Anda di halaman 1dari 15

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 1 de 15

Windows RE Como criar sua soluo de recuperao personalizada


maro 20, 2011Anderson T13 c omentrios Ol c leitor, aro Hoje dec esc idi rever sobre um assunto pouc c o onhec sobre esta ferramenta presente no ido Windows Vista, 7, Server 2008 e R2. O Windows Recovery Environment ou Windows RE. Para quem no o c onhee, o Windows RE um rec urso introduzido para ajudar no troubleshooting de problemas na inic ializao do Windows Vista, 7 e 2008. Problemas de boot, rec uperao do sistema, restaurao, diagnstic etc so algumas das o, . c teristic presentes neste ambiente baseado tambm no Windows PE (Pre installation arac as Environment). Uma c terisitic pouc c arc a o onhec pelos usurios finais possibilidade de se c ida ustomizar o Windows RE de tal forma que seja possvel o uso de ferramentas de terc eiros e princ ipalmente, em minha opinio c laro, personalizar uma soluo de rec uperao de desastres baseada em uma imagem .WIM. Todas as pessoas que possuem equipamentos fabric ados por grandes players c omo Dell, HP, Lenovo, etc j esto mais que ac . ostumados c a presena de midias de rec om uperao que permitem rec uperar seu sistema para o ponto de partida primeira inic ializao do equipamento. O que o leitor ac de c este mesmo tipo de soluo usando o Windows RE nativamente, har riar permitindo que voc utilize uma imagem c ustomizada e c apturada de seu equipamento no estado que definir ser o melhor? possvel meu c leitor e no algo extremamente c aro omplic ado. O que iremos prec para realizar este tipo de proc isar edimento? Um CD c ontendo o Windows PE + ImageX. Uma imagem c apturada (install.wim) c o ponto desejado e esc om olhido c omo sendo o estado de rec uperao. Uma partio disponvel ou Pendrive que possua espao sufic iente para c riarmos dois volumes (300MB + Tamanho da imagem) e armazenarmos o Windows RE e a imagem de rec uperao. Windows AIK instalado c no o tenha, pois, ser nec aso essrio para c riarmos a imagem do Windows PE + ImageX solic itada anteriormente. Para este artigo, irei utilizar uma instalao feita a pouc tempo c o ontendo o Servic Pac 1 e e k Internet Explorer 9 c omo danific ada e o arquivo original de instalao do Windows 7 c omo imagem de rec uperao install.wim. O propsito deste artigo permitir que voc faa a instalao do Windows 7 e/ou Windows Server 2008, faa todas as personalizaes nec essrias, c apture uma imagem c ustomizada e a utilize c omo rec urso de rec uperao para seu sistema c oc aso orra alguma falha.

http://athiago.wordpress.c om/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 2 de 15

Para saber como criar um disco do Windows PE e capturar uma imagem customizada com este disco, recomendo que leia este outro artigo Windows PE + ImageX Capturando e criando uma imagem personalizada do Windows 7 Presumindo que j tenha efetuado todos os passos do artigo anterior e tenha disponvel uma imagem customizada em um arquivo chamado install.wim, vamos comear a construir nossa prpria soluo de recuperao baseada no Windows RE. Neste artigo vou construir a soluo da seguinte forma: Windows 7 com Service Pack 1 e Internet Explorer 9 instalado no volume C: disco fsico. Imagem inicializvel do Windows RE no volume S: disco fsico. Imagem customizada de recuperao no volume R: disco fsico. Vamos comear a construir nossa soluo personalizada. Na imagem abaixo temos a estrutura de volume que irei utilizar C:, R: e S:.

Volume Sctructures Crie o diretrio S:\Recovery\WindowsRE para armazenarmos a imagem do Windows RE. Abra o Windows Explorer e exiba todos os arquivos ocultos e protegidos pelo sistema Mostrar pastas e arquivo ocultos e Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendado). Navegue at o diretrio C:\Windows\System32\Recovery e verifique se h um arquivo chamado WinRE.wim dentro deste local. Se houver, copie o arquivo para S:\Recovery\WindowsRE. Caso no houver o arquivo no diretrio anterior, navegue at o diretrio C:\Recovery\aaaaaaaabbbb-cccc-cccc-dddddddddddd onde aaaaaaaa-bbbb-cccc-cccc-dddddddddddd um conjunto alfanumrico particular de sua instalao do Windows que identifica qual o sistema a ser recuperado.

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 3 de 15

Inicialmente no ser possvel acessar o diretrio anterior j que o mesmo apresenta permisses apenas para a conta SYSTEM. Voc precisar se apropriar deste diretrio, recomendo que coloque como proprietrio o grupo Administradores. Se no souber como se apropriar de um diretrio, recomendo que leia este artigo da Microsoft: KB308421 Em seguida, adicione a permisso de leitura para seu usurio no diretrio C:\Recovery. Se houver alguma dvida quanto a visualizar, inserir e/ou alterar permisses em diretrio, recomendo que leia este artigo da Microsoft: KB308419 Abra o Prompt de Comando com privilgios elevados em seu sistema Executar como administrador. Execute o comando abaixo para verificar o status do Windows RE no sistema operacional: ReAgentC /Info Voc ir receber a seguinte sada:

ReAgentC /Info Output Na imagem anterior visualizamos as configuraes default e status do Windows RE para uma instalao do Windows 7. Copie o arquivo WinRE.wim que localizou em um dos diretrios anteriormente informados para S:\Recovery\WindowsRE. Agora vamos alterar o diretrio default a ser chamado o Windows RE para o novo local que definimos S:\Recovery\WindowsRE\WinRE.wim. Execute o comando abaixo para efetuar a parada do Windows RE, caso contrrio, no ser possvel efetuar os comandos seguintes:

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 4 de 15

ReAgentC /Disable Voc receber a seguinte sada no Prompt de Comando:

ReAgentC /Disable Output Perceba que aps o comando, o contedo do diretrio C:\Windows\System32\Recovery ou C:\Recovery deixar de existir. Este s existir caso o Windows RE esteja ativado. Agora altere o local default do arquivos WinRE.wim a ser solicitado pela nossa soluo de recuperao customizada. Execute o comando abaixo para efetuara modificao: ReAgentC /SetREImage /Path S:\Recovery\WindowsRE /Target C:\Windows /Bootkey 3e00 Voc receber a seguinte sada no Prompt de Comando:

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 5 de 15

ReAgentC Changes Acredito que o comando anterior seja quase auto explicativo, com exceo do ltimo switch e valor. Vamos entender o que acabamos de realizar: 1. 2. 3. 4. 5. 6. ReAgentC o utilitrio que permite manipularmos as opes do Windows RE. /SetREImage informa que desejamos alterar o local de localizao do Windows RE. /Path informa o novo caminho para a localizao do Windows RE. S:\Recovery\WindowsRE o novo local do Windows RE. /Target local da instalao que o Windows RE ir verificar e recuperar caso necessrio. C:\Windows diretrio de instalao do Windows alvo da recuperao feita pelo Windows RE quando acionado. 7. /Bootkey informa que ser reservada uma tecla pr difinida para ser utilizada no POST e acionar o Windows RE. 8. 3e00 (TRS E ZERO ZERO) define que podemos utilizar a tecla F4 para acionarmos o Windows RE no POST do equipamento. Ainda falando sobre o switch /Bootkey, podemos utilizar outras teclas com exceo as reservada F5 e F8. Na tabela abaixo temos os valores para que sejam definidas as teclas que desejar: Key Scan code F1 0x3b00 F2 0x3c00 F3 0x3d00 F4 0x3e00 F5 Do not use (reserved) F6 0x4000 F7 0x4100 F8 Do not use (reserved)

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 6 de 15

F9 F10 F11 F12

0x4300 0x4400 0x8500 0x8600

Feitas as modificaes anteriormente informadas, vamos agora definir a imagem (local do arquivo install.wim) que ser utilizada pelo Windows RE caso seja acionado. Use o comando a seguir para definirmos nossa imagem customizada: ReAgentC /SetOSImage /Path R: /Target C:\Windows Voc dever receber uma sada como a abaixo:

Set Windows RE Restore Image Neste momento vou mencionar apenas o switch e parametro novo do comando anterior. 1. /SetOSImage informa que desejamos definir uma imagem .WIM a ser utilizada pelo Windows RE no momento de recuperar o Windows 7. 2. R: o local onde est armazenada a imagem customizada install.wim. Excelente! Neste momento j possumos nossa soluo configurada de forma personalizada. Habilite novamente o Windows RE com o comando abaixo: ReAgentC /Enable Voc ir visualizar a sada abaixo no Prompt de Comando:

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 7 de 15

Windows RE Enable Verifique novamente como esto as configuraes do Windows RE executando o comando ReAgentC /Info. Voc deve receber como sada algo como mostrado na imagem a seguir:

Windows RE New Informations

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 8 de 15

Atente-se a imagem anterior e a primeira imagem onde verificamos o status do Windows RE. Se fizer uma comparao visualizar as modificaes efetuadas na imagem anterior fiz questo de destacar quais foram as alteraes na cor VERMELHA. Se desejar inserir uma barreira de segurana no volumes R: e S: criados, por exemplo, ocultar estes volumes dos usurios no Windows Explorer, remova a letra assinalada para cada um destes volumes. Clique em Iniciar e digite na caixa Pesquisar programas e arquivos a palavra Computador ou compmgmt.msc. Navegue at o continer Gerenciamento do Computador (Local) >Armazenamento > Gerenciamento de Disco. Ao lado direito, clique com o boto direito sobre o volume R: e escolha a opo Alterar letra da unidade e caminho. Na janela aberta clique no boto Remover, concorde com a mensagem informativa e depois em Ok. Repita os passos para o volume S:. Aps isso voc ter os volumes disponveis, porm, ocultos para o sistema operacional em modo usurio como podemos ver nas imagem abaixo:

Drive Letter Removed

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 9 de 15

Drive R: and S: Hidden Neste momento j podemos fazer uso de nossa soluo. Existem trs meios de ativarmos nosso ambiente de rec uperao c ustomizado: 1. Painel de Controle > Sistema e Segurana > Bac kup e Rec uperao > Rec uperar c onfiguraes do sistema ou seu Computador > Mtodos de rec uperao avanados > Reinstalar o Windows. 2. Pressionar a tec F8 no POST e selec la ionar Reparar seu Windows no topo das opes avanadas de inic ializao. 3. Pressionar a tec esc la olhida anteriormente no POST, em meu c a tec F4, para inic o aso la iar Windows RE. Vamos ver abaixo qual o ambiente exibido quando esc olhemos inic o Windows RE tanto pela iar opo Reparar seu Windows pressionando F8 quanto pressionando a tec esc la olhida ou diretamente dentro do Windows 7. Segue em sequnc as imagens do ambiente de rec ia uperao: Reinstalar o Windows

http://athiago.wordpress.c om/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 10 de 15

Reinstall Windows

Backup your Information

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 11 de 15

Restart and Start Windows 7 Restore Bootkey ou Reparar seu Windows

Advanced Boot Options

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 12 de 15

Windows Loading

Windows RE Loading

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 13 de 15

Windows RE Language and Keyboard Layout

Windows RE Windows Passwod Como podemos visualizar na imagem anterior, no processo de recuperao pelo Windows RE necessrio informar a senha de uma conta de usurio o Windows 7 para sua recuperao.

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 14 de 15

Windows RE New option Windows Reinstall Nova opo Reinstall Windows disponvel dentro do Windows RE c omo podemos ver na imagem anterior.

Windows RE Reinstall Information Message

http://athiago.wordpress.c om/

05/08/2011

BLOG do Anderson Thiago

Pgina 15 de 15

isso caro leitor! Como podemos verificar nas imagens anteriores, temos a possibilidade de utilizar uma nova opo no Windows RE para efetuarmos a reinstalao do Windows 7 com base em uma imagem customizada em um local pr determinado. importante mencionar tambm que este processo semelhante ao que efetuamos quando estamos atualizando uma instalao existem, ou seja, o disco no formatado e um diretrio Windows.old criado para armazenar a instalao antiga. Certamente o leitor desejar remover este diretrio Windows.old aps a recuperao. Se desejar efetuar esta remoo, leia este pequeno artigo da Microsoft para saber como efetuar isto utilizando o recurso de Limpeza de Disco: How Do I Remove The Windows Old Folder isso caro leitor! Espero que tenham gostado do contedo. At o prximo post

http://athiago.wordpress.com/

05/08/2011

Anda mungkin juga menyukai