Anda di halaman 1dari 2

LIMIAR ANAERBICO a capacidade mxima de absoro de O durante cargas de resistncia.

. aceito como o melhor ndice fisiolgico para a prescrio de treinamento e previso de resultado. A grosso modo, o Limiar Anaerbio um ponto (limite) de diviso entre metabolismo essencialmente aerbio e metabolismo essencialmente anaerbio.

O Limiar Anaerbio baseado no comportamento que as concentraes de lactato sanguneo apresentam em diferentes intensidades de esforo. Existe uma intensidade de esforo at onde os processos de produo e remoo de cido lctico esto equilibrados no existindo acmulo. Quando essa intensidade de esforo excedida passa a existir um acmulo de lactato o que provoca a fadiga mais rapidamente. Cada componente do metabolismo reage de maneira especfica ao aumento das intensidades de exerccio. Como o Limiar Anaerbio pode ser utilizado de maneira prtica? O limiar Anaerbio indica at que ponto o sistema oxidativo est sendo suficiente para gerar energia para a atividade fsica e em que ponto as fontes energticas anaerbias comeam a entrar em ao de maneira mais expressiva. Sempre que as Fontes Anaerbias entram em ao por mais de 10 segundos temos formao de cido lctico de maneira acentuada. Quando o indivduo faz exerccios, ele produz o lactato pela gliclise anaerbica, para a obteno de mais energia. Quando o exerccio feito de maneira abusada, o indivduo produz muito lactato, que fica aculmulado nos msculos, causando dores musculares. O limiar aerbio determina a carga mxima que o indivduo poder usar em seus exerccios, sem que haja a produo excessiva de lactato. O Limiar Anaerbio um ponto (limite), de diviso entre metabolismo essencialmente aerbio e metabolismo essencialmente anaerbio.

Durante o exerccio com ritmo estvel, o O suficiente fornecido e utilizado pelos msculos ativos. Nessas condies o cido lctico no ultrapassa os valores de repouso. Entretanto, se o metabolismo aerbico for insuficiente, a gliclise anaerbica contribui para as demandas energticas e forma-se o cido lctico. Quase todo o cido lctico gerado durante o metabolismo anaerbico tamponado no sangue pelo bicabornato de sdio e o dixido de carbono liberado nessa reao de tamponamento expelido na atmosfera medida que o sangue venoso penetra nos pulmes. A grosso modo por isso que a perna fica mais pesada quando corremos numa intensidade mais forte.

Ergoespirometria

A ergoespirometria ou teste de esforo cardiopulmonar um exame de grande aplicao prtica tanto para o atleta como para os praticantes de atividade fsica no competitiva.
O teste ergoespiromtrico possibilita determinar variveis respiratrias, metablicas e cardiovasculares pela medida das trocas gasosas pulmonares durante o exerccio e a expresso dos ndices de avaliao funcional, ou seja, mede a capacidade do corpo de

realizar as trocas gasosas, dando uma avaliao objetiva da capacidade e ou/ limitao ao exerccio fsico.
O consumo mximo de oxignio e o limiar anaerbio so os principais indicadores de aptido funcional cardiorrespiratria, sendo utilizados na prtica para diagnstico e prognstico de desempenho esportivo. A monitorao do treinamento torna-se um procedimento individualizado, na medida em que so utilizadas a velocidade e a frequncia cardaca do limiar anaerbio para indicao e diagnstico do treinamento. A utilizao prtica da ergoespirometria permitiu, portanto, um saldo de qualidade no mtodo da avaliao e do treinamento esportivo de atletas.

Anda mungkin juga menyukai