Anda di halaman 1dari 2

EST - Escola Superior de Tecnologia de Setbal

Microcontroladores

Opto-electrnica
A opto-electrnica importante pois permite, por exemplo, interligar um circuito de fraco sinal com um outro de sinal forte. Os optos-acopladores possuem um receptor que funciona por polarizao atravs de luz emitida por um emissor, geralmente um dodo luminoso (LED). Este tipo de componente isola os circuitos de outros com tenses elevadas (ordem dos 800V de pico) protegendo assim o circuito com tenses mais fracas. Existem opto-acopladores de diversos tipos: transstores (4N25, 4N26), tiristores, triacs (MOC3021, MOC3020) e outros.

Figura 1: Circuito de acoplamento entre sinais digitais e analgicos de potncia elevada

O esquema aqui apresentado constitudo por um opto-acoplador a triac (MOC3021) e por um triac (BT139), controlando a potncia entregue carga em funo de um determinado valor do ngulo de disparo, que determina o maior ou menor tempo de passagem das alternncias da fonte de sinal V1. O MOC3021 composto por um dodo luminoso (LED) que, atravs da luz que emite, coloca o foto-triac no estado de conduo. A conduo do triac do MOC3021 deixa passar as duas alternncias da fonte V1, que so atenuadas pelos divisores resistivos R1 e R2. O triac coloca uma tenso de disparo na gate do BT139, este, por sua vez, fecha o circuito fazendo acender a lmpada (carga resistiva pura). O brilho da lmpada poder ainda ser ajustado atravs de R2, que, basicamente, altera o tempo de conduo do triac, colocando mais ou menos energia na carga. Parmetros que caracterizam o MOC3021

Parmetros
Corrente directa do LED emissor (IF) Tenso inversa no emissor (VR) Potncia mxima do emissor (PFM) Tenso directa do LED emissor (VF) Corrente de corte do receptor (IDRM) Mxima tenso no receptor (VTM)

Valor
60mA 3V 100mW 1,5V 100nA 3V

Tabela 1: Valores tpicos de tenses e correntes para O MOC3021

Nuno Gonalves, n3550, e Joo Neves, n2691, Microcontroladores, Curso EC, 2003/04

EST - Escola Superior de Tecnologia de Setbal

Microcontroladores

Limitaes de funcionamento do triac BT139 Sendo o triac um dispositivo bidireccional deixam de ter significado as limitaes aO nvel de tenses inversas, problema existente no tiristor (VRpp). No entanto as limitaes existem ao nvel da: Potncia mxima dissipada (Pmx) e mxima temperatura de juno( Tjmx). Valores mximos de tenso (VGmx), corrente(IGmx) e potncia (PGmx) de gate. Limites mximos de valores eficazes, de pico no repetitivo e de pico repetitivo da corrente e tenso.

Alguns valores tpicos desses parmetros, para a serie da BT139 da Phillips, so:

Parmetros
Potncia mxima na gate (PGmx) Tenso mxima na gate (VGmx) Corrente mxima na gate (IGmax) Temperatura mxima de juno(Tjmax) Tenso inversa de pico (VDRM) Corrente mxima eficaz (ITRMS)

Valor
5W 5V 2A 125 800V 16A

Tabela 2: Valores tpicos de tenses e correntes para um triac

O dimensionamento das resistncias para se conseguir um bom funcionamento do circuito teve como base os parmetros das correntes e tenses que os dispositivos activos podem suportar (MOC3021 e BT139). O cdigo para um microcontrolador da srie MCS-51 que permite comandar a lmpada to simples quanto o siguinte: CLR CONTROL ; permite ligar a lmpada STEB CONTROL; permite desligar a lmpada O bit CONTROL o apresentado na figura 1.

Nuno Gonalves, n3550, e Joo Neves, n2691, Microcontroladores, Curso EC, 2003/04

Anda mungkin juga menyukai