Anda di halaman 1dari 9

CENTRO UNIVERSITRIO SERRA DOS RGOS CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUO INTRODUO COMPUTAO

Princpios de Informtica CONCEITOS BSICOS DE INFORMTICA

Professor Alexandre Costa de Carvalho

INTRODUO A INFORMTICA

1. O QUE INFORMTICA? Informtica pode ser considerada como significando informao automtica, ou seja, a utilizao de mtodos e tcnicas no tratamento automtico da informao. Para tal, preciso uma ferramenta adequada: o computador eletrnico. 2. O COMPUTADOR 2.1. O Que ? O computador uma mquina que processa dados, orientada por um conjunto de instrues e destinada a produzir resultados completos, com um mnimo de interveno humana. Entre vrios benefcios, podemos citar: Grande velocidade no processamento e disponibilizao de informaes; Preciso no fornecimento das informaes; Prprio para execuo de tarefas repetitivas; Propicia a reduo de custos em vrias atividades; Compartilhamento de dados.

2.2. Breve Histrico O baco, um instrumento para auxiliar nos clculos, foi inventado por volta do ano 2000 A.C. Conhecido em chins como Suan-pan e em japons como Soroban, ainda muito utilizado nos pases asiticos e em alguns centros de ensino pelo mundo.

Antigo baco romano

Mquina Pascalina

Blaise Pascal, matemtico francs, inventou a primeira mquina de somar (mquina Pascalina) em 1642; construda com rodas dentadas, seu intuito era simplificar o ofcio do pai, que era contador. Gottfried Wilhelm Von Leibnitz, matemtico alemo, aperfeioou a mquina Pascalina em torno de 1670, introduzindo um mecanismo capaz de multiplicar e dividir.

INTRODUO A INFORMTICA
Joseph Marie Jacquard, tcnico de tecelagem francs, criou o tear automtico controlado por cartes perfurados, em 1801. Charles P. Babbage, matemtico ingls, projetou a Mquina das Diferenas em 1822, e a Mquina Analtica, em 1833. considerado o precursor do computador eletrnico digital, pois sua mquina analtica possua trs estgios fundamentais (como os computadores atuais): (a) entrada (com cartes perfurados), (b) processamento utilizando memria (de engrenagens), abrigando o programa em execuo e (c) sada.

Mquina de diferenas de Babagge Herman Hollerith, engenheiro americano, inventou um conjunto de mquinas de processamento de dados que operava com cartes perfurados (baseado no tear de Jacquard) para processar o Censo Americano de 1890. Mark I foi o primeiro computador eletro-mecnico, inventado pelo professor Howard H. Aiken da Universidade de Harvard, nos E.U.A., em 1944; ENIAC (Electronic Numerical Integrator And Calculator) foi o primeiro computador eletrnico, inventado pelos professores John Eckert e John Mauchly da Universidade da Pennsylvania (E.U.A.), em 1946. Tinha cerca de 18000 vlvulas, ocupava trs andares e queimava uma vlvula a cada dois minutos.

INTRODUO A INFORMTICA
ENIAC John Von Newman, matemtico hngaro, formula nos Estados Unidos a proposio prtica para computadores universais, que armazenam programas em memrias, melhorando o mtodo inicialmente utilizado pelo ENIAC. Esse princpio utilizado nos computadores at hoje. Em 1951 se inicia a produo em srie de computadores (IBM/UNIVAC).

2.3. Geraes Primeira gerao. Computadores constitudos de vlvulas eletrnicas. Exemplos: ENIAC, UNIVAC I, IBM 701. Definidos como jurssicos, eram enormes, pesavam toneladas e funcionavam com aproximadamente 18000 vlvulas. No existia dispositivo de armazenamento. Segunda gerao. Fins dos anos 50, inicio dos anos 60 engloba computadores equipados com transistores organizados em circuitos impressos. Exemplo: IBM 1401. Surgiro tambm as linguagens de programao de alto nvel: Fortran (1957), Cobol (1960), Basic (1964). Terceira gerao. Meados da dcada de 70, dcada de 80 compreende computadores constitudos de circuitos integrados. Escalas de integrao: SSI - Small Scale of Integration MSI - Middle Scale of Integration. Exemplos: IBM /360 e IBM /370. Surgiram as primeiras LANs (redes locais) e os computadores passaram a ser utilizados em mbito comercial e empresarial. Quarta gerao. Com o final da dcada de 80, inicio da dcada de 90, so os computadores constitudos de circuitos integrados nas seguintes escalas: LSI - Large Scale of Integration VLSI - Very Large Scale of Integration. Exemplos: Os computadores atuais, incluindo os microcomputadores. O avano na telecomunicao (celular), nas pesquisas em torno do desenvolvimento de uma inteligncia artificial, de tecnologias como a nanotecnologia e a biometria representam o que hoje podemos esperar do avano tecnolgico. O dinamismo com que essa evoluo ocorre nos traz a certeza de que os filmes de fico cientifica podem no mais se limitar as telas do cinema. Podemos citar ainda as redes sem fio (wireless), a fibra ptica, a computao grfica.

INTRODUO A INFORMTICA

VLVULAS 3. ORGANIZAO DOS COMPUTADORES 3.1 PRINCIPIOS DO FUNCIONAMENTO

TRANSISTORES

Um sistema baseado em computador , na verdade, composto por hardware e software. Hardware o nome que se d para a parte fsica do computador. tudo que voc pode tocar (mouse, teclado, caixas de som, placas, fios, componentes em geral). Software o nome que se d a toda parte lgica do computador. Ou seja, so os programas que voc v funcionar na tela do micro e que do "vida" ao computador. Sem um software adequado suas necessidades, o computador, por mais bem equipado e avanado que seja, completamente intil.

O computador no uma mquina com inteligncia. Na verdade, uma mquina com uma grande capacidade para processamento de informaes, tanto em volume de dados quanto na velocidade das operaes que realiza sobre esses dados. Basicamente, o computador organizado em trs grandes funes ou reas, as quais so: entrada de dados, processamento de dados e sada de dados. Entrada de Dados Para o computador processar nossos dados, precisamos ter meios para fornec-los a ele. Para isso, o computador dispe de recursos como o teclado (para digitao, por exemplo, do texto que define um programa de computador), o mouse (para selecionar opes e executar algumas operaes em um software qualquer), so exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rgido, microfone, teclado, mouse, tela sensvel ao toque, Scanner, Leitor de cdigo de barras, Celular, Pendrive, Mquina fotogrfica digital, Webcam, joystick e outros acessrios de jogos.

INTRODUO A INFORMTICA
Processamento de Dados Os dados fornecidos ao computador podem ser armazenados para processamento imediato ou posterior. Esse armazenamento de dados feito na memria do computador, que pode ser dos tipos: - RAM (Random Access Memory) uma sequncia de clulas numeradas, cada uma contendo uma pequena quantidade de informao. A informao pode ser uma instruo para dizer ao computador o que fazer. As clulas podem conter tambm dados que o computador precisa para realizar uma instruo. Qualquer clula pode conter instruo ou dado, assim o que em algum momento armazenava dados pode armazenar instrues em outro momento.

- ROM (Read-Only Memory) uma memria que s pode ser lida e os dados no so perdidos com o desligamento do computador. A diferena entre a memria RAM e a ROM que a RAM aceita gravao, regravao e perda de dados. Um software gravado na ROM recebe o nome de firmware.

- Memria secundria A memria secundria ou memria de massa usada para gravar grande quantidade de dados, que no so perdidos com o desligamento do computador, por um perodo longo de tempo. Exemplos de memria de massa incluem o disco rgido e mdias removveis como o CD-ROM, o DVD, o disquete e o pen drive. O processamento dos dados feito na CPU Central Process Unit unidade de processamento central (ou simplesmente processador, como os da Intel ou AMD), onde a informao tratada, sendo lida, gravada ou 7

INTRODUO A INFORMTICA
apagada da memria, sofrendo transformaes de acordo com os objetivos que se deseja atingir com o processamento delas. Todos os programas escritos em uma determinada linguagem de programao so traduzidos por um programa chamado compilador que um tradutor que converte todas as instrues em linguagem de mquina ou binria (0 e 1). Sada de Dados Os dados resultantes do processamento das informaes pelo computador podem ser apresentadas de inmeras formas, e por meio de diversos dispositivos. O monitor de vdeo um dos principais meios para se obter dados de sada do computador: tanto texto normal ou formatado (como em tabelas ou formulrios) e grficos podem ser apresentados ao usurio atravs desse dispositivo. Se quisermos que os resultados sejam apresentados em papel, podemos fazer uso de impressoras; se quisermos levar esses dados para outros computadores, podemos fazer uso, por exemplo, dos CDs, DVDs, ou ento conectar os computadores em rede (resumidamente, lig-los atravs de cabos) utilizamos o disco rgido. Quando tratamos dados do tipo udio (som) a sada ocorre atravs das caixas de som ou fones de ouvido.

ORGANIZAO E ESTRUTURA BSICA DE FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL.

INTRODUO A INFORMTICA
4. ELEMENTOS DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL 4.1. Dispositivos fsicos de armazenamento (Memria) Como Funciona Da mesma forma que o crebro humano, o computador tambm possui uma memria onde so armazenadas as informaes enquanto ele est ligado. A menor unidade utilizvel para representao de informaes em um computador o Bit, que assume os valores 0 ou 1. Como um nico bit insuficiente para representar informaes mais complexas, eles so agrupados e combinados. Num primeiro agrupamento, eles so reunidos em conjuntos de oito, recebendo a denominao de Byte (8 bits). Tendo em vista que a unidade byte (unidade de medida de armazenamento) consideravelmente pequena quando indicamos valores mais extensos, utilizamos mltiplos do byte: kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, etc. 1 KiloByte = 1 Kb = 1024 bytes 1 MegaByte = 1 Mb = 1024 Kb 1 GigaByte = 1 Gb = 1024 Mb 1 Terabyte = 1 Tb = 1024 Gb 4.2. SOFTWARE - PROGRAMAS DE COMPUTADOR Um programa de computador pode ser definido como uma srie de instrues ou declaraes, em forma aceitvel pelo computador, preparada de modo a obter certos resultados. Tambm chamado de software, esse termo utilizado para indicar a parte funcional de um computador. Podemos classificar os softwares ou programas em alguns tipos. A seguir apresentada uma classificao genrica, que no exaustiva. 4.2.1. Sistemas Operacionais (Software bsico) Como o prprio nome sugere, so softwares destinados operao do computador. Tem como funo principal controlar os diversos dispositivos do computador e servir de comunicao intermediria entre o computador e os outros programas normalmente utilizados, o que permite que esses possam ser executados. O DOS, Windows3.1/3.11/95/98/ME/2000/NT/XP, LINUX, MAC OS e Solaris so exemplos de sistemas operacionais para microcomputadores. Um computador, qualquer que seja o seu porte, no funciona sem um sistema operacional. 4.2.2. Software Utilitrio

INTRODUO A INFORMTICA
So programas destinados a facilitar e agilizar a execuo de certas tarefas, dando suporte ao sistema operacional. Existem utilitrios, por exemplo, para diagnosticar a situao do computador e seus diversos dispositivos (como o Norton Utilities), para compactar arquivos (como o WinZip), para realizao de cpias de segurana ("backups"), etc. 4.2.3. Software Aplicativo So os programas destinados a nos oferecer certos tipos de servios, e podemos incluir nesta categoria os processadores de texto, as planilhas eletrnicas, os programas grficos e os sistemas gerenciadores de banco de dados. Processadores de Texto: dentre os vrios editores disponveis no mercado, destacamos os seguintes: Word (Microsoft), Writer OpenOffice, WordPerfect (Corel), OpenEdit, etc. Planilhas Eletrnicas ou Planilhas de Clculo: dentre as mais comuns, destacamos o MS-Excel, Calc OpenOffice, o Lotus 1-2-3 e o Quatro Pro. Programas Grficos: permitem a criao de figuras e desenhos, sendo que alguns possuem recursos extras para animao. Podem ser conjugados com programas que adicionam sons juntos s imagens. Dentre os mais sofisticados destacam-se o Corel Draw, o Adobe PhotoShop e o 3D Studio, para uso artstico, e os programas CAD (como o AutoCad), utilizado para projetos mecnicos, arquitetnicos, etc. Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados: trata-se de uma coleo de programas que se prestam ao controle de grandes volumes de informaes.

10

Anda mungkin juga menyukai