Anda di halaman 1dari 8

A MSICA NA ATUAO DOS JESUTAS NA AMRICA PORTUGUESA Marcos Holler mholler@udesc.

br UDESC / UNICAMP

Resumo O principal objetivo da Companhia de Jesus, fundada por Igncio de Loyola, era o de levar a palavra de Cristo aos pagos das terras recm-descobertas, e em 1549, apenas 9 anos aps sua criao oficial, o padre jesuta Manuel da Nbrega chegou s terras brasileiras. No incio da atuao dos jesutas na Amrica Portuguesa, a msica foi utilizada extensivamente. Logo aps a chegada no Brasil, os padres jesutas perceberam no uso do canto e de instrumentos uma ferramenta eficiente na converso de indgenas. A atrao que estes exerciam sobre os ndios era notria, e expressa em diversos documentos dos cronistas da Companhia de Jesus, desde o incio da sua atuao at o sc. XVIII. A atuao musical continuou mesmo nos scs. XVII e XVIII, quando a ateno dos jesutas passou a se voltar mais para a atuao nos centros urbanos. Para este trabalho foi realizado um levantamento de documentos jesuticos dos scs. XVI a XVIII, com o objetivo de recolher informaes sobre a prtica e o ensino musical nos estabelecimentos jesuticos da Amrica Portuguesa. Uma parte substancial dessa documentao constitui-se de manuscritos originais, encontrados em acervos brasileiros e portugueses, e sobretudo no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma. Apesar de sua abundncia, os documentos jesuticos no nos oferecem uma viso completa e inequvoca, principalmente pelo fato de os eventos musicais no terem sido considerados pelos jesutas como um dos elementos mais importantes a serem descritos; alm disso as referncias msica nos relatos so geralmente descries breves e secundrias, que nos permitem apenas entrever esse cenrio. A leitura dos documentos jesuticos, porm, pode nos levar a informaes relevantes sobre os primrdios da histria da msica no Brasil. Palavras chaves: Jesutas; Brasil colonial; Histria da msica no Brasil

ANPPOM Dcimo Quinto Congresso/2005

1131

Abstract The Society of Jesus was founded by Ignazio de Loyola in the 16th century, and his main goal was to bring the word of Christ to the pagans in the new discovered lands. In 1549, only nine years after the official creation of the Society, the Jesuit priest Manoel da Nobrega aported in the Brazilian shores. Soon after his arrival, he became aware of the power of music in the process of converting the Indians, and in the following decades, chant and musical instruments were extensively used by Jesuits in the Americas. The power of music to attract the Indians was very notorious, and is mentioned in several documents written by the reporters of the Society of Jesus, up to 18th century. This work is based on Jesuitical documents from 16th and 18th centuries, and its purpose is to collect information about the practice and teaching of music in Jesuitical establishments in the Portuguese America. The major part of these documents exists only in manuscripts, found in Brazilian and Portuguese archives, and above all, in the Archivum Romanum Societatis IESU, in Italy. Although they are very abundant, Jesuitical documents do not provide us with a complete and unmistakable vision of the musical world of the Jesuits in colonial Brazil, mainly because the musical events were not considered by the Jesuit priests as one of the most important subjects for their descriptions; besides, the references to music found in those documents are usually very brief. On the other hand, a careful reading of those documents can lead us to very relevant information about the beginning of the history of music in Brazil.

Fundada por Incio de Loyola e criada oficialmente em 1540, a Companhia de Jesus tinha como principal objetivo disseminar a palavra de Cristo entre os pagos, o que levou os jesutas a outros continentes no sc. XVI. Em maro de 1549, nove anos aps a criao oficial da Companhia, o padre jesuta Manuel da Nbrega aportou na Bahia com a armada de Tom de Souza, dando incio atuao dos jesutas nas Amricas. Nos dois sculos que separaram sua chegada at a expulso dos padres, em 1759, essa atuao foi intensa. A catequese dos ndios no foi a nica forma de atuao da Companhia de Jesus na Colnia, apesar de ter sido o principal motivo de sua vinda. Os jesutas se voltaram tambm para a educao da populao dos centros urbanos que comeavam a surgir, e os col-

ANPPOM Dcimo Quinto Congresso/2005

1132

gios aos poucos passaram a oferecer formao superior, alm dos ensinamentos bsicos de ler e escrever. Com os colgios e seminrios (e suas bibliotecas, praticamente as nicas na poca), os jesutas estabeleceram no Brasil uma importante rede de ensino em um perodo no qual no existiam imprensa, circulao de livros ou universidades. A atuao dos jesutas foi ainda de grande interesse para a Coroa portuguesa, pois ocupavam e defendiam reas disputadas com a Espanha, e at o momento de sua expulso os jesutas haviam ocupado toda a costa do Brasil, desde Belm do Par at Laguna, em Santa Catarina, e haviam tambm estabelecido aldeias no interior da Amaznia. No Brasil os padres logo perceberam na msica um meio eficaz de seduo e convencimento dos indgenas, e embora a Companhia de Jesus tivesse surgido em meio ao esprito austero da Contra-Reforma, e seus regulamentos fossem pouco afetos prtica musical, referncias msica em cerimnias religiosas e eventos profanos, realizada sobretudo por indgenas, so encontradas em relatos desde pouco tempo depois da chegada dos jesutas no Brasil at sua expulso em 1759. A atuao musical dos jesutas certamente influenciou a formao da cultura brasileira ou de identidades culturais regionais, porm difcil determinar at que ponto isso ocorreu, principalmente devido pouca ateno que o tema at agora recebeu de pesquisadores, apesar de sua importncia. Para este trabalho foi realizado um levantamento de documentos jesuticos dos scs. XVI a XVIII, com o objetivo de recolher informaes sobre a prtica e o ensino musical nos estabelecimentos jesuticos da Amrica Portuguesa. Uma parte substancial dessa documentao constitui-se de manuscritos originais, encontrados em acervos brasileiros e portugueses, e sobretudo no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma. Todos estes documentos sero transcritos e apresentados em anexo ao trabalho final, fornecendo assim subsdios para ulteriores pesquisas.

A atuao musical dos jesutas no incio da colonizao do Brasil No incio da atuao dos jesutas na Amrica Portuguesa, a msica foi utilizada extensivamente. Logo aps a chegada no Brasil, os padres jesutas perceberam no uso do canto e de instrumentos uma ferramenta eficiente na converso de indgenas. A atrao que estes exerciam sobre os ndios era notria, e expressa em diversos documentos dos cronistas da Companhia de Jesus, desde o incio da sua atuao at o sc. XVIII. Em uma carta ao P.

ANPPOM Dcimo Quinto Congresso/2005

1133

Simo Rodrigues, de 1552, o P. Nbrega se refere ao efeito provocado por meninos ndios que cantavam e tocavam instrumentos: "Os mininos desta casa acustumavo cantar pelo mesmo toom dos Indios, e com seus instromentos, cantigas na lingua em louvor de N. Senhor, com que se muyto athraio os coraes dos Indios..." (MNC, 1552). As ordens do Padre Visitador Cristvo de Gouveia de 1586 incluem o ensino da msica aos ndios:
Auiendo moos de escuela los ensenran por espacio de hora, y media, assi ala manana omo a la tarde, a leer, y escreuir, y despues de esso cantar alos que pareciere que tienen habilidad pra esso auiendo quien lo sepa hazer, [...].Quitense las malas costumbres delos Indios, como auer excessos en los uinos, y bailes de noche, y las buenas se conseruen, como dizirse la Salue los sabados, y las disciplinas, y processiores de quaresma, y alomenos en las quatro principales fiestas siuuiere cantores Missa cantada para consuelo de los Indios, y aug.to dela Christiandad, ... (CGV, 1586, f. 146)

Uma questo relevante para o estudo da atuao musical dos jesutas nas Amricas a notria diferena entre a documentao sobre as misses espanholas e as portuguesas. Apesar da abundncia de referncias prtica musical no Brasil em textos do sc. XVI, essa prtica no teve aqui o mesmo desenvolvimento que nas redues jesuticas espanholas. A atuao musical dos jesutas na Amrica Espanhola deixou vrios legados, como partituras, instrumentos e representaes iconogrficas, o que permite uma reconstruo mais precisa da msica do perodo. O repertrio produzido nas redues espanholas encontra-se disponvel em vrias publicaes e gravaes, e no se restringe somente a peas litrgicas, mas inclui peras e exerccios para instrumentos de teclado. A influncia da atuao jesutica manifesta-se na cultura popular ainda hoje, e ainda no sc. XX encontravamse ndios construindo instrumentos segundo o modelo jesutico. Entretanto, diferentemente do que ocorreu na Amrica Espanhola, as nicas fontes sobre a atuao musical dos jesutas no Brasil colonial disponveis at o momento consistem de documentos textuais, e algumas referncias iconogrficas. A abundncia de documentao sobre msica no a nica diferena entre as redues espanholas e portuguesas; apesar de encontrarem-se sob os mesmos ideais e de serem irmos de f, questes polticas levaram os jesutas a no se estabelecerem da mesma forma nas colnias portuguesas e espanholas, o que fez com que sua atuao fosse diferente sob diversos aspectos; desse modo, o estudo das atividades dos jesutas na Amrica Portuguesa no pode em regra tomar como modelos os eventos da Amrica Espanhola.

ANPPOM Dcimo Quinto Congresso/2005

1134

Na Amrica Espanhola os padres jesutas levaram a cabo seu ideal de catequizao e proteo dos ndios, e as misses se formaram no interior do continente, buscando o isolamento do contato com o homem branco, de modo que no sc. XVIII as redues eram comunidades fechadas e praticamente auto-suficientes. Sua independncia passou inclusive a incomodar a Coroa Espanhola, constituindo um dos motivos para a expulso dos jesutas em 1759. Na Amrica Portuguesa, por outro lado, os jesutas estabeleceram-se acompanhando a ocupao portuguesa, prximo ao litoral e a centros urbanos. No sc. XVI alguns estabelecimentos surgiram em regies isoladas, porm mais tarde deram origem a centros urbanos, como os Colgios de So Paulo e do Rio de Janeiro. Nos scs. XVII e XVIII os estabelecimentos maiores fixaram-se em centros j formados ou em formao, como os Colgios do Par e de Maranho, e os seminrios. Tambm as aldeias se formavam vinculadas a um colgio, e no eram muito distantes destes, e do contato com o homem branco. Leite descreve as diferentes formas de atuao de espanhis e portugueses:
A confuso histrica ainda maior, com a suposio implcita de que as Aldeias da Companhia de Jesus, no Paraguai e no Brasil, foram uma e a mesma coisa. No foram. As Aldeias do Brasil e do Paraguai tiveram diversa origem, organizao e finalidade. No Brasil, desde o Sul ao Par, o primeiro passo da civilizao actual foi a fundao de vilas e cidades, com organizao portuguesa, crist e municipal, ou pr-municipal como em S. Paulo. Ao redor das vilas e cidades agruparam-se as aldeias dos ndios, com trplice fim: - doutrinrio (a catequese), econmico (o servio dos ndios), poltico (a inteno de utilizar os ndios aldeados na defesa das vilas e cidades contra os ndios no confederados ou contra os inimigos externos). Ou seja: educao, pela doutrina crist; educao, pelo trabalho; educao, pelo sentimento de solidariedade, germe unitivo de uma ptria em formao, em cujos quadros, para honra do Catolicismo ou universalismo dos Colonizadores Portugueses, foram admitidos os ndios. [...] No Paraguai, a maneira foi diversa. As Aldeias fundaram-se (muito depois das do Brasil) no corao da selva, com inteno apenas doutrinria, e logo a seguir econmica, agrcola, pecuria, industrial e artstica, por necessidade de subsistncia e desenvolvimento da colectividade. Apenas dois elementos das Aldeias jesuticas do Brasil: educao pela doutrina, educao pelo trabalho. No corresponderam a nenhuma inteno poltica de defesa de cidades, ento a inexistentes. (Leite, 1938-1949, vol. 6, pp. 552-553)

As diferentes formas de colonizao e de estabelecimento dos jesutas refletiu-se drasticamente na produo musical das duas colnias, e esse fato se evidencia nos textos da poca. Os ltimos captulos da Histria da Companhia de Jesus, do Padre Jos de Morais, descrevem as aldeias dos jesutas ao longo do Amazonas, at o Peru. As descries das

ANPPOM Dcimo Quinto Congresso/2005

1135

primeiras aldeias na Amrica Espanhola mostram como a riqueza dos instrumentos chama a ateno do cronista:
Subindo o rio [Itens ou Guapor] acima, em distncia de trinta lguas, se encontra da parte oriental ou esquerdo do rio a misso ou aldeia de S. Miguel, que se diz tem para cima de quatro mil almas. governada pelos padres da Companhia da Provncia do Peru, e atualmente missionrio dela o Padre Gaspar de N.... j muito velho, o qual fala oito lnguas diferentes de ndios, e tem reduzido muitos nossa santa f. Fabricam estes ndios panos de algodo e acar. Tm na sua igreja muitos instrumentos, como rgo, harpa, etc., que sabem tocar os mesmos ndios. (Morais, 1987 [1759], pp. 363-364)

A produo musical diferenciada das redues espanholas evidente em uma carta nua escrita em 1628 pelo Padre Antnio Ruiz, do Guair, regio do atual Paraguai, ocupada por padres espanhis. A carta menciona a ida de um clrigo de So Paulo reduo de Santo Incio e sua fascinao pela msica ali praticada, a ponto de trazer de volta para sua terra alguma msica:
La musica tambien se a aventejado mucho que por entender que lo que sabian bastaba no se cuidaba de que pasasen adelante. Cantan a tres coros, y componem en los violones en los quales tambien estan diestros. Vino a estas reducciones un clerigo ordenante de la vi.a de S. Pablo con deseo de acabarse de ordenar en el Paraguay [.Vol]viose por non averlo bispo, y mui maravillado de ver la policia de los Indios y de oir la musica con averla buena en su terra ya si llevo alguna musica. (ARA, 1628, f. 1v)

A obra Tesouro descoberto no Amazonas, escrita pelo Padre Joo Daniel entre 1757 e 1776, apresenta uma extensa descrio do Amazonas e de detalhes prticos das misses e dos indgenas. Nesse relato, extremamente elucidativo, o Padre Joo Daniel mostra de forma explcita como a diferena entre a prtica musical nas colnias de domnio portugus e de domnio espanhol foi determinada pela forma com que os ndios eram colonizados:
...com eles responderei a um reparo, que fazem muitos, perguntando qual seja a rezo porque nas misses espanholas, se faam com tanto festejo esperitual os Ofcios Divinos, e com tanta remisso nas portuguesas? e como para os descimentos dos ndios bravos, e salvages haja tanta dificuldade nos estados portugueses, e tanta facilidade nos espanhes? Agora responderei ao reparo com descrever dous dos maiores inconvenientes, que trazem anexos a repartio dos ndios ao servio dos brancos. 0 1 o no poderem celebrar-se com o decoro necessrio os Ofcios Divinos suposta a repartio dos ndios; e a causa : porque com a repartio dos ndios, no ha ndios estveis nas aldeias; todos esto expostos a marcharem para fora a maior parte do ano. Desta sorte no se podem insinar os mininos, e muito menos os adultos a msica, nem instrumentos msicos, porque trabalho perdido: Que vale cansar-se um

ANPPOM Dcimo Quinto Congresso/2005

1136

missionrio a insinar os seus nefitos a cantar a missa, a celebrar um ofcio, a tocar alguns instrumentos se eles chegando a ser capazes de oficiarem nas igrejas se obrigam a ir remar canoas, e trabalhar para os brancos? [...] No assim nas misses castelhanas, onde os ndios so estveis, bem como qualquer povoao de brancos da Europa, e por isso os ensinam os seus missionrios, aprendem solfa, aprendem instromentos msicos, celebram nas igrejas com muita solenidade os Ofcios Divinos aproveitam-se nas artes mecnicas, e finalmente bem logra-se, o que se lhes ensinam. (JDT, 1757-1776, tomo 2, pp. 210-211)

A mesma informao se encontra na Crnica da Companhia de Jesus do Padre Domingos de Arajo. O autor menciona a habilidade dos ndios das misses brasileiras em cantar, apesar de os missionrios no conseguirem ensin-los por estarem sempre trabalhando para os brancos, diferentemente do que ocorre com os indgenas das misses do Mxico:
O genio pois e ingenio dos Indios deste estado h o mesmo que dos Indios de Mexico. So em huma partida na est provado no ler, escrever, cantar todo o genero de canto, e no estudo, e pericia da lingua latina. Porque ainda athe agora os na aplicara os missionarios a estes exercicios e artes; nem a mui pouca residencia que fazem nas suas aldeias em rasa de andarem quase toda a vida com o remo na ma, servindo a Ministros de El Rei, e a moradores em trato successivo, a isto d lugar por estarem suas aldeas a maior parte do anno desertas; mas ainda que na fora ensinados, mostra mui boa habilidade para cantar, quando aos Sabbados se canta a Salve, Ladainhas Lauritanas de Nossa Senhora, e nos dias Santos, e festivos, e nas Quintas feiras - Tantum ergo Sacramentum - desde o levantar da hostia e quando o Senhor se leva aos Infernos. (DAC, 1720, f. 77)

Apesar de sua abundncia, os documentos jesuticos no nos oferecem uma viso completa e inequvoca, principalmente pelo fato de os eventos musicais no terem sido considerados pelos jesutas como um dos elementos mais importantes a serem descritos; alm disso as referncias msica nos relatos so geralmente descries breves e secundrias, que nos permitem apenas entrever esse cenrio. msica no Brasil. A leitura dos documentos jesuticos, porm, pode nos levar a informaes relevantes sobre os primrdios da histria da

Bibliografia CASTAGNA, Paulo Augusto. A msica como instrumento de catequese no Brasil dos scs. XVI e XVII. In: Confronto de culturas: conquista, resistncia, transformao. Rio de Janeiro: Expresso e Cultura; So Paulo: EDUSP, 1997. Pp. 275 a 290.

ANPPOM Dcimo Quinto Congresso/2005

1137

________. Fontes bibliogrficas para a pesquisa da prtica musical no Brasil nos sculos XVI e XVII. Dissertao de mestrado. So Paulo: USP, Escola de Comunicao e Artes, 1991. HOORNAERT, Eduardo. A Igreja no Brasil-colnia (1550-1800). So Paulo: Brasiliense, 1982. LEITE, Serafim S.J. Histria da Companhia de Jesus no Brasil. 10 vols. Lisboa: Livraria Portuglia; Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira e Instituto Nacional do Livro, 1938-1949. Edio especial: Rio de Janeiro: Itatiaia, 2000. STUDART, Guilherme. Documentos para a histria do Brasil e especialmente do Cear. 4 vols. Fortaleza: Typographia Studart (vol. 1) e Typographia Minerva (vols 2 a 4), 1904, 1909, 1910, 1921. WEHLING, Arno; WEHLING, Maria Jos C. de. Formao do Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994. Documentos ARA, 1628. Carta nua do Padre Antnio Ruiz, superior da Misso do Guair, dirigida ao Padre Provincial Nicolau Duran. 1628. Original na Biblioteca Nacional. Publicada em Manuscritos da Coleo de Angelis I - Jesutas e Bandeirantes no Guair (1594-1640). Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, Diviso de Obras Raras e Publicaes, 1951. Pp. 259 a 298. Verso utilizada: documento original. AVR, 1659. Relao da Misso da Serra de Ibiapaba, pelo Padre Antnio Vieira. S/l, 1659. Publicado em: Revista do Instituto do Cear, 18:86-138, 1904. Verso utilizada: publicao em Obras escolhidas do P.e Antnio Vieira. Vol V. Lisboa: Livraria S da Costa, 1951. Pp. 72-134. CGV, 1586. Visita do Padre Cristvo de Gouveia. S/l, s/d. Original no Archivum Romanum Societatis JESU (ARSI), Bras. 2, ff. 139v-147v. Verso utilizada: documento original. DAC, 1720. Crnica da Companhia de Jesus da Misso do Maranho pelo Padre Domingos de Arajo. S/l, 1720. Original na Biblioteca Pblica de vora, cdice CXV/2-11, ff. 209-331v. Cpias manuscritas na Biblioteca Nacional e no Instituto Histrico e Geogrfico Brasileiro. Verso utilizada: cpia da Biblioteca Nacional. HPM, 1770. Histria da Vice-Provncia do Maranho do ano 1607 a 1700. S/a. Roma, 18 de agosto de 1770. Original no Instituto de Estudos Brasileiros (USP-SP). Segundo Serafim Leite, o autor o Padre Matias Rodrigues. Verso utilizada: documento original. JDT, 1757-1776. Tesouro descoberto no Amazonas, pelo Padre Joo Daniel. Lisboa, 17571776. Original na Biblioteca Nacional. Verso utilizada: publicao nos Anais da Biblioteca Nacional, 95 (tomos I-II), 1975; tomo I, pp. 7-40, tomo II, pp. 27-437. MNC, 1552. Carta ao P. Simo Rodrigues. P. Manuel da Nbrega, [Bahia, julho de 1552]. Cpia no ARSI, Bras. 15, ff. 62r-63r, de original perdido. Publicada em Leite, Monumenta Brasili I, pp. 367-375. Verso utilizada: transcrio em Castagna, 1991, vol. 2, p. 39. Morais, 1987 [1759]. Histria da Companhia de Jesus na extinta provncia do Maranho e Par. Padre Jos de Morais, Colgio do Par, 1759. Verso utilizada: publicao integral da obra. Rio de Janeiro: Editorial Alhambra, 1987.

ANPPOM Dcimo Quinto Congresso/2005

1138

Anda mungkin juga menyukai