Anda di halaman 1dari 3

USURPAO

Alterao de limites Art. 161 - Suprimir ou deslocar tapume, marco, ou qualquer outro sinal indicativo de linha divisria, para apropriar-se, no todo ou em parte, de coisa imvel alheia: Pena - deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, e multa.

Esbulho possessrio II - invade, com violncia a pessoa ou grave ameaa, ou mediante concurso de mais de duas pessoas, terreno ou edifcio alheio, para o fim de esbulho possessrio. 2 - Se o agente usa de violncia, incorre tambm na pena a esta cominada. 3 - Se a propriedade particular, e no h emprego de violncia, somente se procede mediante queixa. Supresso ou alterao de marca em animais Art. 162 - Suprimir ou alterar, indevidamente, em gado ou rebanho alheio, marca ou sinal indicativo de propriedade: Pena - deteno, de 6 (seis) meses a 3 (trs) anos, e multa. GENERALIDADES As coisas imveis que no so removveis e que no podem, de regra, serem alvos de furto, roubo, dentre outros, o que trata o Captulo III, ou seja, a Usurpao. SUJEITO ATIVO sujeito ativo do delito de usurpao quem suprime ou desloca os tapumes ou marcos de indicao de linhas divisrias. H uma vertente que defende que s o vizinho contguo da vtima quem pode configurar o polo ativo e outra que inclui o futuro comprador como possvel agente ativo. SUJEITO PASSIVO o proprietrio ou aquele que possuidor, ou seja, possui a posse legitimado imvel cuja rea diminuda.

TIPO OBJETIVO O objeto material do crime tapume, marcos ou termos e outros sinais que indiquem a linha divisria do imvel. Limite pode ser definido como qualquer coisa, natural ou artificial, suscetvel de representar com propriedade, de modo permanente, embora simbolicamente, a linha que delimita o imvel. O crime definido em lei de alterao de limites supes uma ao clandestina, apta, porm, para confundir os limites vigentes, o que praticamente impossvel, se tratando de muro divisrio ou prdio habitado. TIPO SUBJETIVO Se define como a vontade de conseguir a alterao de limite com a supresso ou remoo dos sinais como elemento subjetivo do delito. Indispensvel, porm, o elemento subjetivo do injusto, que a vontade de assumir a posse do imvel, total ou parcialmente. CONSUMAO E TENTATIVA A consumao ocorre com a simples supresso ou o deslocamento do sinal indicativo, ainda que no finalize totalmente a ao. A tentativa possvel quando impedido de proceder supresso ou deslocamento do marco, sendo surpreendido quando j iniciou a execuo. AO PENAL Em regra ao penal privada; ser pblica se houver violncia ou se a propriedade no for privada. USURPAO DE GUAS 1 - Na mesma pena incorre quem: Usurpao de guas I - desvia ou represa, em proveito prprio ou de outrem, guas alheias; O bem imvel protegido a massa lquida fluentes ou estagnadas, perenes ou temporrias, nascentes, pluviais e subterrneas. Disciplinam o uso de guas o Cdigo Civil e o Cdigo de guas e pelo decreto n 2.869 foi regulamentada a cesso de guas pblicas para explorao de aquicultura. A conduta pode ser de represar ou desviar as guas que no sigam seu curso natural. O tipo subjetivo o dolo a vontade de desviar ou represar guas alheias. Exige-se o elemento subjetivo do tipo que o de obter proveito prprio ou conduzir benefcio alheio. Inexistente esta finalidade ocorrer o dano, alterao de limites, se houver mudana de sinal indicativo para apropriao ou exerccio arbitrrio das prprias razes, se o agente supe que as guas lhe pertencem.

ESBULHO POSSESSRIO

Anda mungkin juga menyukai