Anda di halaman 1dari 18

Mtodo dos Ns

Mtodos Gerais para Equacionamento de Circuitos Usando-se impedncias (ou admitncias), tem-se relaes algbricas entre tenso e corrente. Usando Transformada de Laplace, pode-se equacionar o circuito em termos de tenses de ns ou correntes de malha. Mtodos dos Ns: Aplicvel a circuitos com apenas fontes de corrente. O mtodo apresenta uma sistemtica de equacionamento para a determinao das tenses de ns. Condies Iniciais no nulas devem ser transformadas em fontes de corrente. Exemplo: (condies iniciais nulas)

Variveis: Tenses de Ns N de referncia N zero.

N 1:

N 2:

N 3: Definindo a Matriz Admitncia de Ns

Note que: a soma de todas as admitncias ligadas ao n i. a soma (com sinal negativo) das admitncias colocadas entre os ns i e j. Concluso: possvel escrever as equaes em transformada de Laplace por inspeo sempre que todas as fontes forem fontes de corrente.

Onde:

vetor das tenses transformadas de ns. matriz admitncia transformada. vetor das fontes de corrente. O elemento i do vetor de fontes de corrente a soma das fontes de corrente que chegam ao n i. Se uma fonte sai do n i, ela aparece com sinal negativo. Aplicao do Mtodo dos Ns: As condies iniciais no nulas devem ser transformadas em fontes de corrente em paralelo com indutores ou capacitores.

Mtodo das Malhas


Mtodos das Malhas: Aplicvel a circuitos com apenas fontes de tenso. O mtodo apresenta uma sistemtica de equacionamento para a determinao das correntes de malhas. Condies Iniciais no nulas devem ser transformadas em fontes de tenso. Exemplo: (condies iniciais nulas)

Variveis: Correntes de Malhas

Malha 1:

Malha 2: Malha 3:

Matriz Impedncia de Malhas

Se todas as correntes de malha tiverem o mesmo sentido de percurso (horrio ou antihorrio): a soma de todas as impedncias na malha i. a soma (com sinal negativo) das impedncias comuns s malhas i e j.

Concluso: possvel escrever as equaes transformadas por inspeo sempre que todas as fontes forem fontes de tenso.

Onde: vetor das correntes transformadas de malhas. matriz impedncia transformada. vetor das fontes de tenso. O elemento i do vetor de fontes de tenso a soma das fontes de tenso da malha i, com sinal positivo se, no sentido de percurso da malha, estas fontes forem percorridas do terminal - para o +. Caso contrrio, ela aparece com sinal negativo. Aplicao do Mtodo das Malhas: As condies iniciais no nulas, devem ser transformadas em fontes de tenso em srie com indutores ou capacitores.

Determinao de Correntes em Bipolos

Para se obter diretamente da soluo do sistema de equaes, deve-se aument-lo de uma equao e uma incgnita.

Note que a matriz simtrica, e que foi modificada pela incluso de equaes. Mtodo dos Ns Modificado

no sistema de

Consiste em uma variao do Mtodo dos Ns, usada para a determinao de correntes especficas em alguns bipolos do circuito. Variveis: tenses de ns e uma ou mais correntes. Equacionamento: escrever (n-1) equaes de corrente em funo das tenses de ns e das correntes incgnitas e as equaes dos bipolos das correntes incgnitas. O Mtodo dos Ns Modificado tambm permite o tratamento de fontes de tenso (desde que suas correntes sejam includas como incgnitas).

Exemplo

Exemplo

Mtodo das Malhas Modificado


No Mtodo das Malhas Modificado a equao matricial da forma:

Onde: a matriz impedncia das malhas, suprimindo-se os elementos (bipolos) cujas tenses so tambm incgnitas no equacionamento. vetor das correntes de malhas (incgnitas) vetor das fontes de corrente vetor das tenses dos bipolos (incgnitas) vetor das fontes de tenso matriz diagonal com as admitncias dos bipolos das tenses incgnitas (em fontes de corrente, a admitncia nula).

Srie de Fourier de Exponenciais Complexas


Srie de Fourier de Exponenciais Complexas

Srie Trigonomtrica de Fourier


Srie Trigonomtrica de Fourier

Rearranjando, tem-se

que pode ser escrito como

com

Obs.: A srie de Fourier representa a funo

no intervalo de

Obs.: As sries de Fourier Exponencial e Trigonomtrica so peridicas, de perodo T, pois , qualquer m inteiro.

Funes no peridicas
Funes no peridicas:

f149

Se peridica, conveniente determinar os coeficientes da srie fixando-se um intervalo de tempo de valor igual ao do perodo. Dessa forma, a srie representa a funo para todo t (e no apenas para o intervalo de a ). par se e mpar se

Exemplos: funes pares e mpares


Exemplos:

_f31

Note que Para funes pares,

e para funes

mpares (ou mpar a menos do valor mdio)

Exemplo: Srie trigonomtrica de Fourier para funo peridica


Exemplo: Srie trigonomtrica de Fourier para funo peridica

f141

Para o clculo dos coeficientes da srie, :

, define-se a funo no intervalo

Como

, portanto

Como

, portanto

02

03

Anda mungkin juga menyukai