Anda di halaman 1dari 12

Coordenao do Curso de Pedagogia

MAPEAMENTO ESCOLAR

1) Identificao da Escola O primeiro passo de um mapeamento identificar a instituio que se constitui no objeto de investigao. Desta forma, Qual o nome da Escola? Onde fica localizada? Aqui se deve Indicar o endereo completo: Rua ou Avenida, nmero, bairro, CEP, Cidade e Estado. Quem compe a equipe pedaggica-administrativa? Qual o horrio de atendimento? Qual(is) a(s) modalidades de ensino ofertada pela instituio?

2) A Escola: contextualizao Neste item deve ser relatado quando e quais as razes que inspiraram a fundao da escola. Assim, necessrio contextualizar o ambiente observado, por exemplo: Qual a misso da escola? Que ao social desenvolvida pela escola? o H bolsas de estudos para alunos? De que tipo? o Os alunos recebem merenda? o Os alunos recebem material escolar? o Existe algum tipo de assistncia social?

O ttulo de patrono e/ou professor emrito concedido a docentes e/ou funcionrios aposentados que tenham alcanado uma posio eminente nas atividades escolares. A escola possui professor emrito? Como o mesmo foi escolhido? Quem foi ele?

necessrio conhecer a estrutura organizacional da escola investigada, considerando os setores tcnico-administrativo e o pedaggico. Como est organizada a administrao da escola? O diretor tem auxiliares ou assistentes?

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

Foi adotada na escola a gesto Colegiada? Como funciona? O setor tcnico-administrativo responde pelas atividades-meio e asseguram o atendimento dos objetivos e funes da escola. So eles: a secretaria escolar, servios auxiliares (zeladoria, vigilncia e atendimento ao pblico) e multimeios (biblioteca, laboratrios, videoteca, entre outros). Como composta a secretaria da escola? Os servios de limpeza da escola so realizados por funcionrios contratados pela prpria instituio ou por firmas especializadas? A escola conta com um servio de vigilncia? Na escola tem biblioteca? Laboratrios? Quem o responsvel por estes setores?

O setor pedaggico compreende as atividades de coordenao pedaggica e orientao educacional. A atribuio do coordenador pedaggico prestar assistncia pedaggicodidtica aos professores em suas respectivas disciplinas, no que diz respeito ao trabalho interativo com o alunos (LIBNEO, 2001, p. 104). O orientador educacional cuida do atendimento e do acompanhamento escolar dos alunos e tambm do relacionamento escola-pais-comunidade (LIBNEO, 2001, p. 104). Observe: Como se estabelece a diviso de responsabilidade entre o diretor da escola e o supervisor no controle e avaliao do trabalho dos professores? Qual o grau de independncia dos professores em relao ao diretor? Qual a funo do diretor, do supervisor e do orientador na escola observada?

Observe, tambm, como organizado o Regimento da Escola: o Em relao elaborao do regimento da escola, quais as responsabilidades: o da Administrao central; o do diretor; o do Conselho de Escola; o dos professores;

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

o dos demais elementos da escola. o De que maneira divulgado o regimento, para conhecimento dos interessados? o Qual o contedo do regimento, quanto a: o organizao do trabalho escolar; o currculos e programas; o avaliao do rendimento escolar; o deveres de professores e alunos; o direitos de professores e alunos; o sanes disciplinares.

Outro item a ser observado a infra-estrutura que corresponde s instalaes fsicas, ou seja, o tamanho do terreno, a metragem da rea construda, a quantidade de salas de aula, secretaria, salas para pessoal tcnico-administrativo e pedaggico, banheiros, reas de lazer e outros espaos que constem na instituio. Por exemplo: Cantina escolar: Como funciona? Como administrada? Qual o relacionamento entre a cantina e a Administrao da escola? Quais as responsabilidades da direo da escola em relao cantina?

Quadras poliesportivas: Existem quadras esportivas na escola? Quem responsvel pela manuteno? Como, quando e por quem pode ser utilizada?

A respeito das instalaes, cabe observar, ainda: Quem assume a responsabilidade pela construo, reforma e manuteno das instalaes escolares? Como est organizada a vigilncia? Quem guarda as chaves? Qual a responsabilidade dos diferentes elementos da comunidade escolar quando na escola se realizam outras atividades diferentes das escolares (eleies, festas, atividades organizadas pelos adultos)? Qual a participao desses elementos na limpeza e no cuidado das instalaes?

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

Qual a organizao prevista nos casos em que a escola tem, alm do edifcio principal, instalaes anexas? Quem est autorizado a emprestar as instalaes escolares? Como se procede em caso de esse emprstimo ser realizado?

Observe, tambm, quais materiais didticos e equipamentos so utilizados pela escola e como os mesmos so administrados. Existe uma lista, indicando para cada classe (em funo, por exemplo, do nmero de alunos), o material didtico disponvel, alm do material bsico escolar: dicionrios, enciclopdias; mapas e quadros murais, mapas-mndi; material para o ensino de Cincias, para trabalhos manuais, para Educao Fsica ou Educao Artstica; quadro negro, flanelgrafo; armrios, estantes; recursos audiovisuais (projetores, gravadores, televisores, computadores). Como se tem informao sobre esse material? Quais so os procedimentos para sua aquisio? Como se assegura a conservao e a manuteno do material? H obrigao de existir um livro de inventrio? Como se organiza o emprstimo de material coletivo para uso desta ou daquela classe? Tem um setor responsvel para preparar o professor para uso do material e equipamento para o ensino (novas tcnicas, microinformtica, entre outros)? Quais tipos de disposies esto previstas para a compra de material escolar? Quem paga as despesas? Como recolhido o dinheiro na escola, se for este o caso? Quem determina o nmero e a natureza do material escolar que cada aluno deve utilizar? Quem faz a escolha dos livros didticos? Existe uma biblioteca escolar? Como mantida e ampliada? Como so adquiridos os livros para a biblioteca da escola?

3) Mecanismos de Ao Coletiva no Interior da Escola Dentre os mecanismos de ao coletiva no interior da escola, constam a Associao de Pais e Mestres; o Conselho de Escola; Conselho de Classe. o Grmio Estudantil; o

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

A respeito da Associao de Pais e Mestre sugere-se o seguinte roteiro de perguntas: A escola tem Associao de Pais e Mestres? Como so os estatutos da Associao? Como eleita a diretoria da Associao? ( Presidente, Secretario, ...)? Qual o papel da Associao de Pais e Mestres: ativar o relacionamento da escola com os pais e outros elementos da comunidade? Encarregar-se da manuteno ou compra de material didtico? Existe relao entre APM e o Conselho de Escola? Existem convnios com outras entidades?

Os conselhos de escola, de acordo com Parente e Lck (2000, p. 156),


um rgo colegiado que tem como objetivo promover a participao da comunidade escolar nos processos de administrao e gesto da escola, visando assegurar a qualidade do trabalho escolar em termos administrativos, financeiros e pedaggicos. Para tanto, desempenha funes normativas, deliberativas e de fiscalizao das reas globais da escola.

So funes do Conselho Escolar: pensar e decidir sobre propostas para melhoria da escola, tanto na parte administrativa quanto na pedaggica; propor programas para integrar alunos, pais, professores e toda comunidade escolar; e elaborar o regimento, o calendrio e as normas de disciplina da escola. Na escola observada: Existe na Escola o Conselho de Escolar? Como est organizado? Quais suas atribuies? Existe alguma influncia dos funcionrios no docentes? Como funciona o Conselho?

O Grmio Estudantil um rgo composto somente de estudantes. Ele deve estar sempre preocupado em tornar realidade s aspiraes da maioria daqueles que estudam em um estabelecimento de ensino. Ele geralmente composto por uma diretoria eleita pelos estudantes que dever trabalhar com diversos departamentos.
Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

De acordo com Libneo (2000, p. 104), o Grmio estudantil uma entidade representativa dos alunos criada pela lei federal n. 7.398/85, que lhes confere autonomia para se organizarem em torno de seus interesses, com finalidades educacionais, culturais, cvicas e sociais.

Na Escola pesquisada existe Grmio Estudantil. Quantos e quem so seus componentes? Como o mesmo eleito?

O Conselho de Classe o rgo coordenador e avaliador da ao educacional da Escola. Como composto o Conselho de Classe?

4) Os Alunos Em um mapeamento deve-se observar o nmero de alunos por srie e turno, verificar o ndice de evaso, bem como se processa a reteno e promoo dos alunos (avaliao). Assim: Quantos alunos esto matriculados na escola? Como esto distribudos os alunos pelas turmas? Quem os organiza? As turmas so mistas? Como se organiza a recepo dos alunos (perodo de matrculas, semana de planejamento, primeiro dia de aula)? Como se controla a atividade dos alunos fora das horas de aula? Existe um servio de transporte escolar? Como se acolhe na escola pblica um aluno que vem da escola particular? Quais as exigncias para matrcula de aluno no curso noturno? A escola recebe com deficincia? Que tipo de deficincia (visual, mental, auditiva, motora)? Esto previstos processos especiais para orientao e inscrio de alunos deficientes em turmas normais? Que regulamentao existe sobre a integrao de crianas deficientes?

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

Sobre o planejamento do ano letivo e organizao do ano escolar importante observar: Como se estabelece previso do nmero de vagas para o novo ano letivo? realizado anualmente algum levantamento estatstico para abertura de vagas para o ano escolar seguinte? Existe um nmero mnimo de alunos para a criao de uma nova turma?

preciso conhecer sobre a avaliao escolar. Neste sentido: Qual o tipo de avaliao adotado pela escola? Quais so os critrios de avaliao do rendimento escolar? Qual a nota para aprovao? Quem participa da avaliao do aluno? Caso o aluno no consiga atingir as metas propostas existe recuperao? Como feita a recuperao de estudos na escola? Como est regulamentada a recuperao de estudos? Existe recuperao paralela? Quais so os critrios e procedimentos usados? Existe recuperao final? Quais so os critrios e procedimentos usados?

Os membros que atuam em uma sociedade tm direitos e deveres. Na escola acontece a mesma coisa. Assim: Quais os procedimentos utilizados pela escola para conscientizar os alunos de seus direitos e deveres? O que a direo faz para garantir o respeito aos direitos dos alunos? Quais os procedimentos para garantir que os alunos cumpram seus deveres? Como tratado o caso da indisciplina escolar?

5) Rotina da Escola A instituio escolar recebe influncias e interferncias do meio onde est inserida. importante que haja um relacionamento interno e externo harmonioso entre os elementos que a compem a comunidade escolar. Assim, importante, aproximar a comunidade, em especial os pais dos alunos que frequentam as aulas.

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

Na verificao de que forma se d a aproximao entre pais e escola, sugere-se o seguinte roteiro:

H reunies peridicas com os pais? Com que frequncia as mesmas acontecem? Que meios de comunicao so utilizados na comunicao entre os pais e a escola?: o caderneta escolar; o cadernos escolares visados pelos pais; o convocao individual para vinda escola;

O que feito quando se constata que as comunicaes no esto chegando aos pais? Os pais so convocados para a organizao de festividades?

Alm dos pais, necessrio conhecer a relao que a escola mantm com a comunidade. Assim: Como se estabelece ligao da escola com a comunidade? A escola oferta palestra a outros membros da comunidade que no tenham seus filhos matriculados na escola? As dependncias fsicas da escola, aps o horrio das aulas e/ou finais de semana so emprestadas para realizao de cursos? O diretor e/ou a equipe pedaggica participam de alguma associao nas adjacncias onde a escola est inserida? Que laos a escola pode estabelecer com os clubes e as associaes locais? possvel, a partir da escola, criar clubes esportivos, de leitura, de atividades artsticas? Como a comunidade participa da vida da escola: o manuteno das instalaes; o mobilirio escolar; o material escolar, material didtico; o biblioteca; Os pais e outros adultos podem realizar atividades de apoio fora da escola (participar de uma excurso de carter educativo, por exemplo)?

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

A escola, tal como os demais segmentos da sociedade, est sendo invadida pela onda de violncia. Neste sentido, importante verificar que medidas de segurana a escola para dar proteo aos seus alunos: A escola conta com o apoio da Patrulha Escolar? Quais as instrues dadas em caso de alarme? Onde devem ser afixadas? Realizam-se exerccios para casos de incndio? Existe comisso de segurana? Qual seu papel? Quem pode decidir sobre sua forma de atuao? Que providncias devem ser tomadas quando h aviso, por telefone, de que existe uma bomba no prdio?

As instalaes da escola, em muitas das vezes, o nico espao que a comunidade conta para realizao de atividades extracurriculares. Assim, Que autorizao necessria e quais so as modalidades de ocupao das instalaes escolares que esto previstas para as atividades extraclasses, tais como: estudos, clubes, cursos particulares, ensaios? Como se encontra organizada a vigilncia e quais as responsabilidades das diferentes pessoas? Que autorizao necessria e quais as modalidades de ocupao das instalaes escolares durante as frias escolares? Como so firmados os termos de compromisso?

6) Projeto Poltico-Pedaggico da Escola (PPP) O projeto poltico-pedaggico o fruto da interao entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade escolar, que estabelece, por meio da reflexo, as aes necessrias construo de uma nova realidade. Sobre o Projeto Poltico-Pedaggico da Escola se deve observar os seguintes aspectos: Qual a concepo pedaggica adotada na instituio? Quem participou da elaborao do PPP?

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

Outros assuntos merecem ser avaliados, tais como: currculo escolar, temas transversais e disciplinas extracurriculares, organizao (calendrio) escolar, dentre outros. Com relao ao Currculo Escolar: Quais as normas para organizao curricular da escola? Quem decide sobre currculo? Como se procede para modificar o currculo, quando isto necessrio? Existe um manual de instrues metodolgicas sobre as diferentes disciplinas: metodologia a ser empregada, material recomendado, horrio, objetivos? Que documentao existe para orientao dos professores sobre currculos e programas?

Com relao aos Temas Transversais e novos contedos: Qual o papel e misso da escola na insero de novos contedos? Existe espao para temas como demografia, educao materna e infantil, migraes, populao, meio ambiente, desenvolvimento sustentvel, educao sexual? De que maneira so inseridos assuntos como: o a luta contra a aquecimento global; o a luta contra as drogas (abuso do lcool, do fumo, de medicamentos, de drogas); o a luta contra as doenas sexualmente transmissveis; a preveno da AIDS; Educao para a segurana (educao para trnsito, preveno de acidentes domsticos); Educao religiosa; Contedos de Filosofia e Sociologia.

A organizao do ano escolar esto contempladas no PPP?, Ou seja, h normas especficas para: data de abertura e encerramento das aulas, perodos de frias escolares; nmeros de vagas, de turmas, de graus de ensino;

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

estrutura pedaggica da escola; distribuio das turmas e dos horrios; apresentao antecipada dos professores, antes dos alunos; atividades extraclasse; datas comemorativas; exames.

7) Pessoal: Corpo Docente e demais funcionrios Com relao ao corpo docente: Na escola h incentivo para formao continuada? Na escola so ofertados cursos? Quem designa o professor que deve receber formao em servio? O candidato voluntrio ou designado pelo diretor ou supervisor? Em funo de que critrios? O professor escolhido para treinamento pode recusar? Quando um professor sai para formao em servio substitudo? Quando volta, transmite aos seus colegas o que aprendeu?

Verifique: Com que frequncia so realizadas as reunies? Quais so os assuntos tratados? Como so feitos os registros dos resultados das reunies? Quais so as atribuies da reunio de professores? Qual a participao do diretor e da equipe pedaggica: supervisor e orientador nas reunies A reunio de professores tem valor consultivo ou poder de decises?

Uma instituio no composta s por professores e alunos, pois, todas as pessoas que trabalham na escola participam de tarefas educativas (LIBNEO, 2001, p. 20). Assim, importante averiguar como se d a relao com os demais componentes da comunidade. Desta forma, deve-se pesquisar se:

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Coordenao do Curso de Pedagogia

Todos funcionrios tcnico-administrativo e pessoal de apoio conhecem os seus direitos e os deveres funcionais? Todos os funcionrios so da prpria instituio ou h algum setor em que os servios so terceirizados? fornecido cursos de aperfeioamento e/ou treinamento para o desempenho das funes?

8) Projetos desenvolvidos pela Escola


Segundo Libneo (2001, p. 39), a escola no pode mais ser considerada isoladamente de outros contextos, outras culturas, outras mediaes. importante que a escola desenvolva projeto extramuros, tais como: combate ao analfabetismo; educao para a sade; atividades culturais, entre outros. A escola oferta atividade extra-classe? o Competio esportiva; o Atividades culturais e de lazer; o Visitas e excurses educativas; o Estudo dirigido; o Aulas de recuperao.

Todos os questionamentos aqui mencionados so exemplos de como se realizar um mapeamento. importante ressaltar, que em qualquer diagnstico necessrio levar em considerao a realidade em que a instituio est inserida. Ao trmino do mapeamento o aluno dever realizar o relatrio conforme a orientao para elaborao.

Rua Nilo Peanha, 1635 Bom Retiro (41) 3028.2800 80520-000 Curitiba/PR

Anda mungkin juga menyukai