Anda di halaman 1dari 3

Ol, Meu nome Loiane Souza, sou a advogada, especialista em direito pblico, gesto pblica e professora de direito eleitoral.

. O objetivo de deste curso a resoluo de exerccios com foco no concurso do TRE-RJ de maneira clara e objetiva para que o candidato possa conhecer a abordagem da banca examinadora CESPE. Nosso curso apresenta tambm um contedo compacto com tcnicas mnemnicas suficientes para que o candidato estude o que realmente necessrio para gabaritar as questes de direito eleitoral.

Pessoal , Essa imagem resume a primeira parte da lei 9096/95- lei dos partidos polticos. Memorize a. O QUE IMPORTANTE SABER: PARTIDO POLTICO : 1-Pessoa jurdica de direito privado; 2-Tem carter nacional; 3-Proibido de receber recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros; 4-Deve prestar de contas Justia Eleitoral; 5- funcionamento parlamentar de acordo com a lei; 6-Autonomia Partidria 7- No pode ministrar instruo militar ou paramilitar ou adotar uniforme Registro dos Partidos-requisitos: cartrio de registro civil em Braslia + registro do estatuto no TSE. 1. pelo menos, 0,5% dos votos dados na ltima eleio geral para a Cmara dos Deputados, no comp. os brancos e os nulos 2. distribudos por 1/3 ou mais, dos Estados, 3. com um mnimo de 1/10% do eleitorado que haja votado em cada um deles O estatuto do PP registrado no TSE da ter direito ao a participar das eleies:

receber dinheiro do fundo partidrio; ter acesso gratuito ao

(rdio) e

(tv) e garantia de exclusividade do nome.

EXERCCIOS
1-MPE - SE - Promotor de Justia Substituto -CESPE-O partido pode receber recursos de governos estrangeiros, desde que o Brasil mantenha relaes diplomticas regulares com os pases de origem desses recursos.(F) 2-MPE - SE - Promotor de Justia Substituto -CESPE- O partido adquire personalidade jurdica na forma da lei civil e registra seus estatutos no TSE (V) 3- TRE - BA - Tcnico Judicirio Administrativa CESPE- - S ser admitido o registro do estatuto de partido poltico que tenha carter nacional, isto , daquele que comprove o apoiamento de eleitores correspondente a, pelo menos, 1% dos votos dados na ltima eleio geral para a Cmara dos Deputados, no computados os votos brancos e os nulos, distribudos por um tero, ou mais, dos estados, com um mnimo de 0,1% do eleitorado que haja votado em cada um deles. (F) 4- TRE - BA - Analista Judicirio CESPE - A exclusividade da denominao do partido poltico e o seu direito de participar de processo eleitoral dependem de registro do partido no TSE (V) 5- TRE - PI - Analista Judicirio Judiciria -FCC -O partido poltico pode ter carter estadual ou municipal, desde que exera suas atividades de acordo com seu estatuto e seu programa (f)

Anda mungkin juga menyukai