Anda di halaman 1dari 2

A evoluo do modelo atmico

No sculo V a.C., o filsofo grego Leucipo e seu discpulo Demcrito imaginaram a matria como sendo constituda por pequenas partculas indivisveis - os tomos, como lhes chamaram. Concluram que a matria no poderia ser infinitamente divisvel. Se a partssemos variadas vezes, chegaramos a uma partcula muito pequena, indivisvel e impenetrvel a que se denominou tomo.

Esta uma palavra de origem grega que deriva de "a + thomos" , que significa "sem diviso".
Esta ideia de que os tomos seriam pequenas partculas indivisveis perdurou durante mais de vinte sculos.

Modelo atmico de Dalton


John Dalton, no sc. XIX (a partir de 1803), retomou a ideia dos tomos como constituintes bsicos da matria. Para ele os tomos seriam partculas pequenas, indivisveis e indestrutveis. Cada elemento qumico seria constitudo por um tipo de tomos iguais entre si. Quando combinados, os tomos dos vrios elementos formariam compostos novos. Assim, na sequncia dos seus trabalhos, concluiu que:

Modelo atmico de Dalton

Os tomos que pertencem a elementos qumicos diferentes, apresentam massas diferentes, assim como propriedades qumicas diferentes. Os compostos so associaes de tomos de elementos qumicos diferentes. As reaces qumicas podem ser explicadas com base no rearranjo dos tomos, de acordo com a lei deLavoisier.

Modelo atmico de Thomson ou Modelo do pudim de passas

Em 1897, Thomson descobriu partculas negativas muito mais pequenas que os tomos, os eletres, provando assim que os tomos no eram indivisveis. Formulou a teoria de que os tomos seriam uma esfera com carga elctrica positiva onde estariam dispersos os eletres suficientes para que a carga total do tomo fosse nula.

Modelo atmico de Rutherford


Mais tarde Rutherford demonstrou que a maior parte do tomo era espao vazio, estando a carga positiva localizada no ncleo (ponto central do tomo), tendo este a maior

parte da massa do tomo. Os eletres estariam a girar em torno do ncleo. Rutherford tambm descobriu a existncia dos protes, as partculas com carga positiva que se encontram no ncleo. Este Modelo no explicava porque que os electres no caem no ncleo, devido atrao que apresentam pelas cargas positivas a existentes. Podes consultar tambm a biografia de Rutherford.

Modelo atmico de Rutherford

Modelo atmico de Bohr


Bohr apresentou alteraes ao modelo de Rutherford: os eletres s podem ocupar nveis de energia bem definidos, e os eletres giram em torno do ncleo em rbitas com energias diferentes. As rbitas interiores apresentam energia mais baixa e medida que se encontram mais afastadas do ncleo o valor da sua energia maior. Quando um eletro recebe energia suficiente passa a ocupar uma rbita mais externa (com maior energia) ficando o tomo num estado excitado. Se um eletro passar de uma rbita para uma outra mais interior liberta energia. Os eletres tendem a ter a menor energia possvel - estado fundamental do tomo.

Modelo da nvem electrnica


No ncleo (centro) do tomo esto os protes e os neutres, enquanto que os eletres giram em seu redor. Na figura ao lado est representada a nuvem electrnica de um tomo. Esta nuvem representa a probabilidade de encontrar os eletres num determinado local do espao. Os eletres de um tomo ocupam determinados nveis de energia (o nmero de eletres em cada nvel de energia expresso pela distribuio electrnica).

Modelo da nvem electrnica (Modelo actual)

Anda mungkin juga menyukai