Anda di halaman 1dari 4

[.WORKSHOP DE ESCRITA/REPORTAGEM DE VIAGEM.

Datas: 10,11, 17,18, 25 e 27 de Maio Horrio: 19h s 21h e ltimo dia, domingo, 27 de Maio: 10h 13h Preo: 120 (20 % de desconto para membros da U.Porto) Autoria/Formador: Vanessa Rodrigues (Jornalista) Participantes: Cada workshop dever ter no mnimo 10 participantes e no mximo 15, para garantir uma boa dinmica de grupo e acompanhamento personalizado. Objetivos: -Dotar os participantes de noes terico-prticas sobre a escrita jornalstica de viagens, planeamento de viagem, fontes, tcnicas de entrevista/conversa, noes do valor notcia no texto, tipos de texto, registo fotogrfico, sonoro, tomada de notas; - Colocar os conhecimentos em prtica; Pblico-alvo: Todos os que gostam de viajar, escrever, fotografar; viajantes que gostariam de entrar no mercado do Jornalismo de Viagens; fotgrafos que queiram evoluir no processo de escrita de viagens; estudantes de Comunicao Social; interessados em geral pelo tema. [.METODOLOGIA.] Ativa, participativa e prtica, proporcionando aos alunos no s a aquisio de ferramentas-chave da escrita e reportagem de viagem, como tambm proporcionar a experincia de ir a terreno para pr em prtica os conhecimentos adquiridos e respectiva discusso dos trabalhos realizados.

[.BREVE DESCRIO DO WORKSHOP.] Viajar nunca foi to acessvel como hoje, a par da facilidade ao acesso tecnolgico que impem novos desafios forma de comunicar em vrias linguagens, separadamente, ou conjugadas em formatos multimdia: vdeo, fotografia, udio, escrita (impressa ou online). Quer seja para fim profissional, quer seja por razes pessoais, ou mesmo por lazer, a vontade de contar/partilhar as nossas viagens potenciada pelas redes sociais, os blogues e as plataformas online de partilha de informao. Mas e como se deve organizar a informao? Qual a melhor forma de tomar notas? Como escrever? Como editar essa informao? E por que razo uma imagem mais adequada do que outra para ser publicada? Este workshop pretende ser um ponto de partida para os participantes exercitarem os seus talentos, apurarem tcnicas de escrita, perceberam a importncia dos sentidos e como traduzi-los, num fio condutor, para as histrias que pretendem contar em qualquer um dos formatos escolhidos.

[.SESSES DO WORKSHOP.] Primeira Sesso - 10 de Maio Comear Enquadramento terico; introduo escrita de viagens, tipos de reportagem de viagem, autores nacionais e internacionais; Anlise e leitura de textos, exemplos, discusso de tcnicas de escrita utilizadas; Segunda Sesso 11 de Maio Saber olhar, ler e sentir Planear a viagem, ir a terreno, tcnicas de entrevistas, a tomada de notas. A importncia das histrias do terreno e como cont-las. A importncia dos sentidos apurados.

Terceira Sesso 17 de Maio Saber pensar Visualizao de trabalhos fotogrficos; vdeos, sons. A escrita e a imagem. Do vivido ao escrito. Quarta Sesso 18 de Maio O que fazer com o material? Regressar de viagem, hora de juntar o material, o que fazer: Blogues, redes sociais. Como divulgar o trabalho; para que fim? Quinta Sesso 25 de Maio Trabalho de Campo Aula prtica: escrita de textos e discusso. Ir a terreno: Porto, arredores da reitoria (locais e interesse de sada nocturna a ser designado e discutido pelos alunos/formadora). Tomada de notas. Discusso dos apontamentos e como encontrar um fio condutor para a histria a escrever. Possibilidade de fotografia, vdeos e sons, ainda. Sexta Sesso 27 de Maio Trabalho de Campo e Discusso Aula prtica. Sada ao mesmo local para que se percebam as diferenas. Leitura e anlise dos trabalhos; o futuro.

Sobre a formadora / [.vanessa rodrigues.]


Jornalista independente. Tem textos publicados na revista Volta ao Mundo, Fugas (Pblico), Notcias Magazine, Revista (Expresso), jornal Folha de So Paulo, Tabu (Sol). Colabora ainda com a rdio TSF e o site Alma de Viajante. Viveu 5 anos entre So Paulo e o Rio de Janeiro, Brasil, onde foi correspondente para a Amrica Latina da rdio TSF e Dirio de Notcias. licenciada em Jornalismo pela Escola Superior de Jornalismo, Porto. Em 2009 viajou 4 meses pela Amaznia brasileira, num projeto profissional de jornalismo social e de viagens chamado sinaisdagente.com, que divulgou com reportagens e crnicas no DN; podcasts, vdeos e fotografias. Algumas dessas imagens foram premiadas, em 2010, no Festival Black and White da Universidade Catlica. No ano seguinte foi oradora convidada desse mesmo Festival, onde apresentou um projeto multimdia sobre a Amaznia. Fotografa, regista sons, histrias com as gentes com quem se cruza nesta grande casa que mundo sem fronteiras no embalo das viagens. Em 2011 foi bolseira da Fundao Luso-Americana para o curso de jornalistas seniores do Committee of Concerned Journalists, Washington. Atualmemente desenvolve um projeto de viagem para a Amrica Latina, um livro sobre viagens e Ps-Graduanda em Direitos Humanos na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Links para trabalhos:

Sinais da Gente So Tom e Prncipe (Alma de Viajante) So Paulo, a mil, na cidade que nunca dorme (Alma de Viajante) Viagens na minha terra, comdias da vida privada (Crnica, Fugas) Amaznia, deambular (FOTOS) Retratos da Nova Amaznia (FOTOS)
A. Rio de Janeiro, o lado B (rdio TSF e Galeria de Imagens) B. Rio, o lado B (Grande Reportagem, TSF)

Contato: vnrodrigues@gmail.com

Anda mungkin juga menyukai