Anda di halaman 1dari 9

A Evoluo Histrica do Instituto da Adoo

Eduardo Freitas ALVIM *

O Perodo Pr-Romano

O instituto da adoo surgiu j durante o perodo da Antiguidade, como comprovam os primeiros textos legais de que se tem notcia. Descoberto em 1901 pela expedio francesa de J. de Morgam, o Cdigo de Hammurabi, do perodo de 1728 a 1686 a.C., j ditava as regras relativas adoo na Babilnia. O assunto era tratado do pargrafo 185 ao 195 do referido cdigo, os quais demonstravam a maior preocupao dos escribas do rei Hammurabi, os legisladores da poca, que era estabelecer em quais casos seria possvel, ao adotado, voltar casa do pai biolgico. Nas palavras de Antnio Chaves1[1], conclui-se do 185 do Cdigo de Hammurabi que, enquanto o pai adotivo no criou o adotado, este pode retornar casa paterna; mas uma vez educado, tendo o adotante dispendido dinheiro e zelo, o filho adotivo no pode sem mais deix-lo e voltar tranqilamente casa do pai de sangue. Estaria lesando aquele princpio de justia elementar que estabelece que as prestaes recprocas entre os contratantes devam ser iguais, correspondentes, princpio que constitui um dos fulcros do direito babilonense e assrio. Note-se a expresso contratantes utilizada por Antnio Chaves, a qual demonstra o carter contratual que possua, poca, a adoo. Outro importante fato que se conclui, ao analisar o modo pelo qual a adoo tratada pelo cdigo em questo, o de que, uma vez adotado de modo irrevogvel, tinha o filho adotivo os mesmos direitos hereditrios do filho natural. Observa-se a, mais uma vez, o forte senso de justia que possua o Cdigo de Hammurabi. Da mesma forma que a sociedade babilnica, a hind tambm previa, em sua legislao, o instituto da adoo.

* Aluno do 4 ano de Direito da Unesp. Bolsista PROEX junto ao Centro Jurdico Social. 1[1] CHAVES, Antnio. Adoo, adoo simples e adoo plena. Pg. 40.

Segundo as Leis de Man, IX, 10, aquele a quem a natureza no deu filhos, pode adotar um para que as cerimnias fnebres no cessem. Como afirma Dalloz e Guillermo Alberto Saraiva, embora haja relatos a respeito da existncia da adoo no Egito, Caldia e Palestina, poucos antecedentes existem que possam determinar, com segurana, os requisitos, os efeitos e as formalidades exigidas. Conforme afirma Valdir Sznick, atravs da leitura de passagens da Bblia, possvel encontrar vrios relatos de adoes, conhecidas pelo nome de levirato, entre os hebreus. Citam-se os casos de Jac, que adotou Efraim e Manasss, filhos de seu filho Jos; e de Moiss, adotado por Termulus, filho do Fara, que o encontrou s margens do rio Nilo. Em Esparta, embora haja relatos a respeito da existncia da prtica da adoo, esta era diferente do modo pelo qual vemos, hodiernamente, o instituto em questo. De fato, o modelo de organizao espartana de famlia e sociedade determinava que os filhos somente poderiam permanecer em companhia da me at os sete anos de idade, quando tinham obrigatoriamente de ser entregues ao treinamento militar, no contexto de uma Cidade-Estado eminentemente beligerante. A adoo deveria ser confirmada na presena do rei. Em Atenas, somente os homens polites, ou seja, cidados, podiam adotar. Podiam ser adotados tanto homens como mulheres, porm para tanto tambm era necessrio ser cidado ou cidad. Desta forma, tanto os estrangeiros como os escravos no podiam adotar ou ser adotados. O filho adotivo no poderia retornar sua famlia natural sem que deixasse filho substituto na adotiva. A ingratido do adotado era causa de revogao do ato.

O Perodo Romano

A forma pela qual a civilizao romana se estruturava religiosa e socialmente favoreceu o desenvolvimento e a plenitude dos efeitos da adoo. Nas palavras de Jos Bencio de Paiva, citadas por Antnio Chaves2[2] era (a adoo) uma instituio de direito privado, simtrica da naturalizao do direito pblico: assim como a naturalizao incorporava um estrangeiro no Estado outorgando-lhe a cidadania, tambm a adoo agregava um estranho na famlia romana, concedendo-lhe os direitos e deveres do filho-famlia. 2[2] Ob. cit. Pg. 42.

No Direito Romano e segundo a Lei das XII Tbuas, eram praticados dois tipos de adoo: a ad-rogatio e a adoo propriamente dita ou em sentido estrito. Para adotar atravs da ad-rogatio era necessrio que o adotante tivesse mais de sessenta anos e ser, pelo menos, dezoito anos mais velho que o adotado. Como muitas vezes o adotado era um chefe de famlia, at ento sui juris, que sofria uma capitis diminutio, porque se convertia em alieni juris, a sua famlia inteira extinguia-se, passando ao ptrio poder do adotante, em cuja famlia se integrava pela linha agnata, com todos os seus descendentes e bens. Como se pode ver, por ser medida de suma gravidade e importantssimos efeitos, a ad-rogatio somente se realizava por fora de uma lei, com o concurso sucessivo da Religio e do Estado. Para a efetivao da adrogatio era necessrio, ainda, a concordncia das partes interessadas, ou seja, do ad-rogante e do ad-rogado. Como tambm lembra Antnio Chaves, citando Jos Bencio de Paiva3[3], foi a ad-rogatio, em Roma, poderosa arma poltica, uma vez que, mediante ela, se podiam obter as honras e a magistratura, passando-se da classe dos plebeus para a dos patrcios e vice-versa, e, ainda, por seu intermdio, se tornou possvel a designao de sucessor ao trono, ao tempo do Imprio. De fato, a Histria mostra que um grande nmero de filhos adotivos, atravs da ad-rogatio, tornaram-se imperadores em Roma: Scipio Emiliano, Csar Otaviano, Calgola, Tibrio, Nero, Justiniano. No fim da Repblica, Cludio, para chegar ao tribunato, fez-se adotar por um plebeu, e Galba adotou Pison, homem do povo, para que continuasse as tradies de seu governo. A adoptio ou adoo em sentido estrito ou propriamente dita do direito romano a que mais se assemelha concepo moderna do instituto. Esse tipo de adoo possua os seguintes requisitos em relao pessoa do adotante: deveria este ltimo ser sui juiris (homem), ser mais velho ao menos dezoito anos que o adotado, e no possuir filhos legtimos ou adotados. Valdir Sznick, ressalta uma diferena importante entre a adoptio e a ad-rogatio. Enquanto a primeira era um instituto de direito privado, a segunda, em contraste, pertencia ao ramo do direito pblico. Em um primeiro momento histrico, a efetivao da adoptio dependia de duas solenidades: a mancipatio, que extinguia o ptrio poder do pai natural, e a in juri cessio, que consistia na cesso

3[3] Ob. cit. Pg. 42.

de direito pura e simples em favor do adotante, que deveria ser realizada perante o pretor. Em um segundo momento histrico, passou-se a realizar somente a segunda solenidade. A adoptio poderia ser realizada de trs maneiras: 1. atravs da mancipatio; 2. atravs de um contrato; e 3. por meio de testamento. Em Roma, poca de Justiniano, havia duas espcies de adoptio: 1. A plena; e 2. a minus plena. A primeira tinha a finalidade de conceder ptrio poder a quem no o tinha, porm somente entre membros da mesma famlia natural ou de sangue. A adoptio minus plena, em contrapartida, se caracterizava por manter os laos de parentesco do adotivo com sua famlia natural, ficando sob o ptrio poder de seu pai de sangue. Neste caso, na eventualidade de o adotante falecer sem testamento (ab intestato), o filho adotivo concorria sucesso. Praticada entre pessoas estranhas, este tipo de adoo exigia a presena do magistrado para se concretizar.

A Importncia da Adoo para os Povos Antigos

Como lembra Fustel de Coulanges4[4], o homem (nas sociedades antigas de um modo geral) aps a morte se considerava um ser feliz e divino, necessitando da oferenda de banquetes fnebres em sua homenagem pelos seus descendentes vivos, sem as quais ele (o falecido), decairia para uma esfera inferior, logo passando para uma categoria de demnio desgraado e malfazejo. Julgavam os antigos que sua felicidade aps a morte dependia no de sua conduta em vida, mas sim da de seus descendentes para consigo nos cultos fnebres. Assim, explica Coulanges5[5] que adotar um filho era o ltimo recurso para se velar pela continuidade da religio domstica, tendo a adoo a sua razo de ser apenas na necessidade de se evitar a extino de um culto. Desta forma, adotar um filho significava velar pela continuidade da religio domstica, pela salvao do fogo sagrado, pela continuao das oferendas fnebres, pelo repouso dos manes dos antepassados. Como a adoo no tinha outra razo de ser alm da necessidade de evitar a extino do culto, seguia-se da que no era permitida seno a quem no tinha filhos. De fato, segundo o Man, o cdigo dos hinds, aquele a quem a natureza no deu filhos, pode adotar um, para que as cerimnias fnebres no se extinguam. Sabe-se tambm que, no 4[4] COULANGES, Fustel de. A cidade antiga.Pg. 45. 5[5] COULANGES, Fustel de. Ob. cit. Pg. 85.

perodo de Roma, de uma forma geral, no se admitia a adoo por parte de pessoas que possussem filhos naturais ou adotivos. No entanto, tambm sabido que, poca de Gaio, um mesmo homem poderia ter filhos naturais ou por adoo, o que causou muita polmica entre os juristas de ento. Ainda em Roma, quando ocorria a adoo, o pater familias iniciava o adotado ao culto domstico de sua nova famlia, renunciando ao culto da antiga (in sacra transiit), rompendo-se o vnculo de parentesco natural. A nica maneira atravs da qual o filho adotivo poderia retornar sua antiga famlia era deixando, sua famlia adotante, um filho seu em seu lugar, rompendo-se, porm, todos os seus laos de parentesco com este, ao partir. A Idade Mdia

Com as invases brbaras e o incio da Idade Mdia a adoo cai em desuso. De fato, tanto aos senhores feudais como Igreja Catlica o instituto em questo no convinha. Aos primeiros, posto que muitas vezes contrariava seus direitos hereditrios sobre seus feudos, sendo somente admitido quando lhes interessava do ponto de vista sucessrio. Igreja Catlica por ser a adoo considerada contra os princpios que se formava de famlia crist e do sacramento do matrimnio, que tinha como finalidade nica a procriao.

O Direito Francs

O instituto da adoo passa por um processo de renascimento com o incio da Idade Moderna, destacando-se, neste contexto, o Cdigo Civil francs de 1792, o chamado Cdigo de Napoleo. Possua este, no entanto, fortes propsitos polticos ao restaurar a adoo na Frana, uma vez que Napoleo necessitava de um sucessor. Segundo Szanick6[6], o Cdigo Civil francs previa quatro tipos principais de adoo: 1. a ordinria, realizada atravs de contrato, sujeita homologao por parte do magistrado, a qual concedia direitos hereditrios ao adotado, era permitida somente a pessoas maiores de cinqenta anos que no tivessem filhos, exigindo-se uma diferena de idade mnima de quinze anos entre 6[6] SZNICK, Valdir. Adoo. Pg. 23.

adotante e adotado; 2. a remuneratria, concedida a quem tivesse salvado a vida do adotante, caracterizando-se pela irrevogabilidade; 3. a testamentria, feita atravs de declarao de ltima vontade, permitida ao tutor somente aps cinco anos de tutela; e 4. a tutela ofisiosa ou a adoo provisria, criada em favorecimento a menores, regulando questes de tutela da criana. Segundo Albernaz Jnior7[7], a adoo cai novamente em desuso durante o sculo XIX, voltando a ser amplamente utilizada e difundida durante o sculo XX em vrios pases, sendo objeto de estudo e regulamentao em diversos congressos, convenes, acordos e tratados internacionais.

A Evoluo Histrica da Adoo no Brasil a Partir do Cdigo Civil de 1916

Com a introduo do Cdigo Civil de 1916, nos termos dos artigos 368 a 378 do estatuto legal, somente poderiam adotar os maiores de cinqenta anos, e ao menos dezoito anos mais velhos que o adotado, que no possussem prole legtima ou legitimada. Desta forma, havia srios obstculos impostos queles que tivessem a inteno de adotar. Quanto a esse aspecto, interessante observar a necessidade de o adotante no possuir filhos. Este detalhe importante demonstra como a adoo possua, poca, a funo primordial de dar a oportunidade quele que no pde ou no quis ter um filho, adotar uma criana, mantendo-se o carter que a adoo j possua desde suas origens. A Lei n 3.133 de 8 de maio de 1957 veio mudar os requisitos indispensveis para que a adoo fosse possvel: diminuiu a idade mnima para trinta anos, e a diferena de idade entre adotado e adotante para dezesseis anos. Deixou de existir a necessidade do casal adotante no possuir filhos, passando-se apenas a exigir comprovao de estabilidade conjugal por um perodo de no mnimo cinco anos de matrimnio. Pode-se, atravs da citada Lei, notar uma pequena evoluo no que se refere ao carter da adoo, uma vez que menos entraves so impostos a quem queira adotar. Estabelecia ainda a Lei n 3.133/57 que o parentesco resultante da adoo tinha efeitos apenas para o adotante e adotado. Com exceo do ptrio poder, que era transferido, os demais direitos e deveres em relao ao parentesco natural no se extinguiam. Alm disso, em se tratando de sucesso hereditria, o adotante tinha direito a apenas metade do quinho a que tinham direito os filhos biolgicos, segundo o artigo 1.605 do Cdigo Civil, que foi revogado pelo artigo 227, 6 da Constituio Federal de 1988, que probe qualquer distino entre filhos legtimos ou legitimados8[8].

7[7] Ob. cit.. Pg. 19. 8[8] O artigo 227, 6 da Constituio Federal de 88 reza que Os filhos, havidos ou no na relao do casamento, ou por adoo, tero os mesmos direitos e qualificaes, proibidas quaisquer designaes discriminatrias relativas filiao.

Pode-se facilmente concluir, de acordo com as palavras de Rosngela de Morais Souza9[9], que (...) a adoo ainda possua o cunho de soluo dos problemas do adotante, ou seja, de dar filhos ao casal que no os tivesse biologicamente e, para a perpetuao do nome da famlia, distinto dos dias atuais, quando predomina o carter humanitrio e protetor do direito da criana e do adolescente, fazendo da adoo um dos institutos mais nobres do mundo. Mais tarde, em 2 de junho de 1965, entra em vigor a Lei n 4.655, cuja nica modificao importante que trouxe, ao instituto da adoo, foi a de permitir que fosse cancelado o registro de nascimento primitivo e substitudo por outro, com novos dados. Mantiveram-se as exigncias anteriores, ou seja, que os candidatos fossem casados, sem filhos, e de esterilidade comprovada. Em 1979, veio a lume, no ordenamento jurdico brasileiro, o Cdigo de Menores, como ficou sendo conhecida a Lei n 6.697 de 10 de outubro daquele ano. Com ele, pde-se observar um significativo avano na proteo criana e adolescente e, por conseqncia, no tratamento dado pela legislao ptria adoo. O Cdigo de Menores previa dois tipos de adoo: a plena e a simples (assim como o direito romano, que previa a adoo plena e a minus plena). Para haver adoo plena era necessrio que os cnjuges fossem casados h mais de cinco anos; tendo um deles idade igual ou superior a trinta anos e pelo menos mais que dezesseis anos em relao ao adotado; fossem casados h cinco anos ou mais, salvo se um deles fosse estril; tivesse o adotado no mais de sete anos, salvo se este j se encontrasse, poca em que completou tal idade, sob a guarda dos adotantes; e houvesse estgio de convivncia entre adotantes e adotado de, ao menos, um ano, salvo se o adotado fosse recm-nascido. No se permitia aos solteiros, estrangeiros, vivos ou separados adotar, nestes dois ltimos casos, salvo se j iniciado o estgio de convivncia de trs anos antes da morte sobrevinda ou da separao. A adoo plena prevista pelo Cdigo de Menores extinguia todos os vnculos do adotado com a sua famlia biolgica, mantendo-se apenas os impedimentos matrimoniais. Com a introduo do Cdigo de Menores no ordenamento jurdico nacional, observa-se uma importante evoluo ao tratamento do tema da adoo. Pode-se dizer que pela primeira vez o legislador deixou de proteger a figura dos adotantes que no podiam ter filhos, assim como ocorria desde o direito antigo, para voltar a sua preocupao aos adotados. apenas em funo do bemestar deste ltimo que a adoo passa a ser aplicada. A proteo da criana priorizada em funo de qualquer outro fator que envolva a adoo, inclusive a impossibilidade dos adotantes em ter filhos. Novamente nos dizeres de Rosngela de Morais de Souza10[10], O art. 5 do Cdigo de Menores preceituou que a proteo aos interesses dos menores sobrelevaria qualquer outro bem ou interesse juridicamente tutelado. Desta forma, concluiu-se que o legislador deixou de se preocupar com o bem-estar dos adotantes, como no princpio se fazia, para voltar a lei no (sic) interesse do adotado, favorecendo-o naquilo que fosse possvel. E ainda, (...) considerando a evoluo do instituto da adoo, emerge claramente o progresso social abarcado agora pelo patrocnio do bem-estar do menor, no mais como forma de imitao da famlia natural, mas voltando-se para aqueles que, privados da sorte, perderam seus pais em meio pobreza e indigncia que assolam nossa sociedade. A adoo simples prevista pelo Cdigo de Menores, apesar de possuir trmite judicial, assemelhava-se adoo prevista no Cdigo Civil, salvo no que tange a algumas diferenas como o uso dos apelidos da famlia substituta, a possibilidade de mudana de prenome, a destituio do ptrio poder e a concorrncia em igualdade na sucesso hereditria. Novo estatuto legal veio modificar o instituto da adoo em 13 de julho de 1990, com a Lei n 8.069, que instituiu o Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). O ECA vem confirmar o que o Cdigo de Menores j fazia, ou seja, proteger, acima de tudo, o interesse da criana e do

9[9] SOUZA, Rosngela de Morais. Evoluo histrica da adoo. Revista Humanidades, n 27, 1992. Pg. 45. 10[10] Ob. cit. Pg. 46.

adolescente11[11]. Alm disso, foram implementadas algumas mudanas com o fim de causar menos entraves adoo, sempre tendo-se em vista o bem-estar da criana ou adolescente. A idade mxima do adotando passa de sete para dezoito anos poca do pedido, salvo se, antes de completar tal idade, j estivesse em companhia do(s) adotante(s), e a idade mnima dos adotantes passou de trinta para vinte e um anos, independentemente da diferena de idade em relao ao adotando ou de seu estado civil. Concluso

Quando se estuda a evoluo histrica da adoo, preciso sempre ter-se em mente os diversos aspectos da sociedade em que se insere (aspectos religiosos, sociais, econmicos, e at mesmo polticos). Isto porque, sempre que estudamos o carter do instituto, podemos perceber que o mesmo adquire mltiplas formas, dependendo do contexto em que se insere. Assim, nas sociedades antigas de um modo geral, em que a religio impunha a necessidade de culto domstico aos mortos, sob pena de tornar atormentadas as almas de seus antepassados, a adoo tinha como objetivo o de garantir a existncia ou continuidade da famlia daqueles que no podiam gerar seus prprios filhos. Em Esparta, Cidade-Estado eminentemente beligerante, em que as crianas deveriam ser entregues, aos sete anos, para o treinamento militar, a adoo era pouco utilizada, tendo-se em vista esta restrio. Com as invases brbaras e o advento da Idade Mdia, principalmente por influncia da Igreja Catlica, que defendia a famlia crist e o matrimnio com o nico objetivo de procriao, o instituto cai em desuso. O perodo da dominao de Napoleo Bonaparte na Frana constitui outro marco na histria da adoo. Primeiro cdigo moderno a regulamentar o instituto, nele a adoo possui um forte carter poltico uma vez que Bonaparte, no possuindo filhos, precisava de um sucessor para seu trono. No que diz respeito evoluo da adoo no Brasil, esta adquiriu muitas feies. Inicialmente prevista no Cdigo Civil de 1916, o objetivo do instituto era o de dar a oportunidade aos casais estreis de terem filhos. Com o passar do tempo porm, o legislador brasileiro percebeu a importncia que a adoo poderia ter para proteo da criana e do adolescente. Com o advento das leis n 3.133/57, 4.655/65, 6.697/79 (o chamado Cdigo de Menores) do 6 do artigo 227 da CF de 88 e,

11[11] Segundo o artigo 43 da Lei n 8.069/90 (Estatuto da Criana e do Adolescente), A adoo


ser deferida quando apresentar reais vantagens para o adotando e fundar-se em motivos legtimos.

finalmente, da Lei n 8.069/90 (que instituiu o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA), a adoo deixa de privilegiar a figura do adotante para passar a proteger, acima de tudo, os interesses do adotado. De fato, em um pas como o nosso, em que impera o completo desrespeito s suas crianas e adolescentes carentes, no se poderia esperar outro posicionamento do legislador. Com a entrada em vigor do ECA, o Brasil se posicionou como um dos pases mais evoludos no que diz respeito proteo do menor. Basta saber at quando seremos os mais adiantados apenas no plano terico e seremos um pas que efetivamente proteja as suas crianas e adolescentes. Afinal, de outra forma no ser possvel garantir o fim do atual atraso e desigualdade social que dominam o nosso pas.

Bibliografia

ALBERNAZ JNIOR, Victor Hugo. Adoo no atual sistema jurdico brasileiro. Tese de mestrado. Franca, 1996.

CHAVES, Antnio. Adoo, adoo simples e adoo plena. So Paulo: Julex Livros, 1988.

COULANGES, Fustel de. A cidade antiga.So Paulo: Editora das Amricas, 1961.

GOMES, Orlando. Direito de famlia. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

MIRANDA, Pontes de. Tratado de direito privado. Parte especial. Tomo IX. Direito de famlia: direito parental. Direito protectivo. Rio de Janeiro: Editor Basoi, 1955. PEREIRA, Caio Mrio da Silva. Instituies de direito civil, vol. V. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

SZNICK, Valdir. Adoo. So Paulo: Leud, 1993.

Anda mungkin juga menyukai