Anda di halaman 1dari 10

CURSO DE ENFERMAGEM

INTRODUO AO ESTUDO DA ENFERMAGEM

Ulbra Gravata Curso de Enfermagem Disciplina: Introduo ao estudo de Enfermagem

HISTRIA DA ENFERMAGEM

A Histria da Enfermagem
Professor: Luccas Melo de Souza 2009

O que significa enfermagem?

Quem , o que faz o enfermeiro?

A Histria da Enfermagem...
to antiga como o prprio homem, o objetivo essencial o CUIDAR. O cuidado surgiu h milhares de anos, mas a Enfermagem como profisso surge de maneira lenta, fazendo parte de um contexto histrico do milnio passado.

A Histria da Enfermagem...
Perodo Instintivo Perodo Sacerdotal Perodo Hipocrtico Perodo Contemporneo Corresponde as comunidades primitivas Corresponde a fase Brbarie Corresponde da Grcia at final da Idade Mdia Corresponde a fase da contemporaneidade

A Histria da Enfermagem...
Perodo Instintivo - Comunidades primitivas
Os bandos humanos eram nmades, permaneciam pouco tempo na regio, exauriam os recursos de sobrevivncia e partiam para outros lugares Mulheres Com o nomadismo houve a propagao de doenas O uso do fogo modifica as condies climticas de resistir as alteraes, enfrentar animais e construir instrumentos. A sade est envolvida em bruxaria, feitiaria, rituais...

A Histria da Enfermagem...
Perodo Instintivo - Comunidades primitivas
A mulher a cuidadora, por ficar na tribo Fertilidade, parto e amamentao => simbologia Principais personagens: mulher, bruxas e feiticeiros Posteriormente fixaram-se na terra, fizeram cultivo e domesticaram os animais Cura passou a significar poder: homem

A Histria da Enfermagem...
Perodo Sacerdotal -Fase da barbrie
Aps a fixao da terra ocorre incio de nova cultura, comrcio, de atividades agrcolas e da pecuria Iniciam as guerras Surgem a famlia, o matrimnio, a religio, os mitos e os sacerdotes Templos e santurios Construo de muradas para defesa das guerras, produo de armas com a descoberta do metal. O trabalho do homem era mais produtivo que o da mulher. Surge o patriarcado.

A Histria da Enfermagem...
Perodo Sacerdotal -Fase da barbrie
Nesse perodo a mulher perde muito: a fase do direito paterno: o homem com direito sobre a posse de bens perpetua esse poder. Foram construdos templos que se tornam centros de vilas comunitrias e os rituais tornam-se mais elaborados Os templos consagrados tem caractersticas de albergues e hospitais, recebiam os doentes e purificavam com banhos e dietas vegetarianas. S eram recebidos nesses templos doentes curveis, exceto crnicos ou moribundos Nascer e morrer ofendia os deuses, os partos eram realizados nas casas A gua utilizada Na ndia, o budismo marca o seu perodo ureo das medidas de sade.

A Histria da Enfermagem...
Assria e Babilnia
Entre os assrios e babilnios existiam penalidades para mdicos incompetentes, tais como amputao das mos, indenizao, etc. A medicina era baseada na magia acreditava-se que sete demnios eram os causadores das doenas. Os sacerdotes-mdicos vendiam talisms com oraes usadas contra ataques dos demnios. Nos documentos assrios e babilnicos no h meno de hospitais, nem de enfermeiros. Conheciam a lepra e sua cura dependia de milagres de Deus.

A Histria da Enfermagem...
Egito
Os egpicios deixaram alguns documentos sobre a medicina conhecida em sua poca. As receitas mdicas deviam ser tomadas acompanhadas da recitao de frmulas religiosas. Pratica-se o hipnotismo, a interpretao de sonhos; acreditava-se na influncia de algumas pessoas sobre a sade de outras. Havia ambulatrios gratuitos, onde era recomendada a hospitalidade e o auxlio aos desamparados. Conhecimento duplo: empirismo mdico e tratamento religioso. Criaram vrios papiros

A Histria da Enfermagem...
China
Construram hospitais e casas de repousos. Os doentes chineses eram cuidados por sacerdotes. As doenas eram classificadas da seguinte maneira: benignas, mdias e graves. Os sacerdotes eram divididos em trs categorias que correspondiam ao grau da doena da qual se ocupava. Os templos eram rodeados de plantas medicinais. Os chineses conheciam algumas doenas: varola e sfilis. Procedimentos: operaes de lbio. Tratamento: anemias, indicavam ferro e fgado; doenas da pele, aplicavam o arsnico. Anestesia: pio. Construram alguns hospitais de isolamento e casas de repouso. A cirurgia no evoluiu devido a proibio da dissecao de cadveres.

A Histria da Enfermagem...
Perodo Hipocrtico - Corresponde a fase da Idade Mdia
As supersties e o autoritarismo cleriacal so permeados pela ignorncia. Ocorre o esfacelamento ocidental do Imprio Romano que tinha como piores inimigos os mdicos gregos. A superioridade Grega era reconhecida Nos primrdios do cristianismo o Imprio Romano estava enfraquecido, emergindo o poder rabe , levando o mundo a um estado semi-barbrie. A maioria dos leigos eram analfabetos e os conhecimentos de sade eram restritos ao clero e aos monastrios. Retrocesso nas prticas de sade.

A Histria da Enfermagem...
Grcia
As primeiras teorias gregas se prendiam mitologia. Apolo, o deus sol, era o deus da sade e da medicina. Usavam sedativos, fortificantes e hemostticos, faziam ataduras e retiravam corpos estranhos, tambm tinham casas para tratamento dos doentes. A medicina era exercida pelos sacerdotes-mdicos, que interpretavam os sonhos das pessoas. Tratamento: banhos, massagens, sangrias, dietas, sol, ar puro, gua pura mineral. Dava-se valor beleza fsica, cultural e a hospitalidade. O excesso de respeito pelo corpo atrasou os estudos anatmicos. O nascimento e a morte eram considerados impuros, causando desprezo pela obstetrcia e abandono dos doentes graves.

A Histria da Enfermagem...
Grcia
Bero da filosofia A medicina tornou-se cientfica, graas a Hipcrates, que deixou de lado a crena de que as doenas eram causadas por maus espritos. Hipcrates considerado o Pai da Medicina. Observava o doente, fazia diagnstico, prognstico e a teraputica. Reconheceu doenas como: tuberculose, malria, histeria, neurose, luxaes e fraturas. Seu princpio fundamental na teraputica consistia em "no contrariar a natureza, porm auxili-la a reagir". Tratamentos usados: massagens, banhos, ginsticas, dietas, sangrias, ventosas, vomitrios, purgativos e calmantes, ervas medicinais e medicamentos minerais.

A Histria da Enfermagem...
Hipcrates
Aforismos Da Doena Sagrada Da Cirurgia Das Articulaes Dos Ferimentos na Cabea Dos Ares, guas e Lugares Das lceras Das Hemorridas Lei Da Medicina Antiga Epidemias Das Fraturas Dos Instrumentos de Reduo Prognsticos Do Regime nas Doenas Agudas Das Fstulas Juramento

A Histria da Enfermagem...
Roma
A medicina no teve prestgio em Roma. Durante muito tempo era exercida por escravos ou estrangeiros. Os romanos eram um povo essencialmente guerreiro. O indivduo recebia cuidados do Estado como cidado destinado a tornar-se bom guerreiro, audaz e vigoroso. Roma distinguiu-se pela limpeza das ruas, ventilao das casas, gua pura e abundante e redes de esgoto. Os mortos eram sepultados fora da cidade. O desenvolvimento da medicina dos romanos sofreu influncia do povo grego.

A Histria da Enfermagem...
Roma
O cristianismo foi a maior revoluo social de todos os tempos. Influiu positivamente atravs da reforma dos indivduos e da famlia. Os cristos praticavam uma tal caridade, que movia os pagos: "Vede como eles se amam". Desde o incio do cristianismo os pobres e enfermos foram objeto de cuidados especiais por parte da Igreja.

A Histria da Enfermagem...
ndia
Documentos do sculo VI a.C. nos dizem que os hindus conheciam: ligamentos, msculos, nervos, plexos, vasos linfticos, antdotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo. Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputaes, trepanaes e corrigiam fraturas. Neste aspecto o budismo contribui para o desenvolvimento da enfermagem e da medicina. Os hindus tornaram-se conhecidos pela construo de hospitais. Foram os nicos, na poca, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos cientficos. Nos hospitais eram usados msicos e narradores de histrias para distrair os pacientes. O bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagerado respeito ao corpo humano - proibia a dissecao de cadveres e o derramamento de sangue. As doenas eram consideradas castigo.

Perodo Hipocrtico - Idade Mdia


As aes de sade da poca pelo sistema feudal eram predominantemente caseiras O conhecimento das prticas de sade transmitido pelas experincias vivenciadas, s nos mosteiros os monges dedicavam-se aos estudos, demonstrando um retrocesso nas prticas de sade A enfermagem apresenta-se como atividade em grupos religiosos e no como profisso. Chegou pelas mos dos religiosos e no perodo da inquisio entre os sculos XVI e XVII ocorreu o chamado perodo crtico da enfermagem com o fechamento dos hospitais e com conseqente expulso dos religiosos dos hospitais e morte das mulheres conhecidas como curandeiras Inquisio Ao final da Idade Mdia organizada assistncia de sade para os poderosos, arteses, burgueses e para os pobres.

A Histria da Enfermagem...
Perodo Contemporneo Fase da contemporneidade
As descobertas martimas ampliaram o comrcio. A fragmentao do trabalho revolucionou a industria de 1800. Ocorre diviso de trabalho: trabalho manual proletariado, industrial e o trabalho intelectual, era preocupao da burguesia. As primeiras mudanas organizacionais ocorreram nos hospitais militares e martimos, objetivo era tratar o enfermo curvel. 1820 nasce Florence Nightingale. 1854 Guerra da Crimia: criatividade e improvisao. 1860- A enfermagem moderna surge na Inglaterra no mesmo cenrio da Revoluo industrial.

A Histria da Enfermagem...
SCULO XIX - HOMEM x MULHER
Duas espcies com qualidades e aptides particulares Homem = crebro, inteligncia, razo lcida, capacidade de deciso, fora, poder Mulher = corao, sensibilidade, sentimentos

A Histria da Enfermagem...
A histria da mulher se faz separadamente da histria poltica e econmica, confundida com a histria dos subjulgados, dos condenados. A sua histria e o seu discurso se perderam. A arena pblica era territrio do poder masculino.

A Histria da Enfermagem...
At a Revoluo Industrial = mulher fora do mercado de trabalho Transformaes ocorridas nos ltimos anos = mulher como fora de trabalho Mo de obra feminina = inferior

A Histria da Enfermagem...
ESTEREOTIPOS DO TRABALHO FEMININO
Talento instintivo para o trabalho domstico e delicadeza demais para a violncia do mercado Infelizes, fora dos padres aceitos por uma sociedade machista Desvantagens = pouco controle sobre o trabalho; papis limitados, adversidade e vulnerabilidade econmica

A Histria da Enfermagem...
Inglaterra
A profissionalizao da enfermagem surgiu no sculo XIX, passando aos pases da Europa, Estados Unidos e Canad, chegando no Brasil no milnio passado, como uma profisso elitizada.

A Histria da Enfermagem...
QUEM ERAM AS ENFERMEIRAS? Religiosas Pessoas com baixa educao e sem moral Militares

A Histria da Enfermagem...
FLORENCE NIGHTINGALE Enfermagem moderna
12 de maio de 1820 Educao exemplar: protestante, latin, grego, histria, matemtica, estatstica, artes, filosofia, religio, outras lnguas modernas = lady Escreveu entre 15 e 20.000 cartas a amigos e conhecidos Vivia constantemente doente Viajava muito

A Histria da Enfermagem...

A Histria da Enfermagem...
FLORENCE NIGHTINGALE
1849 = Egito = observou o desenvolvimento da enfermagem 1851 = Alemanha (Kaisersweth) = 3 meses = hospital com 100 leitos = local precrio, compensado pela devoo das irms Paris (Irms Vicentinas do Hotel Dieu e Casa da Provncia das Irms da Caridade) Retorno para casa = anncio estrondoso 1853 = Superintendente de Enfermagem na Inglaterra 1854 = voluntria na epidemia de clera na Inglaterra

A Histria da Enfermagem...
FLORENCE NIGHTINGALE Descaso com cuidados sade
1854 = GUERRA DA CRIMIA, TURQUIA 38 mulheres = Scutari, permanecendo 21 meses Problemas de comportamento, comprometimento e preconceitos Febre Tifide Acamada por muitos anos

A Histria da Enfermagem...
FLORENCE NIGHTINGALE
1860 = doao de 44.000 libras do governo Ingls = Hospital Saint Thomas, Londres Fundou a Escola de Treinamentos para Enfermeiras nesse Hospital Curso de 1 ano . 2 anos Lady-nurses: supervisoras, ensino e difuso do modelo nightngaleano Nurses: assistncia direta aos pacientes = trabalhariam 1 ano gratuitamente

A Histria da Enfermagem...
Filosofias de Florence
O dinheiro pblico deveria manter o treinamento de enfermeiras, que deveria ser considerado to importante quanto qualquer outra forma de ensino Deveria existir uma estreita relao entre escolas de enfermagem e os hospitais, sem dependncia financeira e administrativa

A Histria da Enfermagem...
O ensino de enfermagem deveria ser feito por enfermeiras profissionais, e no por qualquer pessoa. Direo da Escola por uma enfermeira Deveria ser oferecida s estudantes, durante todo o perodo de treinamento, residncia com ambiente confortvel e agradvel, prximo ao local

A Histria da Enfermagem...
Sistema de ensino Nightingaleano
Mais ensino metdico, em vez de apenas ocasional Seleo de candidatos do ponto de vista moral, fsico, intelectual e aptido profissional

A Histria da Enfermagem...
Os mdicos deveriam prescrever por escrito Enfermeiras acompanhariam os mdicos em suas visitas Moralizao da profisso Revolucionou a medicina tambm

A Histria da Enfermagem...
FLORENCE NIGHTINGALE
Crescimento na Inglaterra, Europa e EUA 87 anos = 1a mulher a receber a honraria do Mrito do rei Henrique VII Faleceu aos 90 anos, em 13 de agosto de 1910 Influencia at hoje a enfermagem Rompeu com os preconceitos da poca que faziam da mulher a prisioneira do lar e dos hospitais um local de escuro, de podrido e de morte

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
ndios Jesutas 1543 fundao da primeira Santa Casa de Misericrdia, por Bras Cubas na Vila de Santos em SP. Os religiosos tornaram-se enfermeiros do hospital colonial auxiliados por escravos e voluntrios. A prtica de enfermagem era domstica e emprica e seus executores eram, na maioria, do sexo masculino

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
1808 (Bahia); 1823 (Rio de Janeiro)- Cursos de parteiras agregadas s faculdades de Medicina. 1814- Inaugurado o Hospcio Nacional de Alienados Enfermagem psiquitrica. 1831- Comisso de salubridade sociedade de Medicina do RJ, aumento de doentes mentais, surge oportunidade para enfermagem. 1880- Inaugurado a Santa Casa de Porto Alegre e Curitiba

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
Mais tarde so fundados os hospitais militares com o objetivo de preservao de vida dos soldados. Tanto as Santas Casas quanto os hospitais militares eram mantidos por iniciativa privada e filantrpica. 1890- Surge a primeira escola de enfermagem no Brasil (decreto 791) denominada hoje de Escola Alfredo Pinto RJ. O curso tinha durao de dois anos e o currculo abordava aspectos bsicos, predominantemente assistncia hospitalar curativa .

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
As aulas foram ministradas, durante muito tempo, por mdicos, estando tambm a direo a cargo desses profissionais, s passando para as mos das enfermeiras em pocas recentes. 1923- Surge a segunda escola de enfermagem: Departamento Nacional de Sade Pblica Carlos Chagas - Sade Pblica com 14 alunas. 1923 = surto de varola = de 50% para 15% a mortalidade => 1926 Escola Ana Nri; Escola de Enfermagem da UFRJ, curso que destinava-se assistncia de programas em sade pblica. O modelo era Nightngaleano

A Histria da Enfermagem...
Ana Nri ( 1814-1880)
. Ana Nri, Ana

Neri, Anna Nri, Ana Nery, ... . Baiana . Guerra do Paraguai (1865) . Montou casas de cuidados aos doentes . Medalhas: prata humanitria e da Campanha

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
1943- 334 Enfermeiras diplomadas, 221 sade pblica. 1949- Grande reforma do ensino de enfermagem. Lei uniformiza o ensino de enfermagem, curso de enfermagem em 36 meses e curso de auxiliar de enfermagem em 18 meses , com exigncia de concluso de curso secundrio . Nova era = habilidade tcnica = ateno integral ao paciente. 1950- 49,4% Enfermeiras atuavam em hospitais e 17,2% sade pblica (HSP/ HCSP).

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
1956- Prorrogao para 5 anos para ingresso sem curso secundrio completo. 1962- Currculo reformulado, curso geral e duas especialidades opcionais (sade pblica e obstetrcia). 29 disciplinas obrigatrias reduz para 8 disciplinas, porm no se adaptou as necessidades do Pas, modelo compactado e muito criticado.

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
Dcada de 70 Dois fatores contriburam para a reforma universitria: Modificao do currculo e criao de Ps Graduao. 1972- Reforma universitria Substituio do modelo compacto dividido em trs partes (prprofissionais, tronco profissional comum e habilitaes). Currculo organizado por matrias e crditos. Carga horria mnima de 2500h (3anos), 600h para licenciatura. Aumento de carga horria de estgios. Processo de ao e reflexo dos enfermeiros e docentes. Currculo proposto de 3 para 4 anos e transferncia das habilitaes para especializaes.

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
Perodo de 70 a 80 Grandes inovaes, expanso na enfermagem, novo currculo. Aumento do nmero de escolas: 1963- 38 escolas; 1980- 70 escolas. Implantao dos cursos de ps-graduao. At 1975 existia apenas um curso de Mestrado, na escola Anna Neri.

A Histria da Enfermagem...
No Brasil,descobrimento das primeiras escolas e evoluo educacional
Dcada de 80 Efervescncia na Enfermagem, acompanhada de mudanas na sociedade. A evoluo do currculo para o preparo dos Enfermeiros inicia-se com enfoque generalista.

A Histria da Enfermagem...
A Enfermagem no Rio Grande do Sul
1901- O curso comea com Enfermagem e obstetrcia (curso de prateiras), junto a faculdade de Medicina, pelo Decreto 3.902, com durao de 2 anos e recebiam o diploma de parteira. 1938- Chega a primeira Enfermeira em PoA (Izaura Barbosa de Lima), enviada pelo Departamento Nacional de Sade Pblica, que criou o curso de visitadora sanitria com durao de 10 a 12 meses. Esse curso funcionou de 1938 a 1965. 1939- Os Enfermeiros tinham por finalidade a prestao de cuidados aos doentes internados.

A Histria da Enfermagem...
A Enfermagem no Rio Grande do Sul
1940- Com a formao das visitadoras sanitrias, as aes so exercidas no domiclio com preveno e promoo da sade, incluindo o meio ambiente. 1950- Escola de enfermagem do RS anexada a faculdade de Medicina. 1958- Irm Doralice Weber coordena o primeiro curso de especializao em obstetrcia na faculdade de enfermagem Madre Anna Meller, primeiro curso lato senso do RS 1964- A escola forma o primeiro EnfermeirO. 1968- Torna-se autnoma. O curso formava generalistas, com durao de 4 anos em tempo integral.

A Histria da Enfermagem...
A Enfermagem no Rio Grande do Sul
Na dcada de 50, 60 e 70 ocorreram construes de hospitais e estabelecimento de ensino para auxiliares e graduao em enfermagem em vrias cidades do RS. 1972- Foram criados os cursos de especializao em enfermagem psiquitrica e sade mental, sade pblica, obstetrcia, pediatria, sade do adulto....

A Histria da Enfermagem...
...Quem conhece a histria de uma cincia, conhece metade da cincia... (autor
desconhecido)

10

Anda mungkin juga menyukai