Anda di halaman 1dari 12

Lista de Exerccios 01_2012 ptica

prof. Ven

(08/04/2012)

1. (FUVEST) Adote: velocidade da luz = 3.108 m/s Um feixe de luz entra no interior de uma caixa retangular de altura L, espelhada internamente, atravs de uma abertura A. O feixe, aps sofrer 5 reflexes, sai da caixa por um orifcio B depois de decorrido 10-8 segundos. Os ngulos formados pela direo do feixe e o segmento AB esto indicados na figura adiante.

a) Calcule o comprimento do segmento AB. b) O que acontece com o nmero de reflexes e o tempo entre a entrada e a sada do feixe, se diminuir a altura da caixa L pela metade?

2. (UNICAMP) Dois espelhos planos e quase paralelos esto separados por 5,0 m. Um homem se coloca de frente a um dos espelhos, a uma distncia de 2,0 m. Ele observa uma sequncia infinita de imagens, algumas de frente, outras de costas. a) Faa um esquema mostrando o homem, os espelhos e as quatro primeiras imagens que o homem v. b) Indique no esquema as imagens de frente e de costas com as iniciais F e C. c) Quais as distncias entre as imagens consecutivas? 3. (UFMG) Observe a figura.

Nessa figura, dois espelhos planos esto dispostos de modo a formar um ngulo de 30 entre eles. Um raio luminoso incide sobre um dos espelhos, formando um ngulo de 70 com a sua superfcie. Esse raio, depois de se refletir nos dois espelhos, cruza o raio incidente formando um ngulo de a) 90 b) 100 c) 110 d) 120 e) 140 4. (PUCSP) Voc est em uma sala de forma quadrtica de lado 3 m e altura 2,20 m, em frente a um espelho de 1 m de comprimento e 2,20 m de altura, fixo em uma das paredes, concntrico parede. Voc pode deslocar-se sobre a mediatriz do comprimento do espelho e, por reflexo, visualizar. a) metade da parede, se estiver encostado na parede oposta. b) toda a parede oposta, estando no centro da sala. c) toda a parede oposta, independente da posio. d) metade da parede, estando no centro da sala. e) somente 1 m do comprimento da parede, independentemente de sua posio.

5. (UERJ) Uma garota, para observar seu penteado, coloca-se em frente a um espelho plano de parede, situado a 40cm de uma flor presa na parte de trs dos seus cabelos.

Buscando uma viso melhor do arranjo da flor no cabelo, ela segura, com uma das mos, um pequeno espelho plano atrs da cabea, a 15cm da flor. A menor distncia entre a flor e sua imagem, vista pela garota no espelho de parede, est prxima de: a) 55 cm b) 70 cm c) 95 cm d) 110 cm

6. (UNESP) As coordenadas (X; Y) das extremidades A e B do objeto AB mostrado na figura so (0;0) e (0;2), respectivamente.

O observador O, localizado em X0 = 7m sobre o eixo X, v a imagem A'B' do objeto AB formada pelo espelho plano E da figura. a) Quais so as coordenadas das extremidades A' e B' da imagem A'B'? b) Quais as extremidades, X e X2, do intervalo dentro do qual deve se posicionar o observador O, sobre o eixo X, para ver a imagem A'B' em toda sua extenso?

7. (FUVEST) Uma cmera de segurana (C), instalada em uma sala, representada em planta na figura, "visualiza" a regio clara indicada. Desejando aumentar o campo de viso da cmera, foi colocado um espelho plano, retangular, ocupando toda a regio da parede entre os pontos A e B. Nessas condies, a figura que melhor representa a regio clara, que passa a ser visualizada pela cmera,

8. (UFSCAR) Uma criana observa um passarinho com um periscpio composto de dois espelhos planos E, paralelos e inclinados de 45, como est representado na figura. O ponto O representa o olho da criana e P o passarinho.

Pode-se afirmar que a imagem do passarinho vista pela criana, por meio desse periscpio, est localizada no ponto a) P. b) Q. c) R. d) S. e) T.

9. (ITA) Ao olhar-se num espelho plano, retangular, fixado no plano de uma parede vertical, um homem observa a imagem de sua face tangenciando as quatro bordas do espelho, isto , a imagem de sua face encontra-se ajustada ao tamanho do espelho. A seguir, o homem afastase, perpendicularmente parede, numa certa velocidade em relao ao espelho, continuando a observar sua imagem. Nestas condies, pode-se afirmar que essa imagem: a) torna-se menor que o tamanho do espelho tal como visto pelo homem. b) torna-se maior que o tamanho do espelho tal como visto pelo homem. c) continua ajustada ao tamanho do espelho tal como visto pelo homem. d) desloca-se com o dobro da velocidade do homem. e) desloca-se com metade da velocidade do homem.

10. (FUVEST)

Uma jovem est parada em A, diante de uma vitrine, cujo vidro, de 3 m de largura, age como uma superfcie refletora plana vertical. Ela observa a vitrine e no repara que um amigo, que no instante t0 est em B, se aproxima, com velocidade constante de 1 m/s, como indicado na figura, vista de cima. Se continuar observando a vitrine, a jovem poder comear a ver a imagem do amigo, refletida no vidro, aps um intervalo de tempo, aproximadamente, de a) 2 s b) 3 s c) 4 s d) 5 s e) 6 s

11. (UERJ) A filha consegue ver-se de p, por inteiro, no espelho plano do quarto da me. O espelho, mantido na vertical, mede 140 cm de altura e sua base dista 70 cm do cho. A me, ento, move o espelho 20 cm em direo filha.

Calcule, em centmetros: a) a menor distncia entre os olhos da menina e o cho que lhe permite ver-se por inteiro; b) o quanto a imagem se aproximou da menina aps o deslocamento do espelho.

12. (UFPR) Me e filha visitam a "Casa dos Espelhos" de um parque de diverses. Ambas se aproximam de um grande espelho esfrico cncavo. O espelho est fixo no piso de tal forma que o ponto focal F e o centro de curvatura C do espelho ficam rigorosamente no nvel do cho. A criana pra em p entre o ponto focal do espelho e o vrtice do mesmo. A me pergunta filha como ela est se vendo e ela responde: a) "Estou me vendo maior e em p." b) "No estou vendo imagem alguma." c) "Estou me vendo menor e de cabea para baixo." d) "Estou me vendo do mesmo tamanho." e) "Estou me vendo em p e menor."

13. (FEI) O espelho retrovisor de uma motocicleta convexo porque:

a) reduz o tamanho das imagens e aumenta o campo visual b) aumenta o tamanho das imagens e aumenta o campo visual c) reduz o tamanho das imagens e diminui o campo visual d) aumenta o tamanho das imagens e diminui o campo visual e) mantm o tamanho das imagens e aumenta o campo visual

14. (MACK) Um objeto real, colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esfrico, tem imagem como mostra a figura a seguir. Pelas caractersticas da imagem, podemos afirmar que o espelho :

a) convexo e sua imagem virtual. b) convexo e sua imagem real. c) cncavo e a distncia do objeto ao espelho menor que o raio de curvatura do espelho, mas maior que sua distncia focal. d) cncavo e a distncia do objeto ao espelho maior que seu raio de curvatura. e) cncavo e a distncia do objeto ao espelho menor que a distncia focal do espelho.

15. (UEPG) Sobre o espelho esfrico com foco real, assinale o que for correto.

01) A imagem real de um objeto colocado sobre seu centro de curvatura real, com ampliao igual a 2, em mdulo. 02) No produz imagem virtual a partir de um objeto real colocado sobre seu eixo principal. 04) As bolas metalizadas que so usadas em ornamentaes de Natal tm as mesmas propriedades desse tipo de espelho.

08) Pode ser utilizado como espelho retrovisor em automveis. 16) Quando apontado na direo do Sol, apresenta um ponto brilhante sobre a regio do foco.

16. (UNESP) Uma pessoa observa a imagem de seu rosto refletida numa concha de cozinha semi-esfrica perfeitamente polida em ambas as faces. Enquanto na face cncava a imagem do rosto dessa pessoa aparece a) invertida e situada na superfcie da concha, na face convexa ela aparecer direita, tambm situada na superfcie. b) invertida e frente da superfcie da concha, na face convexa ela aparecer direita e atrs da superfcie. c) direita e situada na superfcie da concha, na face convexa ela aparecer invertida e atrs da superfcie. d) direita e atrs da superfcie da concha, na face convexa ela aparecer tambm direita, mas frente da superfcie. e) invertida e atrs na superfcie da concha, na face convexa ela aparecer direita e frente da superfcie. 17. (UFRN) Mary Scondy, uma ilusionista amadora, fez a mgica conhecida como lmpada fantasma. Instalou uma lmpada incandescente no interior de uma caixa, aberta em um dos lados. A parte aberta da caixa estava voltada para a frente de um espelho cncavo, habilmente colocado para que a imagem da lmpada pudesse ser formada na parte superior da caixa, conforme representado esquematicamente na figura abaixo. A lmpada tinha uma potncia de 40W e inicialmente estava desligada. Quando Mary ligou o interruptor escondido, a lmpada acendeu, e Josu, um dos espectadores, tomou um susto, pois viu uma lmpada aparecer magicamente sobre a caixa.

Com base na figura e no que foi descrito, pode-se concluir que, ao ser ligada a lmpada, ocorreu a formao de

a) uma imagem real, e a potncia irradiada era de 40W. b) uma imagem real, e a potncia irradiada era de 80W. c) uma imagem virtual, e a potncia irradiada era de 40W. d) uma imagem virtual, e a potncia irradiada era de 80W.

18. (PUCPR) Considere o esquema tico a seguir, onde V o vrtice do espelho cncavo, C seu centro de curvatura e F seu foco principal.

Associe as colunas a seguir:

POSIO DO OBJETO ( ( ( ( ( ) esquerda de C ) sobre C ) entre C e F ) sobre F ) entre F e V

CARACTERSTICAS DA IMAGEM 1. real, maior e invertida 2. imagem imprpria 3. real, menor e invertida 4. real, igual e invertida

5. virtual, maior e direita

A seqncia correta, de cima para baixo, ser: a) 3, 4, 1, 5, 3. b) 1, 3, 4, 5, 2. c) 5, 4, 2, 1, 3. d) 1, 5, 4, 3, 2. e) 3, 4, 1, 2, 5.

19. (FGV)

Nesse poema, Paulo Leminski brinca com a reflexo das palavras, dando forma e significado a sua poesia ao imaginar a reflexo em um espelho d'gua. Para obter o mesmo efeito de inverso das letras, se os dizeres da primeira linha estiverem sobre o eixo principal de um espelho esfrico cncavo, com sua escrita voltada diretamente face refletora do espelho, o texto corretamente grafado e o anteparo onde ser projetada a imagem devem estar localizados sobre o eixo principal, nessa ordem, a) no mesmo lugar e sobre o foco. b) no mesmo lugar e sobre o vrtice. c) no centro de curvatura e sobre o foco. d) no foco e sobre o centro de curvatura. e) no mesmo lugar e sobre o centro de curvatura.

20. (UNIFESP) Considere as situaes seguintes.

I. Voc v a imagem ampliada do seu rosto, conjugada por um espelho esfrico. II. Um motorista v a imagem reduzida de um carro atrs do seu, conjugada pelo espelho retrovisor direito. III. Uma aluna projeta, por meio de uma lente, a imagem do lustre do teto da sala de aula sobre o tampo da sua carteira.

A respeito dessas imagens, em relao aos dispositivos pticos referidos, pode-se afirmar que a) as trs so virtuais. b) I e II so virtuais; III real. c) I virtual; II e III so reais. d) I real; II e III so virtuais. e) as trs so reais.

GABARITO 1. a) 1,5 m b) Passa de 5 para 11 e o tempo no se altera.

2. O enunciado permite construir o esquema da fig. 1.

a e b) De frente para o espelho E, o homem ver as imagens esquerda como mostra a fig. 2. c) As distncias so alternadamente dadas por comprimentos equivalentes a 6 metros e 4 metros 3. D 4. B 5. D 6. a) B' (0, 6) e A' (0, 8) b) X = 6 cm e X2 = 10 cm 7. B 8. C 9. C 10. A 11. a) 140 cm b) 40 cm 12. A 15. 16 16. B 17. A 18. E

13. A 19. E

14. D 20. B

Anda mungkin juga menyukai