pt/main.asp?IdTemas=7&IdSubTemas=1&IdConteudos=1014 A energia irradiada pelo sol a fonte de quase toda energia disponvel ao homem, seja como energia vital ou fora motriz e de transformao na execuo de tarefas quotidianas. No nosso ecossistema, atravs de diversos ciclos naturais, a radiao solar convertida em diversos outros tipo de energia. Mas, corriqueiramente, o termo "Energia Solar" s utilizado para expressar as formas de aproveitamento da radiao solar directa. As formas de aproveitamento indirecto, que se valem do aproveitamento de energia produzida em sistemas, processos ou fenmenos que tm a radiao solar como fonte primria, geralmente so referidas de forma especfica .http://petamo1.sites.uol.com.br/energiasolar.htm

Os processos ou tecnologias de converso visam transformar um tipo de energia num outro. As tecnologias de converso mais conhecidas so as seguintes:

Consulte: Conhecer o Sector: A Energia em Nmeros: Energias Renovveis

As formas ou manifestaes mais conhecidas so: a energia solar, a energia elica, a biomassa e a hidroenergia. As principais caractersticas por tipo so:

Energia Solar energia da radiao solar directa, que pode ser aproveitada de diversas formas atravs de diversos tipos de converso, permitindo seu uso em aplicaes trmicas em geral, obteno de fora motriz diversa, obteno de electricidade e energia qumica.

A forma mais democrtica e abundante de energia a radiao solar. Entretanto, algumas caractersticas, como a irregularidade e a baixa densidade de energia, limitam as possibilidades de aproveitamento directo dessa energia. Nesse sentido, a agregao com outras fontes (sistemas hbridos) possibilita melhorar algumas caractersticas de operao, principalmente o factor de capacidade, ampliando sensivelmente a viabilidade de utilizao dessa fonte energtica. http://www.dee.ufc.br/~dougbr/dout/proj_tese.htm

Chama-se arquitectura bioclimtica o estudo que visa harmonizar as construes ao clima e caractersticas locais, pensando no homem que habitar ou trabalhar nelas, e tirando partido da energia solar, atravs de correntes convectivas naturais e de microclimas criados por vegetao apropriada. a adopo de solues arquitectnicas e urbansticas adaptadas s condies especficas (clima e hbitos de consumo) de cada lugar, utilizando, para isso, a energia que pode ser directamente obtida das condies locais. Energia Elica - energia cintica das massas de ar provocadas pelo aquecimento desigual na superfcie do planeta. Alm da radiao solar tambm tm

participao na sua formao fenmenos geofsicos como: rotao da terra, mars atmosfricas e outros. Os cata-ventos e embarcaes a vela so formas bastante antigas de seu aproveitamento. Os aerogeradores modernos de tecnologia recente tm se firmado como uma forte alternativa na composio da matriz energtica de diversos pases. Biomassa - a energia qumica, produzida pelas plantas na forma de hidratos de carbono atravs da fotossntese - processo que utiliza a radiao solar como fonte energtica - distribuda e armazenada nos corpos dos seres vivos graas a grande cadeia alimentar, onde a base primria so os vegetais. Plantas, animais e seus derivados so biomassa. Sua utilizao como combustvel pode ser feita das suas formas primrias ou derivados: madeira bruta, resduos florestais, excrementos animais, carvo vegetal, lcool, leos animal ou vegetal, gaseificao de madeira, biogs etc. Hidroenergia - a energia cintica das massas de gua dos rios, que fluem de altitudes elevadas para os mares e oceanos graas a fora gravitacional. Este fluxo alimentado em ciclo reverso graas a evaporao da gua, elevao e transporte do vapor em forma de nuvens, naturalmente realizados pela radiao solar e pelos ventos. A fase se completa com a precipitao das chuvas nos locais de maior altitude. Sua utilizao bastante antiga e uma das formas mais primitiva o monjolo e a roda dgua. A hidroenergia tambm pode ser vista como forma de energia potencial; volume de gua armazenada nas barragens rio acima. As grandes

hidroelctricas se valem das barragens para compensar as variaes sazonais do fluxo dos rios e, atravs do controle por comportas, permitir modulao da potncia instantnea gerada nas turbinas. Energia dos Oceanos - A converso de energia a partir das ondas apresenta claras semelhanas com a elica. Dado que as ondas so produzidas pela aco do vento, os dois recursos apresentam idntica irregularidade e variao sazonal. Em ambos os casos extrai-se energia dum meio fluido em movimento e de extenso praticamente ilimitada Energia Geotermal Existe uma grande quantidade de energia sob a forma trmica contida no interior do planeta. Est transmitida para a crosta terrestre sobretudo por conduo. Esta representa uma potncia de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo actualmente. (http://www.energiasrenovaveis.com/html/energias/ geo_fonte.asp) menu

3. Evoluo da oferta e da procura das energias renovveis ER A procura das energias renovveis evoluiu ao longo do tempo, segundo a evoluo tecnolgica das sociedades. A biomassa (lenha), principal fonte energtica da sociedade agrcola tradicional, v diminudo o seu consumo/procura, a partir do sc. XVIII, substituda pelo carvo com a Rev. Ind., no dito 1 mundo; no sc. XIX com a descoberta do petrleo e gs natural, essa diminuio acentua-se, dando lugar mais tarde (meados do sc.XX) dominncia do petrleo como fonte energtica. A partir das crises petrolferas nas dcadas de 70 e 80 (sc. XX), emergem novas tcnicas de

explorao das energias renovveis com desenvolvimento continuado projectado para o futuro. A percentagem das novas renovveis actualmente ainda baixa, mas muito importante, prevendo-se um aumento gradual, de forma que os cenrios de futuro, apontam a sua dominncia a partir de 2050 (ver grficos de cenrios mais frente). Actualmente, estima-se que aproximadamente um tero da populao mundial no tem acesso energia elctrica e, mesmo em sociedades mais industrializadas, com padro de vida melhor, ainda coexistem formas rudimentares de transformao e uso da energia (renovveis). A produo mundial de energia, em 1997, segundo os dados da Agncia Internacional de Energia, somou o equivalente a 9,5 mil megatoneladas de petrleo, dos quais 86,2% so provenientes de fontes no renovveis carvo, gs natural e petrleo. As reservas conhecidas de petrleo devem durar apenas mais 75 anos; as de gs natural, um pouco mais de 100 anos; as reservas de carvo, aproximadamente 200 anos. Embora tenham uso crescente, as fontes renovveis, aquelas que podem se renovar espontaneamente (gua, sol e vento) ou por medidas de conservao (vegetao) so responsveis por apenas 13,8% do total produzido. (Id.).

Principais Fontes de Energia Primria Fonte Petrleo Carvo Gs natural Energia nuclear Outros* Parte do Total Produzido (%) 35,8 23,7 20,1 6,6 13,8

* Combustveis renovveis e de resduos11,1%), energia hidroeltrica (2,3%), ( geotrmica, solar e elica (0,4%). Fonte: Agncia Internacional de Energia, dados de 1997

Pelo seu menor teor de poluio, o gs natural apresenta actualmente o maior crescimento de consumo entre os combustveis fsseis. Embora a queima do gs, como o carvo e o petrleo, resulte em dixido de carbono, prejudicial camada de ozono, o seu percentual poluente menor.

A Populao mundial e as necessidades energticas Com base em estimativas razoveis, a populao mundial atingir 10 bilies de pessoas em meados do sculo XXI. Actualmente a populao mundial ronda os 6 bilies de habitantes, sendo que as maiores taxas de crescimento se localizam nos pases em vias de desenvolvimento, pois estes encontram-se na fase de transio do modelo demogrfico, ver grfico que se segue (Modelo de evoluo demogrfica). http://www.cfn.ist.utl.pt/pt/expofusao_1.html Em 1990, o consumo de energia primria por habitante e por ano era de 2.2x1011 joule ou 5.1 tep (toneladas de equivalente em petrleo: 4.4x1010 J = 12000 KWh) nos pases industrializados, e dez vezes menos nos pases em vias de desenvolvimento. De acordo com os cenrios escolhidos para a procura energtica, o consumo de energia primria mundial poder atingir duas a trs vezes o consumo actual Modelo de evoluo demogrfica Portanto, prev-se que os maiores aumentos na procura de energia no futuro sejam dos pases em

vias de desenvolvimento, devido a um maior crescimento demogrfico e crescimento e

desenvolvimento econmico; enquanto nos pases industrializados, com grandes quantidades de consumo, se assiste a um iniciar de uma gesto de eficincia e poupana energtica relacionada com uma evoluo tcnica, (ex: Estudos j

demonstraram, que combinaes engenhosas de materiais leves com inovaes em propulso e aerodinmica poderiam reduzir o uso do petrleo em carros, camies e avies em dois teros sem comprometer conforto, segurana, desempenho ou acessibilidade. Em termos de fsica, os carros teriam que reduzir drasticamente de peso, pois novas ligas metlicas e compsitos de polmeros avanados, podem reduzir a massa do carro sem sacrificar a resistncia a impactos. Compsitos de carbono competitivos como os de ao, permitiriam a utilizao de motores mais pequenos e baratos e no precisariam de funilaria e pintura; essas economias compensariam o custo mais alto dos materiais de compsitos de carbono). As fontes de energia capazes de corresponder de forma substancial a esta procura so:

os combustveis fsseis, principalmente o carvo, pois as reservas de petrleo e de gs sero fortemente reduzidas,

a energia nuclear: fisso e fuso, as energias renovveis: hidrulica, solar, elica, das ondas, das mars, geotrmica, biomassa, etc.

Mesmo se a fraco das necessidades energticas que possa ser coberta pelas energias renovveis aumentar como se prev, os peritos esto de acordo que elas no podero satisfazer no entanto a totalidade das necessidades mundiais. Torna-se pois necessrio desenvolver novas opes energticas, optimizadas em termos de segurana, de impacto sobre o meio ambiente e de economia. A fuso termonuclear

controlada uma dessas raras opes.

menu 4. Disponibilidades e problemticas das vrias energias renovveis Segundo Wolfgang Palz no seu livro Energia Solar e Fontes Alternativas, a energia solar recebida pela terra a cada ano dez vezes superior a contida em toda a reserva de combustveis fsseis. Mas, actualmente a maior parte da energia utilizada pela humanidade provm de combustveis fsseis - Petrleo, carvo mineral, xisto etc. A vida moderna tem sido movida a custa de recursos esgotveis que levaram milhes de anos para se formar. O uso desses combustveis em larga escala tem mudado substancialmente a composio da atmosfera e o balano trmico do Planeta provocando o aquecimento global, degelo nos plos, chuvas cidas e envenenamento da atmosfera e todo meio-ambiente. As previses dos efeitos decorrentes para um futuro prximo, so catastrficas. Alternativas como a energia nuclear, que eram apontadas como soluo definitiva, j mostraram que s podem piorar a situao. Com certeza, ou buscamos solues limpas e ambientalmente correctas ou seremos obrigados a mudar nossos hbitos e costumes de maneira traumtica. As reservas conhecidas de petrleo devem durar apenas mais 75 anos; as de gs natural, um pouco mais de 100 anos; as reservas de carvo, aproximadamente 200 anos. A utilizao das energias renovveis em substituio aos combustveis fsseis uma direco vivel e vantajosa. Pois, alm de serem praticamente inesgotveis, as energias renovveis podem apresentar impacto ambiental muito baixo ou quase nulo, sem afectar o balano trmico ou composio atmosfrica do planeta. Graas aos diversos tipos de manifestao, disponibilidade de larga abrangncia geogrfica e variadas possibilidades de converso, as renovveis so bastante prprias para gerao distribuda e ou autnoma. O desenvolvimento das tecnologias para o aproveitamento das renovveis podero beneficiar comunidades rurais e regies

afastadas bem como a produo agrcola atravs da autonomia energtica e consequente melhoria global da qualidade de vida dos habitantes. No entanto, a solar ser mais disponvel nas regies tropicais e de transio, sub-tropicais, mediterrnicas, pela maior

radiao solar, maior insolao e menor nebulosidade. Zonas tropicais, solues tropicalizantes Imagem: www.pntic.mec.es

E, embora todas as energias tenham os seus condicionalismos de localizao, podem funcionar em complementaridade umas com as outras e com as fsseis que so finitos e mais concentradas geograficamente.

Exemplo de um sistema simples autnomo, no ligado rede

Exemplo de um sistema hbrido Fonte: http://www.cresesb.cepel.br/tutorial/solar/apstenergiasolar.htm#item62 Sistemas isolados, autnomos (sem ligao rede) em geral, utiliza-se alguma forma de armazenamento de energia. Este armazenamento pode ser feito atravs de baterias, quando se deseja utilizar aparelhos elctricos ou armazena-se na forma de energia gravitacional quando se bombeia gua para tanques em sistemas de abastecimento. Alguns sistemas isolados no necessitam de armazenamento, o que o caso da irrigao onde toda a gua bombeada directamente consumida ou estocadas em reservatrios. Actualmente, os sistemas fotovoltaicos vm sendo utilizados em instalaes remotas possibilitando vrios projectos sociais, agropastoris, de irrigao e comunicaes. As facilidades de um sistema fotovoltaico tais como: modularidade, baixos custos de manuteno e vida til longa, fazem com que sejam de grande importncia para instalaes em lugares desprovidos da rede elctrica. A energia solar normalmente a forma mais barata de conseguir electricidade para os 2 bilies de pessoas que no tm acesso a ela no mundo em desenvolvimento.

Embora os painis solares actualmente custem mais por quilowatt-hora que as turbinas de vento, eles ainda podem ser lucrativos se integrados em prdios, economizando o custo do material do telhado. Em cima de tectos de grandes prdios comerciais, clulas solares podem ser competitivas, mesmo sem subsdios, se combinarmos com uso eficiente que permita ao construtor do prdio revender o excesso de energia quando estiver abundante e mais cara nas tardes de sol. O recurso energtico elico tem tido um desenvolvimento positivo, tendo em conta um cenrio de restrio ambiental moderada.

Apesar deste potencial, existem condicionalismos em especial de circulao atmosfrica/ventos para o seu desenvolvimento, bem como problemas de ligao rede( uma vez que os locais com maior potencial se encontram em locais remotos ou servidos por redes fracas, muitas vezes o escoamento de energia s conseguido atravs da construo de novas linhas, o que eleva os custos ou at inviabiliza as operaes, sendo tambm problemtica a gesto da atribuio dos pontos de interligao) e de

impacte ambiental ( as principais incidncias ambientais habitualmente apontadas so o rudo, o impacto visual e a influncia na fauna avcola). A energia hdrica debate-se com condicionalismos dos regimes hidrolgicos/climticos, ambientais e de alteraes climticas, pois para a converso em energia elctrica a energia cintica da gua e transformada em energia cintica de rotao da turbina hidrulica, e esta energia mecnica da turbina finalmente em energia elctrica. A cada processo estar associado um rendimento na ordem dos 80%, dependendo da tecnologia empregue.

A disponibilidade anual deste recurso depende da quantidade de gua disponvel para turbinar, sendo factores determinantes a pluviosidade, o regime de funcionamento e de elaborao (com ou sem armazenamento) e a bacia hidrogrfica. A energia da biomassa tem uma fraca produo e utilizao que se deve a uma srie de constrangimentos de caris no tecnolgico:

- Escassez de terra disponvel para a produo das culturas fonte, criando uma falta de

matria-prima, apesar de por vezes as culturas estarem condenadas a ficar na terra ou a irem para o lixo por falta de qualidade, quando o potencial energtico poderia significar um lucro considervel, sobretudo evitar incndios florestais. Energia das ondas: As zonas costeiras portuguesas (em especial a costa ocidental do continente e as ilhas dos Aores) tm condies naturais entre as mais favorveis em qualquer parte do mundo para o aproveitamento da energia das ondas: recurso abundante (cerca de 25-30 kW/m mdia anual), plataforma continental estreita (inexistente nos Aores) (ou seja guas profundas na proximidade da costa), consumo e rede elctrica concentrados junto costa do continente. No entanto existem uma srie de barreiras ao desenvolvimento deste tipo de energia renovvel: - A passagem da fase de ensaios em laboratrio para a demonstrao com prottipo em mar real fortemente dispendiosa, requer uma longa preparao e envolve riscos de vria ordem.

- O desenvolvimento dum sistema do tipo em questo, passando pelo projecto construo e operao de prottipo, at ao limiar da comercializao, requer a participao e coordenao duma equipa multidisciplinar, envolvendo empresas e instituies de I&D. Existe pouca experincia e tradio de empreendimentos deste tipo em Portugal. A energia geotermal poder vir a ter um melhor aproveitamento com a aplicao de Bombas de Calor Geotrmicas (BCG) reversveis, que aproveitam o calor a partir de aquferos ou das formaes geolgicas atravs de permutadores instalados no subsolo, permitido utilizaes de aquecimento e climatizao, que poder representar um potencial de 12 MWt. Situao actual: a Unio Europeia possui um forte potencial no domnio das energias renovveis, que explora de forma desigual e insuficiente. Este sector, particularmente sensvel s evolues polticas, representa actualmente 6% do consumo energtico interno bruto e poder representar 7,4 a 9% em 2010. Vantagens de se recorrer s fontes de energia renovveis:

consentneo com a estratgia global de desenvolvimento sustentvel; permite reduzir a dependncia da Unio Europeia das importaes de energia e assegurar assim a segurana do aprovisionamento;

contribui para melhorar a competitividade global da indstria europeia; tem efeitos positivos no desenvolvimento regional e no emprego; a opinio pblica favorvel.

A generalizao da utilizao das energias renovveis confronta-se com os seguintes obstculos:

os custos de investimento so elevados e os perodos de recuperao muito longos;

os diferentes actores envolvidos na tomada de decises que afectam o sector das energias renovveis conhecem mal o potencial destas;

uma atitude de resistncia geral s mudanas; os problemas tcnicos e econmicos de ligao s redes de electricidade centralizadas no tm actualmente soluo;

existem dificuldades associadas s flutuaes sazonais de certas energias (elica e solar);

algumas energias (os biocombustveis) requerem uma infra-estrutura apropriada. menu

5. Competitividade e inovao tecnolgica nas energias renovveis

Verifica-se que o ritmo de evoluo da tecnologia mais elevado do que o ajuste da reorganizao da sociedade face s inovaes. Pois as energias renovveis, para serem utilizadas de uma forma rentvel, generalizada, competitiva com as outras energias fsseis dominantes, exigem uma reorganizao de infraestruturas na forma de organizao da sociedade. As energias renovveis quase que tm o dom da ubiquidade, esto distribudas de uma forma mais equitativa a nvel global; o que no

acontece com as fsseis e que favoreceram o desenvolvimento dos grandes aglomerados populacionais, urbanos e industriais, ultrapassando os limites das vantagens em termos, pelo menos, de qualidade de vida.

Fonte: Grande Atlas Mundial Seleces do Reader`s Digest 1990 As renovveis so compatveis com uma desconcentrao e descentralizao das vrias funes inerentes aos desmesurados ncleos urbanos, e favorecem a disperso de poderes dos que detm ao controlo das fontes de energia fsseis. O Livro Verde da Unio Europeia fixa um objectivo ambicioso: duplicar em 15 anos a contribuio das energias renovveis para o consumo energtico interno bruto (ou seja, 12% em 2010), o que permitiria a criao lquida de mais de 500 000 postos de trabalho.Tal objectivo implica um envolvimento total por parte dos Estadosmembros.Tal objectivo exige o reforo das polticas comunitrias:

mercado interno da energia (sistemas de crditos, harmonizao fiscal, auxlios estatais, normalizao);

ajudas financeiras especficas (programa ALTENER: 40 milhes de ecus para 1993-1997);

reforo da vertente das energias renovveis nos programas de investigao e desenvolvimento (programas JOULE e THERMIE);

poltica regional favorvel promoo destas energias, particularmente nas zonas perifricas e rurais;

poltica agrcola compatvel, que apoie a produo e o desenvolvimento das fontes de energia sustentveis;

Utilizao dos potenciais para o desenvolvimento econmico dos pases da Europa Central e Oriental, dos pases mediterrnicos e dos pases em desenvolvimento: A plataforma europeia de tecnologia solar trmica foi hoje lanada oficialmente para facilitar a investigao nesta rea e promover a entrada das novas tecnologias no mercado. O comissrio europeu para a Energia, Andris Piebalgs, j saudou a iniciativa. O sector do solar trmico pode ter um papel importante no futuro e contribuir para o desenvolvimento de um sistema energtico europeu sustentvel, considerou hoje AndrisPiebalgs. O comissrio apelou cooperao entre os vrios agentes no mercado e no compromisso da indstria privada para garantir a competitividade (...) e cumprir os objectivos da Estratgia de Lisboa.

A energia solar trmica utiliza a radiao do Sol para produzir calor que depois pode ser usado para aquecimento domstico de gua e climatizao.

Actualmente j existem plataformas semelhantes para a energia fotovoltaica, hidrognio, pilhas de combustvel, biocombustveis. O objectivo das plataformas europeias de tecnologia desenvolver e implementar uma viso comum para um determinado sector ou rea. Para isso, necessrio elaborar um programa de investigao a longo prazo. Fonte: Publico.pt 30-05-2006 http:/www.raplus.pt/300506_3.htm

Dois exemplos casos de aplicao/investimento em energia solar e elica: - Caso 1 : GE instala maior central solar do mundo em Serpa

A escolha da localizao tem a ver com o facto de Serpa, no Alentejo, estar situada numa das reas de maior exposio solar da Europa e de esta zona dispor de maiores facilidades de ligao rede

- Caso 2 : A Norte da Alemanha, na localidade de Brunsbttel, perto de Hamburgo, a REpower j tem em operao o seu primeiro aerogerador de 5000 kilowatts, cujo motor montado no topo de uma torre com mais de 120 metros de altura..

Investigao: O primeiro reactor nuclear experimental de fuso nuclear vai ser instalado em Frana, mais concretamente em Cadarache, no sul do pas, decidiram em Moscovo os parceiros do projecto ITER (Internacional Thermonuclear Experimental Reactor). O reactor estar concludo em 2018. Prev-se que l para meados do sculo XXI a energia nuclear de fuso possa ser comercializada e o seu consumo generalizado, em competio com as restantes energias . A energia de fuso nuclear tem trs grandes vantagens: inesgotvel, amiga do ambiente e segura. Diz Carlos Varandas, presidente do Centro de Fuso Nuclear, in entrevista ao DN em 25 de Junho de 2006. Sendo assim, esta fonte de energia poderia ser tambm considerada renovvel. L-se mais frente na mesma entrevista: o hidrognio e a fuso nuclear so as energias do futuro. Na mesma entrevista, diz Carlos Varandas: um facto que est a haver uma mudana em todo o mundo, e representativo disso por exemplo o muito recente Livro Verde da Energia, lanado em Bruxelas, onde dito claramente que preciso desenvolver todas as formas de energia, incluindo a nuclear. Est provado que as Energias Renovveis so ptimas, embora o preo do quilowatt.hora de algumas seja caro, mas tambm certo que no permitem responder s necessidades energticas da humanidade. . Por enquanto, com as tecnologias e organizao de infraestruturas que temos.

O problema da energia um problema global e de todos ns, tal qual o problema das alteraes climticas, e esto intimamente relacionados entre si pela questo do CO2, relacionados com o crescimento e desenvolvimento da populao bem como as inovaes tcnicas. Segundo o Conselho Mundial de Energia-WEC, em trs estudos de casos de cenrios alternativos que foram explorados em detalhe, at 2020 e com um esboo at 2100, tendo em conta disponibilidade de reservas, procura relacionada com o desenvolvimento demogrfico, tecnologias de explorao, emisses de CO2 e impacto nas alteraes climticas, prev-se a seguinte evoluo, baseada em trs ncleos principais de cenrios. A Crescimento econmico elevado, aumentos no consumo de energia e melhorias na eficincia energtica, com A1 na nfase do petrleo, A2 no carvo e A3 no gs natural; B Caso referncia, com evoluo mdia, com B1 correspondendo a um crescimento mais forte do consumo nos pases em vias de desenvolvimento; C Direccionado para fabricantes, polticos e outros que promovam a energia, a inovao e transferncia de tecnologia no desenvolvimento do no fssil, com C1 nfase em melhorias de eficincia nas energias renovveis (solar longo), C2 nuclear com papel de expanso

http://www.worldenergy.org/wec-geis/edc/scenario.asp

Apesar da sua disponibilidade como recurso energtico fssil, o carvo dos mais poluentes, o que emite maiores quantidades de CO2, contribuindo com o maior aumento de efeito de estufa de origem antropognica, maiores aumentos de temperatura nos cenrios de alteraes climticas. Se contabilizarmos os custos dos danos ambientais das energias fsseis, na alternativa s energias renovveis, concerteza que ainda teramos a ganhar neste balano e as infra-estruturas das renovveis no teriam um preo to elevado, como referido. Os custos de externalidades, tais como construo de centrais nucleares de fisso, tempo de construo, investigao, segurana, manuteno, desmantelamento (sobretudo as de 1 gerao), impactos ambientais/riscos; nas fsseis os jogos de poder e conflitos na geoestratgia mundial, custos de transportes e outros, deveriam ser integrados no clculo de custo de cada fonte energtica, s assim poderamos fazer comparaes correctas de custos. A proteco do clima, feita de maneira correcta, poderia na verdade reduzir os custos, no aument-los.LOVINS, Amory B.

A tendncia de descarbonizao manifestada, preocupao poltica e econmica, dever ser reforada por mais eficincia na converso, na distribuio e no uso de energia; por exemplo, combinar a produo de calor e electricidade pode fornecer duas vezes mais trabalho til. Se tanto eficincia quanto a energia renovvel crescerem mais depressa do que a economia, as emisses de carbono cairo e o aquecimento global diminuir. Em contraste, a energia nuclear uma soluo mais lenta e cara. Obter um quilowatt-hora de uma usina nuclear custa pelo menos trs vezes mais do que economiz-lo com medidas de eficincia. In Scientific American, Mais Lucro com menos Carbono, por Amory B. lovins.

menu

6. concluso O valor dos recursos depende largamente da capacidade, do engenho/tcnica e da experincia e cincia do homem em saber detect-los. A divulgao da sua utilizao

s se manifesta quando a sua necessidade reconhecida, como no caso da madeira e do ferro para a construo de barcos. No passado, o homem preocupava-se com a posse de minerais, de carvo e de borracha. Alguns pases chegaram a envolver-se em guerras para poderem controlar a disponibilidade dos produtos. Hoje, as necessidades humanas so um pouco diferentes. O homem j no depende apenas das fontes locais para obter os recursos, e o melhoramento de meios de transporte reduziu o custo das matrias-primas para a indstria. Apesar disso, o princpio continua a ser o mesmo: prosseguir a procura activa e contnua de novos recursos susceptveis de aproveitamento e de aplicao em larga escala, tendo em considerao o valor dos recursos renovveis, tais como os produtos animais e vegetais necessrios alimentao do homem. E com o mesmo princpio, o homem estrutura a organizao socio-econmica da sociedade centrada nos recursos energticos e o domnio dos territrios com base nessa deteno e poder, desencadeando conflitos regionais subjacentes a uma geopoltica mundial. A organizao da sociedade tambm evolui e sofre mudanas. Se as energias renovveis, que so por natureza mais equitativamente distribudas espacialmente, ocuparem o papel dominante das fsseis, tero necessariamente consequncias na organizao das sociedades, nas relaes sociais de produo e sua distribuio na superfcie terrestre. M.Hubbert previu em 1956, o pico mximo do petrleo para 1970, pois os choques petrolferos ocorreram nas dcadas de 70 e 80. os EUA, apesar de produtores de petrleo, dependem hoje de 70% da importao desse recurso energtico.

Se o recurso energtico dominante escasseia, os preos aumentam, provvel que a necessidade leve ao desenvolvimento das energias renovveis, passando a dominantes no final do sc. XXI, ainda que na fase de transio, das fsseis para as renovveis, se assista a um aumento da explorao do gs natural, com maiores reservas do que o petrleo e menos poluente do que o carvo. Tambm provvel, que a energia nuclear de fisso nesta fase aumente e que para meados do sc.XXI venha ser substituda pela de fuso.

Lecdia Maio, Julho 2006 menu

ndice [esconder]

1 Exemplos de fontes de energia renovvel 2 Fontes de energia o 2.1 No-renovveis 2.1.1 Combustveis fsseis 2.1.2 Energia nuclear o 2.2 Renovveis 2.2.1 Energia hidrulica 2.2.2 Biomassa 2.2.3 Energia solar 2.2.4 Energia elica 2.2.5 Energia geotrmica 2.2.6 Energia maremotriz 2.2.7 Energia do hidrognio 3 Vantagens e desvantagens o 3.1 Energias ecolgicas o 3.2 Natureza difusa o 3.3 Irregularidade o 3.4 Fontes renovveis poluentes o 3.5 Diversidade geogrfica o 3.6 Administrao das redes elctricas o 3.7 A Integrao na paisagem o 3.8 Contraponto 4 Investimentos 5 Referncias 6 Ver tambm 7 Ligaes externas

[editar] Exemplos de fontes de energia renovvel


O Sol: energia solar O vento: energia elica Os rios e correntes de gua doce: energia hidrulica Os mares e oceanos: energia maremotriz As ondas: energia das ondas A matria orgnica: biomassa, biocombustvel O calor da Terra: energia geotrmica[12] gua salobra: energia azul O hidrognio: energia do hidrognio Energia da fisso Energia da fuso

As energias renovveis so consideradas como energias alternativas ao modelo energtico tradicional, tanto pela sua disponibilidade (presente e futura) garantida (diferente dos combustveis fsseis que precisam de milhares de anos para a sua formao) como pelo seu menor impacto ambiental. [editar] Fontes de energia As fontes de energia podem ser divididas em dois grupos principais: permanentes (renovveis) e temporrios (no-renovveis). As fontes permanentes so aquelas que tm origem solar, no entanto, o conceito de renovabilidade depende da escala temporal que utilizado e os padres de utilizao dos recursos. Assim, so considerados os combustveis fsseis no-renovveis j que a taxa de utilizao muito superior taxa de formao do recurso propriamente dito. [editar] No-renovveis Os combustveis fsseis so fontes no-renovveis de energia: no possvel repor o que se gasta, uma vez que podem ser necessrios milhes de anos para poder contar novamente com eles. So aqueles cujas reservas so limitadas. As principais so a energia da fisso nuclear e os combustveis fsseis (petrleo, gs natural e carvo). [editar] Combustveis fsseis Ver artigo principal: Combustvel fssil Os combustveis fsseis podem ser usados na forma slida (carvo), lquida (petrleo) ou gasosa (gs natural). Segundo a teoria mais aceita, foram formados por acumulaes de seres vivos que viveram h milhes de anos e que foram fossilizados formando carvo ou hidrocarbonetos. No caso do carvo se trata de bosques e florestas nas zonas hmidas e, no caso do petrleo e do gs natural de grandes massas de plncton acumuladas no fundo de bacias marinhas ou lacustres. Em ambos os casos, a matria orgnica foi parcialmente decomposta, pela ao da temperatura, presso e certas bactrias, na ausncia de oxignio, de forma que foram armazenadas molculas com ligaes de alta energia. Se distinguem as "reservas identificadas", embora no sejam exploradas, e as "reservas provveis", que podero ser descobertas com tecnologias futuras. Segundo os clculos, o planeta pode fornecer energia para mais 40 anos (se for usado apenas o petrleo) e mais de 200 (se continuar a usar carvo). [editar] Energia nuclear Ver artigo principal: Energia nuclear Os ncleo atmicos de elementos pesados, como o urnio, podem ser desintegrados (fisso nuclear ou ciso nuclear) e liberar energia radiante e cintica. Usinas termonucleares usam essa energia para produzir electricidade utilizando turbinas a vapor.

Uma consequncia da atividade de produo deste tipo de energia so os resduos nucleares, que podem levar milhares de anos para perder a radioatividade. Porm existe uma fonte de energia nuclear que no gera resduos radioativos, a da fuso nuclear, que ocorre quando 4 ncleos de deutrio se fundem formando 1 de hlio liberando energia trmica que pode ser usada em turbinas a vapor. Mas a reao de fuso ainda no foi conseguida em grande escala a ponto de se economicamente vivel. [editar] Renovveis Os combustveis renovveis so combustveis que usam como matria-prima elementos renovveis para a natureza, como a cana-de-acar, utilizada para a fabricao do etanol e tambm, vrios outros vegetais como a mamona utilizada para a fabricao do biodiesel ou outros leos vegetais que podem ser usados diretamente em motores diesel com algumas adaptaes. [editar] Energia hidrulica Ver artigo principal: Energia hidrulica

Um dos 3 PELAMIS P-750, motores da energia das ondas, na costa de Peniche, Portugal. A energia hidroeltrica a energia que se produz em barragens construdas em cursos de gua (exemplo, a barragem do Alqueva). Essa energia parte da precipitao que forma os rios que so represados, a gua desses rios faz girar turbinas que produzem energia eltrica. encontrada sob a forma de energia cintica, sob diferenas de temperatura ou gradientes de salinidade e pode ser aproveitada e utilizada. Uma vez que a gua aproximadamente 800 vezes mais densa que o ar, requer um lento fluxo ou ondas de mar moderadas, que podem produzir uma quantidade considervel de energia. [editar] Biomassa Ver artigo principal: Biomassa

O resduo da cana-de-acar pode ser usado como biocombustvel. A energia da biomassa a energia que se obtm durante a transformao de produtos de origem animal e vegetal para a produo de energia calorfica e eltrica. Na transformao de resduos orgnicos possvel obter biocombustveis, como o biogs, o biolcool e o biodiesel. A formao de biomassa a partir de energia solar realizada pelo processo denominado fotossntese, pelas plantas que. Atravs da fotossntese, as plantas que contm clorofila transformam o dixido de carbono e a gua em materiais orgnicos com alto teor energtico que, por sua vez, servem de alimento para os outros seres vivos. A biomassa atravs destes processos armazena a curto prazo a energia solar sob a forma de hidratos de carbono. A energia armazenada no processo fotossinttico pode ser posteriormente transformada em calor, liberando novamente o dixido de carbono e a gua armazenados. Esse calor pode ser usado para mover motores ou esquentar gua para gerar vapor e mover uma turbina, gerando energia eltrica. [editar] Energia solar Ver artigo principal: Energia solar

Os painis fotovoltaicos convertem diretamente a energia luminosa em energia eltrica. A energia solar aquela energia obtida pela luz do Sol, pode ser captada com paineis solares. A radiao solar trazida para a Terra leva energia equivalente a vrios milhares de vezes a quantidade de energia consumida pela humanidade.

Atravs de colectores solares, a energia solar pode ser transformada em energia trmica, e usando painis fotovoltaicos a energia luminosa pode ser convertida em energia elctrica. Ambos os processos no tm nada a ver uns com os outros em termos de sua tecnologia. As centrais trmicas solares utilizam energia solar trmica a partir de colectores solares para gerar eletricidade. H dois componentes na radiao solar: radiao directa e radiao difusa. A radiao directa a que vem diretamente do Sol, sem reflexes ou refraes intermedirias. A difusa, emitida pelo cu durante o dia, graas aos muitos fenmenos de reflexo e refrao da atmosfera solar, nas nuvens, e nos restantes elementos da atmosfera terrestre. A radiao refletida direta pode ser concentrada e utilizada. No entanto, tanto a radiao direta quanto a radiao difusa so utilizveis. possvel diferenciar entre receptores ativos e passivos, em que os primeiros utilizam mecanismos para orientar o sistema receptor rumo ao sol (chamado seguidor) para melhor atrair a radiao directa. Uma grande vantagem da energia solar que ela permite a gerao de energia, no mesmo local de consumo, atravs da integrao da arquitetura. Assim, pode ser levada a sistemas de gerao distribuda, quase eliminando completamente as perdas ligadas aos transportes, que representam cerca de 40% do total. Porm essa fonte de energia tem o inconveniente de no poder ser usada noite, a menos que se tenham baterias. [editar] Energia elica Ver artigo principal: Energia elica

A energia elica uma das fontes mais amigveis de energia renovvel para o meio ambiente. A energia elica a energia obtida pela ao do vento, ou seja, atravs da utilizao da energia cintica gerada pelas correntes atmosfricas. O vento vem da palavra latina aeolicus, relativa Eolo, deus dos ventos na mitologia grega. A energia elica tem sido utilizado desde a Antiguidade para mover os barcos movidos por velas ou operao de outras mquinas. uma espcie de energia verde. Essa energia tambm vem do Sol, que aquece a superfcie da Terra de forma no

homognea, gerando locais de baixa presso e locais de alta presso, fazendo com que o ar se mova gerando ventos. [editar] Energia geotrmica Ver artigo principal: Energia geotrmica A energia geotrmica a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de guas quentes e vapores para a produo de electricidade e calor. Exemplo: central geotrmica da Ribeira Grande (Aores). Parte do calor interno da Terra (5.000 C) chega crosta terrestre. Em algumas reas do planeta, prximas superfcie, as guas subterrneas podem atingir temperaturas de ebulio, e, dessa forma, servir para impulsionar turbinas para eletricidade ou aquecimento. A energia geotrmica aquela que pode ser obtida pelo homem atravs do calor dentro da terra. O calor dentro da terra ocorre devido a vrios fatores, entre eles o gradiente geotrmico e o calor radiognico. Geotrmica provm do grego geo, "Terra" e Thermo, "calor", literalmente "calor da Terra". [editar] Energia maremotriz Ver artigo principal: Energia maremotriz

Central elctrica mareomotriz no esturio do Rio Rance, ao noroeste da Frana. A energia dos mares a energia que se obtm a partir do movimento das ondas, a das mars ou da diferena de temperatura entre os nveis da gua do mar. Ocorre devido fora gravitacional entre a Lua, a Terra e o Sol, que causam as mars, ou seja, a diferena de altura mdia dos mares de acordo com a posio relativa entre estes trs astros. Esta diferena de altura pode ser explorada em locais estratgicos como os golfos, baas e esturios que utilizam turbinas hidrulicas na circulao natural da gua, junto com os mecanismos de canalizao e de depsito, para avanar sobre um eixo. Atravs da sua ligao a um alternador, o sistema pode ser usado para a gerao de eletricidade, transformando, assim, a energia das mars, em energia eltrica, uma energia mais til e aproveitvel.

A energia das mars tm a qualidade de ser renovvel, como fonte de energia primria no est esgotada pela sua explorao e, limpa, uma vez que, na transformao de energia no produz poluentes derivados na fase operacional. No entanto, a relao entre a quantidade de energia que pode ser obtida com os actuais meios econmicos e os custos e o impacto ambiental da instalao de dispositivos para o seu processo impediram uma notvel proliferao deste tipo de energia. Outras formas de extrair energia a partir da energia das ondas ocenicas so, a energia produzida pelo movimento das ondas do oceano e de energia devido ao gradiente trmico, que faz uma diferena de temperatura entre as guas superficiais e profundas do oceano. [editar] Energia do hidrognio A energia do hidrognio a energia que se obtm da combinao do hidrognio com o oxignio produzindo vapor de gua e libertando energia que convertida em eletricidade. Existem alguns veculos que so movidos a hidrognio. Embora no seja uma fonte primria de energia, o hidrognio se constitui em uma forma conveniente e flexvel de transporte e uso final de energia, pois pode ser obtido de diversas fontes energticas (petrleo, gs natural, eletricidade, energia solar) e sua combusto no poluente ( produto da combusto da gua), alm de ser uma fonte de energia barata. O uso do hidrognio como combustvel est avanando mais rapidamente, havendo vrios prottipos de carros nos pases desenvolvidos que so movidos a hidrognio, que gera eletricidade, e descarregam como j dito, gua em seus escapamentos. Calcula-se que j na prxima dcada existiro modelos comerciais de automveis eltricos cujo combustvel ser o hidrognio lquido. porm devemos lembrar que o hidrognio no uma fonte de energia, ele funciona como uma bateria que armazena a energia e libera quando necessrio na forma de calor. Para carregar essa bateria, como foi dito anteriormente, precisamos de fontes reais de energia como as que foram mencionadas nesse artigo. [editar] Vantagens e desvantagens [editar] Energias ecolgicas A primeira vantagem de certa quantidade de recursos energticos renovveis que no produzem emisses de gases de efeito estufa nem outras emisses, ao contrrio do que acontece com os combustveis, sejam fsseis ou renovveis. Algumas fontes no emitem dixido de carbono adicional, exceto aqueles necessrios para a construo e operao, e no apresenta quaisquer riscos adicionais, tais como a ameaa nuclear. No entanto, alguns sistemas de energias renovveis geram problemas ecolgicos particulares. Assim, as primeiras turbinas elicas estavam perigosas para as aves, como as suas lminas giravam muito rapidamente, enquanto as hidroelctricas podem criar barreiras migrao de certos peixes, um problema grave em muitos rios do mundo

(nos rios na regio noroeste da Amrica do Norte que desembocam para o Oceano Pacfico, a populao de salmo diminuiu drasticamente). [editar] Natureza difusa

Bateria de painis solares. Um problema inerente energia renovvel o seu carter difuso, com exceo da energia geotrmica, que, no entanto, s est disponvel quando a crosta fina, como as fontes quentes e giseres. Uma vez que algumas das fontes de energia renovveis proporcionam uma energia de uma relativamente baixa intensidade, distribudas em grandes reas, so necessrios novos tipos de "centrais" para transform-los em fontes utilizveis. Para 1.000 kWh de electricidade, consumo anual per capita nos pases ocidentais, o proprietrio de uma casa localizada em uma zona nublada da Europa tem de instalar oito metros quadrados de painis fotovoltaicos (supondo um rendimento mdio de 12,5% da energia). No entanto, com quatro metros quadrados de coletores solares trmicos, um lar pode chegar muito da energia necessria para a gua quente sanitria, porm, devido ao aproveitamento da simultaneidade, os prdios de apartamentos podem alcanar o mesmo retorno com menor superfcie de colectores e, sobretudo, com muito menor investimento por agregado familiar. [editar] Irregularidade A produo de energia elctrica exige uma permanente fonte de energia confivel ou suporte de armazenamento (bomba hidrulica para armazenamento, baterias, futuras pilhas de hidrognio, etc). Assim, devido ao elevado custo do armazenamento de energia, um pequeno sistema autnomo raramente econmico, exceto em situaes isoladas, quando a ligao rede de energia implica custos mais elevados. [editar] Fontes renovveis poluentes Em termos de biomassa, certo que armazena um ativo de dixido de carbono, formando a sua massa com ele e liberando o oxignio de novo, enquanto para queimar

novamente, combinam-se o carbono com o oxignio para formar o dixido de carbono novamente. Teoricamente o ciclo fechado no teria emisses de dixido de carbono, apesar das emisses serem o produto de combusto fixo na nova biomassa. Na prtica, empregada a energia poluente no plantio, na colheita e na transformao, pelo que o saldo negativo. Porm o saldo de energias no renovveis muitas vezes mais negativo. Alm disso, a biomassa no verdadeiramente inesgotvel, mesmo sendo renovvel. A sua utilizao pode ser feita apenas em casos limitados. H dvidas quanto capacidade da agricultura para fornecer as quantidades de massa vegetal necessrio, se esta fonte se popularizar, que est se demonstrando pelo aumento de preos de gros, devido sua utilizao para a produo de biocombustveis. Por outro lado, todos os biocombustveis produzidos produzem maior quantidade de dixido de carbono por unidade de energia produzida ao equivalente fssil. Mas essa emisso maior absorvida na produo do biocombustvel pelo processo de fotossntese. A energia geotrmica muito restrita, no s geograficamente, mas algumas das suas fontes so consideradas poluentes. Isso ocorre porque a extrao de gua subterrnea em altas temperaturas geradas pelo arrastar para a superfcie de sais minerais indesejveis e txicos. [editar] Diversidade geogrfica A diversidade geogrfica dos recursos tambm significativa. Alguns pases e regies so significativamente melhores do que outros recursos, nomeadamente no setor das energias renovveis. Alguns pases tm recursos significativos perto dos principais centros de habitao em que a procura de eletricidade importante. A utilizao desses recursos em grande escala requer, no entanto, investimentos considerveis no tratamento e redes de distribuio, bem como na casa de produo. Alm disso, diferentes pases tm diferentes potencialidades energticas, este fator deve ser tido em conta no desenvolvimento das tecnologias a por em prtica. Mas isso pode ser resolvido produzindo os biocombustveis em pases tropicais, com maior incidncia de luz solar, e os levando para os pases menos providos de Sol. Dessa maneira o problema de transporte de energia seria resolvido. [editar] Administrao das redes elctricas Se a produo de electricidade a partir de fontes renovveis est generalizada, os sistemas de distribuio e transformao no seriam to grandes distribuidores de electricidade, mas funcionariam localmente, a fim de equilibrar as necessidades das pequenas comunidades. Os que possuem energia em excesso venderiam aos setores com dficit, quer dizer, o funcionamento da rede dever passar de uma "gesto passiva", onde alguns produtores esto ligados e que o sistema orientado para obter electricidade "descendente" para o consumidor, para a gesto "ativa", onde alguns produtores so distribudos na rede que devem monitorar constantemente as entradas e sadas para assegurar o equilbrio do sistema local. Isso iria exigir grandes mudanas na forma de gerir as redes.

No entanto, a pequena utilizao de energias renovveis, o que muitas vezes podem ocorrer no local, reduz a necessidade de ter sistemas de distribuio de electricidade. Atuais sistemas, raramente e economicamente rentveis, revelaram que uma famlia mdia que tem um sistema solar com armazenamento de energia, e painis de dimenso suficiente, s tem que recorrer a fontes externas de energia elctrica em algumas horas por semana. Portanto, aqueles que apiam a energia renovvel pensam que a electricidade dos sistemas de distribuio deveriam ser menos importantes e mais fceis de controlar. [editar] A Integrao na paisagem

Aerogeradores. Uma desvantagem bvia da energia renovvel o seu impacto visual sobre o meio ambiente local. Algumas pessoas odeiam a esttica de turbinas elicas e mencionam a conservao da natureza quando se fala das grandes instalaes solares elctricas fora das grandes cidades. No entanto, o mundo inteiro encontra charme vista dos "antigos moinhos de vento", que em seu tempo, eram amostras bem visveis da tecnologia disponvel. No entanto a esttica das turbinas elicas est sendo revista para no causar tanto impcto visual. Outros tentam utilizar estas tecnologias de forma eficaz e esteticamente satisfatria: os painis solares fixos podem duplicar as barreiras anti-rudo ao longo das rodovias, h trechos disponveis e poderiam ento ser completamente substitudos por painis solares, clulas fotovoltaicas, de modo que podem ser empregados para pintar as janelas e produzir energia, e assim por diante. [editar] Contraponto Nem sempre uma forma de energia renovvel possui baixo impacto ambiental. As grandes hidroeltricas acarretam em enorme impacto ambiental e social, como o caso por exemplo da Barragem das Trs Gargantas, que foi recentemente finalizada na China e que provocou o deslocamento de milhes de pessoas e a inundao de muitos quilmetros quadrados de terras

De todos os recursos renovveis os mais importantes so considerados limpos, ou seja, os que no poluem nem prejudicam o meio ambiente, da serem tambm designadas por Energias Limpas.

As vantagens destas energias no so ainda aproveitadas ao mximo uma vez que as tecnologias utilizadas no permitem o mximo aproveitamento destas. Por outro lado essas tecnologias tm tambm consequncias prejudiciais para o ambiente. Estas passam principalmente pelo impacto que as construes necessrias tm nos ecossistemas.

Existem vrios tipos de energias renovveis, e cada vez mais, com o desenvolvimento das tecnologias, h inovaes e se descobrem novas formas de produzir energia elctrica utilizando como fonte os fenmenos naturais, como exemplo da recente inovao na criao de um hidrogerador cujo princpio semelhante ao de um aerogerador, diferindo no facto de o movimento das ps ser provocado pelas correntes martimas. Dos vrios tipos de energias renovveis existentes iremos tratar apenas de alguns.

Energia Elica

Apesar de a energia elica estar ligada energia cintica (que se desloca por efeito das diferenas de presso) e energia mecnica, as instalaes actuais permitem obter grande quantidade de

energia elctrica. Esta mesmo a energia renovvel em que a taxa de crescimento mais tem aumentado nos ltimos anos. Os parques elicos tm que estar situados em locais em que os ventos so mais ou menos constantes e atingem uma determinada intensidade.

Os Aores tem, ao longo de muitos anos, tirado muito proveito da energia do vento. Foi tradicionalmente utilizada para a moagem de cereais e para navegaes vela, mas com o evoluir dos tempos, este tipo de

aproveitamento, tende a tomar destinos menos rudimentares como a produo de energia elctrica.

O Parque Elico do Figueiral na ilha de Santa Maria, que existe desde 1988, foi um dos primeiros parques

portugueses.

Na regio o potencial desta energia bastante significativo. Esta mesmo a energia renovvel que mais se encontra nas nossas ilhas. Calculou-se que, em 2004, algumas estaes excederam os 4800 hcp (horas anuais equivalentes de funcionamento em plena carga) sendo o valor mnimo encontrado de 2900 hcp.

Segundo estudos realizados prev-se que o arquiplago tenha um potencial de 92 MW, o que corresponde a cerca de 290 GWh de energia elctrica anual.

Actualmente existem 6 parques elicos que tm como potencia 7,1 MW, o que correspondeu, em 2005, a 14,6 GWh de energia, ou seja, 1,9% da energia da regio.

Na seguinte tabela podemos observar a situao do recurso elico do arquiplago, em 2005. Capacidade Instalada Ilha (MW) Santa Maria Graciosa So Jorge Pico Faial Flores 0,9 0,8 1,2 1,8 1,8 0,6 (GWh) 2,4 1,7 2,6 3,4 2,9 1,6 (%) 12,6 14,5 10,5 8,4 5,8 15,6 Produo em 2005 Electricidade Produzida

Energia da Biomassa

A energia da Biomassa consiste no aproveitamento de resduos e produtos biodegradveis que advm da agricultura, de florestas e mesmo de industrias com o intuito de produzir energia. Existem 4 tipos de aproveitamento para estes resduos: a biomassa slida, os biocombustveis lquidos, os biocombustveis gasosos (biogs) e resduos slidos urbanos. A biomassa retirada da explorao da madeira florestal para produo de electricidade algo significativa nos Aores. A seguinte tabela evidencia o valor desse aproveitamento no arquiplago atravs da explorao florestal e da industria transformadora de madeira. Industria transformadora Ilhas de Madeira (t) Santa Maria So Miguel Terceira Pico Faial Flores 541 47 704 3 406 888 276 18 1 867 35 588 10 356 2 671 5 909 1 498 2 408 83 292 13 762 3 559 6 185 1 516 Floresta (t) Total (t)

Energia das Ondas e das Mars

A energia das mars, o diferencial trmico, o gradiente salino, as correntes e as energias das ondas so conceitos relacionados com os oceanos. Nos ltimos anos, este tipo de aproveitamento da energia das ondas tem sido alvo de estudos e, devido a sua imaturidade, a tecnologia necessria para esse aproveitamento ainda no se encontra no mercado.

Energia das Ondas O valor mdio de potencia proveniente das ondas nos Aores de 45kW/m, o que

significa que a potencia que pode ser aproveitada atravs desta fonte maior do que o consumo local, excepto na ilha de So Miguel. Na ilha do Pico, mais propriamente no Cachorro que pertence freguesia das Bandeiras, encontra-se a primeira central ondocintica a ser construda em Portugal e uma das primeiras da Europa. Esta tem a capacidade de retirar desta fonte 400kW de energia. De acordo com estudos feitos esta central apenas ter funcionado 30 a 40 horas.

Energia das Mars Baseia-se na energia cintica provocado pelo movimento (subida e descida) das mars. Existem duas mars-altas e duas mars-baixas por dia que se devem ao movimento da Lua e do Sol em torno da Terra. Vamos falar de dois tipos de aproveitamento destas: atravs de barragens, e atravs de colunas colocadas em zonas costeiras (Pelamis).

Barragens As barragens, hoje em dia, so bastante utilizadas no nosso pas. So exemplo disso as barragens de Castelo do Bode e do Alqueva. As barragens bloqueiam e controlam o movimento das mars. Esta energia aproveitada atravs de turbinas incorporadas nas comportas da barragem. Quando estas abrem as turbinas so

accionadas produzindo energia cintica. Consequentemente esta vai ser transformada em energia elctrica.

Pelamis Este sistema consiste em colunas colocadas em zonas costeiras que aproveitam o movimento das mars atravs do movimento oscilatrio das mesmas. Essas colunas esto cheias de gua e tm um canal aberto por onde entra uma corrente de ar. Quando a onda sobe o ar "empurrado" para fora da coluna e quando a onda desce o ar entra na coluna. Atravs de turbinas colocadas nos canais de comunicao de sada e entrada do ar, a passagem deste provoca energia cintica. A turbina encontra-se ligada a um gerador elctrico que, consequente, vai produzir energia elctrica. Esta energia algo recente e encontra-se agora a ser instalada na Pvoa do Varzim.

Energia Geotrmica

A Geotermia o conjunto das cincias e das tcnicas que exploram o calor libertado pelo solo terrestre. Este pode ser aproveitado directamente sempre que a temperatura do fluido obtido esteja entre os 90 e os 150C. Esta pode ser aproveitada para aquecimento ambiente, aquecimento de guas, piscicultura, ou mesmo em processos industriais e produo de energia elctrica quando a temperatura excede os 150C. Em 1973, a descoberta de um reservatrio geotrmico de alta entalpia na vertente do vulco do Fogo em So Miguel, com temperaturas superiores a 200C, fez com que se desenvolvesse a explorao deste recurso na ilha. Este recurso actualmente utilizado para a produo de energia elctrica

As energias no renovveis
As fontes de energia no renovveis so aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilizao. Uma vez esgotadas, as reservas no podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia no renovveis os combustveis fsseis (carvo, petrleo bruto e gs natural) e o urnio, que a matria-prima necessria para obter a energia resultante dos processos de fisso ou fuso nuclear. Todas estas fontes de energia tm reservas finitas, uma vez que necessrio muito tempo para as repor, e a sua distribuio geogrfica no homognea, ao contrrio das fontes de energia renovveis, originadas graas ao fluxo contnuo de energia proveniente da natureza. Geralmente, as fontes de energia no renovveis so denominadas fontes de energia convencionais, uma vez que o sistema energtico actual assenta na utilizao dos combustveis fsseis. So tambm consideradas energias sujas, j que sua utilizao causa directa de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade: destruio de ecossistemas, danos em bosques e aquferos, doenas, reduo da produtividade agrcola, corroso de edificaes, monumentos e infra-estruturas, deteriorao da camada de ozono ou chuva cida. Sem esquecer os efeitos indirectos como os acidentes em sondagens petrolferas e minas de carvo ou a contaminao por derramamentos qumicos ou de combustvel. Actualmente, um dos problemas ambientais mais graves, resultante de um sistema energtico que privilegia o uso de fontes de energia no renovveis o denominado efeito de estufa. As instalaes que utilizam combustveis fsseis no produzem apenas energia, mas tambm grandes quantidades de vapor de gua e de dixido de carbono (CO2), gs que um dos principais responsveis pelo efeito de estufa do planeta. A par deste, so ainda emitidos para a atmosfera outros gases nocivos como os xidos de azoto (NOx), de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos (HC). Estes gases, por sua vez, provocam uma srie de modificaes ambientais graves e cuja concentrao na atmosfera causa a poluio das cidades, a formao de chuvas cidas, de nvoa (denominada smog fotoqumico), o aumento do efeito de estufa do planeta e concentraes elevadas de ozono troposfrico.

Outro problema que resulta de um sistema energtico baseado na utilizao de combustveis fsseis a dependncia econmica dos pases no produtores das matrias-primas. Em alternativa, as energias renovveis so geralmente consumidas no local onde so geradas, isto , so fontes de energia autctones. Desta forma, possvel diminuir a dependncia dos fornecimentos externos e contribuir ainda para o equilbrio interterritorial e para a criao de postos de trabalho em zonas mais deficitrias. Neste sentido, estima-se que as energias renovveis so responsveis pela criao de cinco vezes mais postos de trabalho do que as convencionais, que geram muito reduzidas oportunidade de emprego, atendendo ao seu volume de negcio.

Carvo O carvo uma rocha orgnica com propriedades combustveis, constituda maioritariamente por carbono. A explorao de jazidas de carvo feita em mais de 50 pases, o que demonstra a sua abundncia. Esta situao contribui, em grande parte, para que este combustvel seja tambm o mais barato. Inicialmente, o carvo era utilizado em todos os processos industriais e, ao nvel domstico, em fornos, foges, etc. Foi, inclusive o primeiro combustvel fssil a ser utilizado para a produo de energia elctrica nas centrais trmicas. Refirase que, em 1950, o carvo cobria 60% das necessidades energticas mundiais, mas actualmente esta percentagem sofreu uma reduo significativa. Nos dias de hoje, devido ao petrleo e seus derivados, deixou de ser utilizado na indstria, com excepo da metalrgica, e do sector domstico. Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas disponveis durem para os prximos 120 anos. O principal problema da utilizao do carvo prende-se com os poluentes resultantes da sua combusto. De facto, a sua queima, conduz formao de cinzas, dixido de carbono, dixidos de enxofre e xidos de azoto, em maiores quantidades do que os produzidos na combusto dos restantes combustveis fsseis.

Petrleo O petrleo um leo mineral, de cor escura e cheiro forte, constitudo basicamente por hidrocarbonetos. A refinao do petrleo bruto (ou crude) consiste na sua separao em diversos componentes e permite obter os mais variados combustveis e matrias-primas.

As primeiras fraces da refinao (isto , os primeiros produtos obtidos) so os gases butano e o propano, que so separados e comercializados individualmente. No entanto, podem tambm ser misturados com o etano constituindo, assim, os gases de petrleo liquefeitos. Um dos principais objectivos das refinarias obter a maior quantidade possvel de gasolina. Esta a fraco mais utilizada do petrleo e, tambm, a mais rentvel, tanto para a indstria de refinao como para o Estado. Saliente-se que, todos os transportes, a nvel mundial, dependem da gasolina, do jet fuel (usado pelos avies) e do gasleo. Por esta razo, as refinarias tm vindo a desenvolver, cada vez mais, os processos de transformao das fraces mais pesadas do petrleo bruto em gasolina e gasleo. Estima-se que, com o actual ritmo de consumo, as reservas planetrias de petrleo se esgotem nos prximos 30 ou 40 anos.

Gs Natural O gs natural um combustvel fssil com origem muito semelhante do petrleo bruto, ou seja, formou-se durante milhes de anos a partir dos sedimentos de animais e plantas. Tal como o petrleo, encontra-se em jazidas subterrneas, de onde extrado. A principal diferena prende-se com a possibilidade de ser usado tal como extrado na origem, sem necessidade de refinao. Actualmente, Portugal recebe o gs natural proveniente da Arglia atravs de gasoduto. Junto s zonas de consumo, urbano e/ou industrial, o gs natural passa dos gasodutos para as redes de distribuio, que so instaladas, regra geral, por baixo dos passeios ou das bermas das estradas, e atravs das quais chega a casa dos consumidores. Constitudo por pequenas molculas apenas com carbono e hidrognio, o gs natural apresenta uma combusto mais limpa do que qualquer outro derivado do petrleo. Acresce tambm, que no que respeita emisso de gases com efeito de estufa (dixido de carbono, dixido de enxofre e xidos de azoto), a combusto do gs natural apenas origina dixido de carbono e uma quantidade de xidos de azoto muito inferior que resulta da combusto da gasolina ou do fuelleo.

Urnio

O urnio produzido atravs das reaces de fisso ou fuso dos tomos, durante as quais so libertadas grandes quantidades de energia que podem ser utilizadas para produzir energia elctrica. A fisso nuclear utiliza o urnio, um mineral presente na Terra em quantidades finitas, como combustvel e consiste na partio de um ncleo pesado em dois ncleos de massa aproximadamente igual. Ainda que a quantidade de energia produzida atravs da fisso nuclear seja significativa, este processo apresenta problemas de difcil resoluo: . Perigo de exploso nuclear e de fugas radioactivas; . Produo de resduos radioactivos; . Contaminao radioactiva; . Poluio trmica. Em alternativa, o urnio (energia nuclear) pode tambm ser produzido atravs do processo de fuso nuclear, que consiste na unio de dois ncleos leves para formar outro mais pesado e com menor contedo energtico, atravs do qual se libertam tambm grandes quantidades de energia. Este processo envolve tomos leves, como os de deutrio, tritio ou hidrognio, que so substncias muito abundantes na natureza. De referir, que o impacto ambiental resultante do processo de fuso muito menor, quando comparado com o da energia nuclear produzida por fisso. Actualmente, esta fonte de energia encontra-se ainda numa fase experimental, j que a tecnologia ainda no conseguiu criar reactores de fuso devido s altas temperaturas necessrias para levar a cabo o processo. Enquanto no se conseguir encontrar uma forma segura de utilizar a energia nuclear e de proceder ao tratamento eficiente e durvel dos resduos resultantes desta actividade, esta continuar a ser encarada como um rico desaconselhvel. Em Portugal, no existem centrais nucleares. No entanto, consumimos electricidade que provm delas. Ainda que as nossas centrais tenham capacidade para produzir energia elctrica suficiente para suprir as necessidades actuais, a realidade que, em alguns momentos ocorrem picos de consumo e preciso importar energia. A Espanha a nossa fornecedora de energia elctrica nessas alturas. Como este pas utiliza a energia nuclear, fcil constatar como esta entra em Portugal.

Energias Renovveis

As energias renovveis so aquelas que esto em constante renovao, no se esgotando, e que podem ser continuamente utilizadas. As energias renovveis so provenientes de ciclos naturais de converso da radiao solar, que a fonte primria de quase toda energia disponvel na terra. Por isso, so praticamente inesgotveis e no alteram o balano trmico do planeta. Diz-se que uma fonte de energia renovvel quando no possvel estabelecer um fim temporal para a sua utilizao. o caso do calor emitido pelo sol, da existncia do vento, das mars ou dos cursos de gua. As energias renovveis so virtualmente inesgotveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que possvel extrair em cada momento. As principais vantagens resultantes da sua utilizao consistem no facto de no serem poluentes e poderem ser exploradas localmente. A utilizao da maior parte das energias renovveis no conduz emisso de gases com efeito de estufa. A nica excepo a biomassa, uma vez que h queima de resduos orgnicos, para obter energia, o que origina dixido de enxofre e xidos de azoto. A explorao local das energias renovveis contribui para reduzir a necessidade de importao de energia, ou seja, atenua a dependncia energtica relativamente aos pases produtores de petrleo e gs natural. As fontes de energia renovveis ainda so pouco utilizadas devido aos custos de instalao, inexistncia de tecnologias e redes de distribuio experimentadas e, em geral, ao desconhecimento e falta de sensibilizao para o assunto por parte dos consumidores e dos municpios. Ao ritmo que cresce o consumo dos combustveis fsseis, e tendo em conta que se prev um aumento ainda maior a curto/mdio prazo, colocam-se dois importantes problemas: questes de ordem ambiental e o facto dos recursos energticos fsseis serem finitos, ou seja, esgotveis. As fontes de energia renovveis surgem como uma alternativa ou complemento s convencionais. Num pas como Portugal, que no dispe de recursos energticos fsseis, o aproveitamento das fontes de energia renovveis deveria ser um dos objectivos primordiais da poltica energtica nacional.

Energia solar Energia solar a designao dada a qualquer tipo de captao de energia luminosa (e, em certo sentido, da energia trmica) proveniente do Sol, e

posterior transformao dessa energia captada em alguma forma utilizvel pelo homem, seja directamente para aquecimento de gua ou ainda como energia elctrica ou mecnica. No seu movimento de translao ao redor do Sol, a Terra recebe 1 410 W/m2 de energia, medio feita numa superfcie normal (em ngulo recto) com o Sol. Disso, aproximadamente 19% absorvido pela atmosfera e 35% reflectido pelas nuvens. Ao passar pela atmosfera terrestre, a maior parte da energia solar est na forma de luz visvel ou luz ultravioleta. As plantas utilizam directamente essa energia no processo de fotossntese. Ns usamos essa energia quando queimamos lenha ou combustveis minerais. Existem tcnicas experimentais para criar combustvel a partir da absoro da luz solar em uma reaco qumica de modo similar fotossntese vegetal mas sem a presena destes organismos. Os mtodos de captura da energia solar classificam-se em: - Directos: significa que h apenas uma transformao para fazer da energia solar um tipo de energia utilizvel pelo homem. Exemplos: . A energia solar atinge uma clula foto voltaica criando electricidade. (A converso a partir de clulas foto voltaicas classificada como directa, apesar de que a energia elctrica gerada precisar de nova converso - em energia luminosa ou mecnica, por exemplo - para se fazer til.) . A energia solar atinge uma superfcie escura e transformada em calor, que aquecer uma quantidade de gua, por exemplo esse princpio muito utilizado em aquecedores solares. - Indirectos: significa que precisar haver mais de uma transformao para que surja energia utilizvel. Exemplo: Sistemas que controlam automaticamente cortinas, de acordo com a disponibilidade de luz do Sol. Tambm se classificam em passivos e activos: - Sistemas passivos so geralmente directos, apesar de envolverem (algumas vezes) fluxo em convico, que tecnicamente uma converso de calor em energia mecnica. - Sistemas activos so sistemas que apelam ao auxlio de dispositivos elctricos, mecnicos ou qumicos para aumentar a efectividade da colecta. Sistemas indirectos so quase sempre tambm activos. Vantagens e desvantagens da energia solar Vantagens:

. A energia solar no polui durante seu uso. A poluio decorrente da fabricao dos equipamentos necessrios para a construo dos painis solares totalmente controlvel utilizando as formas de controlos existentes actualmente. . As centrais necessitam de manuteno mnima. . Os painis solares so a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma soluo economicamente vivel. . A energia solar excelente em lugares remotos ou de difcil acesso, pois sua instalao em pequena escala no obriga a enormes investimentos em linhas de transmisso. Desvantagens: . Existe variao nas quantidades produzidas de acordo com a situao climatrica (chuvas, neve), alm de que durante a noite no existe produo alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painis solares no estejam ligados rede de transmisso de energia. . Locais em latitudes mdias e altas (Exemplo: Finlndia, Islndia, Nova Zelndia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produo durante os meses de Inverno devido menor disponibilidade diria de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variaes dirias de produo de acordo com o grau de nebulosidade. . As formas de armazenamento da energia solar so pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustveis fsseis (carvo, petrleo e gs), a energia hidroelctrica (gua) e a biomassa (bagao da cana ou bagao da laranja)

Energia Elica A energia elica a energia que provm do vento. O termo elico vem do latim aeolicus, pertencente ou relativo a olo, deus dos ventos na mitologia grega e, portanto, pertencente ou relativo ao vento. A energia elica a energia gerada pelo vento. Utilizada h anos sob a forma de moinhos de vento, pode ser canalizada pelas modernas turbinas elicas ou pelo tradicional cata-vento.

A energia cintica, resultante do deslocamento das massas de ar, pode ser transformada em energia mecnica ou elctrica. Para a produo de energia elctrica em grande escala, s so interessantes regies que tenham ventos com velocidade mdia de 6 m/Seg. ou superior. Uma outra restrio presente no aproveitamento da energia elica a questo do espao fsico, uma vez que tanto as turbinas quanto os cata-ventos so instalaes mecnicas grandes e ocupam reas extensas. Todavia, seu impacto ambiental mnimo, tanto em termos de rudo quanto no ecossistema. Converso em energia elctrica Na actualidade utiliza-se a energia elica para mover aerogeradores grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento. Essas turbinas tm a forma de um cata-vento ou um moinho. Esse movimento, atravs de um gerador, produz energia elctrica. Podem agrupar-se em parques elicos, concentraes de aerogeradores, necessrios para que a produo de energia se torne rentvel, mas podem ser usados isoladamente, para alimentar localidades remotas e distantes da rede de transmisso. possvel ainda a utilizao de aerogeradores de baixa tenso quando se trate de requisitos limitados de energia elctrica. A energia elica hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque renovvel, ou seja, no se esgota. Alm disso, as turbinas elicas podem ser utilizadas tanto em conexo com redes elctricas como em lugares isolados. Em 2005 a capacidade mundial de gerao de energia elctrica atravs da energia elica era de aproximadamente 59 giga watts, o suficiente para abastecer as necessidades bsicas de um pas embora isso represente menos de 1% do uso mundial de energia. Em alguns pases a energia elctrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca esta representa 23% da produo, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal (dados de Setembro de 2007) e na Espanha. Globalmente, a gerao atravs de energia elica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005. A energia elica renovvel, limpa, amplamente distribuda globalmente, e, se utilizada para substituir fontes de combustveis fsseis, auxilia na reduo do efeito estufa.

Energia Hdrica

A Energia Hdrica a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de gua. A forma na qual ela se manifesta na natureza nos fluxos de gua, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnvel ou queda de gua. Pode ser convertida na forma de energia mecnica (rotao de um eixo) atravs de turbinas hidrulicas ou moinhos de gua. As turbinas por sua vez podem ser usadas como accionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elctrico, com a finalidade de prover energia elctrica para uma rede de energia. Hidra significa gua. Energia hidroelctrica a electricidade produzida atravs do movimento da gua. A energia hidroelctrica usa a energia cintica da gua para produzir electricidade. Quando se abrem as comportas da barragem, a gua presa passa pelas lminas da turbina fazendo-a girar. A partir do movimento de rotao da turbina o processo repete-se, ou seja, o gerador ligado turbina transforma a energia mecnica em electricidade. Isto o que acontece na maior parte das barragens portuguesas. Outro exemplo do aproveitamento da energia hdrica foi que durante centenas de anos o movimento da gua foi usado nos moinhos. A passagem da gua fazia mover lemes de madeira que esto ligados a uma m (pedra grantica redonda muito pesada). Esta roda e mi o milho transformando-o em farinha. Actualmente a corrente da gua usada para produzir energia elctrica. O aproveitamento dos cursos de gua, para a produo de energia elctrica, o melhor exemplo de sucesso de utilizao de energias renovveis em Portugal. No decorrer do sculo XX, a produo de hidroelectricidade foi efectuada principalmente atravs da construo de barragens de grande ou mdia capacidade. O princpio de funcionamento destas centrais muito simples. Consiste em converter a energia mecnica existente num curso de gua, como um rio, em energia elctrica, que pode ser transportada em grandes distncias e finalmente usada em nossas casas. Para aumentar o potencial do curso de gua, constroem-se barragens, cujo propsito reter a maior quantidade de gua possvel e criar um desnvel acentuado. Recentemente, a energia da gua em sido aproveitada por mini ou micro hdricas. Estas so pequenos audes ou barragens, que desviam uma parte do caudal do rio devolvendo-o num local desnivelado (onde esto instaladas turbinas), e produzindo, assim, electricidade.

Actualmente, uma parte significativa da energia elctrica consumida em Portugal tem origem hdrica. No entanto, preciso no esquecer que a produo deste tipo de energia est directamente dependente da chuva. Quando a precipitao mais abundante, a contribuio destas centrais atinge os 40%. Pelo contrrio, nos anos mais secos, apenas 20% da energia total consumida provm dos recursos hdricos.

Energia Geotrmica Como se sabe a prpria Terra tem a sua energia nativa, como prova disso os vulces e os sismos. Essa mesma energia pode ser conduzida para colocar em funcionamento geradores de electricidade e para aquecimento de casas. A Energia Geotrmica produzida quando gua subterrnea aquecida quando passa por uma regio sub superficial de rochas quente (reservatrio de calor). A gua aquecida ou o vapor resultante do processo trazido at superfcie por furos feitos propositadamente para o efeito. Este processo pode ser natural ou pode ser introduzido artificialmente J vrios pases usam este tipo de energia para produzirem electricidade. O problema deste tipo de energia a sua localizao, nem todos podem usufruir deste recurso. Um outro problema ainda se pe que o facto de poder ocorrer a subsistncia do solo nessas regies onde se retira a gua contribuinte para a produo energtica no futuro, mas muito bem vinda j que no polui e sempre bom, no se estar dependente de apenas um tipo de recurso energtico como sabemos. O aproveitamento directo do calor existente no interior da terra, nas regies vulcnicas, tem sido efectuado h j bastantes anos. A utilizao de "guas quentes" em fontes termais remonta s civilizaes etrusco romanas. Tambm o aproveitamento dessa energia para cozinhar tem sido feito h j algum tempo o famoso cozido das furnas, na ilha de S. Miguel, disso um bom exemplo (colocam-se os ingredientes do cozido num recipiente que envolvido em serapilheira e atado; seguidamente introduzido num buraco no solo e tapado com terra). A energia dos materiais em fuso no interior da terra energia geotrmica, pode igualmente ser aproveitada, constituindo, assim, um outro tipo de energia alternativa. Nalguns pases como nos Estados Unidos, na Itlia e na Islndia tm sido construdas centrais geotrmicas destinadas ao aproveitamento desta energia e sua converso em energia elctrica, evitando-se assim o recurso aos

combustveis fsseis e evitando a emisso de gases poluentes resultantes da utilizao de combustveis fsseis. Tambm nos Aores, na ilha de S. Miguel, existe uma central geotrmica, com a capacidade de produzir 4.6 Mwe. Neste tipo de centrais, aproveita-se a existncia de reservatrios de gua subterrnea a elevada temperatura, que pode atingir os 370 C, em virtude do contacto com as rochas quentes. Abrem-se buracos fundos no cho at chegar aos reservatrios de gua e vapor que so drenados at superfcie por meio de tubos e canos apropriados. Atravs destes tubos, o vapor conduzido at central elctrica geotrmica. A, e semelhana do que se passa numa central elctrica normal, o vapor faz girar as lminas da turbina. A energia mecnica da turbina ento transformada em energia elctrica atravs do gerador. Aps passar pela turbina o vapor conduzido para um tanque onde vai ser arrefecido transformando-se novamente em gua (condensa-se) devido ao processo de arrefecimento. A gua de novo canalizada para o reservatrio subterrneo onde ser naturalmente aquecida pelas rochas quentes com que se encontra em contacto, de forma a sustentar a produo. Em muitas centrais geotrmicas observa-se a emisso de um vapor branco. Contudo apenas vapor de gua e no qualquer outro gs resultante da combusto de fuel, carvo, como nas centrais trmicas. Este tipo de centrais contribui para a diversificao das energias alternativas e poupa as fontes no renovveis, sendo, por isso, muito usada em diversos pases. Estima-se que, actualmente, este tipo de centrais satisfaz as necessidades energticas de cerca de 60 milhes de pessoas em 21 pases. A gua aquecida geotermicamente utilizada para piscicultura, agricultura, aquecimento de casas, processos industriais (secagem de madeira e de alimentos), para impedir que as estradas gelem no Inverno (atravs da instalao de tubos por baixo do pavimento), entre outra coisas. Em Reykjavik, capital da Islndia, cerca de 95% das casas so aquecidas por este processo, sendo, por isso, considerada uma das cidades menos poludas do mundo. Vantagens e desvantagens da energia geotrmica Aproximadamente todos os fluxos de gua geotrmicos contm gases dissolvidos, sendo que estes gases so enviados a usina de gerao de energia junto com o vapor de gua. De uma maneira ou de outra estes gases acabam

por ir para a atmosfera. A descarga de ambos vapor de gua e CO2 no so de sria significncia na escala apropriada das usinas geotrmicas. Por outro lado, o odor desagradvel, a natureza corrosiva, e as propriedades nocivas do cido sulfdrico (H2S) so causas que preocupam. Nos casos onde a concentrao de cido sulfdrico (H2S) relativamente baixa, o cheiro do gs causa nuseas. Em concentraes mais altas pode causar srios problemas de sade e at a morte por asfixia. igualmente importante que haja tratamento adequado a gua vinda do interior da Terra, que invariavelmente contm minrios prejudiciais a sade. No deve ocorrer simplesmente seu despejo em rios locais, para que isso no prejudique a fauna local. Quando uma grande quantidade de fluido aquoso retirada da Terra, sempre h a possibilidade de ocorrer subsistncia na superfcie. O mais drstico exemplo de um problema desse tipo numa usina geotrmica est em Wairakei, Nova Zelndia. O nvel do superfcie afundou 14 metros entre 1950 e 1997 e est deformando a uma taxa de 0,22 metro por ano, aps alcanar uma taxa de 0,48 metros por ano em meados dos anos 70. Acredita-se que o problema pode ser atenuado com reinsero de gua no local. H ainda o inconveniente da poluio sonora que afligiria toda a populao vizinha ao local de instalao da usina, pois, para a perfurao do poo necessrio o uso de maquinarias semelhantes ao usado na perfurao de poos de petrleo.

Biomassa O termo biomassa abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustveis ou para a sua produo. Do ponto de vista da ecologia, biomassa a quantidade total de matria viva existente num ecossistema ou numa populao animal ou vegetal. Os dois conceitos esto, portanto, interligados, embora sejam diferentes. Na definio de biomassa para a gerao de energia excluem-se os tradicionais combustveis fsseis, embora estes tambm sejam derivados da vida vegetal (carvo mineral) ou animal (petrleo e gs natural), mas so resultado de milhes de anos de actividade at converso na sua forma actual. A biomassa pode considerar-se um recurso natural renovvel, enquanto que os combustveis fsseis no se renovam a curto prazo.

A biomassa utilizada na produo de energia a partir de processos como a combusto de material orgnico produzida e acumulada em um ecossistema, porm nem toda a produo primria passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema. Parte dessa energia acumulada empregada pelo ecossistema para sua prpria manuteno. Suas vantagens so o baixo custo, renovvel, permite o reaproveitamento de resduos e menos poluente que outras formas de energias como aquela obtida a partir de combustveis fsseis. A queima de biomassa provoca a liberao de dixido de carbono na atmosfera, mas como este composto havia sido previamente absorvido pelas plantas que deram origem ao combustvel, o balano de emisses de CO2 nulo. Utilizao da biomassa como combustvel Um dos primeiros empregos da biomassa pelo ser humano para adquirir energia teve incio com a utilizao do fogo como fonte de calor e luz. O domnio desse recurso natural trouxe ao homem a possibilidade de explorao dos minerais, minrios e metais, marcando novo perodo antropolgico. A madeira do mesmo modo foi por um longo perodo de tempo a principal fonte energtica, com ela a coco, a siderurgia e a cermica foram empreendidas. leos de fontes diversas eram utilizados em menor escala. O grande salto da biomassa deu-se com o advento da lenha na siderurgia, no perodo da Revoluo Industrial. Nos anos que compreenderam o sculo XIX, com a revelao da tecnologia a vapor, a biomassa passou a ter papel primordial tambm para obteno de energia mecnica com aplicaes em sectores na indstria e nos transportes. A despeito do incio da explorao dos combustveis fsseis, como o carvo mineral e o petrleo, a lenha continuou desempenhando importante papel energtico, principalmente nos pases tropicais. Durante os colapsos de fornecimento de petrleo que ocorreram durante a dcada de 1970, essa importncia se tornou evidente pela ampla utilizao de artigos procedentes da biomassa como lcool, gs de madeira, biogs e leos vegetais nos motores exploso. No obstante, os motores combusto interna foram primeiramente testados com derivados de biomassa, sendo praticamente unnime a declarao de que os combustveis fsseis s obtiveram primazia por factores econmicos, como oferta e procura, nunca por questes tcnicas de adequao. Para obteno das mais variadas fontes de energia, a biomassa pode ser utilizada de maneira vasta, directa ou indirectamente. O menor percentual de poluio atmosfrica global e localizado, a estabilidade do ciclo do carbono e o

maior emprego de mo-de-obra, podem ser mencionados como alguns dos benefcios de sua utilizao. Igualmente, em relao a outras formas de energias renovveis, a biomassa, como energia qumica, tem posio de destaque devido alta densidade energtica e pelas facilidades de armazenamento, cmbio e transporte. A semelhana entre os motores e sistemas de produo de energia de biomassa e de energia fssil outra vantagem, dessa forma a substituio no teria um efeito to impetuoso nem na indstria de produo de equipamentos nem nas bases institudas para transporte e fabricao de energia elctrica. H uma grande variedade de produtos que podem servir de matria-prima na produo de biomassa. Materiais . A lenha muito utilizada para produo de energia por biomassa. A grande desvantagem o desflorestamento de grandes reas florestais; . Bagao de cana-de-acar; . P de serra; . Papis j utilizados; . Galhos e folhas decorrentes da poda de rvores em cidades ou casas; . Embalagens de papelo descartadas aps a aquisio de diversos electrodomsticos ou outros produtos. . Casca de Arroz. Produtos derivados da biomassa Alguns exemplos de produtos derivados da biomassa so: . Bio-leo: lquido negro obtido por meio do processo de pirlise cujas destinaes principais so aquecimento e gerao de energia elctrica. . Biogs: metano obtido juntamente com dixido de carbono por meio da decomposio de materiais como lixo, alimentos, esgoto e esterco em digestores de biomassa. . Biomass-to-Liquids: lquido obtido em duas etapas. Primeiro realizado um processo de gasificao, cujo produto submetido ao processo de FischerTropsch. Pode ser empregado na composio de lubrificantes e combustveis lquidos para utilizao em motores do ciclo diesel. . Etanol Celulsico: etanol obtido alternativamente por dois processos. Em um deles a biomassa, formada basicamente por molculas de celulose,

submetida ao processo de hidrlise enzimtica, utilizando vrias enzimas, como a celulose, celobiase e -glicosidase. O outro processo composto pela execuo sucessiva das trs seguintes fases: gasificao, fermentao e destilao. . Bioetanol "comum": feito no Brasil base do sumo extrado da cana-deacar (caldo-de-cana). H pases que empregam milho (caso dos Estados Unidos) e beterraba (da Frana) para a sua produo. O sistema base de cana-de-acar empregado no Brasil mais vivel do que o utilizado pelo americano e francs. . Biodiesel feito do dend, da mamona e da soja. . leo vegetal: Pode ser usado em Motores diesel usando a tecnologia Elsbett.

Vantagens e desvantagens da utilizao de energias renovveis As vantagens das energias renovveis so: . Podem ser consideradas inesgotveis escala humana. . Permitem reduzir significativamente as emisses de CO2. . Reduzem a dependncia energtica da nossa sociedade face aos combustveis fsseis. . Conduzem investigao em novas tecnologias que permitam melhor eficincia energtica. As desvantagens das energias renovveis so: . Algumas tm custos elevados na sua implementao, devido ao fraco investimento neste tipo de energia. . Podem causar impactos visuais negativos no meio ambiente. . Pode gerar-se algum rudo, no caso da explorao de alguns recursos energticos renovveis.

Os portugueses e as energias

Anda mungkin juga menyukai