Anda di halaman 1dari 5

\ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR CENTRO DE CINCIAS DEPARTAMENTO DE QUMICA ORGNICA E INORGNICA

EXTRAO DE LEO ESSENCIAL

Ana Natlia de Moraes Alves 0300934

INTRODUO

Os leos essenciais, tambm conhecidos como leos volteis, leos etreos ou simplesmente essencias, so definidos pela International Standart Organization (ISO) como produtos obtidos de partes das plantas, atravs da destilao por arraste com vapor dgua, bem como produtos obtidos por expresso dos pericarpos de frutos ctricos. So misturas complexas de substncias volteis, lipoflicas, geralmente odorferas e lquidas. As denominaes dadas a estes leos so devidas s suas caractersticas fsico qumicas. So considerados leos por serem, geralmente, lquidos de aparncia oleosa temperatura ambiente; por apresentarem volatiliade elevada, recebem ainda o nome de leos volteis; e so chamados de essncias, devido ao aroma agradvel e intenso da maioria de seus representantes. A denominao leos etreos referente ao fato dos mesmos serem solveis em solventes orgnicos apolares, como o ter. Uma gama bastante ampla de constituintes qumicos pode ser identificada nos leos essenciais, havendo referncias da presena de hidrocarbonetos terpnicos, lcoois simples e terpnicos, aldedos, cetonas, fenis, steres, teres, xidos, perxidos, furanos, cidos orgnicos, lactonas, cumarinas etc. Entre os constituintes do leo essencial, alguns apresentam maior concentrao, e so conhecidos como componentes principais. Aqueles que se apresentam em baixssimas concentraes so conhecidos por componente trao. Os leos das folhas de eucalipto so formados por uma completa mistura de componentes, envolvendo de 50 a 100 ou at mais compostos orgnicos volteis, dentre os quais destacam-se hidrocarbonetos, lcoois, aldedos, cetonas, cidos e steres. Tem como constituinte marjoritrio o citronelal, um monoterpenide, o principal componente na mistura dos composto qumicos terpenides, que d ao leo de citronela seu odor de limo acentuado.

Mtodo de obteno dos leos volteis Os leos volteis costumam ser obtidos pela destilao por arraste a vapor das partes de planta que contm o leo. O mtodo de destilao depende da condio da matria-prima. Destilao uma tcnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um lquido ou para separar os componentes de uma mistura de lquidos, ou ainda separar lquidos de slidos. Os tipos mais comuns de destilao so: destilao simples, destilao fracionada, destilao a vcuo e destilao por arraste de vapor. A destilao por arraste de vapor uma destilao de misturas imiscveis de compostos orgnicos e gua. Misturas imiscveis no se comportam como solues. Os componentes de uma mistura imiscvel "fervem" a temperaturas menores do que os pontos de ebulio dos componentes individuais. Enquanto ambos componentes da mistura estiverem destilando junto, o ponto de ebulio ficar constante. Portanto, uma mistura de compostos de alto ponto de ebulio e gua pode ser destilada temperatura constante e menor que 100C, que o ponto de ebulio da gua. O princpio da Destilao por Arraste de Vapor baseia-se no fato de que a presso total de vapor de uma mistura de lquidos imiscveis igual soma da presso de vapor dos componentes puros individuais. A presso total de vapor da mistura torna-

se igual presso atmosfrica, consequentemente a mistura ferve numa temperatura menor que o ponto de ebulio de qualquer um dos componentes. Assim, para dois lquidos imiscveis A e B, Ptotal = P
o

+P A

o B, onde Po

A e Po

B so as presses de vapor dos

componentes puros. Note que este comportamento diferente daquele observado para lquidos miscveis, onde a presso total de vapor a soma das presses de vapor o o parciais dos componentes. Para dois lquidos miscveis A e B, Ptotal= XA P A + XB P B, onde XAP A e XBPo
o B correspondem s presses parciais de vapor.

O mtodo da Hidrodestilao o mais simples e consiste em um sistema onde a matria prima colocada juntamente com gua. O balo contendo a mistura ligado a um condensador por onde h fluxo de gua para refrigerao. A mistura gua e matria prima so aquecidas diretamente. O vapor produzido na destilao condensa-se no condensador e recolhido. A separao se faz facilmente pelo fato do leo e gua no serem miscveis.

OBJETIVOS

Realizar a extrao de leos essenciais pelo processo de hidrodestilao. Caracterizar grupos funcionais presentes, como alcenos, atravs dos testes de bromo e de Baeyer, alm da caracterizao de compostos caracterizao de compostos carbonlicos (aldedos ou cetonas) usando o teste da 2,4 dinitrofenilhidrazina.

MATERIAIS E MTODOS

Pesou-se 132,5g de folhas de eucalipto e colocou-se em um balo de fundo redondo de 2L. Adicionou-se gua destilada ao balo, at a imerso totas das folhas. Inseriu-se o balo em uma manta de aquecimento. Montou-se o sistema de hidrodestilao, com o balo acoplado a um adaptador para sustentar o doseador de Cleavenger e o condensador. Ligou-se a manta e deixou-se as folhas sob aquecimento por volta de 35 minutos. Aps esse tempo, esperou-se o sistema resfriar e ento fez-se a medida de volume de leo obtido. Esse volume foi de Vleo= 3,50 ml. Esse leo foi tratado com Na2SO4, para ser retirado toda gua, pois se trata de um sulfato de sdio anidro.

RESULTADOS E DISCUSSO

Aps o procedimento experimental, obteve-se um volume de 3,50 ml de leo essencial, cuja massa pesada foi de 2,4g. A partir desses dados pode-se obter o redimento. O clculo do rendimento: 132,5 g de folhas de eucalipto --------------------- 100% 2,4 g de leo de eucalipto --------------------------- x x = 1,77% de rendimento. Fez-se o teste de identificao para alcenos, atravs do Teste de Bromo (Br2/CCl4), onde reagiu-se o leo obtido do eucalipto, com a soluo de bromo em tetracloreto de carbono. Notou-se o descoramento da soluo, o que indica que o leo possui ligao dupla .

Para a identificao da carbonila presente no leo, fez-se o teste da 2,4dinitrofenilhidrazina, onde ocorreu a formao de um precipitado amarelo, indicando a presena de grupo carbonila.

CONCLUSO

Nesse experimento, foi possvel aprender a tcnica de hidrodestilao para extrao de leo essencial, tambm, pode-se identificar grupamentos presentes no leo, como alcenos e grupos carbonilas atravs de mtodos especficos, o teste de Bromo e de Bayer para alcenos e o teste de 2,4- dinitrofenilhidrazina para carbonilas de cetonas e aldedos.

BIBLIOGRAFIA

1. VOGEL, Arthur I. Qumica Orgnica: Anlise Orgnica Qualitativa. Vol. I. 2. ROBBERS, J. E.; SPEEDIE M. K.; TYLER V. E. Farmacognosia e Farmacobiotecnologia, So Paulo, Ed. Premier, 1997.

Anda mungkin juga menyukai