Anda di halaman 1dari 1

REVOLUO DEMOCRTICA DA JUSTIA*

As idias de Boaventura Sousa Santos sobre o tema esto discutidas no mais recente l ivro do mestre Portugus lanado Pela Editora Cortez (Santos, Boaventura Sousa. Para uma Revoluo Democrtica da Justia. So Paulo: Cortez, 2007), que uma edio revista e a iada da palestra proferida em 06 de junho de 2007, em Braslia, a convite do Minis trio da Justia. Na verdade, os temas relativos democratizao e aceso justia j haviam sido abordados a nteriormente por Boaventura Sousa Santos em outras obras. Em Pela mo de Alice , por exemplo, na terceira parte, com o ttulo Cidadania, Emancipao e Utopia , defende o auto r que as reformas do processo ou do direito substantivo no tero significado se no f orem acompanhadas pela reforma democrtica da organizao judiciria e a reforma da form ao e recrutamento dos magistrados.[1] Na palestra proferida em Braslia, Boaventura enftico logo na introduo: a revoluo dem ica do direito e da justia s faz verdadeiramente sentido no mbito de uma revoluo demo crtica mais ampla que inclua a democratizao do Estado e da sociedade. Esta revoluo passaria pelos seguintes vetores:

a) profundas reformas processuais; b) novos mecanismos e novos protagonismos no acesso ao direito e justia; c) nova organizao e gesto judicirias; d) revoluo na formao de magistrados desde as Faculdades de Direito at formao permane ; e) novas concepes de independncia judicial; f) uma relao de poder judicial mais transparente com o poder pblico e a media (impr ensa), e mais densa com os movimentos e organizaes sociais; g) uma cultura jurdica democrtica e no corporativa. Ao abordar o tema da formao dos magistrados, Boaventura elenca os cultura normativista e tcnico-burocrtica da atualidade: sete pecados desta

1) prioridade do Direito Civil e Penal; 2) cultura generalista de que o magistrado, por ser magistrado, tem competncia pa ra resolver todos os litgios; 3) desresponsabilizao sistmica perante os maus resultados do desempenho do sistema judicial, manifestada atravs de trs sintomas: (i) o problema sempre dos outros, da outra instncia; (ii)desempenhos distintos dentro do mesmo Tribunal e (iii) baixss imo nvel de ao disciplinar efetiva; 4) o privilgio do poder junto justia, traduzido no medo de julgar os poderosos, de investigar e tratar os poderosos como cidados comuns; 5) refgio burocrtico: (i) gesto burocrtica dos processos, privilegiando a circulao de iso; (ii) preferncia por decises processuais em detrimento de decises substantivas e averso a medidas alternativas; 6) distncia da sociedade: o magistrado conhece o direito e sua relao com os autos, mas no conhece a relao dos autos com a realidade, tornando-se presa facial da cultu ra dominante. Pensa que est julgando com iseno, mas est julgando de acordo com os id eais da classe poltica dirigente; 7) confundir independncia com individualismo auto-suficiente, que no permite apren der com outros saberes. Especificamente em relao s escolas da magistratura, Boaventura observa que ainda pr evalece a idia de que o magistrado que se forma na Faculdade de Direito est formad o para toda a vida, o que um erro. A formao da faculdade genrica e deve ser complem entada com formaes especializadas e interdisciplinares. * Resumo elaborado por Gerivaldo Alves Neiva, Juiz de Direito da Comarca de Conc eio do Coit Ba. [1] Santos, Boaventura Sousa. Pela mo de Alice. 11 ed. So Paulo: Cortez, 2006. p.18 0.

Anda mungkin juga menyukai