Anda di halaman 1dari 10

Avaliao Motora Segundo a escala ASIA - Parte II : Membros Inferiores

Segmento L2
Flexores de Quadril (msculo iliopsoas)

Grau 3
Posio do paciente: Quadril em rotao neutra e com 15 graus de flexo de quadril e joelho. Posio do examinador: Apoiar as regies distais da coxa e da perna. IMPORTANTE: Ao examinar pacientes com leses agudas envolvendo a regio traco-lombar no deixe acontecer flexo alm de 90devido ao estresse ciftico que ocorre sobre a coluna lombar. Instrues para Paciente:"Levante o joelho em direo ao seu peito, tanto quanto possvel, tentando no arrastar o p na mesa. Ao: O paciente tenta flexionar o quadril at 90 de flexo.

Graus 4 e 5

Posio do paciente: Quadril em 90 de flexo, com o joelho relaxado. Posio examinador: Apie uma mo sobre a espinha ilaca ntero-superior do lado oposto e coloque a outra mo logo acima do joelho. Aplique presso em direo a extenso do quadril. Instrues para o paciente: "Segure o joelho nessa posio. No me deixe empurr-lo para baixo.

Ao: O paciente tenta resistir presso do examinador e manter o quadril flexionado a 90 .

Grau 2

Posio do paciente: Paciente com o quadril em rotao externa e 45 de flexo. O joelho flexionado a 90. (posio de gravidade eliminada) Posio examinador: Apenas apoiando a perna. Instrues para Paciente: "Tente trazer seu joelho para o lado", ou "Tente flexionar a coxa em direo ao lado do corpo. Ao: Paciente tenta mover a perna ao longo da ADM completa de flexo de quadril.

Graus 0 e 1
Posio do paciente: Mesma utilizada no grau 3. Posio examinador: Apoando a coxa para eliminar o atrito enquanto palpa os flexores do quadril distalmente espinha ilaca ntero-superior. Instrues para Paciente: Levante o seu joelho em direo ao seu peito, tanto quanto voc puder. Ao: O paciente tenta flexionar o quadril. OBSERVAO: Para Grau 1, o examinador palpa os flexores do quadril mais superficiais, ou seja: sartrio e reto femoral em vez do iliopsoas. A insero do iliopsoas muito

profunda para ser vista ou palpada. Ao examinar um paciente com leso traumtica aguda abaixo de T8, deve-se evitar que o quadril seja fletido passiva ou ativamente alm de 90 . A Flexo alm de 90 pode colocar estresse sobre a coluna lombar. Substituio Muscular Mais Comum de L2 Qualquer msculo do tronco que pode elevar ou rodar a pelve levando o examinador a pensar que os msculos flexores do quadril esto ativos. Isto pode incluir o reto abdominal, os msculos adutores, oblquos, ou o quadrado lombar. Com a palpao exata, instrues corretas ao paciente, e observao de qualquer movimento do tronco, esta substituio pode ser evitada.

Segmento L3
Extensores do joelho / Quadrceps

Grau 3
Posio do paciente: Quadril em rotao neutra, com 15 de flexo de quadril e 30 de flexo de joelho. Posio do Examinador: Passe o brao sob o joelho a ser testado e apie a mo sobre a coxa distal do paciente (como na figura). Isso faz com que o joelho a ser testado tenha uma flexo de aproximadamente 30 . Instrues para Paciente: "Estique seu joelho. Ao: O paciente tenta movimentar o joelho ao longo de toda a ADM.

Graus 4 e 5
Posio do paciente: A mesma utilizada no grau 3, exceto que agora o joelho estar em 15 de flexo.

Posio do Examinador: A mesma utilizada no teste grau 3. Segure a perna a ser testada prximo ao tornozelo. Instrues para Paciente: "Mantenha esta posio. No me deixe dobrar o joelho. Ao:O examinador exerce fora para baixo em direo a flexo do joelho, enquanto o paciente tenta manter o joelho em 15 graus de flexo.

Grau 2
Posio do paciente: Quadril em rotao externa e 45 de flexo, e o joelho flexionado a 90 . Posio do examinador: Apoiando a coxa e a perna distal Instrues para o Paciente: "Estique seu joelho. Ao: Paciente completa a ADM.

Graus 0 e 1
Posio do paciente: Colocar o paciente com o quadril em rotao neutra, com o quadril e joelho em 15 de flexo. Posio do examinador: Palpar o tendo patelar ou o ventre do msculo quadrceps Instrues para o Paciente:"Estique seu joelho." Nota: Uma forma alternativa de instruo ao paciente pedir que empurre a parte de trs do joelho para baixo em direo maca.Ao:O paciente tenta estender o joelho.

Segmento L4
Dorsiflexores de tornozelo / Tibial Anterior.

Grau 3
Posio do paciente: Quadril e joelho levemente flexionados. A mo pode ser colocada sob o joelho da perna testada para adicionar uma ligeira flexo. O tornozelo deve estar em flexo plantar. Posio do examinador: Ao lado do paciente apoiando a perna. Instrues para o Paciente:"Puxe os dedos dos ps para cima em direo a sua cabea, dobrando o tornozelo. Ao:O paciente tenta realizar a dorsiflexo do tornozelo atravs da ADM.

Graus 4 e 5

Posio do paciente: A mesma que o grau 3, exceto que o tornozelo inicia o teste em dorsiflexo completa. Posio do examinador: Na posio do teste grau 3, coloque a mo no dorso do p e aplique presso para baixo no sentido de forar a plantiflexo. Instrues para o Paciente: "Segure o tornozelo nesta posio. No deixe que eu empurre para baixo. Ao: O paciente tenta resistir e manter o tornozelo em dorsiflexo.

Grau 2
Posio do paciente: Quadril em rotao externa e 45 de abduo. Joelho flexionado, e o tornozelo em flexo plantar. Posio do examinador: Apoiando a perna. Instruo para o Paciente:"Levante os dedos para cima em direo cabea, puxando tambm o tornozelo. Ao: O paciente completa a ADM de dorsiflexo do tornozelo.

Graus 0 e 1
Posio do paciente: Quadril em rotao neutra, com extenso de joelho e tornozelo em ligeira plantiflexo. Posio examinador: Palpar o ventre ou tendo do msculo tibial anterior. Instrues para Paciente:"Traga seus dedos do p para cima em direo a sua cabea, deixando dobrar o tornozelo. Ao: O paciente tenta dorsifletir o tornozelo. Substituio Muscular mais Comum de L4A dorsiflexo do tornozelo pode ser simulada pelos extensores dos ps, o extensor longo do hlux particularmente. A estabilizao correta e a observao junto com a instruo apropriada e palpao podem evitar essa substituio.

Segmento L5

Extensores do Hlux / Extensor longo do Hlux

Grau 3
Posio do paciente: Quadril em rotao neutra, com o joelho totalmente estendido. Posio do examinador: Ao lado do paciente. Apoiando o p. Instrues para o Paciente: "Levante o seu dedo para cima em direo ao seu joelho. Ao: O paciente tenta mover o dedo do p ao longo da ADM.

Graus 4 e 5
Posio do paciente: O mesmo que o grau 3, exceto que o hlux est totalmente estendido. Posio do examinador: Ao lado do paciente. Coloque o polegar sobre a falange distal do Hlux e aplique presso para baixo.Instrues para o Paciente:"Mantenha o seu dedo para cima. No me deixe empurr-lo para baixo. Ao: O paciente tenta resistir ao examinador e manter o Hlux em extenso completa.

Grau 2
Posio do paciente: Quadril em rotao externa, com 45 de abduo, e joelho flexionado. O dedo do p e o tornozelo esto em posio neutra.Posio examinador: Apoiando a perna. Instrues para o Paciente: "Levante o dedo para cima em direo ao joelho. Ao: O paciente tenta estender o Hlux em toda a ADM.

Graus 0 e 1
Posio do paciente: A mesma utilizada no teste para o grau 3. Posio do examinador: Palpando o tendo do extensor longo do Hlux. Instrues para o Paciente: "Levante o dedo do p em direo ao seu joelho. Ao: O paciente tenta estender o hlux. Substituio Muscular Mais Comum de L5 Extenso do hlux pode ser facilitada pela flexo plantar. Este um tipo de tenodese e pode ser evitada pela estabilizao adequada para eliminar o movimento do tornozelo. Outra possvel substituio para o L5 pode acontecer se o paciente flexionar ativamente o hlux e depois relaxar. O relaxamento passivo em uma posio neutra pode ser confundido com a extenso ativa.

Segmento S1
| gastrocnmio, sleo

plantiflexores do tornozelo

Grau 3
Nota:A testagem para os graus 3-5 dos msculos inervados por S1 diferente do

que est padronizado. Esta adaptao necessria para se examinar o paciente em supino. Posio do paciente: Quadril em rotao neutra e 45 de flexo, com o joelho totalmente flexionado e o tornozelo em dorsiflexo completa.

Posio do Examinador: Coloque uma mo atrs do joelho para ajudar na estabilizao da perna. A outra mo posicionada sob a planta do p, empurrando o p em dorsiflexo. O calcanhar permanece em repouso sobre a maca. Instrues ao Paciente: "Empurre seu p para baixo, apertando a minha mo e levante o seu calcanhar da maca. Ao:O paciente empurra para baixo a parte dianteira do p contra a mo do examinador e levanta o calcanhar da maca, atravs da ADM de flexo plantar.

Graus 4 e 5
Posio do paciente: Quadril em rotao neutra, joelho em extenso completa e tornozelo em flexo plantar completa. Posio do Examinador: Segure a perna com uma mo e com a outra aplique fora na direo da dorsiflexo. Instrues para o paciente: "Segure seu p apontado para baixo. No me deixe empurr-lo para cima. Ao:O paciente tenta resistir ao examinador, mantendo o tornozelo em flexo plantar completa.

Graus 0, 1, e 2

Posio do Paciente Manter o quadril em rotao externa e em 45 de flexo. O joelho tambm deve estar fletido. Posio do Examinador: Palpar o ventre muscular do gastrocnmio ou o tendo de Aquiles, ou observar o ventre muscular em busca de sinais de movimento. Instrues para Paciente: "Aponte os dedos do p para baixo como uma bailarina. Ao: O paciente tenta mover o p em toda a ADM de flexo plantar. Fonte: http://fisioterapiahumberto.blogspot.pt/search?updated-min=2012-01-01T00:00:0002:00&updated-max=2013-01-01T00:00:00-02:00&max-results=10 Colocar diagrama dos mitomos e nervos

Anda mungkin juga menyukai