Anda di halaman 1dari 28

HISTRIA DO REVESTIMENTO DE PAPEL E CARTO NO BRASIL

O papel couch, que significa camada em francs, foi inventado em 1860 e no mercado grfico utilizado por sua alta qualidade de reproduo, principalmente em folhetos, revistas, cartazes, livros de arte e uma infinidade de outros materiais que exigem qualidade de impresso.

As primeiras empresas na produo de papel couch no Brasil surgiram no final da dcada de 60 / incio dos anos 70 e entre elas podemos citar a Klabin, Suzano, Simo (atual VCP) e Pirahy (atual Schweitzer-Mauduit).

CONSUMO DE PAPEL COUCH NO BRASIL (2005 2007)


500.000 450.000 400.000 350.000 300.000 250.000 200.000 150.000 100.000 50.000 0 CONSUMO (t) PROD.NAC.(t) IMPORTADO (t) 2005 2006 2007

Podemos ento perceber que o consumo per capita de papel couch de 2,2 kg por habitante, um valor muito baixo quando comparado com as naes mais desenvolvidas e isto pode querer dizer que ste mercado dever crescer muito nos prximos anos.

Podemos definir o couch como um papel base, podendo ser um offset, que recebe uma camada de revestimento, em cuja composio temos caulim, carbonato de clcio, ltex e alguns aditivos. A funo deste revestimento tornar a superfcie deste papel a mais apropriada possvel para reproduzir da melhor maneira um original.

Podemos ter dois tipos de papel couch:

brilhante

matte

A diferena entre o brilhante e o matte depender da formulao de tinta (principalmente da combinao dos pigmentos) e do acabamento (calandragem).

Poderemos produzir os papis couch de duas maneiras:

on machine: o papel couch produzido atravs da aplicao de tinta nas aplicadoras que so incorporadas mquina de papel.

off machine: o papel couch produzido revestimento, que fica fora da mquina de papel.

numa

mquina

de

Podemos citar como produtos revestidos:

papel couch L1 brilhante papel revestido com uma camada de tinta em apenas um dos lados, sendo indicado para trabalhos que necessitem de alta qualidade de impresso em apenas uma das faces como, por exemplo, etiquetas, rtulos, peas promocionais.

papel couch L2 brilhante papel revestido com uma camada de tinta em ambas as faces, sendo recomendado para trabalhos em que se pretende excelente qualidade de impresso, como, por exemplo, capas de livros, revistas, catlogos, encartes promocionais e artsticos.

papel couch L2 matte produzido com uma camada de tinta (com formulao especial para inibir o brilho) em ambas as faces, sendo recomendado para trabalhos em que se pretende excelente contraste e alto brilho de impresso. Por oferecer alta opacidade utilizado principalmente em livros, revistas, postais, catlogos, encartes promocionais e artsticos, relatrios, diplomas e gravuras.

carto duplex: a base constituda de uma face superior denominada de forro e outra inferior chamada de suporte. Normalmente aplicam-se camadas de tinta pr e outra de tinta top (que juntas totalizam +/- 25 g/m). O suporte pode receber aplicaes especiais como barreiras gordura, umidade, etc. Indicado para embalagens de produtos alimenticios, higiene e limpeza.

carto triplex: a base constituda de uma camada superior denominada de forro, a intermediria que o miolo e a inferior chamada de suporte. Como no carto duplex, recebe duas aplicaes de tinta (pr e top) com +/25 g/m. Indicado para embalagens de produtos alimentcios, higiene pessoal, servios editoriais, etc.

DADOS SBRE PAPELCARTO NO BRASIL (EM 1000 t)

ANO PRODUO IMPORTAO

2002 559 31

2003 568 39

2004 583 41

2005 596 33

2006 619 39

EXPORTAO CONSUMO APARENTE CONSUMO PER CAPITA (kg) FONTE: BRACELPA

100 490 2,8

188 419 2,4

168 456 2,5

207 422 2,3

206 452 2,4

Normalmente os cartes revestidos so produzidos on machine, recebendo duas a trs camadas de tinta. A combinao das aplicadoras pode ser:

barra / faca de ar / lmina (rod / air knife / blade)

barra / lmina (rod / blade)

faca de ar / lmina (air knife / blade)

lmina / lmina (blade / blade)

PAPIS REVESTIDOS ESPECIAIS

Entre os papis revestidos denominados especiais, podemos citar como os principais:

papis autocopiativos

papis trmicos

papis base para siliconizao

PAPIS AUTOCOPIATIVOS Papis autocopiativos so utilizados para notas fiscais, bobinas de PDV para cartes de crdito, cia. de seguro sade, etc. Os papis autocopiativos podem ser:

- coating back (CB) chamada primeira via: possui revestimento no verso com microcpsulas contendo corantes.

- coating front and back (CFB) chamada de via intermediria: possui revestimento nos dois lados do papel sendo um lado com microcpsulas e o outro com o revelador. Dependendo do formulrio poderemos ter at 4 vias CFB.

- coating front (CF) chamada de ltima via: possui no seu revestimento um revelador para os corantes contidos nas microcpsulas.

PAPIS TRMICOS Os papis trmicos podem ser definidos como papis reativos, sensveis ao calor, que recebem tratamento superficial com corantes e reagentes qumicos.

Os papis trmicos podem ter pequenas alteraes na sua composio para atender s necessidades de mercados especficos.

- papis trmicos so utilizados para aparelhos de fax, extrato bancrio, comprovantes de carto de crdito, cupom de pedgio, etc.

PAPIS PARA SILICONIZAO

So papis revestidos produzidos com receitas especiais visando sua utilizao como liner para a produo de etiquetas, onde recebem aplicao de silicone e adesivo para junto com o papel frontal formarem o papel auto-adesivo. A camada de tinta aplicada no deve permitir a absoro pelo papel de grande quantidade de silicone.

PAPEL BASE

Importncia fundamental na fabricao do papel couch deve ser atribuda ao papel base. Podemos considerar como caractersticas essenciais:

uniformidade de gramatura e espessura

boa formao

porosidade: caracterstica importante medida pelo aparelho Gurley umidade dentro dos padres estabelecidos

colagem: cobb teste dentro de valores pr-estabelecidos

resistncia superficial que poder ser especificada atravs do teste de ceras Dennison ou pelo de arrancamento seco no aparelho IGT.

iseno de furos

iseno de manchas / pintas

cor / tonalidade homognea

bobinas com poucas emendas e laterais bem refiladas (no caso da fabricao do papel

couch ser off machine)

isento de dupla face (two-sideness)

MQUINAS DE REVESTIMENTO:

METERING ROD - METERING BAR (BARRA MEDIDORA)

um dispositivo usado para revestir papel e carto, geralmente instalados on machine, que consiste essencialmente de um rolo aplicador, que apanha a tinta de uma calha, transferindo-a para o papel. A rotao do rolo pode ser invertida e variada em relao ao papel. O excesso da tinta aplicada raspado pela barra, que nada mais do que uma barra de ao de pequeno dimetro (na grande maioria de 10 mm), cromado, cuja rotao tambm pode ser invertida ou variada. O excesso de da tinta cai novamente na calha. Normalmente se trabalha com uma barra lisa. Quando o desejo de se aumentar a camada aplicada de revestimento, empregase uma barra ranhurada. Estas aplicadoras permitem aplicar de 5 a 12 g/m, com um ter de slidos que pode variar de 55 a 65%.

AIR KNIFE (FACA DE AR)

um dispositivo usado para revestimento de papel, cujo nome literalmente significa faca ou lmina de ar. Consiste essencialmente de um rolo aplicador que retira tinta de uma calha, transferindo-a para o papel. A rotao deste rolo pode ser normalmente invertida e variada. Ao sair do rolo aplicador, o papel abraa um rolo suporte, contra o qual est colocado o dispositivo de soprar o ar em toda a largura da folha. O jato de ar espalha tinta e tira o excesso que cai novamente na calha. O segredo para se trabalhar com esta aplicadora ter de slidos de no mximo 45% e viscosidade baixa. Normalmente pode-se obter aplicao de revestimento de at 30 g/m. Na parte de secagem temos inicialmente infravermelho para imobilizao da tinta, estufas de ar quente e cilindros secadores.

BLADE (LMINA)

Consiste em aplicao de uma camada de tinta atravs de um rolo aplicador e retirada do excesso por uma lmina de ao de alta preciso. Pode-se ter 2 sistemas de lminas: a rgida denominada stiff blade onde as aplicaes giram em torno de 5 a 10 g/m e a flexvel denominada bent blade, normalmente a mais utilizada, cujas aplicaes so da ordem de 13 a 18 g/m. O que determina a quantidade de tinta aplicada a espessura da lmina, que varia de 0,305 a 0,508 mm. ste processo trabalha com teres de slidos de 60 a 68% e a velocidades que hoje ultrapassam os 1500 m/min.

Fonte Metso

TWIN GRAVURE ROLL

Destinado para aplicaes pigmentrias ou para papis especiais como autocopiativos e trmicos. Possui capacidade de maior controle do peso do revestimento e uniformidade de aplicao, fator que possibilita melhor printabilidade.

A transferncia da tinta se d atravs das clulas gravadas nos rolos metlicos, que por sua vez transferem aos rolos de borracha e estes ao papel.

CURTAIN COATER (CORTINA)

ste tipo de aplicadora apresenta excelente cobertura do revestimento devido ao baixo impacto. Tem uma tecnologia voltada principalmente para a produo dos papis autocopiativos, trmicos e fotogrficos. Oferece uma srie de vantagens com relao a outras tecnologias de revestimento:

A camada de revestimento medida sem contato com o papel.

O revestimento aplicado por fluxo volumtrico e no necessrio nenhum dispositivo nivelador.

O filme aplicado no apresenta rachaduras. Reduo do custo de revestimento em funo do maior poder de cobertura.

Um perfeito contorno do revestimento obtido.

Desvantagens:

No indicado para baixas velocidades

Necessita de controle rigoroso da reologia

Lisura inferior de uma aplicadora blade

Foto Basf 2006

Foto Metso

COMPOSIO DE UMA TINTA DE REVESTIMENTO Uma tinta de revestimento dever ter uma formulao que atenda as caractersticas para a finalidade a qual o papel ser exigido durante a impresso. De qualquer maneira a tinta dever se comportar bem na mquina aplicadora e para que isto acontea dever estar apropriada para o tipo de aplicao. A condio ideal de uma tinta a de que possua boa reologia e reteno de gua.

PIGMENTOS

- Caulim coloidal

- Caulim delaminado

- Caulim calcinado

- Carbonato de clcio natural (GCC)

- Carbonato de clcio precipitado (PCC)

- Mesclas de carbonato natural + precipitado

- Pigmento plstico

- Dixido de titnio

Os pigmentos participam com 80 85% da composio de uma tinta e tem como funo melhorar a superfcie do papel possundo propriedade ticas tais como: alvura / brancura, opacidade, cor e brilho.

CAULIM

O caulim um minrio argiloso branco e comeou a ser explorado h mais de 3000 anos na China. A palavra caulim tem origem na expresso kauling, que na lngua chinesa significa colina alta. Foi descoberto na regio montanhosa de Jauchau Fu, provncia de Jiangxi. Por ste motivo em vrias partes do mundo o caulim conhecido como China clay (argila da China).

O Brasil possui a segunda maior reserva de caulim e tornou-se o maior fornecedor de caulim beneficiado para revestimento de papel no mundo.

MINA DE CAULIM AMAZON

Composio: AlO 2SiO 2HO

- Alumina: 39,8%

- Slica: 46,3%

- gua: 13,9%

O caulim utilizado nas formulaes de revestimento porque oferece:

- brilho

- baixo custo

- receptividade da tinta

- qualidade de impresso

- inerte

- no txico

No Brasil o caulim para revestimento mais utilizado o Amazon, cuja especificao :

- 96% das partculas < 2 m

- Alvura Tappi: 88%

- Slidos: 73%

- pH: 7,5 - 8,5

- Viscosidade Brookfield: 300 mpa.s 100 rpm 25 C

Caulins delaminados so definidos pelo desplacamento de partculas lamelares de caulinita, que se apresentam na forma de micro-sanduches. A delaminao capaz de transformar os agregados do caulim em vrias placas de pequena espessura e de grande dimetro, fazendo com que melhore a capacidade de cobertura do papel carto revestido, sendo estas condies ideais para o revestimento de papis de baixa gramatura, como os light weight coated (LWC) e tambm para aqueles cuja formao deficiente e se deseja uma melhor apresentao.

Tambm atravs da delaminao se obtm um produto de melhor alvura. Usualmente o caulim delaminado misturado com caulins que possuem partculas em maior porcentagem abaixo de 2m ou mesmo com carbonatos de clcio naturais ou precipitados para aumentar a qualidade do revestimento.

Temos tambm os caulins modificados por tratamento trmico (calcinao). Podemos ter o caulim parcialmente calcinado, que obtido entre 650 700 C e o de calcinao completa entre 1000 1050 C. Em ambos os casos a adio dos mesmos em uma receita de tinta, provoca um aumento de opacidade e melhora a absoro da tinta de impresso. Por causar aumento de viscosidade, sua utilizao no preparo de tinta est limitado a menos de 30% da composio pigmentria.

Do caulim consumido no mundo temos:

- 45% na indstria de papel, sendo:

- 32% para revestimento (coated paper)

- 13% para carga (uncoated paper)

Reservas mundiais:

14.200.000.000 t

EUA: 8.300.000.000 t

Brasil: 4.000.000.000 t

CARBONATO DE CLCIO

O carbonato de clcio utilizado na indstria vem em sua forma minerolgica da calcita.

Tipos de carbonato de clcio:

- GCC (Ground Calcium Carbonate): carbonato de clcio natural

- PCC (Precipitated Calcium Carboneted): carbonato de clcio precipitado

PCC MORFOLOGIA CRISTALINA: ARAGONTICO

PCC MORFOLOGIA CRISTALINA: ESCALENODRICO

FORMA MAIS UTILIZADA NO MUNDO: MELHOR BULK E OPACIDADE

PCC MORFOLOGIA CRISTALINA: ROMBODRICO

Composio: CaCO

O carbonato de clcio natural obtido atravs de um processo mecnico.

MOAGEM SECO

MOAGEM MIDO CENTRIFUGAO

PENEIRAMENTO FLOTAO

O carbonato de clcio precipitado obtido atravs de um processo qumico.

O consumo do carbonato natural teve um grande crescimento nos ltimos 25 anos, no s no Brasil mas tambm em todo o mundo.

O carbonato de clcio natural possui as seguintes propriedades:

aumenta alvura / brancura

melhora a receptividade da tinta de impresso.

aumenta a porosidade

boa reologia

melhora a resistncia a seco e a mido.

apresenta excelente runnability nas mquinas aplicadoras.

obtm-se preparaes de tintas com maior ter de slidos, o que proporciona maior lisura do papel carto revestido e menor consumo de energia para a secagem.

possibilidade de receber o pigmento slurry, o que garante uma qualidade uniforme e preparaes mais rpidas.

Carbonato de clcio natural 60

Especificao:

60% das partculas < 2 m

ter de slidos: 75%

pH: 9,0

densidade: 1,84 g/cm

Carbonato de clcio natural 90

Especificaes:

90% das partculas < 2 m

ter de slidos: 75%

pH: 9,0

densidade: 1,84 g/cm

DIXIDO DE TITNIO

O mercado mundial de dixido de titnio movimenta 4,7 milhes de toneladas / ano sendo que grande parte utilizado nas formulaes das tintas imobilirias.

- 1.200.000 t na Amrica do Norte

- 1.690.000 t na Europa

- 1.500.000 t na sia

- 320.000 t na Amrica Latina

No Brasil temos um consumo de 120.000 t e o setor de papel s consome 6% deste total, em virtude da utilizao de outros pigmentos minerais nas composies de papel e nas formulaes das tintas de revestimento.

Composio: TiO

O TiO utilizado em papis que exigem principalmente alta alvura e opacidade.

Pode ser fabricado em duas diferentes estruturas cristalinas: anatase e rutilo.

O anatase relete mais a luz UV do que o rutilo e isto faz com que quando utilizado pode-se colocar uma quantidade menor de alvejante tico para se obter valores mais elevados de alvura.

O rutilo tem um ndice de refrao maior do que o anatase e consequentemente pode-se obter uma melhor cobertura quando do revestimento principalmente de cartes.

Caractersticas:

- aumenta a alvura e a opacidade devido ao seu alto ndice de refrao.

- alto custo.

PIGMENTO PLSTICO

So esferas de poliestireno em emulso aquosa com slidos de 25 50%.

Propriedades:

- pigmento de baixo peso especifico (aumenta o poder de cobertura).

Caracteristicas:

- brilho

- alto custo

LIGANTES

O principal ligante utilizado numa formulao de revestimento o ltex, que pode ser definido como uma disperso de pequenas partculas esfricas em gua, estabilizadas pela fora de repulso entre elas.

O tamanho pode variar de 200 10.000 .

Tem como funo principal formar um filme contnuo, ligando as partculas dos pigmentos entre s e tambm os outros componentes da tinta de revestimento ao papel base.

A % de ligante em relao aos pigmentos, varia de 8 a 18%, dependendo da utilizao do papel que se est produzindo.

Numa impresso em flexografia e rotogravura o nvel de ligante pode ser mais baixo e em contrapartida uma impresso offset exige uma maior quantidade.

Os ltices podem ser:

- estireno-butadieno

- acetatos de vinila (PVac)

- acrlicos

- estireno-acrlicos

Razes para se utilizar um ligante:

- adesividade (pigmento / pigmento; pigmento / base)

- receptividade de tinta

- controle de absoro: tinta, verniz, gua e cola

- brilho

- controle de insolubilizao

- resistncia a dobra

A escolha de um ligante depender:

Demanda de ligante pelo pigmento a ser utilizado

Poder de adesividade de cada ligante

Tipo de mquina aplicadora, velocidade, capacidade de secagem, e condies de

calandragem

Propriedades do papel base

Caractersticas desejadas do coating e do produto final (ticas e de impresso)

Ordem econmica

Propriedades gerais:

Lquido branco

Praticamente inodoro

Lquido de baixa viscosidade

Possui slidos maiores do que outros ligantes (50%)

Dimenso de uma partcula de ltex:

1 ml de disperso contm 300.000.000.000 de partculas

1 partcula contm de 1 30.000 macromolculas

1 macromolcula contm 100 3.000.000 unidades monomricas

COLIGANTES

Os coligantes so produtos adicionados a uma tinta de revestimento para se obter determinadas caractersticas, como:

- reteno de gua

- espessamento

- ativao do alvejante tico

- controle das propriedades reolgicas

Os coligantes podem ser:

- naturais

- sintticos

COLIGANTES NATURAIS:

AMIDO

um carbohidrato sintetizado nas plantas. Temos o amido de milho, trigo, batata.

tipos de amido:

- hidrolizado

- oxidado

- esterificado

- catinico

Caractersticas:

- custo baixo

- bom espessante

- bom retentor de gua

- preparo com baixo ter de slidos.

- pouca resistncia mido

- precisa de cozimento

- fcil contaminao por bactrias.

PROTENA DE SOJA

Podemos definir a protena de soja como um polmero natural derivado de gros de soja e modificado para se obter algumas propriedades no revestimento do papelcarto.

Possui alto peso molecular e destinado ao uso principalmente como agente de reteno de gua e modificador de reologia.

Pode substituir o coligante sinttico e algumas partes de ltex.

Caractersticas:

rigidez

boa reteno de gua

boa adesividade

viscosidade instvel

alto custo

3.2 - COLIGANTES SINTTICOS

- carboximetil celulose (CMC)

- lcool polivinlico (PVOH)

- espessante sinttico

CARBOXIMETIL CELULOSE (CMC)

um polmero de natureza aninica derivado da celulose, solvel em gua fria ou quente, sendo utilizado como:

- ativador do alvejante tico

- espessante

- retentor de gua

- dispersante

Estas propriedades fazem do CMC um polmero verstil para aplicao nas formulaes de tintas de revestimento.

Sua adio nas formulaes de tinta pode ser feita atravs de um cozimento de at 10% de concentrao ou adicionado em p.

LCOOL POLIVINLICO (PVOH)

o nome comum dado ao acetato de polivinila hidrolizado. utilizado como:

- coligante para aumentar a resistncia superficial.

- ativador do alvejante tico.

- retentor de gua

Possui alto poder ligante e normalmente o seu preparo feito com cozimento at 90 C. Hoje j temos no mercado fornecimento de lcool polivinlico a 10 e 20% de concentrao, o que facilita a sua utilizao.

O lcool polivinlico altamente utilizado, pois suas caractersticas oferecem um filme com boa resistncia, possuindo propriedades de barreira leo, graxa e gua.

ESPESSANTE SINTTICO

um coligante acrlico com excelente poder de espessamento utilizado nas formulaes de tinta. Sua combinao com ligantes proporciona reteno de gua, viscosidade e reologia, contribundo para as caractersticas ticas do papel.

Poder atuar em conjunto com CMC e PVOH.

ADITIVOS

Biocidas

Insolubilizantes

Lubrificantes

Alvejantes ticos / matizantes

Antiespumantes

Soda (corretor pH)

Biocidas

Muitos pigmentos, ligantes naturais ou sintticos e aditivos para revestimento, necessitam do uso de biocidas para prevenir a degradao por fungos e bactrias.

Insolubilizantes

So produtos utilizados nas formulaes de tinta para revestimento que promovem a melhora das propriedades superficiais do papelcarto aumentando a resistncia mido e otimizando as caractersticas de printabilidade.

As resinas mais utilizadas atualmente so base de zircnio hidroxilado e podem ser derivadas de amnea ou potssio. Possuem compatibilidade com todos os tipos de ligantes e coligantes tais como: ltex, CMC, PVOH, amido, etc.

O efeito do aumento da resistncia mido obtido logo aps a secagem do papelcarto.

Lubrificantes

So aditivos especiais de revestimento usados para melhorar e otimizar as propriedades de acabamento do papelcarto revestido, evitando o p, tanto no processo de rebobinamento e corte, como quando da utilizao na grfica.

Tipos de lubrificantes:

- estearato de clcio

- emulses de polietileno

- flocos de polietilenoglicol

- ceras de parafina

O mais utilizado o estearato de clcio, que est h pelo menos 40 anos no mercado.

Dosagem usual: 0,7 - 1,0 parte sbre o pigmento seco.

Alvejantes ticos

Os alvejantes ticos utilizados para revestimento so derivados do cido diaminoestilbeno-hexasulfnico.

So utilizados para melhorar a alvura.

Dosagem:

0,5 4% sbre o pigmento seco

O efeito do alvejante tico maior na presena de PVOH, CMC ou amido.

Matizantes

Normalmente uma preparao pigmentria combina azul com violeta. So usados para papelcarto quando da exigncia de caractersticas de solidez, como nas formulaes de revestimento.

Antiespumantes

Formulaes de tinta tendem a formar espuma durante a sua preparao ou formam espuma pela recirculao atravs dos tanques e bombas.

Tintas com baixo ter de slidos e baixa viscosidade tendem a formar mais espuma do que as tintas com maior ter de slidos e viscosidade mais alta.

Tipos de antiespumantes:

- silicones

- poliglicis

- base ester

- misturas especiais

- leos minerais

Um bom antiespumante apresenta as seguintes caractersticas:

- solubiliza em gua formando emulso estvel

- apresenta alta eficincia, mesmo em baixas concentraes.

- efeito residual prolongado

- no causa efeitos negativos ao filme de tinta

Normalmente uma dosagem ideal deve ser determinada em ensaios prvios para cada caso especfico.

Ajuste do pH

As preparaes de tinta normalmente so ajustadas para um pH de 8,5 9,0.

O ajuste do pH importante, pois alguns aditivos como a resina de resistncia mido (base zircnio), tem sua ao mais eficaz, quando o pH atinge um valor prximo a 9,0 e tambm porque ajuda a acelerar a secagem das tintas de impresso.

Dosagem:

Utilizamos a soda que deve ser dosada diluda a uma concentrao de +/10%, para evitar o empelotamento da tinta.

PREPARO DA TINTA

Os componentes de uma tinta devem ser adicionados em um tanque de preparo, seguindo uma ordem pr-determinada.

Deve-se adicionar ao tanque de preparo inicialmente os pigmentos e na sequncia o ltex, coligante e os aditivos.

ste tanque deve possuir agitao suficiente para homogeneizar os produtos dosados, que obrigatriamente devero passar por uma peneira vibratria ou filtro para eliminar as impurezas contidas.

A tinta deve ser preparada tomando-se o cuidado para que a mesma possa atender s exigncias da mquina aplicadora, para que se possa obter o melhor resultado em termos de qualidade de revestimento.

Assim, como um exemplo, uma tinta para uma aplicadora blade poder ter uma formulao igual de uma tinta para uma aplicadora air knife, porm conhecendo-se as exigncias do equipamento, os slidos e a viscosidade devero ser ajustados.

Aps o preparo de tinta, deveremos analisar:

- ter de slidos

- viscosidade

- pH

- reteno de gua

- densidade

RETENO DE GUA

Denomina-se reteno de gua, a capacidade que uma tinta tem de reter a fase aquosa, com as partes de ligantes e aditivos, frente ao poder de absoro do papel / carto. A cesso de gua ao suporte influi sbre a capacidade de aplicao de tinta e o resultado do revestimento.

A reteno de gua aumenta:

- com alta % de slidos: sempre que se aumentam os slidos a reteno melhora e proporcionalmente a reologia piora.

- com a quantidade de ligante hidrfilo ou com a adio de copolmeros ricos em grupos carboxlicos de alto poder molecular.

A reteno de gua diminui:

- com baixa % de slidos

- com temperaturas elevadas: ocorre a reduo das foras de atrao entre as molculas

de gua e os grupos funcionais dos coligantes e espessantes.

REOLOGIA

o estudo do escoamento e deformao da matria, ou resumidamente a reologia o estudo do comportamento da fluidez.

A reologia em uma tinta de revestimento tem uma grande importncia, porque determina a qualidade do papel revestido em termos de printabilidade, propriedades ticas e maquinabilidade.

A reologia pode ser classificada como newtoniana, dilatante, pseudoplstica ou tixotrpica.

- NEWTONIANA: a viscosidade igual independente da taxa de cisalhamento na qual medido, numa determinada temperatura.

- DILATANTE: a viscosidade aumenta com maior taxa de cisalhamento.

VISCOSIDADE VISCOSIDADE

CISALHAMENTO

CISALHAMENTO

NEWTONIANA

DILATANTE

- PSEUDOPLSTICA: a viscosidade decresce com o aumento da taxa de cisalhamento.

- TIXOTRPICA: a viscosidade decresce com o tempo e com cisalhamento constante.

VI SC O SI DA DE

V I SC OS I DAD E

C I SA LH AM E NT O

C I SA LH A M E N TO

PS EU D OPL S TI CA

T I X OT RPI CA

E xistem alguns conceitos bsicos e terminologias especficas que so usados em se tratando de medidas reolgicas:

Viscosidade o termo comumente conhecido que descreve as propriedades de escoamento de um fludo, ou seja, o atrito das camadas internas que geram uma resistncia fluidez.

Fluxo quando se aplica uma fora de cisalhamento em um lquido, ste origina uma deformao que se denomina fluxo.

Tenso de cisalhamento a quantidade de fora aplicada em uma determinada rea do fludo. A fora cisalhante aplicada em uma determinada rea de um fludo em contato com um plano estacionrio denominada tenso de cisalhamento.

Secagem do papelcarto

A secagem de uma mquina de revestimento, normalmente constituda de:

- infravermelho (secagem por irradiao)

- ar quente das capotas (secagem por conveco)

- cilindros secadores (secagem por conduo)

Deve-se utilizar o infravermelho logo aps a aplicao da camada de coating, independentemente do tipo de aplicadora, para alcanar o ponto de imobilizao da tinta e evitar a migrao do ligante, evitando-se com isto a marmorizao (defeito que ocorre durante a impresso do papelcarto). O infravermelho alm de sua importncia para a qualidade final do papelcarto revestido ir facilitar a secagem nas capotas e cilindros secadores.

Calandragem

A calandra efetua uma ao mecnica sbre a folha de papel que recebeu um revestimento, atuando por meio de compresso ou frico, sendo sua principal funo melhorar as condies superficiais como lisura e brilho. Podemos classificar as calandras da seguinte maneira: - Calandra simples - Soft Calandra - Supercalandra

A calandra simples utilizada on machine e serve principalmente na fabricao de carto, quando revestimos s um lado, e o desejo de uma atuao suave para que no haja perda de rigidez. Normalmente possue de 1 a 4 nips.

A Soft Calandra surgiu para aumentar a produtividade nas fbricas e efetua um trabalho de compresso mais suave sobre a folha de papel e com isso, proporciona uma densificao uniforme, ao passo que o perfil de espessura sofre maiores variaes. O equipamento utilizado on machine.

Caractersticas: Perfil uniforme de densidade. Maior variao de espessura do papel. Manuteno das propriedades superficiais: printabilidade, lisura, brilho, etc Manuteno das propriedades de resistncia do papel. Temos tambm a supercalandra que um equipamento constitudo de uma combinao que alterna rolos duros (ao) com rolos macios, variando a quantidade

de 6 a 16. Os rolos macios podem ser de um papel especial denominado lanoso ou de algodo.

A supercalandra melhora a uniformidade deixando o papel apropriado para a impresso e o resultado final depender: . Temperatura . Presso . Nmero de nips . Velocidade . Umidade do papel

um equipamento utilizado off machine e usual uma mquina de revestimento necessitar de duas supercalandras para dar vazo a toda a produo.

TESTES APS O REVESTIMENTO DO PAPELCARTO

Normalmente nos fabricantes de papelcarto revestido aps a produo so realizados testes para avaliar a printabilidade:

-K&N

- Preto Poromtrico

- IGT (dry e wet pick)

- Aspereza

K&N

Esta uma tinta padro americana fabricada pela K and N Laboratories. Serve para medir a absoro de tinta do papel revestido e tambm para salientar eventuais defeitos superficiais.

Preto Poromtrico

uma tinta da Lorilleux papelcarto com relao velocidade de penetrao intervalos de tempo: 10, 20

e ste teste d uma idia da permeabilidade do tinta de impresso. Se o desejo o de conhecer a da tinta, necessrio realizar o ensaio em vrios e 30 segundos.

IGT

O aparelho IGT reproduz as condies que o papelcarto enfrentar quando de sua utilizao na

grfica, tanto com relao ao arrancamento seco (dry pick) como mido (wet pick).

Arrancamento seco (dry pick)

Arrancamento seco (dry pick)

Arrancamento seco (dry pick)

Esta uma propriedade do papelcarto revestido que tem uma grande importncia para a impresso offset. Por arrancamento seco se define a separao de partculas da camada de revestimento mais as fibras do papelcarto base, durante o processo de impresso.

Utiliza-se o leo de mdia viscosidade para a realizao do teste e os valores obtidos so expressos em cm/s.

Arrancamento mido (wet pick)

O papelcarto submetido impresso pelo processo offset deve ter uma resistncia superficial quando mido, que no permita o arrancamento do revestimento.

O arrancamento mido resulta no acmulo de material nas blanquetas das mquinas impressoras, obrigando a parada perodica para limpeza. Utiliza-se a tinta 3806 da Lorilleux para o teste e os resultados podem se obtidos atravs de uma comparao visual ou por leitura densitomtrica.

Aspereza (lisura)

Nas indstrias de papelcarto temos vrios aparelhos de medio da aspereza. Podemos citar o Bekk, Bendtsen, Gurley, Sheffield e o Parker Print Surf.

Entre estes aparelhos destaca-se o Parker Print Surf (PPS) que hoje o mtodo mais utilizado na determinao da rugosidade da superfcie do papelcarto. Medese a distncia mdia em micra entre picos e vales da superfcie.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MONTE, M. B. M.; CARVALHO, E. A.; FERREIRA, O.; CABO, S. S. Caulim Caulim da Amaznia CADAM.

MONTE, M. B. M.; PAIVA, P. R. P.; TRIGUEIRO, F. E. Tcnicas alternativas para a modificao do caulim.

CATALINI, R. J. Aplicador Twin Gravure Roll Outubro 2007.

SIMIONI, F. Aplicador Curtain Coating Novembro 2007.

DOW Papis Revestidos Seminrio Tcnico.

IMERYS Pigmentos para a Indstria Papeleira Caulim e Carbonato de Clcio.

ABIGRAF REGIONAL SO PAULO Participao do papel couch importado.

BRASEQ BRASILEIRA DE EQUIPAMENTOS LTDA Viscosidade e Reologia: Noes Bsicas.

MILLENNIUM INORGANIC CHEMICALS TiO used in paper.

BRACELPA - Dados sobre o consumo de carto no Brasil.

Anda mungkin juga menyukai