Anda di halaman 1dari 16

Sumrio

Prefcio, Captulo 1 Captulo 2 Captulo3

VII 1

Introduo economia da engenharia, Valor do dinheiro no tempo,

23 71

Projeo do fluxo de caixa de um projeto de investimento, Avaliao de projetos isolados de investimento,

Captulo 4 Captulo 5 Captulo 6 Captulo 7 Captulo 8

157 221 267

Gerao e comparao de alternativas de investimento,

Manuteno, renovao, substituio e baixa de equipamentos, Introduo anlise de projetos sob condies de risco, PIR (Post Investment Review),

299

343

Book 4.indb 5

11/05/11 16:08

Prefcio

Este livro rene princpios, conceitos e ferramentas de economia da engenharia, em um formato que ofereo aos interessados em desfrutar dos benefcios de uma abordagem que vem sendo desenvolvida com muito vigor e pleno xito. Ela consiste em ver o engenheiro, qualquer que seja sua especialidade, como um gestor de ativos. Quando Arthur Wellington publicou sua obra pioneira The economic theory of the location of railways, em 1877, ele se dirigiu ao engenheiro profissional que, em sua avaliao, atuava pobremente na gesto de alguns dos mais importantes ativos da poca, aqueles requeridos pela construo e operao de ferrovias. Nascia uma disciplina gerencial, em que o engenheiro associa economia tcni ca, partindo sempre dos problemas que sua profisso lhe apresenta. Perspectiva que foi tambm adotada por outros eminentes precursores, que relaciono em uma seo do Captulo 1. Hoje, engenheiros pelo mundo afora participam e contribuem para o de senvolvimento de uma nova disciplina gerencial chamada Engineering Asset Management (EAM). Essa disciplina pode ser definida como um conjunto de atividades sistemticas e coordenadas entre si, atravs das quais uma organiza o otimiza o gerenciamento de seus ativos fsicos em termos de desempenho, riscos e custos ao longo de seu ciclo de vida, objetivando cumprir as metas de um determinado plano estratgico. Infelizmente, a EAM vem crescendo sem conhecer a economia da engenharia. Quanto a esta, a se julgar pelo contedo da maioria dos livros didticos, tampouco enxerga a EAM. Isso precisa mudar. Neste livro, correndo os graves riscos de, talvez, ser o primeiro autor con temporneo de economia da engenharia a trabalhar seguindo essa orientao, procuro acoplar seus contedos a cada uma das etapas do processo de gerencia

Book 4.indb 7

11/05/11 16:08

viii

introduo eConomia da enGenharia

mento fsico de ativos de engenharia. A caixa de ferramentas do engenheiro construda passo a passo, perseguindo os problemas e os desafios que ele encontrar como gestor de ativos que adota a metodologia EAM. E fiz isso com a preocupao de ser claro, objetivo e didtico, finalizando cada captulo com uma grande dose de atividade prtica, abrangendo diferentes tipos de testes, exerccios e casos. Espero ter feito tudo altura de meus leitores. Ao escrever este prefcio, vejo concluda uma etapa de meu processo de aprendizado nessa rea de conhecimento. Mas existe muito mais para apren der e, espero, a transmitir a um pblico formado por estudantes universitrios de graduao e psgraduao no apenas de Engenharia, mas tambm de Economia, Administrao e outras formaes com possibilidade de preparar futuros gestores de ativos fsicos e profissionais de todos os tipos, igualmente interessados e necessitados de orientao nesse assunto. Cheguei aqui, cheio de vontade de prosseguir, porque tive o apoio de pessoas que sabem o quanto lhes devo. No meio acadmico, foi um privilgio trabalhar durante dez anos com estudantes do curso de Engenharia Civil (com nfase em construo civil) da Escola Politcnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na vida familiar, de importncia infinita, sou grato Odi e famlia maravilhosa que criamos. O afeto e o estmulo dessas pessoas adicionaram foras para que eu produzisse essa expresso de meu pensamento. A vida boa.

Book 4.indb 8

11/05/11 16:08

Captulo 1

Introduo economia da engenharia

1.1 Apresentao
Escrevi este livro Introduo economia da engenharia com os seguintes obje tivos: 1. Responder a uma necessidade pessoal de dispor de um texto didtico atua lizado, conciso, prtico e objetivo, que facilitasse ministrar meus cursos universitrios de Economia da Engenharia, bem como programas de trei namento de profissionais. 2. Compartilhar este produto com muitos colegas, estudantes e profissionais que devem sentir, assim como eu, a necessidade de alternativas de textos didticos brasileiros com as caractersticas mencionadas anteriormente. Es pero poder atender a essa demanda. Tentando atingir esses objetivos, com base no conhecimento terico1 e ex perincias docente e profissional, procurei apoiar o engenheiro que enfrenta problemas no exerccio profissional e precisa ter e saber usar uma boa caixa de determinadas ferramentas de economia da engenharia. As prximas sees, deste captulo, so o ponto de partida para o estudo dessa disciplina. O que economia da engenharia? A economia da engenharia parcela necessria na boa formao do engenheiro. Ela no existe em um vcuo, mantendo fronteiras com outras reas de conheci mento e prtica, de onde retira valiosos insumos para operar seus processos de anlise e apoio tomada de deciso.
1 O que adquiri foi estudando timos autores. Eles, certamente, no tm culpa por meus erros e omisses.

Book 4.indb 1

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

Origens da economia da engenharia Um breve histrico da criao e do desenvolvimento desta disciplina parece me til para reforar a convico de que ela, como um produto intelectual de engenheiros preocupados com sua prtica, um requisito indispensvel do engenheiro bem preparado. Relao entre engenharia e administrao Aqui, argumento que o engenheiro, em sua vida profissional, mais cedo ou mais tarde ocupar postos administrativos. Desde o incio, ele ser um gestor de ativos recursos tangveis (como mquinas e veculos) e intangveis (conhe cimento, reputao e outros). Estrutura do processo de gesto de ativos Gesto de ativos um processo gerencial de tomada de decises e exerccio de controles, apresentado a meus leitores neste captulo inicial. Princpios bsicos de economia da engenharia Uma disciplina madura, a economia da engenharia tem seus princpios bsicos que, juntos, exprimem uma viso, uma forma de pensar. Estrutura deste livro Para concluir, esta seo oferece uma viso panormica do contedo do livro.

1.2 O que economia da engenharia?


Economia da engenharia a disciplina que pesquisa e aplica mtodos de avalia o econmica de alternativas, tecnicamente viveis, de soluo de problemas de engenharia. Nenhuma soluo estritamente tcnica, envolvendo necessa riamente a considerao de aspectos econmicos. Constitui um produto cultu ral de engenheiros e fornece uma poderosa caixa de ferramentas de grande utili dade para o engenheiro profissional, que em sua vida poder enfrentar escolhas difceis, em que pesaro fatores tcnicos e econmicos. Adquirir e usar compe tncias nesse domnio so indispensveis para preparar o engenheiro do futuro. Foise o tempo em que se tratavam economia e tecnologia como assuntos separados: atualmente, o engenheiro precisa incorporar os conceitos e as ferra mentas da engenharia econmica a seu capital intelectual. A excelncia em seu desempenho profissional o exige, a disponibilidade de recursos para adquirir mais essa competncia no deixa lugar para desculpas. O que devem aprender engenheiros de economia? No passado, as maiores barreiras ao trabalho do engenheiro eram tecnolgicas. Era preciso avanar na cincia e na tcnica para superar as restries da natureza, a fim de fazer as

Book 4.indb 2

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

coisas que requeria uma sociedade faminta de progresso material. Isso mudou. No final do sculo XIX, Arthur M. Wellington2 advertia seus colegas engenhei ros civis para o desperdcio de recursos na construo de ferrovias nos Estados Unidos. Hoje, outras consideraes relevantes se somam questo econmica, como a preservao ambiental. Os desafios tecnolgicos continuam presentes na vida do engenheiro, mas agora se encontram em um contexto de mltiplas dimenses econmica, ambiental, poltica, cultural etc. As lies de Wellington e outros pioneiros so fundamentais para a forma o do engenheiro do futuro, se no do presente. Ele ter de pr seus projetos dentro de uma ampla estrutura de objetivos e restries, buscando eficcia (fazer a coisa certa) e eficincia (fazer a coisa da maneira certa), considerando horizontes temporais apropriados. Reconhecendo essa mudana de paradigma na educao e no exerccio profissional do engenheiro, a Abet (Accreditation Board for Engineering and Technology) dos Estados Unidos define engenharia3 como a profisso em que um conhecimento de matemtica e cincias naturais, adquirido por estudo, experincia e prtica, aplicado com julgamento para desenvolver meios para utilizar, economicamente, os materiais e as foras da natureza para o benefcio da humanidade. A considerao de fatores econmicos to importante quanto o respeito s leis da natureza para determinar o que pode ser alcanado por meio da en genharia, como se mostra no diagrama da Figura 1.1, a seguir:
Ambiente fsico Engenharia Determinar o valor daqueles bens e servios em termos econmicos Produzir bens e servios dependendo das leis fsicas (por exemplo, lei de Newton)

Ambiente econmico

Figura 1.1 Componentes fsico e econmico de um sistema de engenharia.

A Figura 1.1 apresenta a engenharia abrangendo componentes fsicos e eco nmicos: 1. Ambiente fsico. Os engenheiros produzem produtos (bens e servios), submetidos s leis da natureza (fsica, qumica e outras), cujo estudo ocupa
2 3 Veja as referncias sobre Arthur Mellen Wellington na Seo 1.3. Disponvel em: <http://users.ece.utexas.edu/~holmes/Teaching/EE302/Slides/UnitOne/sld002.htm>.

Book 4.indb 3

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

parte expressiva da maioria dos currculos de cursos de graduao, sobre tudo nos primeiros dois anos. Nesse contexto, predomina uma preocupao com a eficincia fsica traduzida no quociente: eficincia (fsica) = Sadas de um sistema (produtos) / entradas de um sistema (insumos)
2. Ambiente econmico. Os recursos produtivos so escassos e caros, seu

emprego precisa ser otimizado, e os engenheiros precisam saber escolher, a partir de um elenco de alternativas tecnicamente viveis, aquela que me lhor satisfaz critrios econmicos. Alguns exemplos incluem escolhas de: (1) melhor projeto de um equipamento; (2) compra ou aluguel de veculos de transporte; e (3) utilizao de plstico moderno ou material metlico na produo de mveis. H cerca de um sculo, John J. Carty 4 perguntava a seus engenheiros quando lhe traziam uma proposta de investimento: 1. Por que fazer isso, afinal de contas? (O projeto rentvel, cria valor para o investidor?) 2. Por que fazlo agora? (Existe a opo de adiamento?) 3. Por que fazer isso desse modo? (Existem alternativas de escala, tecnologia etc.?) Habilidades requeridas para lidar efetivamente com projetos. Cada vez mais, ser exigido do engenheiro um rico perfil de competncias intelectuais (tcnicocientficas e de anlise financeira, por exemplo) e comportamentais (nfase em comunicao oral e escrita). Estas de vero se apoiar mutuamente: um bom exemplo a capacidade de falar diferentes linguagens organizacionais a linguagem das coisas, com que se comunicar com os atores do ambiente fsico, e a linguagem do dinheiro, demandada pelo ambiente econmico. Anlise econmica de engenharia: introduo economia da engenharia (resumido por Jafar Kabir Ansari, executivo principal, GEA). Definio: A economia de engenharia a disci plina interessada nos aspectos econmicos da engenharia, envolvendo a avaliao sistemtica dos custos e benefcios das propostas de projetos e empreendimentos tcnicos e de negcios. Os princpios e a metodologia da economia da engenharia so parte integrante da gesto cotidiana e do funcionamento de empresas do setor privado, servios pblicos regulamentados, unidades ou agncias governamentais e organizaes sem fins lucrativos. Eles so utilizados para analisar alternativas de uso dos recursos financeiros, especialmente em relao aos ativos fsicos e ao funcionamento de uma organizao. Por ltimo, mas certamente no menos importante, a economia da engenharia provar ser inestimvel para voc apreciar o mrito econmico dos usos alternativos de seus fundos pessoais.

O general John J. Carty foi um grande executivo da indstria de telefonia nos Estados Unidos no incio do sculo XX, tendo exercido o cargo de engenheiro chefe da New York Telephone Company.

Book 4.indb 4

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

Asme (American Society of Mechanical Engineers) PPC Online Engineering Economics Analytical Design. As pessoas tm projetado produtos e processos por milhares de anos. De uma simples roda a complexos sistemas automatizados, o projeto tem sido um fator dinmico no sucesso pessoal e organizacional ao longo da histria. Quando fizeram os primeiros projetos, consideraramse separadamente tecnologia e mercados. Com frequncia, os departamentos de engenharia e de marketing trabalharam de modo independente, com objetivos diferentes e, por vezes, conflitantes. Um exemplo do projeto tradicional que engenheiros ferrovirios, no sculo XIX, ignoraram a influncia do traado da via sobre os custos e as receitas potenciais do transporte ferrovirio. Wellington, pioneiro da economia da engenharia, publicou, em 1877, The economic theory of the location of railways, talvez o primeiro livro sobre o assunto. Nele, mostrou seu desgosto com os projetos da poca, afirmando: No h campo de trabalho profissional em que uma quantidade limitada de modesta incompetncia a US$ 150 por ms pode pr tantas ps, picaretas e locomotivas no trabalho sem nenhum objetivo qualquer. Essa condenao grave indica que os planejadores no planejavam realmente no de forma que os custos pudessem ser minimizados e as receitas, maximizadas. Isso o levou definio de engenharia como a arte de fazer bem por um dlar o que qualquer desastrado pode fazer por dois. Fronteiras da economia da engenharia. Essa disciplina ajuda o engenheiro a escolher entre alternativas tecnicamente viveis, mas no ensina como crilas. Na avaliao de uma proposta de investimento, pedese um anteprojeto de engenharia da nova unidade de produo: a economia da engenharia precisa dele, mas no lhe compete produzilo. Igualmente, um estudo de mercado necessrio para determinar se as quantidades procuradas e seus preos so compensadores. Em todos esses casos, e em muitos outros, a economia da engenharia requer o apoio de insumos produzidos por profissionais de outras reas de conhecimento.

1.3 Origens da economia da engenharia


H mais de um sculo, a disciplina economia da engenharia vem sendo desen volvida por engenheiros (com apoio de outros acadmicos, inclusive econo mistas), ajudandoos a tomar melhores decises. Seguese um resumo no to completo e preciso quanto queria apresentar que oferece uma perspecti va ampla desse desenvolvimento e das transformaes sofridas pela disciplina como vem sendo ensinada nos Estados Unidos (sua ptria me) e no exterior (o Brasil includo). Significativa mudana de nfase ocorreu desde o nascimento dessa disciplina.

1.3.1 Um quadro geral

Existe uma longa histria de clculo financeiro, e sua documentao, embora fragmentada, mostra o homem preocupado com as consequncias econmicas

Book 4.indb 5

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

de suas decises cotidianas. Em um passado distante, tabelas de fatores de juros eram uma raridade de alto valor, principalmente para os fornecedores de em prstimos e seguros. Mudanas se aceleraram nos ltimos anos do sculo XIX. A ascenso do capitalismo industrial trouxe o nascimento de um novo profissional tcnico cientfico: o engenheiro de produo, capaz de prover uma diferente forma de pensar e agir. Enquanto os pioneiros dessa engenharia se concentraram no cho de fbrica,5 os engenheiros civis adicionaram as doses de racionalidade econmica que faltavam a uma variedade de projetos de engenharia ferro vias, rodovias, pontes etc. Infelizmente, foram menos ouvidos do que mere ciam. Nas primeiras dcadas do sculo XX, os contadores assumiram o papel de avaliadores de decises econmicas to importantes quanto, por exemplo, o investimento em novas mquinas e tecnologias. Valendose de instrumentos derivados da contabilidade histrica, em certa medida, bloquearam a introdu o da economia da engenharia. Damodaran6 expe sucinta e claramente a formao das primeiras ideias sobre conceitos financeiros que hoje so parte destacada do corpo de conhecimentos da economia da engenharia. A noo de que o valor de um ativo o valor presente dos fluxos de caixa que voc espera obter mantendoo no nova nem revolucionria. Enquanto o conhecimento de juros compostos remonta a milhares de anos, a anlise de valor presente foi bloqueada por sculos em virtude das proibies religiosas da cobrana de juros sobre emprstimos, o que era tratado como usura. Em um levantamento histrico do uso do fluxo descontado de caixa, Parker (1968) observa que as primeiras tabelas de taxas de juros datam de 1340 e foram pre paradas por Francesco Balducci Pegolotti, comerciante e poltico florentino, como parte de seu manuscrito Practica della mercatura, que no foi oficialmente publicado at 1766. O desenvolvimento das cincias atuariais e de seguros nos sculos seguintes forneceu um impulso para um estudo mais completo do valor presente. Simon Stevin, matemtico belga, escreveu um dos primeiros livros didticos sobre matemtica financeira em 1582 e estabeleceu as bases para a regra do valor presente em um apndice. A transferncia de valor presente de seguros e emprstimos para finanas empresariais e avaliao pode ser rastreada a impulsos comerciais e intelectuais. Do lado comercial, o crescimento das ferrovias nos Estados Unidos, na segun
5 6 Mas tambm ofereceram valiosas contribuies para a administrao geral, contbil e financeira, como demonstrado por trabalhos de Taylor e Gantt, ambos precursores das anlises de custos e capacidade. DAMODARAN, Aswath. Valuation approaches and metrics: A survey of the theory and evidence. Nov. 2006. Disponvel em: <http://www.stern.nyu.edu/~adamodar/pdfiles/papers/valuesurvey.pdf>.

1.3.2 Antes da economia da engenharia

Book 4.indb 6

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

da metade do sculo XIX, criou uma procura por novos instrumentos que permitissem a anlise de investimentos de longo prazo com significativas sa das de caixa nos primeiros anos, seguidas por fluxos positivos posteriormente compensatrios. Um engenheiro civil, A. M. Wellington, observou no apenas o valor do dinheiro no tempo, como tambm que o valor presente dos futuros fluxos de caixa deveria ser comparado ao custo do investimento inicial. E foi seguido por Walter O. Pennel, engenheiro da Southwestern Bell, que desenvol veu equaes de valor presente para anuidades, para comparar a instalao de equipamento novo com a reteno de equipamento antigo. As bases intelectuais para a avaliao de fluxo de caixa descontado foram criadas por Alfred Marshall e BohmBawerk, que discutiram o conceito de valor presente em seus trabalhos no incio do sculo XX. Com efeito, BohmBawer (1903) forneceu um exemplo explcito de clculo de valor presente, usando o caso da compra de uma casa com 20 prestaes anuais. Contudo, os princpios modernos de avaliao foram desenvolvidos por Irving Fisher em dois livros que ele publicou The rate of interest, em 1907, e The theory of interest, em 1930. Nesses livros, sugeriu abordagens alternativas para analisar investimentos, que, segundo ele, produziriam resultados idnticos. Argumentou que, quando confrontado com mltiplas alternativas de investimento, voc deveria escolher aquela (a) que tivesse o maior valor presente lquido taxa de juros do mercado; (b) cujo valor presente de benefcios excedesse o valor presente dos custos ao mximo; (c) que tivesse a taxa de retorno sobre o sacrifcio que mais excedesse a taxa de juros do mercado; ou (d) que, quando comparada ao prximo mais caro investimento, gerasse uma taxa de retorno sobre custo que excedesse a taxa de juros do mercado. Note que as duas primeiras abordagens representam a regra do valor pre sente lquido, a terceira uma variante da TIR (taxa interna de retorno) e a ltima a taxa marginal de retorno. Ainda que Fisher no tenha mergulhado profundamente na noo de taxa de retorno, outros economistas o fizeram. Observando um investimento isolado, Boulding (1935) derivou a taxa interna de retorno para um investimento de seus fluxos esperados de caixa e do investi mento inicial. Keynes (1936) argumentou que a eficincia marginal do capital poderia ser computada como a taxa de desconto que torna o valor presente dos rendimentos de um ativo igual a seu preo atual e que isso era equivalente taxa de retorno sobre o investimento de Fisher. Samuelson (1937) examinou as diferenas entre as abordagens da taxa interna de retorno e do valor presen te lquido e alegou que investidores racionais deveriam maximizar esta e no aquela. Nos ltimos 50 anos temos visto modelos de fluxo de caixa descontado estenderem seu alcance avaliao de ttulos e empresas, e esse crescimento tem sido ajudado e encorajado por desenvolvimento em teorias de formao de carteiras.

Book 4.indb 7

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

1.3.3 Os precursores

A economia da engenharia nasceu nos Estados Unidos, em 1877, com a obra de um engenheiro civil, Arthur Mellen Wellington, The economic theory of the location of railways. Seguiramse contribuies de engenheiros (civis, sobre tudo), acadmicos e/ou profissionais (envolvidos em projetos de obras de in fraestrutura). Infelizmente, falta um histrico completo e rigoroso de seu de senvolvimento. Aqui ofereo um levantamento incompleto (e inconcluso), na esperana de desenhar uma cronologia do processo por meio do qual se formou to importante acervo de conhecimentos e experincias. Minha cronologia se interrompe em 1975; nos ltimos 35 anos, a maioria dos livros publicados apu rou seu aspecto didtico, sem maior enriquecimento de contedo. O quadro a seguir mostra alguns dos mais importantes precursores. Note que essa lista mais ampla que a proposta por Thuesen e Sullivan (veja o quadro seguinte), mesmo assim, acredito que seja incompleta. Como disse antes, este ainda um trabalho no concludo.
Autor(es) e ttulo Arthur Mellen Wellington. Engenheiro civil, especialista em transporte ferrovirio. The economic theory of the location of railways. Ernest Brown Skinner. The mathematical theory of investment. W. O. Pennell. Present worth calculations in engineering studies. John J. Carty Engenheiro chefe da New York Telephone Co. Franklin Medal, em 1916, por suas contribuies ao avano da telefonia. John Alexander Low Waddell. Engenheiro civil, especialista em pontes. Engineering economics. Edio consultada/1. ed. 6. ed., revisada. Nova York: John Wiley & Sons, 1911. Mais de 900 pginas. Primeira edio de 1877, 200 pginas. Boston: Gin and Co, 1913 Journal of Association of Engineering Societies, n. 53, p. 112145, 1914. No consta publicao de livro didtico em seu nome, mas sua contribuio prtica da economia da engenharia foi precoce e importante, segundo relatos de sua vida profissional. A Series of Lectures Delivered Before the Students of the University of Kansas, School of Engineering, fev. 1917. Reimpresso feita por BiblioBazaar, Estados Unidos, sem data. 2. ed. Nova York: McGrawHill, 1923. Primeira edio de 1907 ou 1915 (?). 1923. Nova York: Wiley.

John Charles Lounsbury Fish. Engineering economics: First principles. Otto Berger Goldman. Financial engineering: text for consulting, managing and designing engineers and for students.

Book 4.indb 8

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia


Autor(es) e ttulo Eugene Lodewick Grant. Engenheiro civil. Principles of engineering economy. E. Paul DeGarmo (com B.M.Woods). Introduction to engineering economy. Holger George Thuesen. Engineering economy. H. G. Thuesen; W. J. Fabrycky. Engineering economy. Arthur Lesser, Jr. Fundador do peridico Engineering Economist, em 1950. George A. Taylor. Managerial and engineering economy. Edio consultada/1. ed. Ronald Press, 1930. Macmillan, 1942. PrenticeHall, 1950. 3. ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1964. Primeira edio de 1950. Engineering Economist. v. 1, n. 1. Adam Abruzzi escreveu o primeiro artigo. 2. ed. Nova York: D. Van Nostrand, 1975.

Engineering economy: a historical perspective gerald J. thuesen, William g. Sullivan georgia institute of technology/Virginia Polytechnic institute and State university O objetivo deste artigo familiarizar o leitor com as realizaes e contribuies feitas por quatro indivduos no campo da economia da engenharia. Esses pioneiros da profisso habilitaramse no campo a ser desenvolvido desde sua infncia na dcada de 1879 at se tornar um compo nente crtico da prtica e da educao em engenharia. Sua introduo de ideias fundamentais, o desenvolvimento de metodologias de anlise, a organizao de um corpo de conhecimento e seus escritos para disseminar esse conhecimento foram as foras construtivas necessrias para criar e apoiar o campo da economia da engenharia. () Os quatro pioneiros considerados aqui so Arthur Mellen Wellington, H. G. Thuesen, E. Paul DeGarmo e Arthur Lesser, Jr. Paralelamente aos engenheiros, economistas trabalharam para desenvolver a teoria do capital. Algumas contribuies importantes so relacionadas a seguir.
Autor(es) e ttulo Eugen V. BhmBawerk. Capital and interest. Alfred Marshall. Principles of economics. Irving Fisher. The rate of interest: its nature, determina tion and relation to economic phenomena. The theory of interest: as determined by impatience to spend income and opportu nity to invest it. Nova York: Macmillan, 1930. Edio consultada/1. ed. Londres: Macmillan, 1890. Londres: Macmillan, 1890. Nova York: Macmillan, 1907. Nova York: Macmillan, 1930. Reimpresso. Nova York: Augustus M. Kelley, 1955.

Book 4.indb 9

11/05/11 16:08

10

introduo eConomia da engenharia


Autor(es) e ttulo Kenneth Ewart Boulding. The theory of a single investment. Economic analysis. John Maynard Keynes. The general theory of employment, interest and money. Edio consultada/1. ed. Quarterly Journal of Economics, v. 49, n. 3, p. 475494, maio 1935. CP I, p. 4162, 1935. Harper & Brothers, 1941. Londres: Macmillan, 1936.

Paul Anthony Samuelson. Quarterly Journal of Economics, v. 51, 1937. Some aspects of the pure theory of capital. John Burr Williams. The theory of investment value. Joel Dean. Capital budgeting. Friedrich August Lutz; Vera Lutz. The theory of the investment of the firm. J. Lorie e L.U. Savage. Three problems in capital rationing. Jack Hirschleifer. On the theory of optimal investment decisions. Harold Bierman e Smidt. The capital budgeting decision: Economic analysis of investment projects. Myron J. Gordon. The investment, financing, and valuation of the corporation. Harvard University Press, 1938. Reimpresso por Fraser Publishing, 1997 Nova York: Columbia University Press, 1951. Nova York: Greenwod Press, 1951. Journal of Business, outubro, 1955. Journal of Political Economy, agosto 1958.

8. ed. New Jersey: PrenticeHall, 1993.

Homewood: Richard D. Irwin, 1961.

1.3.4 Transformaes no contedo e no ensino de economia da engenharia

Do seu nascimento aos dias de hoje, tanto o contedo quanto o ensino da eco nomia da engenharia se transformaram. Com relao ao contedo, houve um grande aperfeioamento conceitual e metodolgico, a disciplina recebeu con tribuies significativas de diversas outras fontes, como contabilidade, custos, finanas, administrao, microeconomia, direito, probabilidade e estatstica, teoria da deciso, computao e pesquisa operacional. O ensino, por sua vez, ao mesmo tempo em que alcanou elevados con tingentes de estudantes de graduao e psgraduao, foi influenciado por mudanas. Os livros didticos tornaramse efetivamente mais didticos, mais bem pro duzidos, constituindose em agradveis (tanto quanto seja possvel) meios de instruo. Grande variedade de atividades prticas, resolvidas e propostas enriqueceu a qualidade didtica dos produtos oferecidos. Este um aspecto positivo que se deve ressaltar.

Book 4.indb 10

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

11

Eles incorporaram recursos computacionais avanados, como calculadoras financeiras e planilhas eletrnicas (Lotus h 20 anos, Excel depois e at hoje). Outro ponto a favor. Grandes editoras abriram sites na internet, dos quais possvel baixar ar quivos contendo recursos facilitadores de aprendizagem as planilhas j men cionadas, arquivos PowerPoint etc. Surgiu, entretanto, um (primeiro) aspecto negativo, enfatizado por Hartmann,7 certa banalizao do contedo, dominado por matemtica financei ra em lugar de instrumentos de tomada de deciso em projetos de engenharia. Essa crtica de natureza metodolgica. Aspecto negativo no menos grave o crescente afastamento dos proble mas de engenharia que ocuparam espao maior nas obras de autores como Wellington, Waddell e Fish. Engenheiros profissionais ativos em suas especia lidades, buscaram aperfeioar procedimentos de tomada de deciso ao incluir consideraes econmicas em projetos de engenharia. O universo de autores vem sendo tomado por excelentes acadmicos, dotados, todavia, de menor experincia prtica. Nesse contexto, a engenharia (soluo de problemas) foi gradualmente substituda por frmulas e recursos computacionais.8 Uma coisa no deveria excluir a outra.

1.4 Relao entre engenharia e administrao


Goste ou no, queira ou no, provavelmente um dia o engenheiro assumir funo administrativa no desenvolvimento de sua carreira profissional, porque engenheiros: 1. Costumam migrar para posies gerenciais aps alguns anos de exerccio profissional esta uma consequncia inevitvel de seu desenvolvimen to pessoal e das exigncias do ambiente empresarial que produz, bem como utiliza, tecnologias cada vez mais sofisticadas. 2. Participam ativamente das decises de investimento em bens de capital e tecnologia; precisam, portanto, estar preparados para cumprir bem esse pa pel. na fase de prinvestimento (anlise e deciso) que se encontram as maiores oportunidades para otimizar solues e reduzir custos. Nessa fase, decidemse 70% a 80% dos custos que um projeto de investimento vir a desembolsar ao longo de seu futuro ciclo de vida.
7 8 Veja HARTMANN. Engineering economy and the decisionmaking process. New Jersey: Pearson Educa tion, 2007. Veja SCHMAHL, Karen E. et al. Where is the engineering in engineering economy?, Proceedings from the 2000 ASEE Annual Conference and Exposition, St. Louis, Mo., jun. 2000. Disponvel no site da ASEE (procurar Christine D. Noble), faz uma crtica contundente a alguns dos principais livros didticos.

Book 4.indb 11

11/05/11 16:08

12

introduo eConomia da engenharia

Economia da engenharia: ajudando o engenheiro a administrar recursos A cada ano, perto de US$ 300 bilhes so aplicados em investimentos reais na economia brasileira: imveis, mquinas e equipamentos, veculos, pesquisa e desenvolvimento, hardware e software, formao de recursos humanos etc. Quando uma deciso de investimento tomada, com baixa reversibilidade no tempo, algo entre 70% e 80% dos custos no ciclo de vida dos projetos de investimento est comprometido. Depois de a deciso ter sido tomada, pouco se pode fazer para modificar o comprometimento de custos. Bom planejamento se paga! Em uma sociedade cada vez mais tecnolgica, os engenheiros so tambm administradores de recursos. O domnio da tecnologia necessrio, mas no suficiente. No se deixe apanhar desprevenido nem despreze fatores econmicos e financeiros. Una competncias em tecnologia e anlise econmicofinanceira, permita que suas decises sejam mais bem fundamentadas.

1.5 Estrutura do processo de gesto de ativos


Um processo decisrio envolve determinadas etapas, percorridas na seguinte ordem:
Reconhecimento e definio do problema Identificao de alternativas viveis Anlise das alternativas Escolha da melhor alternativa

1. Reconhecimento e definio do problema a fase mais importante, mas costuma receber menos ateno, o que contribui para que ms decises sejam tomadas. Antes de se tentar aplicar algum instrumento da matemtica financeira, preciso verificar se o problema foi claramente definido. Confuso versus Problema. Segundo Ackoff 9, citado por Eschenbach10, o mundo contm con fuses, no problemas. Uma mistura catica de objetivos conflitantes, restries no (ou mal) definidas e dados contraditrios ou incompletos constitui uma confuso, no um problema. Um processo decisrio bem estruturado permite converter uma confuso em um problema. Hartman11 define problema como diferena entre estado atual e estado futuro (desejado).

9 10 11

ACKOFF, Russell L. The art of problem solving: Accompanied by ackoff s fables. Wiley, 1987. ESCHENBACH, Ted G. Engineering economy: Applying theory to practice. Chicago: Irwin, 1995. Op. cit.

Book 4.indb 12

11/05/11 16:08

introduo eConomia da engenharia

13

2. Identificao de alternativas viveis Se no h alternativas, no existe problema de deciso. A economia da engenharia ajuda a resolver problemas de escolha entre alternativas sempre que suas consequncias possam ser traduzidas em termos financeiros. Muitas vezes, ela permite descartar alternativas irrelevantes, reduzindo o campo de alternativas que precisam ser submetidas anlise. Contudo, a economia da engenharia no cria alternativas: isso cabe ao engenheiro fazer. 3. Anlise das alternativas Deve se basear em critrios de deciso claramente defi nidos e coerentemente aplicados. A economia da engenharia fornece critrios slidos de apoio tomada de deciso. 4. Escolha da melhor alternativa Inclui a descrio da alternativa selecionada, os planos e as instrues para a sua implantao e os resultados esperados em termos que permitam posterior verificao. Envolvido no processo de gesto de ativos, o engenheiro deve ampliar ho rizontes. Atualmente, as melhores empresas de verdadeira classe mundial esto prolongando essa cadeia de anlise, adicionando elos to importantes e necessrios quanto os j referidos: 0. Marco zero: vinculao do planejamento financeiro com o planejamento estratgico O melhor ponto de partida o oramento estratgico de capital, instrumento que integra o planejamento estratgico com o planejamento financeiro. Aqui, identificamse os principais programas de investimento, que se desdobraro oportunamente em projetos. 5. Execuo de programas e projetos No basta escolher os melhores programas e projetos de investimento. Eles tero de passar para a fase de execuo, em que os mtodos de gerenciamento de projetos sero teis. Mais ainda: bem possvel que projetos demandem reviso nessa fase, medida que algumas incertezas so reduzidas e, infelizmente, outras aparecem ou se expandem. 6. PIR (Post Investment Review) No basta executar os melhores projetos. preciso a posteriori comparar expectativa com rea lizao. O procedimento PIR permite aprender com a experincia com os acertos bem como com os erros cometidos nas fases de planejamento e execuo de projetos.

Book 4.indb 13

11/05/11 16:08

Anda mungkin juga menyukai