Anda di halaman 1dari 17

Cadernos de Histria Memorial do RS Universidade integrada do alto Uruguai e das Misses Voltaire Schilling

Governo do Estado do RS Germano Rigotto Secretaria Estadual da Cultura Roque Jacoby Memorial do Rio Grande do Sul Luiz Alberto Gusmo

Ideologia e Histria

Os historiadores Loiva Otero Flix e Csar Guazelli consideram o caudilho um lder carismtico, encontrado no sculo XIX, no contexto das lutas de fronteira. medida que se proclama a Repblica, ocorrem alteraes significativas no perfil destes chefes poltico-militares.

Os coronis do Imprio eram incontestavelmente os da fronteira e da Campanha, com ntido acento caudilhista, militar e com influncia da Regio do Prata.

O caudilho gacho teve seu poder reconhecido mais pelo consenso do grupo social do que pela fora. Na segunda metade do sculo XIX, seu papel de chefe eleitoral tornou-se preponderante.

O Caudilhismo

O caudilho exerce um tipo de poder em sentido restrito. Sua dominao localiza-se em um grupo social determinado e pode estar fundamentada no costume ou tradio, na lei, na graa pessoal ou carisma. Em geral, o caudilho utiliza, como meios para obter essa dominao, o oportunismo poltico, militar ou religioso, meios econmicos especiais, qualidades peculiares como valor,

audcia, poder de persuaso, inteligncia, machismo, etc. e ainda o emprego de uma clientela mais ou menos numerosa que pode ser de diferentes classes e incluir desde grupos de camponeses em busca de proteo e ajuda at familiares e amigos, incluindo aqui relaes de compadrio, e tambm, em alguns casos, a orientao de uma bandeira ou partidarismo poltico.

O Tempo e o espao do Caudilhismo

SCULO XVIII E XIX

PAMPA ARGENTINO E URUGUAIO CAMPANHA e FRONTEIRA.

O caudilhismo do Rio Grande do Sul, apesar de ter por bero a mesma regio geogrfica os campos de fronteira com atividade criatria, sem reconhecer divises polticas, baseados, isto sim, em situaes de parentesco e de atividades econmicas difere da sua raiz platina, uma vez que, no perodo ps-independncia, os estanceiros-militares ou estanceiros-caudilhos gozavam de ampla autonomia, inclusive fazendo leis e administrando a justia em seus territrios.

Quem da Ptria a liberdade defende como um leo? Joo

Quem sempre um soldado encontra no destemido campnio? Antnio.

Quem na guerra faz brilhar de repblica a bandeira? Silveira.

Vencer a fora que oprime toda nao brasileira o que aqui faz com glria Joo Antnio da Silveira.

Fernando Diz

No Brasil o termo empregado pejorativamente, no sentido de que o poltico pretende se apossar do governo por um golpe de fora e instalar um governo autoritrio.

Csar Guazelli

Assim como a Banda Oriental, como no noroeste e no litoral argentino, o Rio Grande do Sul pastoril, do sculo XIX, foi caudilhesco, deixando de s-lo apenas quando a organizao do Estado oligrquico contemplou a classe dominante regional com vantagens.

Tabajara Ruas

A histria do Rio Grande do Sul anloga do Prata. Trata-se, ali, de territrio de caudilho.

Jacques Lambert

A Amrica Portuguesa escapou ao caudilhismo sob forma nacional, conheceu-o apenas sob formas regionais, em particular no Estado do Rio Grande do Sul.

Traos Do Caudilho Rio-Grandense

Carisma Aceitao de seu poder de fato Reconhecimento de sua autoridade Consenso de seus liderados Predomnio de seu papel militar Carter transitrio Smbolo da identidade coletiva Foco de culto pessoal

O Caudilhismo no Rio Grande do Sul


O caudilhismo foi trao marcante no Rio Grande do Sul, em face da ocupao militarizada da rea fronteiria. No pode ser dissociado de seu contexto platino, j que so constatadas aproximaes e semelhanas. A oligarquia rural fornecedora de caudilhos, revolucionrios e legalistas, tanto em nvel regional como nacional, j que a classe dominante rio-grandense, os estancieiros, fazia valer sua posio do poder central, em relao classe dominante regional, ora apoiando o governo central, se houvesse interesses comuns, ora auxiliando os revolucionrios, se em conflito com os interesses oligrquicos.

O Tempo dos Caudilhos


Situa-se entre a independncia da dominao espanhola e a consolidao territorial latino-americana. No Brasil, no h unanimidade entre os historiadores e estudiosos dos movimentos sociais sobre a existncia e a importncia de caudilhos em nossa histria.

H manifestaes caudilhescas desde os conflitos lusoespanhis na estruturao das fronteiras Argentina, uruguaia e riograndense. Os ltimos a merecerem tal designativo pela imprensa foram Batista Luzardo e Leonel Brizola, nas dcadas finais do sculo XX.

Bento Gonalves

Estancieiro gacho, participou ativamente das campanhas brasileiras do Prata, sendo nomeado Comandante da Fronteira Sul e tambm Comandante da Guarda Nacional na regio.

Chefe revolucionrio e lder republicano na guerra dos farrapos. Segundo Rocha Pombo, banditismo herico, avesso, tanto ao predomnio de estranhos, como prpria ordem legal interna. A vida mvel e agitada fez do gacho um verdadeiro beduno de campanha. O gacho criou o caudilho.

Proclamao
Rio-grandenses! Raiou a aurora de vossa felicidade![...] O Brasil em massa se levanta como um s homem para sacudir o frreo jugo do segundo Pedro. este o momento de mostrardes ao mundo que sois rio-grandenses. Se assim fizerdes vereis em breve tremular o estandarte tricolor em todos os pontos da Repblica; os riograndenses iludidos viro aos vossos braos, e no s salvareis a Ptria como sereis os libertadores do Brasil inteiro. Viva a liberdade! Vivam os rio-grandenses! Vivam nossos irmos paulistas! Viva a futura Assemblia do Rio Grande. Quartel General em Cacequi, 13 de julho de1842. Bento Gonalves da Silva.

Bento Manoel Ribeiro


Durante a Revoluo Farroupilha, em funo de seu temperamento singular, mentalidade mais caudilhesca do que militar, adotou posies controvertidas e aparentemente inexplicveis. Militar experimentado e bem relacionado na campanha por laos de parentesco, dispunha de notvel clientela.

David Canabarro
Possua grande tino militar. Entrou na Revoluo Farroupilha um ano depois do seu incio, como tenente-coronel, tendo sido promovido a general por suas estratgias de comando nos ltimos anos do conflito. Liderou campanhas militares no Rio da Prata. Era rude, extravagante, descuidado de filigranas morais, no dizer de Lindolfo Collor. Senhor, o primeiro de vossos soldados que transpuser a fronteira fornecer o sangue com que assinaremos a paz com os imperiais. Acima de nosso amor Repblica est nosso brio de brasileiros. Quisemos, ontem, a separao de nossa ptria, hoje almejamos a sua integridade.Vossos homens, se ousarem invadir nosso pas, encontraro, ombro a ombro, os republicanos de Piratini e os monarquistas do senhor D. Pedro II. Resposta de Canabarro ao emissrio de Rosas.

Bento Manoel Ribeiro


Militar de raros mritos: estrategista, ttico, profundo conhecedor do terreno e com grande capacidade de nele se orientar. Lder em combate, na combinao de infantaria e cavalaria. Conhecedor da psicologia de seus homens e dos adversrios, dentre estes, os caudilhos platinos.

Antnio de Souza Neto


Para Garibaldi, Neto foi um modelo de cavaleiro. No era muito estratgico. Era um senhor da espada e republicano. Defendeu com convico seus ideais, proclamando a Repblica Rio-grandense. Por suas caractersticas pessoais, liderana, coragem, carisma e amor pela guerra, foi considerado um exemplo de caudilho na Revoluo de 1835.

Antnio de Souza Neto


...sustentou a Revoluo Farroupilha na ausncia de Bento Gonalves. Othelo Rosa ...uma figura de caudilho (...) Traada diretamente para a fico. Tabajara Ruas

Manifesto Federalista
Cidados! s armas! Os inimigos da Ptria, arvorados em governo legal, implantaram nela terror como meio de ao, lanaram mo do punhal para matar em plena paz. (...) O Rio Grande, ptria de heris, est convertido em terra de escravos.(...) A nossa causa justa porque queremos reconstruir a nossa ptria sobre bases de liberdade.(...) s armas, compatriotas! Lutamos pela liberdade da ptria. Deus ser conosco. Viva a Nao Brasileira! Viva o Rio Grande do Sul! Viva o Exrcito Libertador! Viva o Partido Federal! General em Chefe, Joo Nunes da Silva Tavares. Acampamento na Carpintaria, 05 de fevereiro de 1893.

Gaspar Silveira Martins


Nascido na elite, era rebelde e agressivo. vido pela aclamao popular. Constitua o esteretipo do caudilho gacho. Alto, de peito cheio e corpulento, com uma barba farta e ajeitada. Sua voz ressoante e mente gil impressionaram todos os que o conheceram. No sabia falar baixo (...). Quando saia do recinto onde tinha palestrado, parecia ficar durante algum tempo no ar, ressonando, o eco de sua voz (...). Era um homem fascinador das massas, condutor de homens, verdadeiro caudilho (...). Participou da Revoluo de 1893. Lder do partido Republicano Federalista.

Gumercindo Saraiva

Caudilho da fronteira. Assumiu uma posio de comando dos homens do campo, que tinham especial admirao pela coragem fsica, destreza com que dominava o cavalo e pela habilidade em manejar uma lmina. Foi mais estrategista do que combatente, considerado por alguns, o Napoleo dos Pampas.

Tornou-se a esperana da Revoluo Federalista, levando seus maragatos at o Paran, ameaando o governo do Presidente Floriano Peixoto.

Joo Antnio da Silveira


Fazendeiro e republicano convicto, participou das campanhas platinas, o que lhe rendeu grande prestgio em armas.Integrante da Guarda Nacional, exerceu o poder militar na fronteira e nas Misses, reunindo por sua liderana e carisma, grande fora na defesa da causa farrapa. Terminada a Revoluo, entra, ao lado do Imprio, nas lutas do Prata, contra Rosas, e participa, ativamente, da luta contra os paraguaios em Uruguaiana.

Firmino Paim Filho


Em 1923, quando inicia a revoluo maragata, Firmino Paim Filho, que era um dos maiores fazendeiros da regio nordeste do Estado e coronel da Guarda Nacional, organizada a Brigada provisria do Nordeste, com a qual deu permanente combate s tropas do revoltoso caudilho Felipe Portinho. Em 1924, por ocasio da Revolta dos Tenentes, novamente organiza uma coluna para enfrentar Lus Carlos Prestes, perseguindo-o pelo interior do Brasil.

Firmino de Paula
Grande fazendeiro, teve fundamental importncia na propaganda republicana. Era coronel da Guarda Nacional ao iniciar a Revoluo Federalista, comandando a 5 Brigada da Diviso Norte, sendo o principal adversrio em armas de Gumercindo Saraiva. Em 1923, chamado novamente pelo governo, organiza e comanda, com oitenta anos, a Brigada Provisria do Norte com a qual deu combate aos revoltosos maragatos.

Jos Antnio Flores da Cunha


Nasceu em Santana do Livramento.Conforme Arthur Ferreira Filho, teria sido o maior caudilho do moderno Rio Grande do Sul, se no o prejudicasse a cultura jurdica e literria. Aderiu Revoluo de 1923, pelo desejo de defender o Partido Republicano. Adquiriu fama de valentia por combater e vencer vrias vezes. Ficou conhecido por sua estratgia de guerrilha. Era homem do Pampa, impulsivo, violento, amvel, emotivo at as lgrimas, capaz de atrair e repelir, de fazer amigos dedicados e inimigos rancorosos.

Joca Tavares
Lder militar, fundador do Partido Federalista e um forte opositor do PRR. Participou de combates contra o governo castilhista, comandou as articulaes com os exilados e conquistou o apoio de caudilhos uruguaios para lutar na Revoluo Federalista.

Juca Tigre

Aparcio Saraiva, irmo de Gumercindo. (Morto em 1904)

Entre os caudilhos maragatos de 1893, no pode se esquecer o Coronel Jos Serafim de Castilhos, conhecido na paz e na guerra pelo apelido de Juca Tigre. Era um gacho de So Gabriel, violento na ao, mas acessvel aos sentimentos de generosidade.

1923 de Caudilhos a Coronis


Leonel Rocha
Pequeno agricultor e quase analfabeto, Leonel Rocha trabalhava de enxada em terras que no lhe pertenciam, o que o diferencia de todos os demais caudilhos gachos. Em 1923, rene uma coluna de quase mil homens, mantendo combate com a maior e melhor parte da coluna do General Firmino de Paula. Os fazendeiros o desprezavam, os roceiros viam nele um espelho de seus prprios sentimentos, um depositrio de suas insatisfaes, preconceitos e de suas vagas esperanas.

Vazulmiro Dutra
Cumpriu as etapas de um genuno caudilho, conforme escreve Loiva Otero Flix. Exercitou-se na vida econmica, foi estancieiro, assumiu papel poltico e adquiriu condio de chefe militar. Patriarca como o foram quase todos os caudilhos do Rio Grande do Sul, exerceu diversas funes pblicas. Participou da Revoluo de 1923, ao lado do Partido Republicano Rio-grandense, limitando sua ao regio de Palmeira das Misses.

Existem vrias tendncias da historiografia sobre a presena dos caudilhos no Rio Grande do Sul.

Moacyr Flores
No Brasil, o termo empregado pejorativamente, no sentido de que o poltico pretende se apossar do governo por golpe de fora e instalar um governo autoritrio.

Jlio Pimentel Pinto


O caudilhismo a representao de uma epopia do povo hispanoamericano para definir os rumos dos Estados que ento se formavam.

Moiss Velhinho
...pontos de parecena entre os tipos sociais do gacho riograndense e do platino existem, sem dvida, mas se restringe s peculiaridades decorrentes do mesmo sistema o pastoreio desenvolvido num cenrio semelhante. A histria do Rio Grande do Sul desconheceu inteiramente a figura do caudilho e do caudilhismo.

Honrio Lemes
(O Leo do Caver)
Sem grandes posses materiais e com pouca instruo, participou da Revoluo Federalista (1893-5), ao lado de Silveira Martins. Em 1923, voltou s armas, desta feita contra Borges de Medeiros, liderando os maragatos na regio oeste do Estado, tendo como base a Serra do Caver, que foi o santurio do caudilho, justamente apelidado O leo do Caver e tropeiro da liberdade. Em 1924, apoiou sublevao tenentista nos quartis do exrcito no interior do Rio Grande do Sul, entre eles, a da guarnio de Santo ngelo, liderada por Lus Carlos Prestes.

Tropeiro da Liberdade
Honrio Lemes em sua a poesia O Testamento escreveu a certa altura: Se pretendem me entregar a minha cortante espada podem dar ao camarada General Flores da Cunha que me pegou quase a unha e no quis me fazer nada. Em todos os partidos h homens bons e maus. Os bons so em maior nmero, mas os maus so mais audaciosos e por isso andam sempre na frente, sendo necessrio cortar-lhes a ao...

Felipe Portinho
Liberal ferrenho, em 1893, Felipe Portinho levanta armas contra Jlio de Castilhos, destacando-se no malogrado ataque cidade de Rio Grande. Em 1923, no mais morando no Estado, volta para o Rio Grande do Sul para lutar pela Revoluo na zona nordeste do Estado. Portinho nunca sofreu derrota campal, sendo considerado, por muitos, o mais capaz dos revolucionrios de 1923.

Joo Francisco
(Hiena do Cati)
Mantinha seu quartel-fortaleza no municpio de Quara, cuja finalidade era vigiar possveis invases revolucionrias, procedentes do Uruguai. Pertencia ao PRR, que obedecia chefia de Borges de Medeiros. Era conhecido pelo estribilho: Se Deus quiser, Joo Francisco e a mulher, detalhe que caracteriza o poder que exerceu sobre o sudoeste rio-grandense, durante 15 anos.

Bibliografia
Acervo do Memorial do Rio Grande do Sul Histria do Brasil, Vol. II. Bloch Editores Antigas Fazendas do Rio Grande do Sul Lourdes Noronha Pinto Histria Ilustrada do Rio Grande do Sul RBS Publicaes

Anda mungkin juga menyukai