Anda di halaman 1dari 4

O Beijo no Asfalto

O Beijo no Asfalto
Anlise de obra literria
Dados biogrficos do autor
Nelson Rodrigues nasceu em Pernambuco (1912), mudando-se com cinco anos para o Estado do Rio de Janeiro, onde o pai fundou um jornal. Aos 13 anos, j trabalhava na redao, encarregado das pginas policiais. Algumas tragdias pessoais marcariam sua vida, talvez contribuindo para o gosto pelo gnero. Perdeu um irmo, assassinado dentro da prpria redao do jornal; o pai morreu pouco depois, de desgosto. Em virtude da posio poltica, o jornal foi invadido e suas mquinas, todas destrudas. De repente, na misria, Nelson e um irmo contraram tuberculose e tiveram de refugiar-se em Campos do Jordo. Ali morreu o segundo irmo. De volta ao Rio, capital federal, Nelson passou a escrever para teatro e jornais, conseguindo, aos poucos, firmar-se e viver com dignidade do trabalho de escritor.
Rio de Janeiro

MENU PRINCIPAL

Nelson Rodrigues

Caractersticas literrias do autor


O autor um marco divisrio na dramaturgia brasileira. Sua produo estende-se de 1939 (A Mulher sem Pecado) at 1979 (A Serpente). Como a dramaturgia segue caminho prprio, mais ou menos independente da poesia e da prosa, no se pode, simplesmente, enquadr-la nos tempos do Modernismo brasileiro. Os anos dourados foram cenrio para a sua obra. A burguesia brasileira, principalmente nos dois grandes centros, Rio e So Paulo, vivia uma grande festa, com as naturais picuinhas polticas. Havia grande valorizao para a fachada: aparente tranqilidade, religiosidade, segurana e falsa estrutura familiar slida. Basicamente contra isso o autor se levantou, querendo desmascarar a sociedade, uma espcie de anjo vingador.

Anlise da obra O Beijo no Asfalto


Nelson Rodrigues classificou seu livro como tragdia carioca em trs atos. Tragdia um gnero dramtico antigo, que tem como caracterstica um final doloroso. Inicia-se, em geral, com a prtica de um ato vil por parte do heri; seguem-se dor, sofrimento e busca da causa para isso; para haver recomposio da vida anterior, vem o castigo, a morte. O teatro moderno no segue esses aspectos na ntegra, mas assemelha-se antiga forma. Em O Beijo no Asfalto, o heri Arandir. Ele comete um ato vergonhoso ao quebrar um tabu da sociedade burguesa: beija, na boca, um homem que fora atropelado, no se esclarecendo por qu. O oportunismo de um reprter inescrupuloso faz o heri e toda sua famlia sofrerem. Finalmente, ele assassinado pelo sogro, por cimes motivo que os outros, provavelmente, jamais sabero. Nelson Rodrigues trabalha mais as revelaes decorrentes do ato vergonhoso do seu heri. As atitudes da mulher denunciam no ser to profundo seu amor pelo marido quanto ela proclamava (Selminha); a cunhada apaixonada por Arandir (Dlia); o sogro, homossexual (Aprgio). Isso refora a idia de que a famlia toda, direta ou indiretamente, participa do ato delituoso. O leitor est diante de uma pea dramtica, destinada, portanto, representao. S assim aceita a forma como apresentada. Deve lembrar-se que ela se destina a pblico mediano em termos de conhecimento e cultura, para acatar a miniloqncia do texto. Precisa estar, tambm, previamente instrudo sobre o gosto pelo grotesco da parte do autor, que desenvolve situaes e personagens que beiram ao surrealismo; no pode ser ingnuo a ponto de no os considera r p o s s v e i s .

MENU PRINCIPAL
Nelson Rodrigues
Rudimentos de psicologia pelo menos as concepes freudianas podem ser teis ao leitor / espectador para melhor entender a obra de Nelson Rodrigues. Alie-se a tudo isso a conturbada biografia do Anjo Pornogrfico e entende-se melhor sua obra. Como tragdia, pretende, se no mudar as atitudes, ao menos chamar a ateno para falhas profundas, chagas horrendas que a sociedade hipcrita prefere no ver. homem cado junto ao meio-fio e beija-o na boca. V a a oportunidade de um artigo sensacionalista para o seu jornal. Dirige-se delegacia e convence o delegado a interrogar o autor do beijo. Ele pretende transformar o episdio em algo que venda seu jornal. Aliado ao chefe de polcia, fora o rapaz a um interrogatrio e publica foto e noticirio escandaloso sobre ele. Arandir humilhado no servio; sua mulher, seqestrada pelo delegado, que a interroga e a deixa nua; os vizinhos se voltam contra Arandir. Apavorado, ele foge e escondese num hotel. Paralelamente, ocorre a desestruturao da famlia. Diante das notcias e dos boatos, at os familiares de Arandir comeam a acreditar na verso da imprensa. Forado por Selminha, seu pai, Aprgio, procura o reprter e o encontra bbado. A filha acusa o pai de no gostar do genro. Arandir revela seu paradeiro mulher e quer que ela v ao seu encontro. Esta, envergonhada dele, nega-se a ir. Sua irm, Dlia, no entanto, vai at onde est o cunhado, declara seu amor e decide ficar com ele. Surge o sogro, Aprgio, que expulsa a filha e tambm se declara apaixonado pelo genro, confessando ter ficado morto de cimes por vlo beijar outro homem. (Arandir alegara desde o incio que s fizera aquilo porque o moribundo lhe pedira e se sentira na obrigao de atender ao seu ltimo pedido...) Desvairado, Aprgio atira no genro e o mata.

AO
Um dos pontos altos do teatro de Nelson a ao movimentada, s vezes at exagerada. Os dilogos so tensos, entrecortados e os personagens agitados, atingindo quase o histerismo. Nas recomendaes aos atores colocadas entre parnteses no texto so comuns termos como urrando, agarrando, ofegante, sfrego, que bem demonstram a intensidade da ao. Predomina a ao linear, seqencial dos fatos.

CARACTERSTICAS DA OBRA
Busca de novas formas para o teatro nacional pobre, que se limitava a copiar e representar obras europias. Levantamento de temas desagradveis que, em geral, chocavam a sociedade burguesa. Crtica s instituies e aos valores burgueses. Fixao pela sexualidade, numa viso bastante freudiana do tema. Obsesso pela morte, que o perseguiu sempre e se manifesta como soluo em muitas de suas obras. Caricaturizao dos personagens, tornando-os, muitas vezes, grotescos. Frases curtas, reticentes, incompletas por representarem dilogos, feitas para serem ouvidas e no lidas.

TEMPO
Numa histria de ao linear, o tempo cronolgico. Diante do espectador desenrolam-se as aes decorrentes do gesto de Arandir, que se vo tornando cada vez mais tensas, at culminar com seu assassinato.

LINGUAGEM
O leitor, como j se afirmou, choca-se com a linguagem destinada representao que ele, quando l, s vezes esquece. Os dilogos so curtos, reticentes. Proliferam as frases incompletas, prprias da comunicao coloquial. O discurso direto, como convm obra dramtica moderna. Apesar de, s vezes violenta, mais pela ao do que pelos termos empregados, no escatolgica, no h palavres; o mximo que se encontra vem do delegado Cunha, quando diz: Ai, meu cacete! ou Gilete! Barca da Cantareira! J as frases curtas, entrecortadas, emprestam velocidade e ao ao texto. Uma ou outra vez, algum clich, ao que parece usado de forma irnica e consciente, como no caso da aluso flora medicinal.

PERSONAGENS
Arandir jovem funcionrio de repartio, recm-casado, ingnuo e aparentemente bondoso. Aprgio sogro de Arandir e vivo. Amado Ribeiro jornalista inescrupuloso e oportunista, vido por manchetes retumbantes, ainda que forjadas. Cunha delegado violento e estpido, dominado pelo reprter. Selminha mulher de Arandir, ingnua e insegura. Dlia irm mais jovem de Selminha, apaixonada pelo cunhado.

ESPAO
A identificao do espao no tem qualquer importncia na histria. As aes se passam no Rio de Janeiro, cenrio comum das suas obras. Nomes de locais so citados (Praa da Bandeira), mas sem qualquer nfase cor local. O que importa so os espaos da pea colocados no palco: a delegacia, a casa de Arandir, a casa da Boca do Mato, que so iluminados sucessivamente, criando a sensao de deslocamento, tcnica revolucionria para a poca.

TEMAS
O tema principal do livro o poder da imprensa, quando um reprter forja uma histria que leva a conseqncias trgicas. Poderia ser, tambm, uma acusao contra a leviandade humana, mostrando que o homem (Aprgio, Selminha, os colegas de servio) se deixa levar pelas aparncias. Mesmo sem provas, passa a duvidar dos outros e conden-los.

ENREDO

Tudo comea quando Amado Ribeiro assiste a uma cena inusitada na rua: um rapaz (Arandir) corre at um

MENU PRINCIPAL
O Beijo no Asfalto
Existe, ainda, um alerta contra o preconceito, especialmente de ordem sexual: o burgus no aceita a homossexualidade, mesmo quando, no ntimo, deseja-a (Aprgio). Pode ser visto tambm como um libelo contra as arbitrariedades cometidas pelas autoridades arrogantes, prepotentes, amorais e imorais. No seria demasiado afirmar que um dos temas centrais o sexo ou a sexualidade conduzindo as aes humanas, pois o comportamento de todos os personagens est ligado a ele: do reprter, do delegado, de Aprgio, de Dlia... ARUBA (quer puxar Amado pelo brao) Vem, Amado! AMADO (desprendendo-se num repelo) Tira a mo! CUNHA (arquejante de indignao) Escuta aqui. Ou ser que voc. (fala aos arrancos) Ento, voc me espinafra! AMADO (com cnico bom humor) Ouve, Cunha! CUNHA Me espinafra pelo jornal. E ainda tem a coragem! AMADO Com licena! CUNHA (num berro) No dou licena nenhuma! (muda de tom) Estou besta, besta! Com o teu caradurismo! Tem a coragem de pr os ps no meu gabinete! Eu devia, escuta. Devia, bom! (quase chorando) Por tua causa, o chefe me chamou! AMADO Cunha, deixe eu falar! CUNHA O chefe me disse o que no se diz a um cachorro! Na mesa dele, na mesa, estava a tua reportagem. O recorte da tua reportagem! AMADO Cunha, tenho uma bomba! CUNHA (sem ouvi-lo) De mais a mais, voc sabe, Amado. O Aruba tambm sabe. Aquilo que voc escreveu mentira! AMADO Cunha, sossega! O que que h? CUNHA (num crescendo) Mentira, sim, senhor! mentira! Eu no dei um chute na barriga da mulher! Mentira! mentira! Dei um tapa! Um tabefe! Assim. O Aruba viu. No foi um tapa? ARUBA (gravemente) Um tapa! CUNHA (triunfante) Um tapa. Ela abortou, no sei por qu. Azar. Agora o que eu no admito. No admito, fica sabendo. Que eu seja esculachado, que receba um esculacho por causa de um moleque, de um patife como voc! Patife! AMADO (com triunfal descaso) Eu no me ofendo! CUNHA (desesperado com o cinismo) Pois se ofenda! AMADO Acabou? CUNHA (num derradeiro espasmo) Amado Ribeiro, escuta. Eu tenho uma filha. Uma filha noiva. Agradea minha filha, eu no te dar um tiro na cara. AMADO (pela primeira vez violento) Deixa de ser burro, Cunha! (Cunha desmorona-se em cima da cadeira. Passa o leno no suor abundante. Arqueja.) CUNHA (ofegante, quase sem voz) Suma! AMADO (subitamente dono da situao) Quem vai sair o Aruba! ARUBA (pulando) Voc besta! CUNHA (resmungando) No admito... AMADO (para o Cunha) Manda ele cair fora! (para o detetive) Vai, vai! Desinfeta! ARUBA (para o cara) Quem voc, seu! CUNHA (incoerente, berrando) Desinfeta! ARUBA (desorientado) Mas doutor! CUNHA (histrico) Fora, daqui! (Aruba sai.) AMADO (exultante, puxando a cadeira) Vamos ns. CUNHA No quero conversa. AMADO Senta... (Cunha obedece, sem conscincia da prpria docilidade.) AMADO (na sua euforia profissional) Cunha, escuta. Vi um caso agora. AIi, na Bandeira. Um caso que. Cunha, ouve. Esse caso pode ser a tua salvao! CUNHA (num lamento) Estou mais sujo do que pau de galinheiro! AMADO (incisivo e jocundo) Porque voc uma besta, Cunha. Voc o delegado mais burro do Rio de Janeiro. (Cunha ergue-se.) CUNHA (entre ameaador e suplicante) No pense que. Voc no se ofende, mas eu me ofendo. AMADO (jocundo) Senta! (Cunha obedece novamente.) CUNHA (com um esgar de choro) Te dou um tiro! AMADO Voc no de nada. Ento, d. D! Qued? CUNHA Qual o caso?

FRAGMENTO DA OBRA
O beijo no asfalto Primeiro ato (Distrito Policial, corresponde praa da Bandeira. Sala do delegado Cunha. Este, em mangas de camisa, os suspensrios arriados, com um escandaloso revlver na cintura. Entra o detetive Aruba.) ARUBA (sfrego e exultante) O Amado Ribeiro est l embaixo! (Cunha, que estava sentado, d um pulo. Faz a volta da mesa.) CUNHA L embaixo? ARUBA Com o comissrio. Disse que. CUNHA (agarrando o detetive) Arubinha, olha. Voc vai dizer a esse moleque! ARUBA Est com fotgrafo e tudo! CUNHA Diz a ele, ouviu? Que se ele. Porque ele no me conhece, esse cachorro! (Amado Ribeiro aparece. Chapu na cabea. Tem toda a aparncia de um cafajeste dionisaco.) AMADO (abrindo o gesto) O famoso Cunha! CUNHA (quase chorando de dio, e, ainda assim, deslumbrado com o descaro do outro) Voc? AMADO Eu. CUNHA (furioso) Retire-se! AMADO Cunha, um momento! Escuta! CUNHA (apopltico) Saia! AMADO Tenho uma bomba pra ti! Uma bomba!

MENU PRINCIPAL
Nelson Rodrigues
1. Sobre o livro O Beijo no Asfalto, est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): 01) Trata-se de um poema pico com final trgico. 02) Pertence ao gnero dramtico. 04) O contedo da obra moralista, mostrando o homem como essencialmente bom, mas sujeito a tentaes. 08) Na pea, o autor ataca veementemente a sociedade, apresentada como hipcrita. 16) Amado Ribeiro representa a imprensa inescrupulosa e srdida, forjando situaes sensacionalistas com o nico intuito de vender. 32) O autor vale-se de linguagem simples e acessvel, s vezes marcada pelos clichs. 64) Entre as tcnicas empregadas por Nelson Rodrigues nessa obra, est a quebra da linearidade, intercalando presente e passado. 2. Assinale apenas a(s) afirmao(es) verdadeira(s) sobre O Beijo no Asfalto e seu autor. 01) O gesto mal-interpretado de Arandir desencadeia toda a tragdia vivida por ele e seus familiares. 02) A paixo do pai (Aprgio) pela filha (Selminha) conduz ao desfecho fatal o assassinato de Arandir. 04) A grande falha da obra reside na linguagem, cujos dilogos so interrompidos, e as frases, incompletas. 08) Fiel ao submundo do crime, tema central da pea, o autor emprega abusivamente os palavres no texto. 16) Aruba, o delegado, um ser srdido e violento. 32) Ao criticar autoridades prepotentes e jornalistas inescrupulosos, o autor est tomando partido e praticando a literatura engajada. 64) Atravs de Aprgio, o autor mostra que a sociedade nem sempre o que aparenta ser. 3. A leitura da obra O Beijo no Asfalto permite afirmar: 01) Arandir era homossexual, s que escondia o fato da mulher. 02) Dlia esconde grande paixo pelo cunhado. 04) Aprgio, pai de Selminha e Dlia, mata Arandir por ter abandonado a mulher e, depois, tentar seduzir a cunhada. 08) Arandir consegue superar a falta de solidariedade de que vtima e sai vencedor, como o heri que . 16) O beijo de Arandir no morto tem sentido transcendental e metafsico, pois para ele foi a causa da morte. 32) So muitas as evidncias da culpa de Arandir no decorrer da pea. 64) A atitude de Arandir denota comportamento bem-tpico da classe mdia baixa dos anos 60: a traio lava-se com o sangue do traidor, embora haja a uma atitude paradoxal, que o prprio homossexualismo de Aprgio. 16) A ao dessa, bem como de outras obras de Nelson Rodrigues, prima pelo movimento e clima de tenso. 32) O autor vale-se de linguagem erudita, explorando novas formas de expresso. 64) comum o autor caricaturizar seus personagens, dando-lhes traos grotescos, como no caso de Cunha e Amado Ribeiro. 5. Sobre o livro O Beijo no Asfalto, est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): 01) Arandir morto pelo prprio sogro, que homossexual no-assumido. 02) A temtica desenvolvida por Nelson Rodrigues otimista e com propsito nitidamente didtico, o que se pode comprovar pela leitura de O Beijo no Asfalto. 04) O protagonista envolvido numa trama de intrigas, porque no fundo bom e ingnuo, incapaz de reagir altura a seus oponentes. 08) A obra desenvolvida por Nelson Rodrigues bem aceita pela burguesia, porque exalta sua moral e seus valores. 16) Como heri trgico, Arandir, inconscientemente comete um crime, e, por isso, recebe o castigo, que a morte. 32) Existem provas contundentes da culpa de Arandir, tal como o testemunho da empregada no seu local de trabalho e da vizinha, dona Matilde. 64) Pode-se deduzir da leitura da obra que os laos familiares so mais frgeis e menos sinceros do que aparentam ser. 6. Sobre O Beijo no Asfalto e seu autor, somente correto afirmar que: a) acredita no ser humano, cujas virtudes exalta nessa obra, principalmente o amor sincero da esposa. b) havia uma relao homossexual entre sogro e genro, que acaba em tragdia, motivada pelo cime. c) a ao da pea montona, pelo fato de o autor concentrar-se mais na anlise psicolgica dos personagens. d) a sociedade aceita as informaes da mdia sem critrios, sendo facilmente manipulada e enganada. e) a obra carregada de palavres, em virtude, talvez, da temtica abordada. 7. Assinale a nica afirmao correta sobre o livro O Beijo no Asfalto e seu autor. a) O autor sugere que os representantes da lei so merecedores dos seus cargos e da confiana da populao. b) A obra de Nelson Rodrigues destina-se a qualquer pblico, que a entende integral e facilmente. c) Apresenta um conceito bem-freudiano do homem e da sociedade, com a sexualidade conduzindo as relaes humanas. d) A ao apresentada de forma no-linear, com idas e vindas entre o presente e o passado. e) Por ser o prprio autor um jornalista, talvez, demonstra grande simpatia por reprteres, especialmente os policiais, na obra, representados por Amado Ribeiro.

4. Sobre O Beijo no Asfalto e seu autor, est(o) correta(s) a(s) afirmao(es): 01) O autor inovou tecnicamente, quebrando a unidade de espao, apresentando cenas que passariam simultaneamente em locais diferentes. 02) O tema central, motivador e desencadeador da tragdia, pode ser definido como a sexualidade. 04) A ao e o suspense da obra ficam prejudicados pelos dilogos longos e dissertativos. 08) O espao fsico em que ocorrem os fatos de suma importncia para a compreenso da obra.

Referncias bibliogrficas
BOSI, Alfredo. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 1987. MOISS, Massaud. Histria da literatura brasileira: Modernismo. So Paulo: Cultrix, 1995. RODRIGUES, Nelson. O beijo no asfalto: tragdia carioca em trs atos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

Anlise de obra literria O Beijo no Asfalto Nelson Rodrigues


1. 2. 58 (02+08+16+32) 97 (01+32+64) 3. 4. 82 (02+16+64) 83 (01+02+16+64) 5. 6. 85 (01+04+16+64) d 7. c

Anda mungkin juga menyukai