Anda di halaman 1dari 17

PRIMEIRA IGREJA BATISTA REGULAR DE FARIAS BRITO

CURSO NO EVANGELHO DE JOO


II Timteo 2.15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que no tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

2011

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 01 OS PROBLEMAS DO HOMEM


1. O Evangelho de Joo foi escrito para que ________________ que Jesus Cristo, o Filho de Deus; e para que crendo, tenhas ______________________ em seu nome. (Joo 2031. 2. Jesus chama-se a si mesmo de a ______________ de mundo. (Joo 8.12) 3. importante seguir a Jesus? ( ) Sim ( ) No (Joo 8.12) 4. De acordo com Joo 8.12, o que teremos se seguirmos a Jesus? _______________________. 5. Algumas pessoas no seguem a Jesus porque amam mais as __________________ do que a ____________ porque as suas obras so: ______________. (Joo 3.19) 6. Por que algumas pessoas amam viver em trevas? (Joo 3.19,20) __________________________________________________________________________. 7. Como que Jesus Cristo descreve uma pessoa que vive nas trevas do pecado? (Joo 8.34) __________________________________________________________________________. 8. O que Jesus disse sobre aqueles que no ouvem (escutam para obedecer) a Palavra de Deus? (Joo 8.47) ________________________________________________________________. 9. De acordo com Joo 16.9, os homens so culpados de que pecado? _________________________________________________________________________. 10. Os homens esto condenados pelo pecado de ____________________________________. (Joo 3.18) 11. Quando uma pessoa no cr (confia) em Jesus, no ver a _________________ mas a _________ de Deus sobre ele permanece. (Joo 3.36) 12. Em Romanos 6.23, a Bblia diz que o resultado do pecado __________________________. Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. 13. Das seguintes palavras, escolha as que representam melhor o pecado. (reveja as palavras que se encontram nesta lio). ( ) Andar nas trevas ( ) Mentira ( ) F ( ) Incredulidade ( ) Escravido ( ) Salvao ( ) Desobedincia ( ) Feitores de Maldade 14. A pessoa que continuar andando nas trevas do pecado enfrentar a _____________________ de Deus. (Joo 3.36) 15. Alguns recusam (no crem) Jesus e no esto dispostos a receb-lo como Salvador e Senhor. (Joo 1.10,11). ( ) Falso ( ) Verdadeiro 16. Deus enviou Jesus ao mundo para que _________________________________. (Joo 3.17). 17. Por que o mundo precisa de um Salvador? ___________________________________. (Romanos 3.23)

18. De acordo com os versculos bblicos anteriores, qual o pecado mais srio do homem? __________________________________________________________________________.

19. Na Bblia, lemos mais acerca do pecado: (Isaas 59.2, Efsios 2.1-3) baseado nos versculos acima mencionados, aliste quatro caractersticas de uma pessoa que vive em pecado.
Isaas 59.2 Mas as vossas iniqidades fazem separao entre vs e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vs, para que no vos oua. Efsios 2.1-3 E VOS vivificou, estando vs mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o prncipe das potestades do ar, do esprito que agora opera nos filhos da desobedincia. Entre os quais todos ns tambm antes andvamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e ramos por natureza filhos da ira, como os outros tambm.

____________________________________,____________________________________, ____________________________________, ____________________________________. 20. Sublinhe nestes versculos as palavras que representam o comportamento da natureza pecaminosa. (Glatas 5.19-21)
Porque as obras da carne so manifestas, as quais so: adultrio, prostituio, impureza, lascvia, Idolatria, feitiaria, inimizades, porfias, emulaes, iras, pelejas, dissenses, heresias, Invejas, homicdios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como j antes vos disse, que os que cometem tais coisas no herdaro o reino de Deus.

21. Conclumos nesta lio que o pecado : ( ) Estar sob o controle de Deus ( ) Estar sob o controle de si mesmo 22. Jesus descreve o homem que controla a sua prpria vida: (Lucas 12.16-21)
E props-lhe uma parbola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundncia; E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? No tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depsito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pediro a tua alma; e o que tens preparado, para quem ser? Assim aquele que para si ajunta tesouros, e no rico para com Deus.

23. Nos versculos acima, sublinhe os pronomes (Eu), (Meus) e (Minhas). 24. Mas h boas novas para voc. A Bblia diz, em I Joo 3.4,5:
Qualquer que comete pecado, tambm comete iniqidade; porque o pecado iniqidade. E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele no h pecado.

25. Versculo para decorar: Romanos 3.23


Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus;

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 02 A SOLUO DE DEUS PARA O PROBLEMA DO HOMEM A LIO NOS ENSINOU O PROBLEMA MAIS SRIO DO HOMEM O PECADO. 1. Em Joo 16.9, aprendemos que o pecado _________________________________________. 2. Jesus disse que uma pessoa que no cr nEle ______________________________________. (Joo 8.24). A Bblia diz: O salrio do pecado a morte (Romanos 3.23) Esta palavra morte se refere segunda morte, que a separao de Deus.
Mas, quanto aos tmidos, e aos incrdulos, e aos abominveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idlatras e a todos os mentirosos, a sua parte ser no lago que arde com fogo e enxofre; o que a segunda morte. (Apocalipse 21.8)

3. Qual a atitude de Deus quanto aos pecadores? (Romanos 5.8) ___________________________________________________________________________.


Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores.

4. De acordo com Joo 3.16, o que Deus fez para mostrar seu amor aos pecadores? __________________________________________________________________________. A Bblia diz: Porque tambm Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos
injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Esprito; (I Pedro 3.18)

5. Jesus chamado o __________________________ que tira o pecado do mundo. (Joo 1.29). H muito tempo atrs o Antigo Testamento nos relata que uma OVELHA perfeita (Cordeiro era morta e sacrificada, como um inocente SUBSTITUTO, para pagar os pecados do povo. Isto era um smbolo de JESUS CRISTO, o verdadeiro CORDEIRO DE DEUS, que mais tarde viria ao mundo. 6. Leia na Palavra de Deus a histria da morte de Cristo a soluo de Deus para o problema do pecado do homem. Leia (Joo 19.1-37) 7. Por que Cristo morreu na cruz? (Joo 1.29) ______________________________________. 8. Quando Cristo estava sendo julgado, foi achado o que? (Joo 19.4)

Culpado de Pecado ( ) Sem culpa de Pecado ( ) 9. Como foi que Jesus morreu? (Joo 19.17,18) ______________________________________. 10. Por que Jesus estava disposto a morrer em nosso lugar? (Joo 15.12,13) 11. Jesus morreu na cruz porque? (Joo 10.17,18) Foi forado a fazer ( ) Ele escolheu fazer ( ) 12. Quais as palavras usadas por Jesus para descrever seu pagamento completo e perfeito por todos os nossos pecados na cruz? (Joo 19.30) _____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________. 13. Qual foi o grande evento depois da morte de Jesus? (Joo 20.9) __________________________________________________________________________. 14. A soluo de Deus para o problema pecado na vida do homem se v na _____________ de Cristo na cruz. (Joo 19.30) 15. D duas razes que levaram Deus a dar seu Filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar. (Joo 3.16). 1. _________________________________________________________________________. 2. _______________________________________________________________________. Leia os seguintes versculos bblicos que nos dizem mais acerca da morte de Cristo.
Porque primeiramente vos entreguei o que tambm recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. (I Corntios 15.3,4)

Sublinhe nos versculos acima trs coisas mais importantes em relao a Cristo.
Na qual vontade temos sido santificados pela oblao do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifcios, que nunca podem tirar os pecados; Mas este, havendo oferecido para sempre um nico sacrifcio pelos pecados, est assentado destra de Deus, (Hebreus 10.10-12)

16. Leia, para concluir Joo 3.16-18. 17. Aprendemos destes versculos que Deus deu seu Filho Jesus para morrer por ns. Tambm aprendemos que o homem tem que _____________ no Filho para ter a vida eterna. 18. Compartilhe com um amigo o que voc tem aprendido. 19. Decorar versculo: (Romanos 5.8)

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 03 A RESPOSTA DO HOMEM 1. Qual a pergunta que as pessoas sbias devem fazer? (Joo 18.38) ____________________________________________________________________________. 2. Jesus disse em sua orao a Deus: A tua __________________ a verdade. (Joo 17.17) 3. Jesus disse: Eu sou o caminho, e a _______________________, e a vida, ningum vem ao Pai, seno por mim. (Joo 14.6) 4. Jesus disse: Todo aquele que da verdade deve ouvir a minha ______________________. (Joo 18.37). 5. Se uma pessoa rejeitar a Cristo como Salvador e Senhor e rejeitar as palavras de Cristo agora, o que faro as palavras de Jesus no dia do Julgamento? (Joo 12.48). ____________________________________________________________________________. 6. O salrio (Resultado) do pecado de um incrdulo a ________________________. (Joo 8.24) 7. muito importante conhecer a verdade porque a verdade ___________________________. (Joo 8.32-33). 8. A verdadeira liberdade vem somente de ________________________________. (Joo 8.24) 9. Jesus disse: Em verdade, vos digo que quem _______________ a minha palavra, e _________________ naquele que me enviou, tem a ______________________, e no entrar em condenao, mas passou da ________________________ para a _________________. (Joo 5.24). 10. Paulo disse: Porque h um s Deus, e um s Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. (I Timteo 2.5) 11. Ningum conseguir por seu prprio esforo chegar at Deus atravs de outro mediador, a no ser por Jesus Cristo. (Joo 14.6) 12. Portanto conclumos que: A SALVAO NO POR BATISMO BOAS OBRAS ORDENANA DA CEIA DO SENHOR SER MEMBRO DE UMA IGREJA MAS UM DOM DE DEUS Paulo explicou quando disse: Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs; dom de Deus. No vem das obras para que ningum se glorie. (Efsios 2.8-9)

13. A vida eterna um dom de Deus ou algo que se ganha por meio de boas obras? ( ) Por Boas Obras ( ) um Dom Paulo disse: Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, No pelas obras de justia que houvssemos feito, mas segundo a sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo

EXPLICAO: Uma pessoa no faz boas obras para ser salvo, mas depois de ser salvo(Nascer de Novo) as boas obras sero o resultado natural. As boas obras so fruto da nova vida em Cristo. IMPORTANTE: antes de continuar com o item 14, por favor leia novamente os intens. 12-13. 14. Jesus disse que qualquer pessoa que suficientemente boa receber a vida eterna. (Joo 6.47) ( ) Sim ( ) No 15. H algum suficientemente bom para receber a vida eterna? ( ) Sim ( ) No
16. Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6.23)

17. O dom de Deus da vida eterna atravs de Jesus Cristo. (Romanos 6.23) o que que uma pessoa deve fazer para receber este dom de Deus? _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________. Se voc receber a Jesus como seu Senhor e Salvador, Ele perdoar seus pecados e lhe dar a vida eterna. A Bblia diz, Se confessarmos os nossos pecados, ele fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustia (I Joo 1.9) A Bblia diz: Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo. (Romanos 10.13) O que significa invocar o nome do Senhor? Invocar o nome do Senhor quer dizer orar, quando oramos, estamos falando diretamente com Deus. Ele ouve e responder nossas oraes.

Agora, voc est pronto para receber a Cristo, se est, faa uma orao a Deus pedindo perdo por seus pecados e entregando depois sua vida a Cristo.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 04 O HOMEM QUE QUER VIDA NOVA
Reveja: Verdades principais nas lies de 1-3. Lio 01 O problema mais srio do homem ________________________________. (Romanos 3.23, abaixo) Lio 02 O dom maior de Deus ____________________________________________________. (Joo 3.16) Lio 03 A resposta maior do homem _______________________________________________. (Joo 9.38) 1. Leia cuidadosamente Joo 3.1-21. 2. Qual o nome do homem que foi se encontrar com Jesus? ___________________________________________________________________________________. 3. Est claro que Nicodemos era: ( ) Adulto ( ) Criana 4. Nicodemos pertencia a que grupo religioso da poca? (Joo 3.1) ___________________________________________________________________________________. OS FARISEUS Era um partido da religio Judaica durante o tempo de Cristo, eram rigorosos em obedecer lei de Moiss e a outras regras que haviam sido adicionadas lei atravs dos sculos. 5. Nicodemos era um homem religioso? ( ) Sim ( ) No 6. Apesar de Nicodemos haver nascido numa famlia religiosa, Jesus disse que isto no era suficiente, Jesus disse que era necessrio que Nicodemos fizesse o que? (Joo 3.7) ___________________________________________________________________________________. 7. Apesar de Nicodemos ser sincero em sua religio, no podia ver o _____________________________ a menos que nascesse de novo. (Joo 3.3) 8. De acordo com Joo 3.3, uma pessoa pode ir para o cu se no nascer de novo? ( ) Sim ( ) No

9. Nicodemos era um homem bom que praticava muitos rituais religiosos, entretanto no era membro do reino de Deus, porque no havia ________________________________________________. (Joo 3.3) 10. Nicodemos entendeu o que realmente era o nascer de novo? (Joo 3.4,9,10) ( ) Sim ( ) No

11. Os Judeus estavam seguros de que eram o povo escolhido de deus. Entre eles Deus havia chamado profetas, sacerdotes e reis. Finalmente foi atravs da raa dos Judeus que Deus enviou para que fosse o Salvador do mundo. Nicodemos pensou que pertencia ao reino de Deus por ser um Judeu. Jesus estava dizendo que era necessrio um segundo nascimento. O segundo nascimento chamado de ____________________________________________. (Joo 3.3) IMPORTANTE: Leia Joo 1.12-13, onde fica claro que uma pessoa no se torna Filho de Deus pelo nascimento fsico, mas por crer em Deus. 12. Qual o tipo de nascimento Nicodemos est falando em Joo 3.4? ___________________________________________________________________________________. 13. Quais os dois tipos de nascimentos Jesus est falando para Nicodemos em Joo 3.6? ________________________________________________________________________________. ________________________________________________________________________________. 14. O nascimento fsico da carne e o nascimento espiritual do _________________________(Joo 3.6). 15. A base do nascimento fsico o pai humano, mas a base do nascimento espiritual ________________ (Joo 1.13) 16. Joo 3.15-16 explica como uma pessoa nasce de novo. De acordo com estes versculos uma pessoa nasce de novo atravs de: ( ) Boas Obras ( ) Batismo ( ) Crer em Jesus 17. Para pensar. Qual foi o motivo de Nicodemos ter procurado Jesus? _________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________. Nicodemos era: ( ) religioso ( ) um homem mau ( ) educado ( ) perseguidor da verdade ( ) necessitado de um novo nascimento A palavra Batismo encontra-se na histria de Nicodemos? Cada um que deseja ir para o cu deve nascer de novo? ( ) Sim ( ) No Uma pessoa que nasce de novo se torna filho de Deus. Isto acontece quando uma pessoa recebe pela f quem? ___________________________________________________________(Joo 1.12). Mencione uma grande verdade que voc aprendeu nesta lio. Voc j nasceu de novo? ( ) Sim - Quando ________________________________________________________________. ( ) No - Porque? ________________________________________________________________. 18. Decorar versculo; Joo 3.3,16 3. Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que no nascer de novo, no pode ver o reino de Deus.

16. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr no perea, mas tenha a vida eterna.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 05 O CAMINHO PARA O CU


1. Jesus disse: Eu sou o caminho a verdade, e a vida; ningum vem ao Pai, seno por ____________. (Joo 14.6). 2. Jesus disse: _____________________ a porta; se algum entrar por mim, salvar-se-. (Joo 10.9). 3. Jesus disse a Nicodemos: Aquele que no _________________________________ no pode entrar no reino de Deus. (Joo 3.3) 4. Aprendemos que pra uma pessoa nascer de novo precisa receber o Senhor _____________ como Senhor e Salvador de sua vida. (Joo 1.12) 5. Jesus disse: ______________________a luz do mundo; quem me segue no andar em trevas, mas ter a luz da vida. (Joo 8.12) 6. Jesus disse: _________ a ressurreio e a vida; quem ________ em ________, ainda que esteja morto, viver, e todo aquele que vive e ___________ em __________, nunca morrer. (Joo 11.25,26). 7. A Bblia ensina claramente que Jesus o nico caminho para vida eterna. (Joo 1.10-20; 6.29, 40,47; 10.28) 8. Pedro disse: E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4.12) Baseado neste versculo, sabemos que a salvao se encontra somente em ________________________________________________________________________________. 9. Jesus mencionou outro mediador entre Deus e o homem, alm dele? (Joo 14.6) ( ) Sim ( ) No 10. Todos esto condenados por causa do _________________________? (Romanos 6.23) 11. Tambm verdade que Deus providenciou uma soluo para o problema do pecado do homem quando enviou _________________ para morrer na cruz. (Joo 3.17). 12. Leia os seguintes versculos bblicos: Deixe o mpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecer dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso em perdoar. (Isaas 55.7) E dizendo: O tempo est cumprido, e o reino de Deus est prximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1.15). Arrependimento quer dizer tornar para _______________________________________________. 13. Uma pessoa no deve apenas arrepender-se do pecado, mas tambm _________________ em Jesus como o nico Salvado. (Joo 3.18)

14. Deus promete vida eterna. (Joo 3.36) ( ) Somente para os bons. ( ) Somente para aqueles que crem no Filho de Deus. 15. O que teremos se aceitarmos a palavra de Jesus e crermos Nele? (Joo 5.24) Ter a ___________________________________________________________________________. Quando receber? _________________________________________________________________. 16. Qual a palavra em Joo 1.12 que significa o mesmo que crer? ________________________________________________________________________________. 17. Para tornar-se membro da famlia de Deus uma pessoa deve __________ Jesus como Salvador e Senhor pessoal. (Joo 1.12) Alguns diro: Eu creio. Mas a palavra crer, como usada na Bblia, significa mais do que uma simples crena mental em alguns fatos ou ensinos. Significa confiar numa pessoa com todo o seu corao. Crer em JESUS CRISTO para a salvao muito diferente do que crer num heri nacional. mais do que simplesmente saber algo a respeito Dele. uma entrega pessoal e completa a Ele como Senhor e Salvador. CRER QUER DIZER CHEGAR DIRETA E PESSOALMENTE A JESUS CRISTO PARA SE SALVAR. Em uma nao que se diz crist, quase todos Crem em Deus e em Jesus. A Bblia diz que tambm os demnios crem. Mas claro que os demnios no so cristos e jamais iro para o cu. Os demnios crem que h um s Deus. Crem que Jesus o Filho de Deus. Mas a crena genuna que leva salvao significa confiar completamente em Jesus como Salvador e Senhor. Isto significa entregar sua vida a Jesus como Salvador e Senhor. A crena que traz a vida eterna exige um compromisso pessoal e consciente com Cristo. Leia mais uma vez: (Joo 1.12; 3.15, 16, 18, 36; 5.24; 8.12; 14.6 O objetivo da f(em quem voc crer) em todos estes versculos sempre em uma pessoa s, quem ? ( ) Pedro ( ) Paulo ( ) Maria ( ) Jos ( ) Maria E em nenhum outro h salvao, porque tambm debaixo do cu nenhum outro nome h, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. (Atos 4.12) Se voc ainda no est pronto para entregar a vida a Cristo, talvez queira pensar um pouco mais. Na prxima lio, ser dada outra oportunidade para voc fazer esta deciso. Se voc recebeu a Cristo hoje, leia por favor, (Joo 3.16 e 5.24, agora faa uma orao de gratido como est: Amado Senhor Jesus, obrigado por me perdoar e me salvar hoje, pois no teu nome que eu agradeo. Amm... 18. Decorar versculo: Joo 5.24

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e cr naquele que me enviou, tem a vida eterna, e no entrar em condenao, mas passou da morte para a vida.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 06 A PONTE DA VIDA OUVIR + CRER VIDA ETERNA

P
E JESUS CRISTO

HOMEM DEUS
Pecado. (Joo 3.18) (Romanos 5.8) Resultado do Pecado. (Rm 6.23) Morte e Julgamento. (Hb 9.27) Obra, Batismo e Ceia do Senhor.

Amor de Deus.

F. (Efsios 2.8,9, Joo 5.24) Crer. (Joo 5.24) Receber. (Joo 1.12) Orar. ( Romanos 10.13)

INFERNO CU Se voc no nasceu de novo, esta lio o ajudar a entender como faz-lo. MINHA PONTE
OUVIR + CRER VIDA ETERNA

E JESUS CRISTO

HOMEM DEUS
1. 2. 3. 4.

D O
7. 8. 9. 6.

5.

10. 11.

INFERNO CU
SIGA CUIDADOSAMENTE AS SEGUINTES INSTRUES: 1. Passo a passo, desde o nmero 1 at o numero 11, preencha os quadros acima como a ponte da vida na pagina inicial desta lio. Mas tente fazer sua prpria ponte da vida sem olhar para a primeira pgina. Comece lendo o nmero 1 da pgina seguinte. Ento escreva PECADO (Joo 3.18) no quadro acima. Faa ento o nmero 2. Resultado do pecado (Romanos 6.23). Depois de ler o versculo e preencher o espao, continue at completar a ponte da vida. 1. PECADO. (Joo 3.18) cr j est condenado; porquanto

Quem Nele cr no condenado; mas quem no _______________________ no nome do unignito Filho de Deus. 2. RESULTADO DO PECADO. (Romanos 6.23)

Porque o salrio do pecado a morte, mas o dom gratuito de Deus a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6.23) O resultado do pecado a _______________________________________________________. 3. MORTE/JULGAMENTO. (Hebreus 9.27) E como aos homens est ordenado morrerem uma s vez, vindo depois o juzo.

Todas as pessoas tm dois _______________________________.

compromissos:

______________________

4. INFERNO. O lugar final para aqueles que no nasceram de novo. 5. AMOR DE DEUS. (Romanos 5.8) Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por ns, sendo ns ainda pecadores. Como que Deus mostrou o seu amor para conosco? ____________________________________________________________________________. 6. Para fazer a ponte, desenhe a cruz no espao que se acha entre o HOMEM e DEUS. 7. Para completar a ponte, escreva JESUS CRISTO. 8. F. (Efsios 2.8,9) Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. No vem das obras, para que ningum se glorie; Agora reencha os trs quadrinhos com as palavras BATISMO, BOAS OBRAS, CEIA DO SENHOR. Alguns diram que estes so o caminho para Deus, mas note que no so suficientes, nunca alcanam a Deus. Esta a mensagem de Efsios 2.8,9 que acabamos de ler. 9. CRER. (Joo 5.24) Na verdade, na verdade vos digo que quem ________a minha palavra, e _____naquele que me enviou, _________________, e no entrar em condenao, mas passou da _______ para a _________. Preencha os espaos e escreva as mesmas palavras acima da cruz. Estes so os passos que voc deve tomar para passar pela ponte. 10. RECEBER. (Joo 1.12). Existe outra palavra que significa o mesmo que crer. _______________. 11. ORAR. (Romanos 10.13) Abrir seu corao a Cristo significa que voc o chamar (Orar), convidando-o a entrar em sua vida como Senhor e Salvador. Todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo 12. Decora versculo: Efsios 2.8,9

Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. 9 No vem das obras, para que ningum se glorie;.

BOAS NOVAS PARA VOC LIO 07 O CAMINHO PARA VIDA JESUS DISSE: Entrai pela porta estreita; porque larga a porta, e espaoso o caminho que conduz
perdio, e muitos so os que entram por ela; E porque estreita a porta, e apertado o caminho que leva vida, e poucos h que a encontrem. (Mateus 7.13,14) 1. Estude por alguns minutos este versculo e responda. Voc est no caminho largo ou estreito? ___________________________________________________________________________________. 2. Qual destes caminhos voc gostaria de estar? ___________________________________________________________________________________. 3. Na lio 06, estudamos que as pessoas esto separadas de Deus por causa do seu ________________. (Romanos 3.23). 4. Algumas pessoas esto no caminho largo diriam: Todos os caminhos levam ao cu. Jesus disse que h dois caminhos. Um conduz ___________, e o outro _____________________. (Mateus 7.13,14, Joo 14.6). 5. Algum no caminho largo diz freqentemente: Vou para o cu se for uma boa pessoa?A Bblia diz:Porque pela graa sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus. 9 No vem das obras, para que ningum se glorie;. (Efsios 2.8,9) Baseado nestes versculos, marque a forma correta para a salvao.

( ) Obras = Salvao ( ) Graa +F + Obras = Salvao ( ) Graa + F = Salvao 6. Algum no caminho largo tambm diria: Vou com os outros. Leia o seguinte versculo: E no sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovao do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel, e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12.2) 7. Outro diz O batismo me salvar. Mas no h exemplo disso na Bblia. Se uma pessoa pode ser salva pelo batismo, ento por que Jesus teve que morrer? Na Bblia, o batismo sempre vem depois da f. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase trs mil almas, (Atos 2.41) 8. Freqentemente as pessoas dizem: Vou para o cu se seguir os mandamentos. Leia o versculo seguinte: Sabendo que o homem no justificado pelas obras da lei, mas pela f em Jesus Cristo, temos tambm crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela f em Cristo, e no pelas obras da lei; (Glatas 2.16) Neste versculo acima, vemos que uma pessoa se salva pela ____________em _____________. Nunca pelas obras da lei. (Leia Romanos 3.20-31) 9. Uma Outra pessoa no caminho largo diz: Confio na minha igreja para salvao. Mas a salvao vem somente pela f __________em ________________. 10. Outra diz: Tenho muito tempo pela frente. Talvez amanh eu aceite Cristo pela f. Voc tem certeza de que ter um amanh? ( ) Sim ( ) No 11. Voc pode transferir-se do caminho largo para o estreito. Leia Joo 14.16 12. A menos que uma pessoa tenha ______________________________, no poder entrar no caminho estreito que chega ao cu. (Joo 3.3) 13. No caminho estreito, h uma pessoa que pergunta: O que devo fazer para ser salvo? talvez voc esteja fazendo a mesma pergunta. A resposta a esta pergunta se acha em Atos 16.30,31: E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que necessrio que eu faa para me salvar? E eles disseram: Cr no Senhor Jesus Cristo e sers salvo, tu e a tua casa. (Atos 16.30,31) 14. O que voc deve fazer para obter a vida eterna? Ouvir as boas novas de Jesus Cristo. Admitir o seu pecado. Crer convictamente que Jesus perdoar todos os seus pecados e lhe dar a vida eterna. Convidar Jesus Cristo para ser seu Senhor e Salvador. Voc pode fazer isso por meio de uma orao simples, no seu corao. 15. Leia agora Joo 5.24 e d graas a Deus por sua nova vida. 16. Parabns, voc completou as sete lies no livro de Joo, se voc nasceu de novo, isto somente p comeo. Haver desenvolvimento e maturidade em sua vida nova. Talvez voc esteja pensando: E agora? Est pergunta que vamos responder em no prximo estudo se desejar. ( ) Sim ( ) No 17. Versculos que iro ajudar a sua f em Cristo Jesus Toda a Escritura divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargir, para corrigir, para instruir em justia; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instrudo para toda a boa obra. (II Timteo 3.16-17) O cu e a terra passaro, mas as minhas palavras no ho de passar. (Mateus 24.35) Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente. (Isaas 40.8)

Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Esprito Santo. (II Pedro 1.21)

Deus te faa crescer em Sua Palavra......

Anda mungkin juga menyukai