Anda di halaman 1dari 2

Transposio das grandes artrias

Neste defeito congnito do corao, a aorta (a arteria principal que carrega o sangue ao corpo) origina-se do ventriculo direito e a arteria pulmonar (a arteria que carrega o sangue com baixo teor de oxignio aos pulmes) do ventriculo esquerdo, resultando em uma circulao em paralelo. Porque as grandes artrias esto invertidas, a aorta carrega o sangue pobre em oxignio do ventriculo direito para o corpo. E do mesmo modo a arteria pulmonar carrega o sangue oxigenado do ventriculo esquerdo de volta aos pulmes. Para que a criana sobreviva, eles devem ter alguma comunicao entre o lado direito e o lado esquerdo do corao em outro nvel para permitir que o sangue oxigenado alcance o corpo. Mesmo que haja mistura do sangue oxigenado e no oxigenado, ela no frequentemente adequada para sustentar a vida por um perodo de tempo prolongado. Os bebs com transposio so extremamente azuis no nascimento. O procedimento cirrgico mais comum para corrigir este defeito chamado uma operao de troca arterial ou Operao de Jatene . Isto , as arterias principais so invertidas . A aorta conectada ao ventriculo esquerdo. Isto permite que o sangue rico em oxignio seja bombeado ao corpo. A arteria pulmonar conectada ao ventriculo direito. Isto permite que o sangue com baixo teor do oxignio v aos pulmes onde pode ser oxigenado. Outros defeitos cirrgicos podem tambm ser corrigidos , como a comunicao entre os lados esquerdos e direitos do corao que foram necessrios para a sobrevivncia.

Transposio completa das grandes artrias. Estudo de 107 casos


Domingos Vitola, Paulo Zielinsky, Leonardo Guillermo-Cal, Ricardo Warlet, Fernando A. Lucchese Foram estudados 107 pacientes portadores de transposio completa das grandes artrias (TCGA), visando a avaliar a evoluo, a resposta atriosseptostomia por balo e os resultados com o tratamento clnico e cirrgico. As associaes de comunicao interventricular (IV) (51,4%), estenose pulmonar (46,7%) e canal arterial persistente (24,3%) foram as mais freqentes. A mortalidade foi mais pronunciada nos primeiros seis meses de vida, sendo mais elevada nos casos com canal arterial persistente. A atriosseptostomia com balo elevou significativamente a concentrao mdia de oxignio na aorta, tanto antes como aps os trs meses de vida, e seu resultado inicial representou elemento de prognstico para a evoluo dos pacientes no primeiro ano de vida. A anastomose sistmico-pulmonar mostrou mortalidade nula e a de bandagem da artria pulmonar, mortalidade de 28%. A atriosseptectomia (Blalock-Hanlon) teve alta mortalidade inicial. A sobrevivncia a longo prazo com a cirurgia de Mustard para transposio com septo IV ntegro foi 84,2%, levando-se em considerao tambm a mortalidade imediata.

A transposio das grandes artrias (TCGA) uma das cardiopatias congnitas mais freqentes1, caracterizando-se morfologicamente por concordncia atrioventricular e discordncia ventrculo-arterial, com ou sem a associao de comunicao interventricular e de obstruo da via de sada do ventrculo esquerdo.

A mortalidade no primeiro ano de vida era extremamente alta antes do advento da atriosseptostomia com balo. O implemento desse mtodo, associado ao aprimoramento das tcnicas cirrgicas, reduziu ainda mais essa mortalidade nos ltimos anos. Frente a esse quadro evolutivo de bons resultados, decidimos verificar a nossa experincia de 11 anos no tratamento dessa entidade nosolgica.

Trabalho realizado no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundao Universitria de Cardiologia (IC/FUC).

Arq. Bras. Cardiol. 43/5 321-326 - Novembro, 1984

Anda mungkin juga menyukai