Anda di halaman 1dari 3

O desencanto poltico e o fungo-povo

Alceu A. Sperana

A Constituio promulgada em 1988 nasceu cidad e repleta de dispositivos democrticos, mas h muitos anos sufoca debaixo do lacre da incapacidade dos poderes republicanos de regulamentar e fazer cumprir todas as boas intenes da lei original, gerando uma enorme desconfiana popular. Os candidatos s prefeituras, especialmente reeleio, precisaro muita cara de pau para se apresentar ao eleitorado e tentar convencer algum bem informado de que sabem como resolver os problemas municipais. Nenhum deles dir que a nica emoo dos prefeitos a torcida para no cair nos sorteios da CGU. Que no Brasil as eleies so dominadas pelo poder econmico. Que o Pas est submisso s grandes corporaes e meganegcios. Que seus partidos so siglas amorfas, andinas, sem contedo, com programas maravilhosos e prticas nefandas. Suas siglas tm termos que pouco significam ou so respeitados, mesmo porque numa democracia formal todos os partidos so democrticos. Pura falta de sentido, nonsense, diro eles, nos EUA haver um Partido Democrata que republicano e um Partido Republicano que democrata.

Cartaz que prega o voto nulo traduz o desencanto com as eleies

As eleies escolhem sempre a mesma coisa. So uma espcie de turfe em que a aposta vencedora sobre quem conseguir maior financiamento para a campanha. Os partidos, a rigor, so apenas mquinas de cumprir formalmente a legislao, sem ps, corpo, corao ou vontade, controladas por um crebro engarrafado que cria bases para no opinar nem decidir. As pessoas intuem isso e desancam os polticos, mas vo obedientes s urnas para sacramentar candidatos que no escolheram, sem ter qualquer ideia de como a conveno que define os candidatos. Bismarck dizia que se voc visse como as salsichas so feitas no as comeria. Mas todos engolem essas convenes como se fossem palatveis e democrticas. A crescente absteno e o nmero de votos brancos e nulos no significam a tomada de conscincia de que o processo eleitoral foi apropriado pelos grandes interesses econmicos. Apenas denunciam incapacidade para encontrar uma alternativa. O eleitor omisso um lmpem amargurado e descrente que busca a satisfao no suprfluo e no isolamento no por sua escolha, mas por uma imposio ideolgica.

Professora Margaret Mead...

...e os poucos que fazem muito

Resta a juventude como a chance de revigorar a sociedade, mas tambm nela so poucos os que tm nimo para, esgotados em trabalhar e estudar, bolar uma sada para a pior crise de todos os tempos. Essa omisso, combinada com a desgraa da humanidade na atual fase de runa do capitalismo neoliberal, ajuda o estranho socialliberalismo brasileiro a distribuir migalhas e impedir a rebelio da patuleia enquanto engorda banqueiros e grandes corporaes. D-se aquele lusco-fusco do qual falava Gramsci, em que o ultrapassado est morrendo mas o novo ainda no nasceu. Para quem ainda no est lobotomizado pela ideologia resta o papel de estudar a realidade mais a fundo, como o cientista que passa anos estudando um fungo desconhecido e repentinamente descobre para o que ele serve. A antroploga Margaret Mead, essa otimista, dizia: Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas dedicadas possa mudar o mundo... em verdade, isso foi s o que sempre houve. O papel desses poucos e pretensiosos sonhadores estudar o fungo-povo com pacincia at descobrir de que modo ele poder construir uma sociedade melhor, capaz de produzir algo que ao menos comece a se parecer com felicidade.

Anda mungkin juga menyukai