Anda di halaman 1dari 7

AULA 1 - 13/02/2012

Introduo ao Estudo do Direito: Utiliza como objeto de estudo o homem; Para a cincia do direito tudo tem soluo; 1916 Criao do Cdigo Civil Brasileiro, que teve valia at 2002. Onde os direitos dos homens (e mulheres) ainda eram xucros e no levavam em conta os acontecimentos do andar da evoluo dos pensamentos e atos dos indivduos. Ato Nulo Litgio No produz diferena para o direito. Conflito de Interesses. Normas Religiosas/tica/Social

Normas Jurdicas

Coercitiva, aquele que pautado em leis. O descumprimento de normas jurdicas faz com que os indivduos sofram consequncias.

Pautada no credo. O descumprimento de tais normas acarretam consequncias, mas no to graves quanto s jurdicas.

F N V

Fato Norma Valor

AULA 2 - 16/02/2012
Introduo ao Direito Ementa: Direito; Sociedade e Estado; Natureza e Cultura; Leis Naturais; Noo de Direito; Cincia Jurdica e Cincias afins; Direito; Moral; Equidade e Justia;

Norma Jurdica e Lei s Institucionais Jurdicas; Objetivo do Direito; Direito Subjetivo; Direito Positivo e direito Natural; Usos e Costumes; Fontes do Direito; Lei Formal; Validade e Processo Legislativo.

Bibliografia Bsica: Reale, Miguel. Lies Preliminares de Direito; Melhor Didtica. Montora, Andr Franca, Introduo a Cincia do Direito; Diniz, Maria Helena Compndio de Introduo ao Direito.

LICC Lei de Introduo ao Cdigo Civil. Introduo ao Estudo do Direito 1) H uma relao entre a introduo ao direito com o currculo do ensino jurdico; 2) A apresentao, as denominaes e o carter propedutico da disciplina; 3) Introduo a Cincia do Direito atualmente denominada Introduo ao Direito, a disciplina introdutria aos cursos jurdicos das Faculdades, igualmente o que ocorre em outros pases. IED toda a estrutura do saber jurdico, fonte geral de conhecimentos especficos. A Introduo ao Direito conhecida, ainda como: a) b) c) d) e) Teoria geral do Direito; Enciclopdia Jurdica; Introduo Cincia do Direito ou Epistemologia Jurdica (Teoria da Cincia). Filosofia do Direito; Sociologia Jurdica.

A Introduo ao Direito age como sustentculo, sobre o qual se apoiar toda a edificao cultural Jurdica, sendo notria a sua Magnificncia e patente a sua imprescindibilidade. Da Justifica-se a sua importncia como disciplina bsica.

A primeira escola de Direito fundada no Brasil, foi fundada na cidade de Olinda, Pernambuco, no ano de 1886; Seu Surgimento foi durante a passagem do Iluminismo pala sociedade mundial.

Introduo ao Direito possui Trplice objeto: a) Os Conceitos Gerais do direito;

b) A Viso de conjunto do Direito; c) Os lineamentos da tcnica Jurdica. O mtodo no Direito: o encaminhamento que deve ser percorrido para aquisio da verdade. Toda Cincia postula um mtodo de investigao e tambm um objeto de investigao que lhe pertence.

Natureza da Introduo ao Direito: No apenas uma cincia, mas uma disciplina epistemolgica por: a) Dar uma viso sinttica da cincia jurdica; b) Definir e delimitar, com preciso os conceitos jurdicos fundamentais, que sero utilizados pelos juristas na elaborao da cincia jurdica; c) Apresentar de modo sinttico, as escolas cientficas jurdicas.

AULA 3 - 23/02/2012
Disciplinas Jurdicas

Fundamentais

Auxiliares

Cincia do Direito Filosofia do Direito Sociologia do Direito

Histria do Direito Direito Comparado

Conhecimento sistemtico do Direito, a compreenso plana de nossa cincia exige o conhecimento anterior do homem e da sociedade.

Natureza Humana (ser)

Condues Culturais morais e econmicas.

Portanto, equivale dizer que o direito descansa na concepo do homem e da sociedade. 1. Cincia do Direito ou Dogmtica Jurdica estuda o direito vigente em determinada sociedade e as questes referentes a sua interpretao e aplicao, ou seja definir e sistematizar o conjunto de normas que o estudo impe a sociedade. Sendo assim a cincia do Direito limitada, no suficiente para revelar o esprito do conhecimento integral do direito, cujo na decorre s das leis, mas da funo social dos valores. 2. Filosofia do Direito Questiona o critrio de justia. De um lado a cincia do direito responde a indagao: Quid juris? (o que direito?) e de outra a filosofia atende a pergunta e se preocupa com o dever ser (conduta), como melhor Direito, ou seja: Direito justo, indispensvel que o jurisfilsofo conhea toda a natureza humana

quanto ao teor das leis. Conhecimento cientfico do Direito oferece a noo sistemtica da ordem jurdica e o conhecimento filosfico, v esse ordenamento em funo do conjunto de interesses humanos, a fim de harmonizar a ordem jurdica com a ordem geral da vida e das coisas, o chamado conhecimento vulgar, adquirindo pela vivncia e participao da sociedade, enquanto o conhecimento cientfico o filosofo obtm pela situao de empregos e mtodos de investigao necessrios a pesquisa. Mundo Cultural (conhecimento pautado em testes) e Mundo do Senso Comum (conhecimento vulgar)

Conhecimento Construdo

Conhecimento que nos Dado

AULA 4 - 27/02/2012
3. Sociologia do direito disciplina que examina o fenmeno jurdico do ponto de vista social, a fim de observar a adequao da ordem jurdica. Disciplinas Jurdicas auxiliares: 1. Histria do Direito Tem como objetivo a pesquisa e a anlise dos institutos jurdicos do passado. O Direito e a Histria vivem um regime de mtua influncia. O direito vive revestido de fatos histricos que comandam o seu rumo 2. Direito Comparativo Para Vittoria Scioloja o direito comparado visa: a) Dar ao estudioso uma orientao acerca do Direito dos outros pases; b) Determinar os elementos comuns e fundamentais das instituies jurdicas e registrar o sentido da evoluo destas; c) Criar um instrumento adequado para futuras reformas. A dimenso sociolgica do Direito: O fenmeno da Adaptao humana: O homem deve atender as exigncias de condicionamento imensurvel: submetem-se as leis da natureza e construir seu mundo cultura. Adaptaes internas e tambm orgnicas que se do mediantes dos rgos do corpo; Adaptaes externas Ao homem compete, com esforo e inteligncia complementar a obra da natureza, em consequncia de seu esforo, perspiccia e imaginao, surgem o chamado mundo da cultura, composto por tudo aquilo que ele constri, visando sua adaptao externa, crenas, cadeira, metro, etc.; Direito e Adaptao A sociedade cria o Direito no propsito de formular as bases de justia e segurana; O Direito como processo de adaptao social A necessidade de paz, ordem e bem comum, levam a sociedade crena de um organismo responsvel, pela instrumentalizao e regncia desses valores, ao direito conferida essa misso; Normas tcnicas so resultantes do estudo da observao, e que se destinam ao reforo do domnio do homem sobre a natureza, ao aprimoramento das comodidades.

Exemplo Construo de um edifcio; Normas ticas so estabelecidas para determinarem um tipo de comportamento individual, uniforme e adequado ao bem estar da coletividade.

AULA 5 - 05/03/2012
*Fazer um fixamente do livro O Caso dos denunciados invejosos. Diferena entre as normas tcnicas (resultado da observao) e as normas ticas (determinam um tipo de comportamento). a) As normas tcnicas so facultativas, enquanto que as normas ticas no so obrigatrias; b) As normas tcnicas tem um fim determinado, enquanto que as normas ticas precedem qualquer finalidade. As normas so representaes de conduta dever ser A sociedade, esta alicerada no um uma, mas, sim em diversas instituies; Instituies conjunto de vigas estabelecidas pelo costume, pela razo e pelos sentimentos que alcanaram a sociedade, estruturando-a. Famlia Propriedade Estado. Centralizao dos poderes polticos Instituio bsica Mundo da Produo de bens Reproduo da espcie Prevalece a soberania

Povo Governo - Territrio

Conglomerado Vinculado Delimitao de pessoas a poltica do poder Instrumentos de controle social. Direito Religio

Expresso da vontade divina. Ex.: Cdigo de Hamurabi 2000 a.C.

A falta de conhecimento cientfico era suprida pela f. Ex.: Tragdias divinas, castigos, etc.

Idade Mdia Juzes de Deus As decises ficavam condicionadas ao jogo da sorte ou azar. Ex.: A Prova da Cruz

Existem diferenas estruturais entre Direito e Religio, entretanto a segurana procurada pelo Direito nada tem a ver, com a segurana questionada pela Religio. A segurana jurdica se alcana a partir da certeza ordenadora, enquanto a religio se refere as questes transcendentais. Direito e Moral so instrumentos de controle social que no se excluem, antes, se completam e mutuamente se influenciam; Noo e Moral todo aquilo que promova ao homem uma forma integral e integrada.

Realizao do Homem

Condicionamento do interesse do prximo

AULA - 12/03/2012
Teorias dos Crculos e o Mnimo tico: A teoria dos crculos concntricos: Jeremy Bentham, jurisconsulto e filosofo ingls, concebeu a relao entre o Direito e a Moral, recorrendo a figura geomtrica dos crculos. A ordem jurdica estaria includa totalmente no campo da Moral. Os dois crculos seriam concntricos, com o maior pertencendo a moral. Desta teoria determina-se: a) O campo da Moral mais amplo do que a do direito; b) O Direito de subordina a moral.

Moral Direito

A teoria dos crculos secantes: Para Du Pasquier a relao entre os dois sistemas no seria a dos crculos concntricos, mas a dos crculos secantes assim, o direito e a moral possuiriam uma faixa de competncia comum e, ao mesmo tempo, uma rea particular independente.

Moral

Direito

A viso Kelsiana: Ao desvincular o Direito da Moral, Kelsen concebe os dois sistemas como esferas independentes para o cientista do Direito, a norma o nico elemento essencial ao Direito, cuja validade no depende de contedos morais. Moral Direito

A teoria do mnimo tico: Desenvolvida por Jellinek, a teoria do mnimo tico, consiste na ideia que o Direito representa o mnimo de preceitos morais necessrios ao bem da coletividade. Para o jurista alemo toda sociedade converte em direito os axiomas morais estritamente essenciais a garantia e preservao de suas instituies. A prevalecer essa concepo o direito estaria implantado, por inteiro nos domnios da moral, configurando assim, a hiptese dos crculos conceptos. Emprega-se a expresso mnimo tico para indicar que o direito deve conter apenas um mnimo tico, ou seja, de contedo moral, indispensvel ao equilbrio das foras sociais em oposio ao mximo tico. Se o Direito no tem por finalidade o aperfeioamento do homem, mas a segurana social, no deve ser cpia no amplo campo da moral, no deve preocupar-se em transladar para os cdigos todo o continente tico. Diante da vastido do territrio jurdico, no se pode dizer que o mnimo tico no seja expressivo. Basta que se consulte o cdigo penal para certificarse de que o bem estar da coletividade exige uma complexidade normativa. A no adoo dessa teoria, assim interpretada, implicaria a acolhida do Maximo tico, pelo qual o direito deveria ampliar a sua misso, para reger de uma forma direta e mais penetrante a problemtica social.

Anda mungkin juga menyukai