Anda di halaman 1dari 25

O futuro comea agora!

CURSOS GRATUITOS DE QUALIFICAO PROFISSIONAL

Aplicao de Pelcula de Controle Solar

Introduo ao BROFFICE WRITER , CALC E IMPRESS

Auxiliar de Servios Gerais


Cabeleireiro CABISTA/ORA (Operador de Rede de Acesso) Caldeiraria

Introduo ao Universo Digital


IRLA/OSC (Instalador e Reparador de Linhas Areas) Manicure Montador de Estruturas Metlicas Montagem e Manuteno de computadores Operador de Telemarketing

CFTV (Circuito Fechado de


TV e Automao de Portes de garagem)

Costureira Cozinha Experimental


Edio de vdeo
Encanador Industrial Espanhol Fotografia Bsica Informtica

Curso Preparatrio para


Instituies Estaduais e Federais do Ensino Mdio

Photoshop Curso de Preparao para o

Ingls
Instalao de som e alarme automotivo

Exame Nacional de Ensino


Mdio e Vestibulares Soldador

AV. BRIGADEIRO LIMA E SILVA, 131 PARQUE DUQUE DUQUE DE CAXIAS TEL.: 21 2672-5650 www.fundec.rj.gov.br

ndice
Este manual segue os termos e condies da Licena Creative Commons Atribuio-Uso NoComercial-Compartilhamento pela mesma Licena 2.5 Brasil. Voc pode: Copiar, distribuir, exibir e executar a obra. Criar obras derivadas.

04 05 06 07 08

O que preciso para navegar na Internet? Conhecendo um navegador Web Como aproveitar melhor a Barra de navegao Como encontrar o que preciso na Internet? Acerte o alvo! Refine suas buscas. Explore a Pgina de Resultados Pesquisando imagens com preciso Guardando o contedo em seu computador Correio eletrnico e servidores de webmail Entendendo o endereo eletrnico Acessando/ criando seu endereo eletrnico Checando suas mensagens Escrevendo e enviando um e-mail Cc, Cco, Anexo??? 6 passos importantes para sua segurana na Internet Netiqueta 10 dicas para usar o e-mail com elegncia e eficcia

Sob as seguintes condies: Atribuio Voc deve dar crdito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Uso No-Comercial Voc no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais. Compartilhamento pela mesma Licena Se voc alterar, transformar, ou criar outra obra com base nesta, voc somente poder distribuir a obra resultante sob uma licena idntica a esta. Internet Elaborado por Juliana Cardoso julianacardoso@gmail.com, em nov/2011.

09
10 12 13

14
15 16 17

18
19
www.fundec.rj.gov.br @FundecDC

20 21

Para acessar a Internet necessrio ter um equipamento com conexo Internet. Alm disso, preciso ter instalado um programa navegador. Este programa permite ao usurio navegar pela internet, interagindo com contedos hospedados em um servidor Web.
Web: Servio mais popular da Internet. Permite intercmbio de arquivos multimdia e links que direcionam o usurio a um novo endereo.

Alm disso, os navegadores armazenam e gerenciam os endereos de seus sites favoritos, apresentam ferramentas que facilitam a navegao entre pginas e possuem mecanismos de pesquisa entre outras funcionalidades. H vrias opes de navegadores, mas entre os mais populares destacam-se :

Internet Explorer

Mozilla Firefox

Google Chrome

Safari

Opera

BOTO FIREFOX Concentra os recursos e configuraes do navegador. DICA: Para acessar a barra de menus tradicional, pressione a tecla ALT. ABAS Permitem acessar vrias pginas da Internet dentro de uma mesma janela do navegador. BARRA DE NAVEGAO Contm os elementos essenciais para sua navegao.

Exemplo de navegao utilizando o Mozilla Firefox.

BARRA DE ENDEREO Local onde digitamos o endereo que desejamos visitar. Exibe o endereo da pgina atual. DICA: Aps digitar o endereo, pressione a tecla ENTER. Adicionar aos Favoritos Atualizar a pgina

CAMPO DE PESQUISA Realiza uma pesquisa no Google e em vrios outros sites de busca. Ao pressionar ENTER, a pgina com o resultado da busca ser aberta.

BOTES DE NAVEGAO Para acesso s pginas visitadas anteriormente ou s pginas onde estvamos antes de voltar.

PGINA INICIAL Acesso rpido Pgina Inicial do navegador . Para definir uma nova pgina inicial acesse: boto Firefox Opes Opes, guia [Geral] EXIBIR OS FAVORITOS Links para as suas pginas Web preferidas.

Utilizando um mecanismo de busca possvel descobrir dentre os milhares de endereos da Web aqueles que contm informaes de seu interesse.

Tradicionalmente os buscadores atuam pesquisando palavraschave, informadas pelo usurio.


Destacam-se entre os buscadores:

www.google.com.br

www.bing.com.br

www.yahoo.com.br

www.br.ask.com

http://search.aol.com.br/aol/webhome

PESQUISA POR FRASES

Para localizar uma frase exata, utilize as aspas ( ).


listar apenas pginas que tenham a frase televiso digital no contedo.

EXCLUINDO PALAVRAS

Para excluir de sua pesquisa pginas com determinadas palavras, utilize o sinal menos (-) seguido do termo que deseja excluir.
listar apenas pginas que no mencionem o nome Portugal.

O que voc busca? Imagens? Vdeos? Notcias? Publicaes feitas a um ano atrs ou na ltima semana? Simples! Use os filtros!

3 4

10

BARRA DE PESQUISA Neste espao digitamos os termos que sero pesquisados. Caso os resultados no apaream conforme voc digite, pressione a tecla <ENTER >para realizar a pesquisa.

TIPO DE CONTEDO Permite limitar os resultados a um tipo especfico de contedo. Exemplo: Imagens, Vdeos, Notcias

FERRAMENTAS E FILTROS Permite definir o seu local, aprimorando a busca, bem como filtrar resultados por data de publicao na Web

RESULTADOS DA PESQUISA Exibe o resultado de sua pesquisa.

11

Aplicando o filtro Imagens, surgir a tela a seguir:

Use tais filtros para refinar ainda mais sua busca.

Para ver a imagem em seu contexto original, clique sobre ela.

Feito isto, para ver apenas a imagem e em seu tamanho real, clique no link Tam. original.

12

SALVAR

Com o boto direito do mouse sobre o contedo,

opo Salvar imagem como... para definir onde ficar salvo em seu computador.

COPIAR e COLAR

Se preferir, Copie e Cole em um programa capaz de manipular o contedo. DICA: Clicando com o boto direito do mouse sobre o contedo selecionado, surgir o menu de contexto com as opes necessrias.

COPIE no navegador de Internet

COLE no editor de textos

13

O surgimento do e-mail (correio eletrnico) tornou possvel uma comunicao muito mais rpida, quase que instantnea. Um endereo de correio eletrnico nico e corresponde a um espao reservado no servidor. Este espao funciona como uma Caixa Postal. Quando algum envia uma mensagem, ela segue sua rota passando pelos diversos computadores da Internet at chegar Caixa Postal do destinatrio, ficando ali armazenada. A vantagem de utilizar um webmail a facilidade de acessar suas mensagens eletrnicas (e-mail) de qualquer computador conectado Internet, fazendo uso apenas do navegador e nenhum outro programa especfico.

14

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @ @ @ @@ Um@ @ @ @de correio eletrnico@ @ duas partes@ @ @ @ @ @ endereo @ @ @ @ @ @ @ tem @ @ @ @ separadas pelo @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ smbolo @ (arroba). @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @@ Sua@ @ @ @ @ @seguinte:@ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ forma geral a @ @ @ usurio@localizao. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ A primeira parte, antes do @, identifica o usurio, o dono @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ daquele endereo eletrnico. De forma geral, nessa @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ primeira parte voc pode usar seu prprio nome, uma @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ composio de nome e sobrenome, um apelido, sua @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @ profisso ou qualquer outra palavra que seja significativa @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ para voc. Por exemplo: cursoifan, professorajuliana. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @ @ @@ A segunda parte do endereo mostra @localizao do @ @ @ @ @@@@@@@@@@@@@a @@@@@ usurio na internet, ou @ @ que provedor de correio @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @seja, a @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ eletrnico o@ @ @ @ @ligado.@ @ @ @ela subdividida @ @ @ @ @ @ usurio est @ @ Em geral, @ @ @ @ @ @ em @ @ separadas @ um @ @ @ @ @ da localizao @ @ @ @ @partes@ @ @ @ por@ @ponto ( . ), indo@ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ mais especfica@ @ @mais geral. Por @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ @ para a @ @ @ @ @ exemplo: cursoifan@gmail.com, contato@ig.com.br. @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @@ @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@ @
15

Caso no possua uma conta, faa seu cadastro

Se j tem uma conta criada, informe o nome cadastrado e a senha.


Exemplo de acesso/ criao de webmail utilizando o Gmail. www.gmail.com

16

Para verificar se chegou alguma nova correspondncia, o usurio conecta-se Internet e acessa sua Caixa Postal usando sua senha.

As no lidas aparecero em destaque, de forma a facilitar o reconhecimento. Informaes de Remetente, Assunto , cone de Anexo e Data de envio tambm so visveis na lista de e-mails.

17

Para: Os destinatrios principais da mensagem, que esto envolvidos com o assunto ou podero tomar uma deciso a partir do que est no corpo da mensagem. Para preencher com mais de um destinatrio, use vrgulas (,) para separar os endereos de e-mail. Assunto: Ttulo da mensagem. Deve descrever brevemente seu contedo. Recomenda-se preencher apenas depois de escrever o e-mail, para evitar ttulos com Oi! ou Bom dia! que no representam bem o contedo do e-mail. Corpo da mensagem: O contedo do e-mail.

18

Cc (Cpia carbono) Usualmente utiliza-se o recurso cpia carbono para destinatrios adicionais, cujas respostas so bem-vindas, mas no so necessrias. Ao adicionar o nome de um destinatrio nesse campo, uma cpia da mensagem ser enviada para esse destinatrio e o nome dele ser visto pelos outros destinatrios da mensagem.

Cco (Cpia carbono oculto)


O campo Cco pode ajud-lo a respeitar a privacidade das pessoas mantendo-as como destinatrias sem divulgar sua identidade. Se voc adicionar o nome de um destinatrio nesse campo, uma cpia da mensagem ser enviada para esse destinatrio e o nome dele no ser visto pelos outros destinatrios da mensagem.

Anexar um arquivo Para enviar um arquivo junto sua mensagem.

19

Em transaes via Internet, Arquivos anexados em everifique se a conexo mails podem conter vrus, segura. Neste caso, na sua por isso tenha um bom antibarra de navegao vrus instalado em seu aparecer um cadeado computador e mantenha-o fechado. sempre atualizado.

No abra e-mail de remetentes desconhecidos e nem acredite nas informaes contidas nas mensagens, pode ser uma fraude. Antes de clicar sobre um link, confira seu endereo completo na barra de status. Desconfie das extenses .exe .scr ou .zip.

No marque encontro com pessoas desconhecidas. Se for extremamente essencial, escolha um local pblico e avise a um amigo onde vai estar. Cuidado com suas fotos em sites pblicos, elas podem ser modificadas.

20

Quando conversamos, esperamos que as outras pessoas observem certas regras de comportamento. O mesmo acontece com o uso do e-mail. Eis algumas boas prticas da comunicao online

CURTO, DIRETO E DE FCIL LEITURA.


Mantenha seus e-mails curtos, indo direto ao assunto. Tente abordar um nico assunto por mensagem. Se for necessrio um texto longo, divida-o em pargrafos separados por espaos em branco. Isto facilita a leitura e permite que o leitor escaneie o texto e tenha uma idia geral da mensagem. Use uma linguagem simples, sem grias e sem abreviaes que somente uns poucos iniciados conhecem. USE O ASSUNTO COM INTELIGNCIA Use o campo Assunto para conquistar a ateno do leitor. a primeira coisa que ele l e que o leva a decidir se vai ler sua mensagem de imediato, deixar para mais tarde, ou mesmo ignor-la. Assegure-se que o ttulo seja claro e descritivo; ao invs de escrever Reunio hoje, escreva Reunio hoje para aprovao do oramento.

21

EVITE ENVIAR O E-MAIL PARA VRIAS PESSOAS SEM NECESSIDADE Copiar a mensagem para muitas pessoas sem necessidade pode resultar que elas passem a ignorlas. Elas esto sobrecarregadas com mensagens e se irritam por perderem tempo com e-mails inteis. Inclua somente as pessoas que tm que tomar uma ao ou que precisam se manter informadas sobre o assunto. Deixe bem claro o que voc espera de cada um. Coloque no Para as pessoas s quais voc solicita uma deciso, uma ao ou uma informao; coloque no Cpia aquelas que devem simplesmente tomar conhecimento. NO DIVULGUE E-MAILS DE SEUS CONTATOS SEM AUTORIZAO

Assim como voc no fornece os telefones de seus amigos para terceiros, voc deve fazer o mesmo com os e-mails. Use a cpia oculta, o CCO ou o BCC (Blind Carbon Copy), para enviar mensagens para um grupo de pessoas que no se conhecem. Embora mais trabalhosa, considere a opo de enviar mensagens separadas. PRUDNCIA E BOAS MANEIRAS
A comunicao verbal, seja cara a cara, seja por telefone, oferece sempre a possibilidade de mostrar seus verdadeiros sentimentos e emoes e de reformular o contedo e o seu tom, caso perceba uma reao negativa ou equivocada. A comunicao escrita no tem esta flexibilidade e o e-mail combina algumas das suas
22

piores caractersticas. Voc pode responder um e-mail imediatamente sem tempo para reflexo e causar um enorme estrago nos seus relacionamentos. Um e-mail inflamado e grosseiro fica na tela, sendo lembrado a todo o momento. Quando ficar furioso ou ofendido com um e-mail, pense bem antes de respond-lo. Deixe para rel-lo com calma mais tarde, pois pode ser que voc esteja exagerando sua interpretao sobre as intenes do emissor.

CORTESIA E ELEGNCIA
No abuse no uso de LETRAS MAISCULAS, que podem ser interpretadas como um grito, uma agresso. Alm disso, as letras maisculas tornam a leitura montona e difcil. ANEXOS No anexe arquivos sem necessidade. Sendo necessrio, verifique se o destinatrio consegue abrir o formato de arquivo que voc usa. O destinatrio pode receber o tamanho de arquivo que voc est enviando? NO ABUSE DE URGENTE OU ALTA PRIORIDADE

Se voc prioriza tudo, voc acaba no priorizando nada e perdendo a credibilidade. Se sua mensagem for realmente importante, use o telefone ou envie um email normal e reforce a importncia de sua mensagem pelo telefone ou pessoalmente.
23

VERIFIQUE A ORTOGRAFIA E A GRAMTICA Antes de enviar, leia cuidadosamente sua mensagem. Use os recursos de autocorreo de textos. Os pequenos erros de redao podem causar srios danos sua imagem profissional. QUANDO NO USAR O E-MAIL Em algumas situaes o e-mail no o instrumento de comunicao mais apropriado. No use o e-mail quando: Voc puder dar alguns poucos passos e conversar com a outra pessoa.

O assunto for complexo, confidencial ou delicado.


Voc se sentir furioso, ofendido ou ameaado. Estiver em dvida sobre quem o responsvel pela ao. Uma mensagem mal endereada pode causar aborrecimentos.

Puder resolver rapidamente pelo telefone.


Texto adaptado de http://www.nossavia.com.br/negocios-e-financas/administracao/netiqueta-10-dicas-para-usar-o-e-mail-com-elegancia-e-eficacia

CURSOS PREPARATRIOS GRATUITOS


Preparatrio para os jovens que esto concluindo o Ensino Fundamental e pretendem ingressar nas melhores e mais tradicionais escolas de Ensino Mdio do pas, como o Colgio Pedro II e o Colgio Militar. Curso de Preparao para o Exame Nacional de Ensino Mdio e Vestibulares, visando uma maior aprovao nas Universidades Pblicas Estaduais e Federais.

24

AV. BRIGADEIRO LIMA E SILVA, 131 PARQUE DUQUE DUQUE DE CAXIAS TEL.: 21 2672-5650 www.fundec.rj.gov.br 24

Jos Camilo Zito

Prefeito
Jorge Amorelli

Vice-Prefeito
Edite Ferreira Viana

Presidente
Monica Arruda de Almeida

Diretoria de Educao e Desenvolvimento Institucional


Rosngela Maria G. de Oliveira

Coordenao Pedaggica
Ana Cristina Costa Freitas

Diretoria de Cincia. Tecnologia e Ensino Profissionalizante


Ilbwnni Rocha Vieira

Equipe de Projetos
Juliana Alves Cardoso

Coordenao de Informtica

Anda mungkin juga menyukai