Anda di halaman 1dari 5

SOCIOLOGIA DO DIREITO 4 AULA RELAO DIREITO / SOCIEDADE INSTITUIES SOCIAIS E INSTITUIES JURDICAS INSTITUIO: O termo instituio reflete o sentido

o incorporado por Justiniano no Corpus Jris Civilis que era composto de quatro partes: Instituta (princpios), Pandecta ou Digesto (textos de jurisconsultos), Codex (leis em vigor) e as Novelas (leis e decretos de Justiniano). Representa a tentativa de realizar a idia de justia em uma determinada sociedade por um normativismo multilateral (direitos e deveres).

O DIREITO:

INTERAO SOCIAL E DIREITO O DIREITO, ao mesmo tempo que CONDICIONADO pelas realidades do meio em que se manifesta, tambm CONDICIONANTE. Algumas condutas que so atribudas s normas morais, tem origem em mandamentos de ordem jurdica. O FENMENO JURDICO tem duas caractersticas, a NORMA e a CONDUTA. A CONDUTA normada e normante, sendo que a norma quase sempre origina a conduta. Tudo que se observa numa sociedade influenciado por certa ordem jurdica que se infiltra na sociabilidade, MODIFICANDO, REFORANDO os traos principais, dando VIGOR ou REDUZINDO a fora condicionante. O DIREITO COMO FORMA DE CONTROLE SOCIAL CONTROLE SOCIAL: Conjunto de dispositivos sociais (usos, costumes, leis, instituies, sanes) que objetivam a interao social dos indivduos, o estabelecimento da ordem, a preservao da estrutura social, alicerado nos valores e expresso na imposio de vontade dos lderes, da classe dominante ou do consenso grupal.1

o direito o instrumento institucionalizado de maior importncia no controle social formal e eficaz, pois dotado de coao impe obedincia por instrumentos criados pelo prprio grupo para esse fim. Conforme a sano, percebemos a valorao que o grupo d ao instituto tutelado pela lei. Quando o valor fundamental, a repetio de conduta provoca o aparecimento do costume. Cumprir a lei por MEDO das sanes um procedimento ANIMAL. Cumprir a lei porque LEI ESTUPIDEZ. Cumprir a lei pelo valor que alicera um verdadeiro COMPORTAMENTO HUMANO. O direito no apenas RESOLVE conflitos, mas PREVINE e CONDICIONA direta ou indiretamente o COMPORTAMENTO social.
1

Castro, op. cit, p. 90.

Busca portanto a ORDEM que no instintiva ou espontnea, porm produto do controle social e como impossvel sociedade sem ordem, indispensvel realidade social. Tem ainda o Direito MOTIVAES SOCIAIS BSICAS que so a CERTEZA e a SEGURANA. O DIREITO provoca um grau de CERTEZA no comportamento humano que no pode ser alcanado atravs de outros tipos de controle social. CONFLITO E ORDEM No se subsume apenas na oposio entre o primitivo e o civilizado ou entre o irracional e o racional, mas sim deve-se considerar a extenso do grupo (tribo X nao). Prticas consuetudinrias (usuais e morais) podem ser suficientes para um grupo de dimenses limitadas mas para uma nao politicamente organizada, necessria uma definio formal de direitos e deveres bem como a consolidao dos usos e costumes. REGULAMENTAO E EFICCIA Posta uma nova norma, podemos prever trs situaes relacionadas com sua eficcia: 1A nova lei violentamente repelida pelos seus obrigados, no apenas deixando de cumpri-la, mas tambm rebelando-se publicamente contra ela (revoluo ou motim); 2Sem rebeldia a lei nova no tem eficcia e nasce letra morta, ou lentamente derrogada por um costume; 3A lei acatada de forma geral pelos cidados (sano).

A eficcia e os efeitos sociais referem-se a tempo, espao e dimenses socioculturais. As normas so elaboradas tendo em vista essas configuraes. Assim encontramos o grupo a que se refere, incio da vigncia, prazo e sintonia com a realidade social. EFICCIA EFEITO So fenmenos que no necessariamente coincidem. Toda norma implica um efeito social que consiste em comportamento social confirmatrio (cumprimento) ou conduta que desvia do estatudo (descaso). A eficcia pode significar a satisfao dos anseios do grupo para equacionar e resolver um problema ou o simples medo de sofrer a sano. AS DUAS FORMAS DE CONTROLE SOCIAL CONTROLE INFORMAL: Usos (reprovao), costumes (norma de conduta do indivduo na manuteno do fim do grupo) e opinio pblica (massa, bem do povo, marginalizao). 2

CONTROLE FORMAL:

Lei e demais dispositivos burocrticos.

O DIREITO E AS DEMAIS NORMAS SOCIAIS DIREITO E MORAL: Nessa relao no falamos da moral individual ou pessoal da qual o indivduo o legislador, mas de uma MORAL COLETIVA pois do contrrio no falaramos de sociologia.

A moral interior enquanto a lei externa. As sanes legais aplicam-se ao comportamento desviado, obedecendo um ritual especfico e racional enquanto as sanes morais so normalmente pautadas pelo informal. DIREITO E TRATO SOCIAL: FUNES DO DIREITO SOCIAL: Integrando o controle social, define o status e papis sociais. Tanto a expectativa de comportamento como limites para defini-lo quando desviado contam com o Direito. A sociedade busca a PAZ e o EQUILBRIO entre os direitos individuais que se refletem no exerccio dos DIREITOS FUNDAMENTAIS. Agir de certo modo no apenas resultado da coero efetivada pela sano, mas tambm resultado de uma fora condicionante pessoal e grupal. Expresso de regulao, controle e proteo de uma ordem social que se pretende buscar, protegendo valores socialmente aceitos. As normas quando editadas, resultam em modificaes na sociedade, alterando o sistema de controle. Quando a lei editada, aplicada ou cumprida, est modificando a realidade social. Diferencia-se da moral porque heternoma e exterior, no funcionando para o indivduo isolado.

EDUCATIVA:

CONSERVADORA:

TRANSFORMADORA:

A MUDANA SOCIAL E O DIREITO MUDANA SOCIAL: Corresponde influncia que os processos e as formaes estruturais da sociedade global exercem, conformando todos os aspectos da convivncia humana. O fato social dinmico, pois um fenmeno presente normalmente conseqncia de um anterior, causa de um posterior e circunstncia para outro presente.

DIREITO E PODER SOCIAL: Constitucionalmente, podemos dizer que est explcita a vontade de uma parcela da sociedade que possui alto poder social a ponto de impor suas vontades e seus valores no parlamento. Apoiando-se nesse fenmeno de poder social, o direito aplica sanes queles que desrespeitarem o poder social. No se confunde com fora fsica pois dotado de um poder psicolgico que exerce influncia sobre as pessoas. 3

ORIGEM, MANUTENO E MODIFICAO Assim, alm de produzir o ordenamento jurdico-positivo, o poder social (realidade da vontade do povo), mantm sua vigncia, eficcia e vai reelaborando para adapt-lo as necessidades que surgem. FATORES DE PRODUO E TRANSFORMAO DO DIREITO Sentimento de justia, idia de castigo e prmio (sano), realidade social, valores que tem as pessoas do grupo, relao do direito com os produtos da cultura (economia, religio, arte, conhecimento), fenmenos de auto-organizao como o direito consuetudinrio, necessidades naturais em voga temporal e todas formas bsicas de manifestao biopsquica do homem socializado. OS VALORES SOCIAIS A norma jurdica ou cada instituio jurdica se inspira em determinados valores sociais buscando respeito efetivo queles valores que os membros da sociedade aceitam como vlidos e consideram como necessrios convivncia social como justia, bem comum, segurana, interesse pblico. OUTROS FATORES SOCIAIS DO DIREITO Geogrficos, climticos e raciais; Histricos e tradicionais; Psicolgicos; Morais e religiosos; Cientficos e tcnicos; Econmicos.

AS URGNCIAS SOCIAIS E O DIREITO O direito no surge toa na sociedade, mas para satisfazer uma urgncia da vida coletiva, evitando a desorganizao social. Basicamente, resolver conflitos de interesses, regulando da seguinte forma2: 123Classifica os interesses postos em duas categorias, os que merecem proteo e os que no merecem; Estabelece uma hierarquia prioritria entre interesses opostos; Define limites de reconhecimento e proteo mediante princpios jurdicos que so aplicados pela autoridade jurisdicional ou administrativa se no forem automaticamente aplicados pelos particulares; Estabelce e estrutura rgos para: I) declarar as normas que sero critrios para resolver os conflitos; II) desenvolver e executar as normas e III) ditar normas individualizadas (sentena) aplicando a norma geral ao caso concreto.

4-

DIREITO NA SOCIEDADE EM MUDANA


2

Machado Neto conforme Rcasens Siches, op. cit, p. 412-413.

Fundamenta-se no passado para regular o comportamento presente na perspectiva do futuro. Quando temos a efervescncia baseada na crise axiolgica que a sociedade mais aspira pelo direito como fator de definio da estabilidade. NOO SOCIOLGICA E NOO JURDICA As instituies sociais exercem um controle social que se fundamenta tanto no legado cultural quanto na formalizao jurdica. MATRIMNIO E FAMLIA Realizada a cerimnia, considera-se constituda a famlia. Qualquer tipo de sociedade conta com a instituio famlia de algum tipo como base (226 - 3). PROPRIEDADE Instituio que assegura direitos, privilgios e poder das pessoas sobre objetos, coisas, valores. Envolve portanto sujeito, objeto e relao. A relao compreende direitos que logicamente acarretam obrigaes. ___________________________________________________________________________________
BIBLIOGRAFIA CASTRO, Celso Antonio Pinheiro de. Sociologia do Direito, So Paulo: Atlas, 2001, 7 edio, p. 237-241; CASTRO, Celso Antonio Pinheiro de. Sociologia Aplicada ao Direito, So Paulo: Atlas, 2003, 2 edio, p. 63-103; MACHADO NETO, A. L. Sociologia Jurdica. So Paulo: Saraiva, 1987, 6 ed.; MONTORO, Andr Franco. Introduo Cincia do Direito. So Paulo: RT, 2000, 25 ed., p. 581-596; ROSA, Felippe Augusto de Miranda. Sociologia do Direito, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, 16 ed., p. 55-75; ROSS, Alf. Direito e Justia. Bauru: Edipro, 2000. LEITURA COMPLEMENTAR MAXIMILIANO, Carlos. Hermenutica e Aplicao do Direito. Rio de Janeiro: 2005, 19 ed., p. 129-134.

Anda mungkin juga menyukai