Anda di halaman 1dari 10

Filosofia da Educao ONDE SURGIU A FILOSOFIA...

Essa uma pergunta que toma o tempo de muitos historiadores da filosofia, mas note uma coisa: a questo da origem da filosofia, traz em seu bojo uma outra questo ainda mais fundamental relacionada natureza da filosofia. A NATUREZA DA FILOSOFIA Para responder de forma satisfatria onde teria surgido a filosofia preciso ter uma noo do que seja filosofia, pois no posso verificar nem a data, nem o local de nascimento disso cuja definio eu desconheo. Certo? A ORIGEM GREGA Os historiadores da filosofia, isto , aqueles que se debruam sobre a histria do pensamento filosfico, a fim de estudar essa questo da origem e outras tantas questes, so quase unnimes em considerar a Grcia como sendo o bero da filosofia. O QUE DIZEM OS HISTORIADORES? A Filosofia, entendida como aspirao ao conhecimento racional, lgico e sistemtico da realidade natural e humana, da origem e causas do mundo e de suas transformaes, da origem e causas das aes humanas e do prprio pensamento, um fato tipicamente grego. (Marilena Chau) O QUE DIZEM OS HISTORIADORES? Evidentemente, isso no quer dizer, de modo algum, que outros povos, to antigos quanto os gregos, como os chineses, os hindus, os japoneses, os rabes, os persas, os hebreus, os africanos ou os ndios da Amrica no possuam sabedoria, pois possuam e possuem. Tambm no quer dizer que todos esses povos no tivessem desenvolvido o pensamento e formas de conhecimento da Natureza e dos seres humanos, pois desenvolveram e desenvolvem O QUE DIZEM OS HISTORIADORES? Quando se diz que a Filosofia um fato grego, o que se quer dizer que ela possui certas caractersticas, apresenta certas formas de pensar e de exprimir os pensamentos, estabelece certas concepes sobre o que sejam a realidade, o pensamento, a ao, as tcnicas, que so completamente diferentes das caractersticas desenvolvidas por outros povos e outras culturas. A ESPECIFICIDADE DA FILOSOFIA Somente os gregos que desenvolveram um conhecimento racional, lgico e sistemtico da realidade natural e humana e, portanto, foram eles os primeiros povos a desenvolverem a atividade filosfica.

UMA POSSIBILIDADE DE DEFINIO... Filosofia: um conhecimento racional, sistemtico e lgico da realidade humana e natural. Esta definio de filosofia pode servir de ponto de partida para muitas discusses, para muitas reflexes e, claro, para muitas dvidas.

UMA DICA No tenham medo de ter dvidas e nem de exp-las em praa pblica, pois a filosofia movida mais pelas dvidas do que pelas certezas. O fato que quem est cercado de certezas est muito pouco aberto filosofia e ao exerccio filosfico. TENTANDO DEIXAR AS COISASMAIS CLARAS... O conhecimento que o filsofo pretende ter deve, necessariamente, apresentar trs caractersticas fundamentais. A) ele deve ser lgico, isto , no pode quebrar as leis da lgica. B) ele deve ser sistemtico, isto , no pode ser fragmentado. C) e ele deve ser racional, isto , no pode se apoiar em nada que seja considerado irracional. LGICA O que ou no lgico? Voc j parou pra pensar que tudo o que incoerente ou tudo o que contraditrio tido por ns como ilgico ou no lgico? A contradio algo que agride o pensamento, algo que rompe com as leis da lgica EXEMPLO DE CONTRADIO Quer ver um exemplo? Veja a seqncia de proposies abaixo. (i) Todos os homens so mortais. (ii) Scrates homem. (iii) Logo, Scrates imortal ASPECTO TEMPORALDA CONTRADIO Dizer uma coisa inicialmente e depoisdizer outra. INTERATIVIDADE

Qual a relao entre Lgica e Filosofia? Por que o conhecimento filosfico tem de ser lgico? UM CONHECIMENTO SISTEMTICO Sistemtico tudo aquilo que se refere a sistema. E sistema um termo que se ope s idias de fragmentado, catico, desordenado ou no coordenado.

O QUE NOS DIZ O DICIONRIO? Sistema: 1. Conjunto de princpios verdadeiros ou falsos, donde se deduzem concluses coordenadas entre si, sobre as quais se estabelece uma doutrina, opinio ou teoria. 2Corpo de normas ou regras, entrelaadas numa concatenao lgica e, pelo menos, verossmil, formando um todo harmnico. 3Conjunto ou combinao de coisas ou partes de modo a formarem um todo complexo ou unitrio:Sistemade canais. 4Qualquer conjunto ou srie de membros ou elementos correlacionados:Sistemade fora. SISTEMA EVOCA CORPO O que um corpo? O que , por exemplo, o nosso corpo? No um todo, organizado segundo diferentes sistemas, sistemas respiratrio, circulatrio, etc? No um todo articulado? Um conjunto de elementos que se inter-relacionam? CONHECIMENTO/CORPO O conhecimento pode se constituir em um corpo? O conhecimento pode se constituir em um corpo de idias. Isso quer dizer que a filosofia no pode ser entendida como um conjunto de idias dispersas, sobrepostas ao acaso, mas como um corpo de idias ou de conceitos que se articulam entre si. UM CONHECIMENTO SISTEMTICO O que faz um educador? Com que instrumental ele opera? No atravs, sobretudo, da linguagem e de seus efeitos sobre o educando que ele espera desenvolver sua ao ou sua atividade? Impossvel negar a relao que a linguagem mantm com a educao. UM CONHECIMENTO RACIONAL O termo razo polissmico, isto , tem vrios sentidos diferentes. possvel verificar a existncia de quatro sentidos diferentes para o termo razo.

O PRIMEIRO SENTIDO Eu estou com a razo! Eu estou certo de que... Eu tenho a certeza de... O SEGUNDO SENTIDO Ele perdeu a razo, ficou louco Razo versus loucura. TERCEIRO SENTIDO Razo enquanto Motivo. Se voc me der suas razes posso avaliar seu pedido. QUARTO SENTIDO Razo enquanto causa. Quando nos perguntamos pela razo de alguma coisa ter acontecido, estamos procura de uma causa, da causa da ocorrncia de um fato. INTERATIVIDADE Razo versus motivo possvel separar causas e motivos?

Psicologia do Desenvolvimento
Contribuies Tericas Sigmund Freud (1856-1939) Prope, data, um novo e radical modelo da mente humana, que alterou a forma como pensamos sobre ns prprios, a nossa linguagem e a nossa cultura. A sua descrio da mente enfatiza o papel fundamental do inconsciente na psique humana e apresenta o comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interaco de energias. Freud contribuiu para a eliminao da tradicional oposio bsica entre sanidade e loucura ao colocar a normalidade num continuum e procurou compreender funcionamento do psiquismo normal atravs da gnesis e da evoluo das doenas psquicas. Estudo do desenvolvimento psquico da pessoa a partir do estdio indiferenciado do recmnascido at formao da personalidade do adulto. Muitos dos problemas psicopatolgicos da idade adulta de que trata a Psicanlise tm as suas razes, as suas causas, nas primeiras fases ou estdios do desenvolvimento. Na perspectiva freudiana, a construo do sujeito, da sua personalidade, no se processa em termos objectivos (de conhecimento), mas em termos objectais. O objecto, em Freud, um objecto libidinal, de prazer ou desprazer, bom ou mau, gratificante ou no gratificante, positivo ou negativo. A formao dos diferentes estdios determinada, precisamente, por essa relao objectal. (Estdios: Oral, Anal, Flico, Latncia, Genital) A sua teoria sobre o desenvolvimento da personalidade atribui uma nova importncia s necessidades da criana em diversas fases do desenvolvimento e sobre as consequncias da negligncia dessas necessidades para a formao da personalidade Erik Erikson (1904-1994) A teoria que desenvolveu nos anos 50 partiu do aprofundamento da teoria psicossexual de Freud e respectivos estdios, mas rejeita que se explique a personalidade apenas com base na sexualidade. Acredita na importncia da infncia para o desenvolvimento da personalidade mas, ao contrrio de Freud, acredita que a personalidade se continua a desenvolver para alm dos 5 anos de idade. No seu trabalho mais conhecido, Erikson prope 8 estdios do desenvolvimento psicossocial atravs dos quais um ser humano em desenvolvimento saudvel deveria passar da infncia para a idade adulta. Em cada estdio cada sujeito confronta-se, e de preferncia supera, novos desafios ou conflitos. Cada estdio/ fase do desenvolvimento da criana importante e deve ser bem resolvida para que a prxima fase possa ser superada sem problemas. Tal como Piaget, concluiu que no se deve apressar o desenvolvimento das crianas, que se deve dar o tempo necessrio a cada fase de desenvolvimento, pois cada uma delas muito

importante. Sublinhou que apressar o desenvolvimento pode ter consequncias emocionais e minar as competncias das crianas para a sua vida futura. Jean Piaget (1896-1980) Jean Piaget (1896-1980) foi um dos investigadores mais influentes do sc. 20 na rea da psicologia do desenvolvimento. Piaget acreditava que o que distingue o ser humano dos outros animais a sua capacidade de ter um pensamento simblico e abstracto. Piaget acreditava que a maturao biolgica estabelece as pr-condies para o "Human personality in principle develops according to steps predetermined in the growing person's readiness to be driven toward, to be aware of and to interact with a widening social radius" Erik Erikson. desenvolvimento cognitivo. As mudanas mais significativas so mudanas qualitativas (em gnero) e no qualitativas (em quantidade). Existem 2 aspectos principais nesta teoria: o processo de conhecer e os estdios/ etapas pelos quais ns passamos medida que adquirimos essa habilidade. Como bilogo, Piaget estava interessado em como que um organismo se adapta ao seu ambiente (ele descreveu esta capacidade como inteligncia) - O comportamento controlado atravs de organizaes mentais denominadas esquemas, que o indivduo utiliza para representar o mundo e para designar as aces. Essa adaptao guiada por uma orientao biolgica para obter o balano entre esses esquemas e o ambiente em que est. (equilibrao). Assim, estabelecer um desequilbrio a motivao primria para alterar as estruturas mentais do indivduo. Piaget descreveu 2 processos utilizados pelo sujeito na sua tentativa de adaptao: assimilao e acomodao. Estes 2 processos so utilizados ao longo da vida medida que a pessoa se vai progressivamente adaptando ao ambiente de uma forma mais complexa. o Capta as grandes tendncias do pensamento da criana o Encara as crianas como sujeitos ativos da sua aprendizagem Lev Vygotsky (1896-1934)

Lev Vygotsky desenvolveu a teoria socio-cultural do desenvolvimento cognitivo. A sua teoria tem razes na teoria marxista do materialismo dialtico, ou seja, que as mudanas histricas na sociedade e a vida material produzem mudanas na natureza humana.

Vygotsky abordou o desenvolvimento cognitivo por um processo de orientao. Em vez de olhar para o final do processo de desenvolvimento, ele debruou-se sobre o processo em si e analisou a participao do sujeito nas atividades sociais Ele props que o desenvolvimento no precede a socializao. Ao invs, as estruturas sociais e as relaes sociais levam ao desenvolvimento das funes mentais.

Ele acreditava que a aprendizagem na criana podia ocorrer atravs do jogo, da brincadeira, da instruo formal ou do trabalho entre um aprendiz e um aprendiz mais experiente. O processo bsico pelo qual isto ocorre a mediao (a ligao entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construda, atravs de instrumentos ou sinais). Quando os signos culturais vo sendo internalizados pelo sujeito quando os humanos adquirem a capacidade de uma ordem de pensamento mais elevada. Ao contrrio da imagem de Piaget em que o indivduo constri a compreenso do mundo, o conhecimento sozinho, Vygostky via o desenvolvimento cognitivo como dependendo mais das interaes com as pessoas e com os instrumentos do mundo da criana Esses instrumentos so reais: canetas, papel, computadores; ou smbolos: linguagem, sistemas matemticos, signos. Teoria de Vygotsky do Desenvolvimento Cognitivo Vygostsky sublinhou as influncias socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criana: O desenvolvimento no pode ser separado do contexto social A cultura afecta a forma como pensamos e o que pensamos Cada cultura tem o seu prprio impacto O conhecimento depende da experincia social A criana desenvolve representaes mentais do mundo atravs da cultura e da linguagem. Os adultos tm um importante papel no desenvolvimento atravs da orientao que do e por ensinarem (guidance and teaching). Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) intervalo entre a resoluo de problemas assistida e individual. Uma vez adquirida a linguagem nas crianas, elas utilizam a linguagem/discurso interior, falando alto para elas prprias de forma a direccionarem o seu prprio comportamento, linguagem essa que mais tarde ser internalizada e silenciosa Desenvolvimento da Linguagem. Konrad Lorenz (1903-1989) Zologo austraco, ornitlogo e um dos fundadores da Etologia moderna (estudo do comportamento animal) Desenvolveu a ideia de um mecanismo inato que desencadeia os comportamentos instintivos (padres de ao fixos) modelo para a motivao para o comportamento Considera-se hoje que o sistema nervoso e de controlo do comportamento envolvem transmisso de informao e no transmisso de energias.

O seu trabalho emprico uma das grandes contribuies, sobretudo no que se refere ao IMPRINTING e aos PERODOS CRTICOS o imprinting um excelente exemplo da interao de fatores genticos e ambientais no comportamento o que inato e especfico na espcie e as propriedades especficas da aprendizagem; O trabalho de Lorenz forneceu uma evidncia muito importante de que existem perodos crticos na vida onde um determinado tipo definido de estmulo necessrio para o desenvolvimento normal. Como necessria a exposio repetitiva a um estmulo ambiental (provocando uma associao com ele), podemos dizer que o imprinting um tipo de aprendizagem, ainda que contendo um elemento inato muito forte. Henri Wallon (1879 1962) Wallon procura explicar os fundamentos da psicologia como cincia, os seus aspectos epistemolgicos, objetivos e metodolgicos. - Considera que o homem determinado fisiolgica e socialmente, sujeito s disposies internas e s situaes exteriores. Wallon prope a psicognese da pessoa completa (psicologia gentica), ou seja, o estudo integrado do desenvolvimento. o Para ele o estudo do desenvolvimento humano deve considerar o sujeito como geneticamente social e estudar a criana contextualizada, nas relaes com o meio. Wallon recorreu a outros campos de conhecimento para aprofundar a explicao dos fatores de desenvolvimento (neurologia, psicopatologia, antropologia, psicologia animal). Considera que no possvel selecionar um nico aspecto do ser humano e v o desenvolvimento nos vrios campos funcionais nos quais se distribui a atividade infantil (afetivo, motor e cognitivo). Vemos ento que para ele no possvel dissociar o biolgico do social no homem. Esta uma das caractersticas bsicas da sua Teoria do Desenvolvimento. Burrhus F. Skinner (1904 1990) Psiclogo Americano, conduziu trabalhos pioneiros em Psicologia Experimental e defendia o comportamentalismo / behaviorismo (estudo do comportamento observvel). Tinha uma abordagem sistemtica para compreender o comportamento humano, uma abordagem de efeito considervel nas crenas e prticas culturais correntes. Fez investigao na rea da modelao do comportamento pelo reforo positivo ou negativo (condicionamento). O condicionamento operante explica que um determinado comportamento tem uma maior probabilidade de se repetir se a seguir manifestao do comportamento se apresentar de um reforo (agradvel). uma forma de condicionamento onde o comportamento acabar por ocorrer antes da resposta.

A aprendizagem, pode definir-se como uma mudana relativamente estvel no potencial de comportamento, atribuvel a uma experincia - Importncia dos estmulos ambientais na aprendizagem. Albert Bandura (1925-presente) , tal como Skinner, da linha behaviorista da Psicologia. No entanto enfatiza a modificao do comportamento do indivduo durante a sua interao. Ao contrrio da linha behaviorista radical de Skinner, acredita que o ser humano capaz de aprender comportamentos sem sofrer qualquer tipo de reforo. Para ele, o indivduo capaz de aprender tambm atravs de reforo vicariante, ou seja, atravs da observao do comportamento dos outros e de suas consequncias, com contacto indireto com o reforo. Entre o estmulo e a resposta, h tambm o espao cognitivo de cada indivduo. um dos autores associado ao Cognitivismo-Social, uma teoria da aprendizagem baseada na ideia de que as pessoas aprendem atravs da observao dos outros e que os processos do pensamento humano so centrais para se compreender a personalidade: As pessoas aprendem pela observao dos outros. A aprendizagem um processo interno que pode ou no alterar o comportamento. As pessoas comportam-se de determinadas maneiras para atingir os seus objetivos. O comportamento auto-dirigido (por oposio a determinado pelo ambiente) punio tm efeitos indiretos e impredizveis tanto no comportamento como na aprendizagem. Os adultos (pais, educadores, professores) tm um papel importante como modelos no processo de aprendizagem da criana. Urie Bronfenbrenner (1917 presente) Um dos grandes autores que desenvolveu a Abordagem Ecolgica do Desenvolvimento Humano: o sujeito desenvolve-se em contexto, em 4 nveis dinmicos a pessoas, o processo, o contexto, o tempo. A sua proposta difere da Psicologia Cientfica at ento (70s): privilegia os aspectos saudveis do desenvolvimento, os estudos realizados em ambientes naturais e a anlise da participao da pessoa focalizada no maior n possvel de ambientes e em contacto com diferentes pessoas. Bronfenbrenner explicita a necessidade dos pesquisadores estarem atentos diversidade que caracteriza o homem os seus processos psicolgicos, a sua participao dinmica nos ambientes, as suas caractersticas pessoais e a sua construo histrico-scio-cultural. Define o desenvolvimento humano como o conjunto de processos atravs dos quais as particularidades da pessoa e do ambiente interagem para produzir constncia e mudana nas caractersticas da pessoa no curso de sua vida" (Bronfenbrenner, 1989, p.191).

A Abordagem Ecolgica do Desenvolvimento privilegia estudos longitudinais, com destaque para instrumentos que viabilizem a descrio e compreenso dos sistemas da maneira mais contextualizada possvel. Arnold Gesell (1880-1961) Psiclogo Americano que se especializou na rea do desenvolvimento infantil. Os seus primeiros trabalhos visaram o estudo do atraso mental nas crianas, mas cedo percebeu que necessria a compreenso do desenvolvimento normal para se compreender um desenvolvimento anormal. Foi pioneiro na sua metodologia de observao e medio do comportamento e, portanto, foi dos primeiros a implementar o estudo quantitativo do desenvolvimento humano, do nascimento at adolescncia. Bronfenbrenner - Abordagem Ecolgica do Desenvolvimento Humano: o sujeito desenvolve-se em contexto, em 4 nveis dinmicos a pessoas, o processo, o contexto, o tempo. Realizou uma descrio detalhada e total do desenvolvimento da criana; reala, com base em pesquisas rigorosas e sistemticas, o papel do processo de maturao no desenvolvimento. Gesell e colaboradores caracterizaram o desenvolvimento segundo quatro dimenses da conduta: motora, verbal, adaptativa e social. Nesta perspectiva cabe um papel decisivo s maturaes nervosa, muscular e hormonal no processo de desenvolvimento. Desenvolveu, a partir dos seus resultados, escalas para avaliao do desenvolvimento e inteligncia. Inaugurou o uso da fotografia e da observao atravs de espelhos de um s sentido como ferramentas de investigao Por Ana Almada

Anda mungkin juga menyukai