Anda di halaman 1dari 27

Prof. Mestre Igor Ramady ramady_hotmail@hotmail.

com (SIGAA) 9610-3326

Para

que estudar sua histria?

Seriam conceitos distintos No cotidiano haveria o uso arbitrrio Compreender sua evoluo:

Da informao a persuaso

O autor Marcos Nicolau (2001) considera a publicidade um termo que designa a venda de produtos e servios, enquanto propaganda usado tanto na propagao de ideias quanto no sentido comercial de publicidade.

Para Sandman (1999 apud Nicolau) propaganda o termo mais abrangente que pode ser usado em todos os sentidos.

Apoiando-se em estudiosos como Charadeau, Nicolau ainda afirma que no discurso propagandstico, existe a propaganda poltica, que se baseia na difuso de valores ticos, e a publicidade, que se remete s mensagens comerciais e explora o universo dos desejos

Publicidade, como j descrito, o ato de comunicar alguma coisa para algum. Trata-se da propagao de informao, sendo assim, um processo comunicacional. Propaganda a forma como essa comunicao apresentada. O objetivo da propaganda persuadir o consumidor e lev-lo a efetivar a compra. Dessa forma, propaganda , ento, uma ferramenta da publicidade.

Inscries em tbuas de argila de oferta de alimentos foram encontradas na Babilnia (Mesopotmia Antiga, aprox. 1950 A.C. ~1200 A.C.).

Um suposto primeiro anncio

Histria

dos termos: Como surgiram as palavras Publicidade e Propaganda?

Para Marcos Nicolau: O termo propaganda, criado a partir de propagar, do latim propagare, tem origem na Congregatio de propaganda fide, a congregao da Cria Romana, criada em 1622 pelo Papa Urbano VIII para propagar a f nos territrios das misses.

Segundo Nicolau, em Desgne os de Sgnos (2001), o conceito de Publicidade est inserido nos contextos histricos da Revoluo Francesa (1789), influenciada pelo ideal iluminista, e da Revoluo industrial (sculo XVIII).
Curiosidade: neste perodo o perfume seria consumido pela classe mdia e estaria para sempre sendo associado a seduo e ao erotismo.

Segundo Martins, em Redao Publicitria (1997), a Publicidade brasileira dividi-se em:


i. ii.

Primeira Fase: os reclames; Segunda Fase: intelectuais e artistas: escritores, desenhistas, poetas e jornalistas; publicidade

iii. Terceira Fase: agncias e os profissionais de

No sculo XIX, os ttulos, slogans, layouts (leiautes) e desenhos dos reclames eram escritos pela prpria redao do jornal, ou por poetas e desenhistas da poca. Nota-se que o desenvolvimento do Capitalismo e da chamada Sociedade do Consumo (~sc. XIX), foram fatores que impulsionaram o marketing e a publicidade.

No sculo XX, as agncias de publicidade se firmavam em grandes empresas.

Propaganda: Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, 1500. Anncio comercial: incio da publicidade impressa, com o advento do jornalismo no Brasil, em 1808 (Gazeta do Rio de Janeiro).

Os primeiros anncios impressos brasileiros (os reclames) primavam pela informao objetiva, a linguagem era simples, direta, a exemplo do que se fazia em Portugal.

No sculo XX: os meios eletrnicos: Rdio comercial, 1930. TV Tupi, 1950.

Primeiro jingle brasileiro

Jingle Po Bragana (1932) Voz: Almirante Autoria: Antnio Nssara Veculo: Programa Ademar Cas Cliente: Padaria Bragana Jingle Melhoral (anos 1930~1950)

Intervalo comercial

Neide Aparecida, a primeira garota-propaganda brasileira, em 1950 - improviso ao vivo. Anos 50: Comerciais nacionais da Coca-Cola

Intervalo comercial

Desde o princpio, na rdio e televiso brasileiras, os anunciantes tambm patrocinaram a maioria dos programas: Reprter Esso, Gincana Kibon, Telejornal Bendix, Reportagem Ducal, entre outros. Anos 50~60: comercial apresentado por Kolynos e Esso

Intervalo comercial

A publicidade na TV contribu para o desenvolvimento da indstria televisiva, mas tambm ao aumento de sua dependncia em relao aos anunciantes e agncias.

De acordo com Domingos (apud Iori eMoraes), a iniciativa publicitria principia em 1871, com a agncia J.W.Thompson, nos Estados Unidos. O seu embrio foi criado em 1864, a Carlton and Smith, uma empresa especializada em vedas de espaos em revistas religiosas sediada em Nova York. Fica conhecida como pai da moderna publicidade de revista.

Em pleno desenvolvimento da crise econmica mundial de 1929, a J.W. Thompson chegou ao Brasil. (...). A Thompson foi pioneira na introduo da fotografia nos anncios brasileiros. Presena tambm marcante nos anos iniciais da JW Thompson no Brasil, Renato Castelo Branco, que ingressou na Thompson em 1939.

As autoras falam que at metade do sculo XX a publicidade era ingnua, obvia com textos pobres que se limitavam a elogiar o produto, o que veio a modificar-se em Nova York no ano de 1947, com o surgimento da Doyle Dane Bernbach, a famosa DDB. Nos anos 60, instauraram a dupla de criao nas agncias e j utilizavam tcnicas modernas de publicidade.

O erotismo na Publicidade televisiva dos anos 80: Anemokol: Nordeste, Pernambuco. Valisre: Primeiro Suti 1987.

Foi somente nos anos 80 que as pesquisas sobre publicidade deixaram de analisar os anncios publicitrios como meras mensagens de venda, passando a um enfoque mais amplo que passou a considerar a indstria publicitria como forte elo entre interesses econmicos e polticos atravs da comunicao de massa.

Segundo alguns autores: Da informao a publicidade passou a persuaso, sua funo mostrar e enganar.

MARTINS, Jorge S. Redao publicitria: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 1997. 169 p. IORI, Damaris ; MORAES, Andressa. Histria da propaganda na televiso brasileira e sua influncia social. Artigo online. FAG. Disponvel em <http://www.fag.edu.br/adverbio/v5/artigos/historia_propaganda_tv_b rasileira_infl_social.pdf> Acesso 2 de maro de 2011. SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z. Rio de Janeiro, Campus, 2000. SANTANNA, Armando. Propaganda: teoria, tcnica e prtica. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. RANDAZZO, Sal. A criao de mitos na publicidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.

Anda mungkin juga menyukai