Anda di halaman 1dari 5

Marina Osorio Perez 111268515 Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro CFCH Unidade ifics Curso de Cincias Sociais

s Professor Maurlio

A terceira opo responder a questo proposta abaixo. A questo, nesta opo, se refere ao ensaio "O conceito de Esclarecimento".

questo - "No sentido mais amplo do progresso do pensamento, o esclarecimento tem perseguido sempre o objetivo de livrar os homens do medo e de investi-los na posio de senhores. Mas a terra totalmente esclarecida resplandece sob o signo de uma calamidade triunfal. O programa do esclarecimento era o desencantamento do mundo. Sua meta era dissolver os mitos e substituir a imaginao pelo saber." ("O conceito de Esclarecimento", pg. 19)

Comente a passagem citada apontando as idias centrais do ensaio e o que se pode entender por dialtica entre Mito e Esclarecimento.

No h uma conciliao entre o entendimento humano coma natureza.Aquele limitado.Invenes do homem no so fruto da superioridade cognitiva mas sim de um mero acaso.A superioridade do homem est no saber.Como prova disso, no h uma dominao do homem em relao a natureza, mas o contrrio, o homem est no apenas intrisicamente ligado a ela, mas dependente dela.Estamos submetidos a sua necessidade. Agora, haveria uma concilio entre ambos, o entendimento humano e a natureza se o fosse de uma maneira patriarcal:ao vencer a superstio o entendimento impera sobre a natureza desencantada.O saber que poder no conhece nenhuma barreira.Tanto no conhece, que utilizado de diversas maneiras,seja de uma maneira boa ou no.Pode

estar a servio de uma economia burguesa, de soldados num campo de batalha ou para os camponeses de uma fbrica.No importa a origem, o saber esta presente em todas. No h uma tcnica que controlada por determinado soberano, pois ela provm de um sistema econmico no qual ela se desenvolve; por esse motivo, ela to democrtica quanto ele. Domina-se a natureza desencantada no atravs da superioridade do homem, mas atravs do saber, que tem como sua essncia a tcnica.Sendo assim, atravs da trcnica que se pode tornar possvel a dominao do desconhecido. atravs dela,tambm, que se cria o mtodo para explorao e utilizao do trabalho alheio afim de se conquistar o capital.Os homens querem, atravs da tcnica , dominar no apenas a natureza,mas us-la para a dominao dos homens. O pensar j suficiente para a destruio dos mitos.Poder e conhecimento so sinnimos.Desencantar o mundo destruir o animismo. No h uma pretenso de verdade dos universais,isso seria uma superstio.O medo pelos demnios eram imagens que serviam aos homens como um meio de, no ritual mgico, tentar influenciar a natureza.Seria isso um recurso ilusrio utilizado para tentar domin-la.O que no submetido a calculabilidade e da utilidade torna-se suspeito para o esclarecimento.Por esse motivo, o medo pelos demnios, por no ser submetido a nenhuma dessas questes colocado como duvidoso perante a questo do esclarecido. A partir do momento queo esclarecimento pode se desenvolver sem a interferncia de coero externa, isso significa que ningum mais pode segur-lo. Cada resistncia espiritual que o esclarecimento encontra serve para torn-lo cada vez mais forte.Isso se deve pelo fato de o esclarecimento ainda se encontrar presente nos mitos.O fatos de eles serem argumentos de oposio significa que eles adotam o princpio daquilo que eles criticam, o esclarecimento.Dessa maneira, o esclarecimento totalitrio,uma vez que ele no est apenas presente no prprio conceito,mas tambm naqueles que o usam como crtica. O ideal do esclarecimento o que se pode deduzir toda e cada coisa.Para ele, aquilo que no se reduz a nmeros passa a ser iluso. Ao mesmo tempo que os mitos so vtimas do esclarecimento, eles so o produto do prprio esclarecimento.O esclarecimento desmitifica, porm isso s acontece por haver a mitificao.S h a mitificao se h a presena do esclarecido, pois o mito convertese em esclarecimento.

O preo que os homens pagam pelo aumento de seu poder a alienao daquilo sobre o que exercem o poder(p.24).O poder nos faz ter uma viso sem foco,embaada; no conseguimos enxergar to claramente algo quando possuimos completa dominao sobre o objeto a ser dominado. como se o esclarecimento se comportasse com as coisas assim como um ditador se comporta em relao aos homens.O esclarecimento conhece as coisas na medida em que pode manipul-las.Esta identidade constitui a unidade da natureza. Assim como a cincia, a magia visa fins; mas esta os persegue pela mimese no pelo distanciamente em relao a esses fins. a mimese que caracteriza a magia.Um ritual mgico caracterizado pela nfase dessa mimese atravs da repitio. No porque a magia no pode ser comprovada que ela pode ser superestimada.A magia pode no ser real em si, mas a partir do momento que h certa credibilidade de terceiros em relao a ela, ela passa a ser real para eles. A diferena entre tcnica e magia que a tcnica exige experincia e a eficcia da magia no pode ser comprovada ou observada pela experincia.Mas, como disse anteriormente, no pelo fato que ela no pode ser experimentada que ela se torna irreal. Mas, se a eficcia da magia no pode ser comprovada pela experimentao, a magia no seria o acaso? a partir desse ponto que a repetio se torna essencialmente importante e caracterstica da magia, pois atravs dela que se consegue obter o resultado da sua prtica e que tambm pode ser caracterizado como acaso. J a cincia, diferentemente da magia, um mtodo experimental, possui causa e efeito.O fato de ela possuir o efeito como resultado da causa e no por mero acaso, que a caracteriza como diferente da magia e, por esse motivo, mais real, mais crdula. Para que algumas prticas mgicas, como aqueles feitas por curandeiros, fossem substitudas por tcnicas industriais, foi presiso que os objetos se tornassem autnomos em relao aos objetos. A crtica de ser apenas uma crena, o ritual, at que os prprios conceitos de esprito e at mesmo o esclarecimento tenham se convertido em magia animista. Do mesmo modo que os mitos levam a cabo o esclarecimento, assim tambm o esclarecimento fica intrinsicamente ligado, a cada passo que d, aos mitos.Todo o contedo que ele recebe provm dos mitos, e partir do mito que cabe a ele destru-los a parir de sua tcnica do esclarecer e julg-los como irreais ou sem fundamentao para a

realidade, ele cai na rbita do mito.Para o esclarecimento conseguir julgar ou esclarecer o mito ele usa do mito. o princpio da imanncia. O esclarecimento corri a injustia da desigualdade.O esclarecido permite atravs da cognio enxergar o justo e o injusto entre o homem. O esclarecimento sempre simpatizou, mesmo durante o perodo do liberalismo, com a coero social.Se o esclarecido consegue enxergar, atravs da cognio, o justo e o injusto e distingu-los em relao a desigualdade, de que maneira haveria uma coero social, uma vez que ela se baseia no injusto, j que algum forado e at manipulado a fazer ou tornar-se parte de algo contra sua prpria vontade?Porm, h uma coero em relao a natureza.Toda tentativa de romper as imposies da natureza rompendo a natureza, resulta numa submisso ainda mais profunda s imposies da natureza.Dessa maneira pode hader uma coero social. A abstrao o instrumento do esclarecimento. pelo domnio do abstrado que se torna todas as coisas da natureza em algo reproduzvel, industrial.E como resultado desse esclarecimento, o homem submetido a ele mesmo, ao que o esclarecimento proporciona. O que est presuposto na abstrao a distncia do sujeto em relao ao objeto, que o senhor conquista atravs do dominado. O homem presume estar livre do medo quando no h nada mais de desconhecido. isso o trajeto da desmitologizao e do esclarecimento, que identifica o animado do inanimado, assim como o mito faz o mesmo.O esclarecimento a radicalizao da angstia mtica. A razo surgiu no enfrentamento nosso com natureza, para sua dominao.Ela tambm utilizada para a dominao do homem como prprio homem, utilizada para a desmitificao, para a comprovao da cincia e sua experimentao.A razo no s usada para o o fazer bem, mas para o seu antagnico tambm.O que a torna ambguia, uma vez que ela, no sentido da palavra, o julgamento, o raciocnio, o juzo, a faculdade de estabeler razes lgicas, bom senso, prudncia, a lei moral, o direito natural.Mas, o que seria tudo isso?So questes relativas de indivduo para indivduo?No h uma razo universal?E de que maneira haveria, se no h culturas universais?A razo ambgua se estabelesessemos a lei moral como universal, uma vez que aquela usada para fins que trazem malefcio ao homem.Porm, uma vez que a razo tida como relativa, ela no pode ser considerada de tal maneira.

De que maneira a civilizao foi tornada a barbarie, at o ponto de sermos chamados de civilizados brbaros?Pois .Foi esse tal relativismo que proporcionou, no mnimo, parte disso. A razo o produto de uma relao conflituosa do homem com a natureza, do homem com seus relativismos; mas mesmo assim, ela tem a funo de ordenar as coisas. O esclarecimento apareceu para livrar o homem do medo da natureza, porm a partir do momento que o homem no tiver mais medo da natureza, ou seja, esta tornou-se esclarecida; ele ter medo de alguma outra coisa, pois haver sempre algo a ser esclarecido, que o homem no possua esclarecimento, logo, o homem ter sempre o medo.Este um modo de conservao da prpria vida ou at da prpria espcie. Ns somos o momento da natureza que se volta a ela prpria.H o esforo do esclarecimento de retomar o mundo.A tcnica o resultado do esforo de tentar dominar a natureza, de desencant-la. Porm, necessrio que haja uma relao conflituoso do homem com a natureza?No se pode haver uma conciliao com ela?Assim como a arte a possui com a natureza.Tal ponto questionado nos dias atuais.Toda essa destruio que vemos acontendo com nossas florestas,a destruio da fauna e da flora so resultados de que o atrito entre o homem e a natureza est errado.Ns no apenas necessitamos da natureza, mas viemos dela e por isso a necessitamos.Tudo est interligado:uma rvore necessita da gua, assim como as folhas necessitam do sol para fotossntese e ns necessitamos que haja fotossntese para que os herbvamos possam se alimentar da glicose e assim por diante obtermos a quantida de energia necessria para nosso prpria sobrevivncia. Dialtica ,na acepo grega, a arte do dilogo.Passou a ser a arte de, atravs do dilogo, demonstrar uma tese por meio da argumentao capaz de definir e distinguir claramente os conceitos envolvidos na discusso.Entretando, na acepo moderna, dialtica significa outra coisa: o modo de pensarmos as contradies da realidade, o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditria e em permanente transformao. Dessa maneira, no se tem como concretizar o que o mito, ou o que o esclarecimento.Tudo se contradiz, tudo se tranforma, principalmente ou essencialmente a razo, a acepo perante ao mundo das coisas.

Anda mungkin juga menyukai