Anda di halaman 1dari 11

FENMENO ANMICO E MEDINICO

Podemos sistematizar todos os fenmenos da Natureza em dois grandes grupos:

FENMENOS FSICOS produzidos pelas prprias foras da Natureza FENMENOS PSQUICOS produzidos pelo psiquismo humano.
Hernani Guimares Andrade, eminente pesquisador esprita, subdivide os fenmenos psquicos produzidos por pessoas hgidas em: FENMENOS PSQUICOS NORMAIS aqueles cujo mecanismo causal se enquadra no conjunto das leis conhecidas. So os fenmenos aceitos e estudados pela Cincia convencional. Ex. Leitura, escrita, medo, FENMENOS PSQUICOS PARANORMAIS - so os fenmenos psquicos que no encontram ainda uma explicao plausvel, cujos mecanismos ainda no fazem parte dos conjunto das leis naturais conhecidas. No so aceitos pela Cincia oficial. Constituem dois tipos fundamentais: ANMICOS e MEDINICOS
1

ANIMISMO e MEDIUNIDADE
Para maior brevidade, proponho designar pela palavra ANIMISMO todos os fenmenos intelectuais e fsicos que deixam supor uma atividade extracorprea ou distncia do organismo humano e mais especialmente todos os fenmenos que podem ser explicados por uma ao que o homem vivo exerce alm dos limites do corpo. Alexandre Aksakof (1832 1903) Autor de Animismo e Espiritismo Este autor apropiou-se da expresso latina anima (=alma) para designar os fenmenos paranormais que so produzidos pela alma humana.

O termo MEDIUNIDADE foi usado pela primeira vez por Allan Kardec para designar a faculdade inerente a todas as pessoas e que as colocam em intercmbio com seres extracorpreos. Assim sendo, os fenmenos medinicos so aqueles fenmenos paranormais que, para a sua produo, necessitam da atuao dos serem desencarnados.
FENMENO ANMICO No h interferncia de seres espirituais Participam um ou mais seres encarnados Agente gerador: sensitivo FENMENO MEDINICO 1. H interferncia de seres espirituais 2. Participam encarnados e desencarnados 3. Agente gerador: mdium

ANLISE CRTICA DA DIVISO ANMICO-MEDINICO


A classificao exposta dos fenmenos paranormais em anmicos e medinicos puramente terica. Tal classificao objetiva apenas uma sistematizao didtica para facilitar a compreenso do tema. Observa-se na prtica que, em verdade, os fenmenos esto comumente interligados. Nos fenmenos medinicos, em que os Espritos desempenham papel relevante, o intermedirio (mdium) jamais est inativo, participando ativamente na produp do fenmeno. Com isto, fica claro que em todo o fenmeno medinico h um componente anmico. Os fenmenos anmicos, por sua vez, muitas vezes so secundados pelos Espritos, os quais contribuem diretamente na sua produo, o que nos leva a afirmar que muitas vezes nos fenmenos anmicos se evidencia um envolvimento medinico bem definido. Conclumos que, em verdade, na prtica, temos sempre fenmenos mistos, pois torna-se impossvel determinar eficientemente se um determinado fenmeno apresentado tem caracterstica medinica ou anmica preponderante. Denominam-se fenmenos psquicos mistos os fenmenos em que o animismo suscitado, apoiado ou dirigido pelos Espritos, o que equivale a dizer que so fenmentos anmicos com componente medinico. difcil precisar limites percentuais para essa mixagem.

F. ANMICO

F. MEDINICO 3

CONCEITO DE MEDIUNIDADE
Medinico um verbete derivado de mdium. Mdium a pessoa que serve de elemento de ligao entre os desencarnados e os encarnados, funcionando como intermedirio entre um e outro lado da vida. Desta forma, mdium a pessoa que serve de elo de ligao entre os Espritos e os homens. Assim, mdium definitivamente um intermedirio, algum que fica no meio, uma ponte que une as margens do rio da vida.

RIO

DA

VIDA

Denomina-se MEDIUNIDADE a aptido especial que certas pessoas possuem para servir de meio de comunicao entre os Espritos e os homens; constitue-se na capacidade de sintonizar, intercambiando vontades e pensamentos.
4

O MDIUM
Todo aquele que sente, um um grau qualquer, a influncia dos Espritos , por esse fato, mdium. Allan Kardec O Livro dos Mdiuns, item 159. Ao analisarmos os conceitos de mdium e de mediunidade, nota-se que a palavra mdium comporta duas acepes distintas, expressas com clareza em trecho da Revue Spirite, Fevereiro de 1859, Escolhos dos Mdiuns, bem como em O Livro dos Mdiuns, Item 159: Acepo AMPLA Qualquer pessoa apta a receber ou a transmitir comunicaes dos seres espirituais , por isso mesmo, mdium, quaisquer que sejam o modo empregado e o grau de desenvolvimento da faculdade, desde a simples influncia ocuta at a produo dos mais Inslitos fenmenos. Acepo RESTRITA Em seu uso ordinrio, todavia, esse termo tem uma aplicao mais restrita, aplicando-se s pessoas dotadas de um poder mediador (ostensividade) suficientemente grande, seja para a produo de efeitos fsicos, seja para retransmitir o pensamento dos Espritos, pela escrita ou pela palavra. Assim sendo, qualifica-se como mdium aquele em que a faculdade medinica se mostra bem caracterizada e se traduz por efeitos patentes, de certa intensidade. Enfim, a pessoa que serve, de maneira ostensiva, de instrumentos aos Espritos para as suas manifestaes. o mdium de servio, de prova, ou, ainda, ostensivo.
5

FINALIDADES DA MEDIUNIDADE
COMPROVA A SOBREVIVNCIA DA ALMA graas a mediunidade que o homem se conscientiza das suas responsabilidades de Esprito imortal. Graas ao intercmbio temos a convico da sobrevivncia da vida aps a morte do corpo fsico. Divaldo P. Franco Diretrizes de Segurana, captulo 1, questo 1 TRANSMISSO DE CONHECIMENTOS Os Bons Espritos nos vm instruir para nosso melhoramento e avano e no para revelar-nos o que no devemos saber ainda, ou o que s deve ser conseguido pelo nosso trabalho. Allan Kardec Obras Pstumas, captulo II, item 50 OPORTUNIDADE DE CONSOLAO O Centro Esprita, em cumprimento a suas finalidades de esclarecer e consolar, reserva queles irmos do mundo extrafsico ainda em sofrimento, valiosas oportunidades de receber a luz do esclarecimento e conforto espiritual. REPARAO DAS FALTAS DO PASSADO O mdium foi realmente distingido com o recurso da mediunidade, para produzir mais, para apressar ou abreviar o resgate de suas faltas passadas. No se trata de um ser aureolado pelo dom divino, mas depositrio desse dom, que lhe concedido em confiana, para uso adequado. Hermnio C. Miranda Dilogo com as Sombras, captulo 2, Os Mdiuns

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE

O fluido perispirtico o agente de todos os fenmenos espritas, que s se podem produzir pela ao recproca dos fluidos que emitem o mdium e o Esprito. O desenvolvimento da faculdade medinica depende da natureza mais ou menos expansvel do perisprito do mdium e da maior ou menor facilidade da sua assimilao pelo dos Espritos; depende, portanto do organismo e pode ser desenvolvida quando exista o princpio (). Obras Pstumas, Manifestaes dos Espritos, item 34.

Do texto acima depreende-se:


1. O perisprito desempenha papel de capital importncia no processo medinico 2. Sendo o perisprito o agente de todos os fenmenos espritas e estes s podendo produzirse pela ao recproca dos fluidos que emitem o mdium e o Esprito, temos como regra sem exceces que, ocorrendo um fenmeno de intercmbio com o mundo espiritual, necessariamente haver a participao de um mdium. 3. A presena da faculdade medinica em algum vincula-se a propriedade expansiva do perisp7 rito.

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE

Na notvel obra Evoluo em Dois Mundos, psicografada por Francisco C. Xavier, ditada pelo Esprito Andr Luiz, este respeitado Benfeitor deixa entrever a existncia de um certo afrouxamento das ligaes entre as clulas do corpo fsico e as correspondentes unidades perispirituais. Refletindo um pouco sobre as assertivas do insigne Esprito, verificamos que elas no conflitam com a explicao dada por Allan Kardec, em termos de capacidade de expanso do perisprito do mdium, ja que a noo de expanso suficientemente abrangente e flexvel para permitir elaboraes em termos de pensamento lgico. Desta forma, podemos compreender a expansibilidade do perisprito como: A SUA FACULDADE DE DESVINCULAO PARCIAL E TEMPORRIA DO CORPO FSICO, PASSANDO, NESSE ESTADO ESPECIAL (TRANSE), A PARTILHAR DA REALIDADE DO MUNDO ESPIRITUAL PARA NELA COLHER IMPRESSES DIVERSAS, SEM, NO ENTANTO, PERDER A POSSIBILIDADE DE ATUAO SOBRE O CORPO DENSO. Jorge Andrea dos Santos Tal concepo justifica a no aceitao da idia de incorporao, propsito, termo que o Codificador jamais utilizou em sua notvel obra.

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE
O fenmeno da mediunidade exige, alm da capacidade de expanso do perisprito do mdium, a assimilao deste com o perisprito da entidade comunicante, ou seja, tem de haver sintonia entre ambos (acoplamento bioenergtico). Tal ocorrncia de importncia fundamental, pois justifica o fato de que o mdium em geral no pode comunicar-se de forma indiscriminada com todos os Espritos. Obras Pstumas Manifestaes dos Espritos, paragf. 6, item 35. Quando a entidade procura se comunicar valendo-se da organizao fsica do mdium, ambos, em sintonia, buscam entrosamento. De um lado, o Esprito (VONTADE APELO); do outro, o mdium (VONTADE-RESPOSTA). Tal vinculao ir proporcionar as condicionantes para que os mecanismos de ideao possam desencadear-se.

VONTADE-APELO ESPRITO

VONTADE-RESPOSTA MDIUM

Os campos de entrosagem se fazem atravs dos respectivos perispritos. Estes, enredados, dirigem-se aos campos fsicos do receptor para as devidas elaboraes psicolgicas. A glndula pineal a unidade que responde por um autntico campo de filtragem, onde os dgitos de caractersticas perispirituais so transformados e adaptados para as recepes neuroniais do crebro, j na dimenso fsica.

MECANISMOS DA MEDIUNIDADE
Resumindo: O perisprito desempenha papel essencial em todos os processos medinicos. A faculdade medinica liga-se possibilidade do perisprito desvincular-se parcialmente do corpo fsico duarante viglia. A comunicao no se efetiva sem que haja sintonia entre os perispritos do mdium (VontadeResposta) e do Esprito (Vontade-Apelo). > A comunicao espiritual, ainda que de efeitos fsicos, sempre passa pelo psiquismo do mdium.

Finalizando: Nem sempre, no entanto, necessria a interveno da vontade do mdium. O Esprito que quer manifestar-se procura o indivduo apto a receber-lhe a impresso e dele se serve, muitas vezes a seu mau grado. Outras pessoas, ao contrrio, conscientes de suas faculdades, podem provocar certas manifestaes. Da duas categorias de mdiuns: INCONSCIENTES e FACULTATIVOS. No caso dos primeiros, a iniciativa dos Espritos; no segundo, dos mdiuns. Obras Pstumas Manifestaes dos Espritos, item 38.

NECESSIDADE DO ESTUDO DA MEDIUNIDADE


(O Livro dos Mdiuns Introduo) Todos os dias a experincia nos traz a confirmao de que as dificuldades e os desenganos, com que muitos topam na prtica do Espiritismo, se originam da ignorncia dos princpios desta cincia (...). Se bem cada um traga em si o grmen das qualidades necessrias para se tornar mdium, tais qualidades existem em graus muito diferentes e o seu desenvolvimento depende de causas que a ningum dado conseguir se verifiquem vontade. As regras da poesia, da pintura e da msica no fazem que se tornem poetas, pintores ou msicos os que no tm o gnio de alguma dessas artes. Apenas guiam os que as cultivam, no emprego de suas faculdades naturais. O mesmo sucede com o nosso trabalho. Seu objetivo consiste em indicar os meios de desenvolvimento da faculdade medinica, tanto quanto o permitam as disposies de cada um, e, sobretudo, dirigir-lhe o emprego de modo til, quando ela exista. (...). De par com os mdiuns propriamente ditos, h, a crescer diariamente, uma multido de pessoas que se ocupam com as manifestaes espritas. Gui-las nas suas observaes, assinalar-lhes os obstculos que podem e ho de necessariamente encontrar, lidando com uma nova ordem de coisas, inicilas na maneira de confabularem com os Espritos, indicar-lhes os meios de conseguirem boas comunicaes, tal o crculo que temos de abranger, sob pena de fazermos trabalho incompleto. (...) A essas consideraes ainda aditaremos outra, muito importante: a m impresso que produzem nos novatos as experincias levianamente feitas e sem conhecimento de causa, experincias que apresentam o inconveniente de gerar idias falsas acerca do mundo dos Espritos e de dar azo zombaria e a uma crtica quase sempre fundada. De tais reunies, os incrdulos raramente saem convertidos e dispostos a reconhecer que no Espiritismo haja alguma coisa de srio. Para a opinio errnea de grande nmero de pessoas, muito mais do que se pensa tm contribudo a ignorncia e a leviandade de vrios mdiuns. Desde alguns anos, o Espiritismo h realizado grandes progressos: imensos, porm, so os que conseguiu realizar, a partir do momento em que tomou rumo filosfico, porque entrou a ser apreciado pela gente instruda. Presentemente, j no um espetculo: uma doutrina de que no mais riem os que zombavam das mesas girantes. Esforando-nos por lev-lo para esse terreno e por mant-lo a, nutrimos a convico de que lhe granjeamos mais adeptos teis, de que provocando a torto e a direito manifestaes que se prestariam a abusos

Anda mungkin juga menyukai