Anda di halaman 1dari 9

A Formatando Artigos com LTEX Yuri Lima Cavalcante1 31 de maro de 2008

rea de Cincias Exatas e Tecnologia - Centro Universitrio do Par Av. Gov. Jos Malcher, 1963 - CEP 66.060-230 So Brs Belm Par -Brasil.
yuricavalcantec@hotmail.com
Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar o programa de formatao de A documentos LTEX, assim como seus principais marcadores, seu processo de instalao em ambientes Windows e Linux e um pequeno exemplo. Abstract
A This article has the aim to present the document preparation system LTEX, as well as its main macros, the process of installation in environments Windows and Linux and a little exemple.

Introduo

A LTEX um conjunto de macros para o processador de textos TEX um programa de formatao de documentos para impresso baseado numa linguagem de marcao criado por Donald M. Knuth utilizado amplamente para produo de textos cientcos e matemticos por causa de sua alta qualidade tipogrca. A A idia central do LTEX distanciar o mximos possvel o autor da apresentao visual da informao, pois a constante preocupao com a formatao desvia o pensamento do autor do contedo do documento. O TEX o mais antigo (desde 1983) sistema de processamento de textos ainda em uso e disponvel para todos os sistemas operacionais, alm de imprimir o mesmo documento em qualquer sistema sem perdas de formatao. Um exemplo bem claro de perda de formatao pode ser visto quando convertemos um arquivo no formato .odt para o formato .doc. Estas vantagens, aliadas a facilidade de trabalhar com formulas matemticas, A grcos e smbolos esdrxulos tornam o sistema LTEX e TEX muito apreciados por pessoas que escrevem teses, artigos e livros tcnicos na rea de cincias exatas

porque este sistema permite, a baixo custo, produzir documentos matemticos de qualidade tipogrca prossional. Muitas universidades americanas e europias exigem que seus alunos usem A TEX ou LTEX para apresentar suas teses e com a popularizao do Linux, a sua utilizao cresceu bastante devido a incluso da distribuio teTEX na maioria das distribuies. A distribuio TEXLive se tornou a mais interessante para usurios A TEX e LTEX.

Conceitos

TEX o programa que faz a converso de um arquivo de texto com as marcas de formatao para um arquivo imprimivel contendo a descrio da pgina. O TEX considerado obsoleto e as distribuies mais novas utilizam pdfTEX no seu lugar. A LTEX a linguagem de marco que facilita o uso do TEX por leigos, onde cada A comando LTEX um atalho para um conjunto de comando TEX. A Todo documento LTEX precisa ter a extenso .tex que o arquivo original que contem os macros e pode ser convertido para .dvi ou .pdf.

3
3.1

Instalao
Windows

A alternativa mais simples no Microsoft Windows a instalao do MikTEX que uma implementao do TEX para o sistema Windows. Para instala-lo baixe o arquivo de instalao (disponvel em http://miktex.org/), apesar de ser uma verso A bem leve ela contem o essencial para o uso do LTEX. A instalao bem simples e segue os mesmos padres de instalao dos outros programas do Windows, basta dar dois clicks no arquivo que voc baixou e seguir as instrues da instalao. Aps concluir a instalao recomendado que voc atualize o MikTEX aps a instalao e pelo menos 1 vs por ms (iniciar>MikTeX>update). As vezes preciso fazer isto duas vezes pois a primeira atualizao s atualiza os binrios, na segunda os pacotes sero atualizados. A Outro programa muito bom para desenvolver em LTEX o proTEXt (disponvel em: http://www.tug.org/protext/), ele contem mais bibliotecas que o MikTEX e por isso pesa bem mais (por volta de 540Mb).

3.2

Linux e Unix

No ambiente Linux/Unix recomendvel que voc instale o TEXLive, se voc estiver usando uma distribuio baseada no Debian voc pode entrar com o comando sudo apt-get install abntex no terminal, ele ir baixar o TEXLive e todas as dependncias (aproximadamente 300Mb).

O TEXLive tambm est disponvel para Windows, se voc desejar saber como instala-lo manualmente ou no Windows visite o site: http://www.tug.org/texlive/.

Editores

Os editores so ferramentas que lhe ajudam a formatar seus documentos, transformam seus arquivos .tex em .dvi ou .pdf (dependendo do editor), lhe informam quando ocorrer algum erro ao converter seu arquivo .tex e possuem alguns macros prontos.

4.1

Editores para Windows


A LEd - LTEXEditor (http://www.latexeditor.org/)

TEXnicCenter (http://texniccenter.org/) TEXmaker (http://www.xm1math.net/texmaker/)

4.2

Editores para GNU/Linux


Kile (http://kile.sourceforge.net/) TEXmaker (http://www.xm1math.net/texmaker/) LyX (http://www.lyx.org/)

recomendado desenvolver os documentos utilizando algum tipo de editor para no perder tempo tentando descobrir porque que surgiu um erro ao converter o arquivo .tex ou como funciona um determinado macro.

Antes de formatarmos um artigo, ser preciso mostrar a sintaxe e A os comando bsicos do LTEX. Para aqueles que nunca tiveram um contato anterior com alguma linguagem de programa os comandos A LTEX podem parecer complicados, mas no se assuste, com o tempo voc ir se acostumar com eles.

Macros

Como j foi dito anteriormente, os documento .tex precisam ter macros que fazem a formatao do documento. Cada macro precisa iniciar com um \ seguido pelo nome do macro que se deseja utilizar. Alguns macros preciso receber argumentos que so passados logo aps o seu nome e entre os caracteres { e }. Os argumentos opcionais so passados entre [ ] e antes dos { }. Os comentrios so representados pelo caractere %. Tudo aps o % considerado comentrio e ignorado. 3

Exemplos: \documentclass[a4paper,11pt]{article} \centering \title{Meu Ttulo}

5.1

Estrutura do documento

A Um documento LTEX deve possuir pelo menos este formato:


1 2 3 4 5

\ documentstyle { a r t i c l e } %p r e a m b u l o \ b e g i n { document } %Corpo do d o c u m e n t o \ end { document }

Listagem 1: Estrutura do documento. \documentstyle - indica o tipo de documento que voc deseja criar (article, book, report, letter, etc) e deve ser passado entre { }. Como atributos opcionais podemos ter o tamanho da fonte do documento, as margens, etc. \usepackage[]{} - serve para importar bibliotecas. Como argumentos temos o nome da biblioteca e como argumentos opcionais o item da biblioteca que queremos importar. \begin{} e \end{} - serve respectivamente para comear e terminar um determinado macro que passado como argumento e no possui argumentos opcionais. Todo documento .tex deve possuir os macros \begin{document} e \end{document}.

5.2

Fontes

A O LTEX disponibiliza vrios macros para alterar as fontes do documento. As principais so:

\it - itlico \bf - Negrito \sf - fonte san serif \rm - fonte normal (roman) \large - grande \Large - enorme \small - pequeno

\normalsize - tamanho normal Para alterar a fonte, basta colocar o macro desejado antes do trecho que voc deseja alterar e todo texto que vier depois do macro ser alterado. Caso voc queira que apenas uma parte do texto seja modicada, escreva a fonte seguida do texto entre { }. Exemplo: {\it texto}

5.3

Simbolos

A O LTEX reconhece os smbolos &, {, }, $, %, #, _, -, como sendo de formatao e no como texto, para usar-los como texto precisamos escrever-los precedidos por \.

5.4

Sees

A importante saber dividir seu documento em sees e subsees pois o LTEX cria automaticamente a numerao seqencial das sees e caso voc queira cria um sumrio, essas sees sero includas corretamente nele. Os comandos bsicos para a diviso de documentos em seo so:

\section{ttulo} \subsection{ttulo} \subsubsection{ttulo} \paragraph{ttulo} \subparagraph{ttulo} Existem outros comandos para dividir seu documento em sees, porm, em um artigo, o nvel mais alto de seo section.

5.5

Listas

A Existem trs tipos de listas em LTEX: enumeradas, de itens e de descrio. Abaixo seguem exemplos de cada tipo de lista.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11

\ documentclass { a r t i c l e } \ b e g i n { document } L i s t a de i t e n s \ begin { itemize } \ i t e m Bolo \ item R e f r i g e r a n t e \ item P i z z a \ end { i t e m i z e } L i s t a enumerada

12 13 14 15 16 17 18 19 20

\ begin { enumerate } \ item Pedro \ item Maria \ item Lucas \ end { e n u m e r a t e } L i s t a de d e s c r i c o e s \ begin { d e s c r i p t i o n } \ i t e m [ Y u r i ] E s s e b o l o t a m u i t o ruim , eu d i s s e que p r a p r a t e r comprado de c h o c o l a t e . \ i t e m [ R e n a t o ] Nem , o b o l o de m i l h o e m u i t o m a i s g o s t o s o . \ i t e m [ J o r g e ] S e r i a m e l h o r t e r comprado uma p i z z a \ end { d e s c r i p t i o n } \ end { document }

21 22 23 24

Listagem 2: Exemplo de listas. Aps converter o arquivo para .pdf, voc ter algo parecido com isso: Lista de itens Bolo Refrigerante Pizza Lista enumerada 1. Pedro 2. Maria 3. Lucas Lista de descricoes Yuri Esse bolo ta muito ruim, eu disse que pra pra ter comprado de chocolate. Renato Nem, o bolo de milho e muito mais gostoso. Jorge Seria melhor ter comprado uma pizza

5.6

Formulas matemticas

A na produo de formulas matemticas que o LTEX se destaca. Ele disponibiliza vrios macros para a insero de frmulas matemticas dentro do texto, podendo at mesmo ocupar vrias linhas. Este artigo no tem inteno de mostrar profundamente as funes matemtica, por isso iremos fazer apenas uma breve descrio sobre sua utilizao.

As formulas matemticas podem ser declaradas entre $ ou entre \begin{math} e \end{math}, onde math o tipo de funo que voc deseja utilizar. Exemplo:
1 2 3 4 5 6 7

\ b e g i n { document } \ begin { eqnarray } C_k ^ n &=& \ f r a c { n ! } { k ! ( nk ) ! } \ end { e q n a r r a y } \ end { document }

Listagem 3: Exemplo de funes. Voc ter o seguinte resultado:


n Ck =

n! k!(n k)!

(1)

Se voc desejar maiores informaes sobre o uso de funes matemticas, visite um dos sites de tutoriais nas referncias.

Criando e formatando um artigo

A Para criar um artigo com LTEX, voc pode utilizar qualquer editor de texto, de preferencia um editor prpio para tal. Vamos utilizar o documento abaixo como exemplo:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

\ documentclass [ a4 paper ,10 pt ]{ a r t i c l e } \ usepackage [ b r a z i l ]{ babel } \ usepackage [T1]{ fon tenc } \ usepackage { times } %o p e n i n g \ t i t l e {Meu p r i m e i r o a r t i g o f e i t o em \ LaTeX} \ a u t h o r {Eu} \ b e g i n { document } \ maketitle \ begin { a b s t r a c t } \ t e x t i t { P e q u e n a d e m o s t r a c a o do p o t e n c i a l do \ LaTeX . } \ end { a b s t r a c t } \ s e c t i o n { T e o r i a da r e l a t i v i d a d e } 14 de Marco de 1879 \ P r i n c e t o n , 18 de A b r i l de 1 9 5 5 ) f o i um f i s i c o alemao r a d i c a d o nos E s t a d o s Unidos mais conhecido por d e s e n v o l v e r a t e o r i a da r e l a t i v i d a d e . Ganhou o P r e m i o Nobel da F i s i c a de 1921 p e l a c o r r e t a e x p l i c a c a o do e f e i t o f o t o e l e c t r i c o ; no e n t a n t o , o p r e m i o s o f o i a n u n c i a d o em 1 9 2 2 . O s e u t r a b a l h o t e o r i c o p o s s i b i l i t o u o d e s e n v o l v i m e n t o da e n e r g i a a t o m i c a , a p e s a r de nao p r e v e r t a l p o s s i b i l i d a d e .

20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32

\ begin { eqnarray } E &=& mc^{2} \ end { e q n a r r a y }

\ c i t e { a l b e r t } \ t e x t i t { Tudo e r e l a t i v o . } \ b e g i n { t h e b i b l i o g r a p h y }{3} \ bibitem { a l b e r t } Albert Einstein , 1915. \ end { t h e b i b l i o g r a p h y } \ end { document }


A Listagem 4: Primeiro programa em LTEX.

6.1

Explicando o documento

O macro \documentclass[a4paper,10pt]{article} o responsvel pelo estilo que o documento ir assumir, nele informamos o tipo de documento que iremos criar (article ou artigo) e recebe como atributos opcionais o tamanho do documento e o tamanho da fonte. Os macros \usepackage importam as bibliotecas que voc deseja utilizar no seu documento, a biblioteca [brazil]{inputenc} traduz os texto dos comando nativos do A LTEX para o portugus, se voc tentasse cria um resumo sem ela, seria mostrado abstract no lugar de resumo. As outras duas bibliotecas esto relacionadas com o estilo de fonte que ser utilizado pelo documento. A O LTEX no suporta caracteres especiais como acentos, para faze-lo aceitar esses caracteres preciso importar a biblioteca \usepackage[latin1]{inputenc}. Caso voc utilize o Ubuntu, voc deve utilizar a biblioteca utf8, que o formato de criptograa padro do Ubuntu (\usepackage[utf8]{inputenc}). Os macros \title{} e \author{} iformam ao documento o seu ttulo e autor que poderam ser mostrados posteriormente. A O macro \LaTeX mostra a palavra latex dessa forma: LTEX O macro \begin{document} indica que estamos comeando o corpo do documento. O macro \maketitle cria o ttulo do documento, juntamente com o nome do autor e data em que o documento foi criado. Se voc deseja utilizar uma data diferente da atual, coloque o macro \date{} com a data desejada antes do corpo do documento. Os macros \begin{abstract} e \end{abstract} indicam ao programa que voc est criando um resumo e o macro {\it } foi usando meramente por uma questo A de estilo. Note que o LTEX formata automaticamente o resumo e outras partes do A texto, isto porque ao denir o tipo de documento como artigo o LTEX utiliza as formataes pr-denidas de artigos.

\section{} cria a primeira (e nica no exemplo) seo do documento e recebe um texto qualquer como nome da seo. Dentro desta seo temos um texto longo que poderia conter vrios pargrafos, uma funo matemtica e uma citao. \begin{eqnarray} e \end{eqnarray} inicia e termina, respectivamente, uma equao simples. O &=& foi necessrio para indicar que o sinal de igualdade esta na forma de texto e no como atribuio de valor e o {} indica que o que ser passado entre as chaves um exponencial. O macro \cite{} recebe um texto que ser considerado uma citao e poderar ser referenciado mais tarde nas referncias bibliogrcas. O macro \textit{} tem a mesma funo que \it e {\it }. O macro \begin{thebibliography}{} responsvel por gerar a bibliograa. Recebe um valor que indica a possvel quantidade de referncias bibliogrcas que seu texto poder possuir. \bibitem{} recebe nome da citao desse item, o que permite gerar um hiperlink no documento .pdf, seguido da referncia em si (quem citou, ano, livro, etc). Para terminar a formatao, ultilizamos o ultimo macro \end{document} que encerra o documento.

Concluso

A Neste artigo podemos ver como o LTEX muito utl para formatar documentos mais complexos que a maioria dos editores de texto comum no consegue formatar e como ele encoraja os usurios a concentrar suas atenes no contedo e distribuio lgica das idias e no na aparncia, resultando em textos bem estruturados.

Referncias
A [1] Comunidade brasileira de usurios LTEX: <http://www.tex-br.org/>. Acesso em 28 de Maro de 2008. A [2] Informaes gerais sobre LTEX: <http://pt.wikipedia.org/wiki/LaTeX>. Acesso em 28 de Maro de 2008. A [3] Tutorial sobre LTEX diponvel em: <http://www.tug.org.in/tutorials.html>. Acesso em 28 de Maro de 2008. A [4] Tutorial sobre LTEX disponvel em: <http://www.cs.cornell.edu/Info/Misc/LaTeX-Tutorial/LaTeX-Home.html>. Acesso em 28 de Maro de 2008.

Anda mungkin juga menyukai