Anda di halaman 1dari 17

Benefcios da Atividade Fsica - Quanto a durao dos efeitos fisiolgicos

Efeitos fisiolgicos agudos imediatos - tambm conhecidos como respostas, so aqueles que acontecem em associao direta a sesso de exerccio. os efeitos agudos imediatos, so os que ocorrem nos perodos per e ps-imediato do exerccio e podem ser exemplificados pelos aumentos de freqncia cardaca (FC), ventilao pulmonar e sudorese, habitualmente associados ao esforo. Efeitos fisiolgicos agudos tardios - so os efeitos fisiolgicos observados ao longo das primeiras 24 horas que se seguem a uma sesso de exerccios e podem ser exemplificados como na discreta reduo dos nveis tensionais, especialmente, nos hipertensos, e no aumento do nmero de receptores de insulina nas membranas das clulas musculares. Efeitos fisiolgicos crnicos - tambm denominados como adaptaes, so aqueles que resultam da exposio freqente e regular s sesses de exerccios, representado os aspectos morfo-funcionais que diferem um indivduo fisicamente treinado, de um outro sedentrio . Dentre os achados mais comuns dos efeitos crnicos do exerccios fsicos esto a hipertrofia muscular e o aumento do consumo mximo de oxignio.

Vantagens fisiolgicas
Vantagens Fisiolgicas da Atividade Fsica: Com a atividade fsica h um aumento da: Circulao colateral. Tamanho dos vasos (luz ). Eficincia cardaca. Retorno venoso. Contedo de oxignio no sangue. Massa de eritrcitos e volume sangneo. Capacidade fibrinoltica. Melhora a funo tireodeana. Produo de HGH (hormnio do crescimento). Tolerncia ao estresse. Com a atividade fsica h uma diminuio da: Intolerncia glicose. Nveis de lipdios. Obesidade. Presso arterial sistmica. Freqncia cardaca. Arritmia. Ao neuro-hormonal exagerada. Estresse psquico. Depresso isqumica. Produo crnica de catecolaminas. Manifestao clnica para o mesmo esforo.

Nos efeitos sobre o organismo


Efeitos da atividade fsica no organismo humano: Crebro: Proporciona sensao de bem estar. Melhora a auto-estima. Reduz sintomas depressivos e ansiosos. Melhora o controle do apetite. Como funciona: A atividade fsica estimula a liberao de substncias que "melhoram" o funcionamento do sistema nervoso central. Nariz e Garganta: Reduz a ocorrncias de gripes, resfriados e infeces respiratrias em geral. Como funciona: A atividade fsica estimula a produo de alguns aminocidos (componentes das protenas) que melhoram a ao protetora do sistema imunolgico. Pulmes: Melhora a capacidade pulmonar. Aumenta a capacidade de consumo de oxignio. Como funciona: A atividade fsica aumenta a rede de pequenos vasos que irrigam os alvolos pulmonares (estruturas de troca de gases), melhorando o aproveitamento de oxignio pelo pulmo. Desse modo, a respirao fica mais eficiente. Corao: Melhora o funcionamento do corao (para um mesmo esforo, o trabalho cardaco passa a ser menor). Aumenta a resistncia aos esforos fsicos e ao estresse Reduz doenas cardacas (angina, infarto, arritmias, insuficincia etc). Aumenta a sobrevida at mesmo nas pessoas que j tiveram um infarto. Como funciona: Estimula uma melhor vascularizao (aumento da irrigao de sangue para o prprio corao), o que garante melhor funcionamento do rgo. Reduz fatores de risco para artrias coronrias - como presso arterial e colesterol. Barriga: Facilita a perda de peso ou a manuteno do peso desejado Combate a obesidade. Como funciona: Reduz a gordura e aumenta a massa muscular. O msculo um tecido muito ativo, que ajuda no maior consumo de calorias ao longo do dia. Pncreas: Facilita o controle do diabetes. Como funciona:

Diminui a resistncia ao da insulina ( hormnio que facilita a entrada de glicose nas clulas), favorecendo um melhor controle dos nveis de acar no sangue. Pernas: Diminui edemas, varizes e o risco de trombose. Como funciona: Aumenta a presso dos msculos sobre as veias das pernas. Funciona como uma espcie de bomba, que ajuda o sangue a vencer a fora da gravidade e voltar mais facilmente para o corao. Vasos Sangneos: Reduz obstrues nas paredes dos vasos, diminuindo problemas como aterosclerose (placas de gordura), " derrames cerebrais" e infartos. Como funciona: Reduz as taxas de colesterol total e eleva o HDL (colesterol "bom"), que protege contra a formao de placas de gordura nas artrias. Combate a hipertenso, reduzindo os nveis de presso arterial. Msculos: Fortalece a massa muscular. Aumenta a flexibilidade. Como funciona: A atividade estimula o desenvolvimento das fibras musculares que compem os diversos msculos do corpo. Ossos: Reduz os riscos de osteoporose (enfraquecimento dos ossos) e fraturas na velhice Como funciona: Estimula a proliferao dos chamados osteoblastos (clulas que contribuem para o crescimento do tecido sseo)

Na sade
Os principais efeitos benficos da atividade fsica e do exerccio descritos na literatura so: Efeitos antropomtricos e neuromusculares: diminuio da gordura corporal incremento da massa muscular incremento da fora muscular incremento da densidade ssea fortalecimento do tecido conetivo incremento da flexibilidade Efeitos metablicos: aumento do volume sistlico diminuio da freqncia cardaca em repouso e no trabalho submximo aumento da potncia aerbica (VO2 mx.) 10-30% aumento da ventilao pulmonar diminuio da presso arterial

melhora do perfil lipdico melhora a sensibilidade a insulina Efeitos psicolgicos: melhora da auto-conceito melhora da auto-estima melhora da imagem corporal diminuio do stress e da ansiedade melhora da tenso muscular e da insnia diminuio do consumo de medicamentos melhora das funes cognitivas e da socializao Com estes efeitos gerais do exerccio tem-se mostrado benefcio no controle, tratamento e preveno de doenas como diabetes, enfermidade cardaca, hipertenso, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratrias, artrose, artrite, dor crnica. e desordens mentais ou psicolgicos.

Na Terceira Idade
Existem cada vez mais evidncias cientficas apontando o efeito benfico de um estilo de vida ativo na manuteno da capacidade funcional e da autonomia fsica durante o processo de envelhecimento.Alm dos benefcios j citados anteriormente pela atividade aerbica existem tambm importantes benefcios do treinamento de fora muscular no adulto e na terceira idade : Melhora da velocidade de andar Melhora do equilbrio Aumento do nvel de atividade fsica espontnea Melhora da auto-eficcia Contribuio na manuteno e/ou aumento da densidade ssea Ajuda no controle do Diabetes, artrite, Doena cardaca Melhora da ingesto alimentar Diminuio da depresso Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, anormalidades do passo, doena cardiovascular, alterao cognitiva e consumo de alguns medicamentos. O exerccio contribui na preveno das quedas atravs de diferentes mecanismos: Fortalece os msculos das pernas e costas; Melhora os reflexos; Melhora a sinergia motora das reaes posturais; Melhora a velocidade de andar; Incrementa a flexibilidade; Mantm o peso corporal; Melhora a mobilidade; Diminui o risco de doena cardiovascular. Segundo dados cientficos a participao em um programa de exerccio leva reduo de 25% nos casos de doenas cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doena respiratria crnica e distrbios mentais. Talvez o mais importante seja o fato que reduz de 30% para 10% o nmero de indivduos

incapazes de cuidar de si mesmos, alm de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptao a aposentadoria.

Na obesidade
As duas reas de prioridade nas estratgias de preveno, controle e tratamento da obesidade so o incremento do nvel de atividade fsica e a melhora na qualidade da dieta. O mais importante em termos de incremento do nvel de atividade fsica o estmulo para evitar os hbitos sedentrios e a adoo de um estilo de vida ativo. Existem vrias evidncias cientficas apontando que o controle da ingesto alimentar junto com o exerccio ou atividade fsica regular so mais efetivos no controle do peso corporal. Os mecanismos que a literatura cientfica aponta para esse efeito benfico so: Aumento do gasto energtico Melhora da composio corporal: Perda de gordura Preservao da massa magra Diminuio do depsito de gordura visceral Aumento na capacidade de mobilizao e oxidao da gordura Controle da ingesto alimentar Reduo do apetite a curto prazo Reduo da ingesto de gordura Estimulao da resposta termognica Taxa Metablica de Repouso Termognese induzida pela dieta Mudana na morfologia do msculo e na capacidade bioqumica Aumento da sensibilidade insulina Melhora no perfil de lipdeos plasmticos e lipoproteinas Diminuio da presso sangnea Melhora do condicionamento fsico Efeitos psicolgicos: Melhora da auto-estima Auto-imagem Auto-conceito Menor ansiedade Depresso.

Na hipertenso Arterial
Os benefcios da atividade fsica no controle da presso arterial acontecem por diversos fatores diretos e indiretos da atividade fsica no organismo: Alteraes cardiovasculares: Diminuio da freqncia cardaca de repouso, debito cardaco no repouso,

resistncia perifrica e volume plasmtico; Aumento da densidade capilar. Alteraes endcrinas e metablicas: Diminuio da gordura corporal; Diminuio dos nveis de insulina; Diminuio na atividade do sistema nervoso simptico; Aumento da sensibilidade a insulina; Melhora da tolerncia a glicose. Composio corporal: Efeito diurtico (nos exerccios em meio lquido); Aumento da massa muscular; Aumento da fora muscular. Comportamento: Diminuio do stress; Diminuio da ansiedade.

Nos efeitos psicolgicos e cognitivos


Alm dos benefcios fisiolgicos da atividade fsica no organismo, as evidncias mostram que existem alteraes nas funes cognitivas dos indivduos envolvidos em atividade fsica regular. Estas evidncias sugerem que o processo cognitivo seria mais rpido e mais eficiente em indivduos fisicamente ativos por mecanismos diretos: melhora na circulao cerebral, alterao na sntese e degradao de neurotransmissores ; e mecanismos indiretos como: diminuio da presso arterial, diminuio nos nveis de LDL no plasma, diminuio dos nveis de triglicerdeos e inibio da agregao plaquetria. Dentre os efeitos psicolgicos, a diminuio da tenso emocional pode ser considerada como um dos mais importantes e alguns dos seus mecanismos a curto e a longo prazo tem sido descritos na literatura: Efeitos a curto prazo: Aumento do fluxo sangneo cortical Alteraes nas aminas biognicas Liberao de opides endgenos Aumento da temperatura corporal Melhora da resposta ao stress : aumenta a neurotransmisso de catecolaminas e diminui a tenso muscular Modifica a atividade das ondas cerebrais Efeitos a longo prazo: Alteraes nos nveis e caractersticas das catecolaminas cerebrais Alterao da transmisso sinptica Liberao de opides endgenos

Em sua vida diria

"ATIVIDADE FSICA UM DIREITO DE TODOS E UMA NECESSIDADE BSICA" (UNESCO).

O ser humano, na sua preocupao com o corpo, tem de estar alerta para o fato de que sade e longevidade devem vir acompanhadas de qualidade de vida, tanto no presente como no futuro. A atividade fsica uma aliada imprescindvel para alcanar uma boa forma fsica e sua prtica deve ser desenvolvida de uma forma prazerosa e contnua ao longo de toda a vida. A preocupao de promover e manter a sade deve ser ressaltada para a populao mundial, que, cada vez mais, necessita, em sua rotina diria, da prtica de exerccios fsicos regulares para combater os efeitos nocivos da vida sedentria. O que Atividade Fsica? "A atividade fsica definida como qualquer movimento corporal, produzido pelos msculos esquelticos, que resulte em gasto energtico maior que os nveis de repouso" (CASPERSEN et alii,1985). Vale tudo: andar, danar, correr, pedalar, passear com o cachorro, fazer compras a p, subir e descer escadas, fazer jardinagem, enfim, levar uma vida mais ativa. Em outras palavras, no so necessrios nveis altos de prtica fsica, horas interminveis de exerccios ou dor e sofrimento. Para aproveitar as vantagens da atividade fsica, suficiente aumentar o grau de integrao da vida diria atividade fsica, combatendo o sedentarismo e seus riscos para a vida humana. COLOQUE SUA VIDA NO RITMO CERTO !!! Benefcios da atividade fsica: Na aparncia: Melhora seu visual Melhora sua postura Os msculos ficam mais eficientes e com melhor tnus Combate o excesso de peso e o acmulo de gordura No trabalho: Aumenta a produtividade Menor propenso s doenas Melhor ndice de freqncia no trabalho Combate o estresse e a indisposio Melhora sua capacidade para esforos fsicos No dia a dia: Maior disposio para as tarefas cotidianas O corao trabalha de forma mais segura e eficiente Aumenta seu flego Melhor elasticidade e flexibilidade do corpo Melhora sua auto-estima

Voc se alimenta e dorme melhor Vive melhor e com mais qualidade Na sade: Aumenta a qualidade e a expectativa de vida Melhora seu sistema imunolgico Previne e reduz os efeitos de doenas como: Cardiopatias Estresse Obesidade Osteoporose Hipertenso arterial Deficincias respiratrias Problemas circulatrios Diabetes As alteraes das taxas de colesterol (lipdicas)

Cuidado com o sedentarismo


A falta de exerccios e prtica da atividade fsica sempre foi associada com um fator de perigo para a sade mas a partir de 1994 na elaborao de um documento conjunto entre American Heart Association (AHA), a Organizao Mundial de Sade e a International Society and Federation of Cardiology classificaram o sedentarismo em uma escala superior de risco a sade, nos Estados Unidos segundo levantamento cerca de 250 mil mortes anuais so associadas a falta de atividade fsica regular. Quanto ao aparelho cardiovascular a pratica sistemtica de atividade fsica demonstra evidncias de melhora do perfil lipdico, diminuindo as taxas de colesterol total e aumentando as fraes de HDL-Coleterol e recentemente novos trabalhos vem apresentando evidncias sobre o papel do exerccio fsico no combate da disfuno endotelial causador de patologias cardiovasculares. As ms noticias que alm dos malficos sobre o sistema cardiocircultorio, pesquisas tem associado o sedentarismo a evoluo de outras patologias, como a maior probabilidade do desenvolvimento de colecistopatias e maior predisposio de alguns tipos de cncer como de endomdrio, mama, clon, pncreas e rim tem segundo levantamentos maior incidncia nos fisicamente inativos. Quanto ao sistema endcrino a diabetes tipo 2 na populao mundial e a obesidade vem progredido de forma continua apesar dos esforos da comunidade mdica passando de um problema de sade para uma questo governamental associada aos custo financeiro e perda da qualidade de vida da populao, apesar de uma maior longevidade pela evoluo da medicina e ao combate das doenas infecto-contagiosas o desgastes associados aos hbitos de vida e principalmente ao sedentarismo tem alertado as autoridades mundiais, a titulo de exemplo a obesidade nos Estados Unidos se tornou uma verdadeira epidemia. E novas evidncias tambm tem associado a falta da atividade fsica sistemtica a alteraes e maior predisposio de doenas crebro-degenerativas, cientistas encontraram relao entre o sedentarismo e a piora cognitiva e aparecimento de demncia. E recomendam aos pacientes de patologias como Parkinson, Alzheimer e

esclerose mltipla a prtica de atividade fsica dentro de suas condies de sade, sendo o exerccio um fator positivo em seu tratamento.

Atividade Fsica X Promoo da Sade


Professor: Fausto Arantes Porto - CREF 1387 - DF Graduado pela UCB - DF Ps-graduao em Fisiologia do Exerccio Gama Filho Conselheiro do CREF - 7 DF Scio Proprietrio do Sade em Movimento Autor do Livro - Como montar um centro de treinamento personalizado - SEBRAE Avaliador Fsico - Academia Malhart

"Toda parte do corpo se tornar sadia, bem desenvolvida e com envelhecimento lento se exercitadas; no entanto, se no forem exercitadas, tais partes se tornaro suscetveis a doenas, deficientes no crescimento e envelhecero precocemente." Hipcrates Ao longo da histria a atividade fsica sempre esteve presente na rotina da humanidade sempre associado a um estilo de poca, a caa dos homens das cavernas para a sobrevivncia, os Gregos e suas prticas desportivas na busca de um corpo perfeito ou de cunho militar como o exemplo na formao das legies romanas com suas longas marcha e treinos, mas essa relao entre a atividade fsica e o homem em sua rotina diria parece ter diminudo gradativamente ao longo de nossa evoluo. E a medida em que as cincias e seus inventos facilitavam nossos afazeres, o progresso trouxe uma situao um tanto dbia, de um lado temos a reduo da mortalidade por doenas infecto contagiosas e o aumento da longevidade do outro o aumento de doenas crnico degenerativas e a perda da qualidade de vida, porque o fato de viver mais no indica viver melhor, destacando a importncia e a necessidade de hbitos como o cuidado com a dieta, pratica de atividade fsica regular, e evitar substncias e atividades que possam acelerar a degradao do corpo humano. Se a tecnologia e o progresso trouxeram facilidades, isso inquestionvel, mas junto incrementaram as doenas silenciosas formando uma epidemia que se estabele-se sem maiores sintomas em suas primeiras fases e vo gradativamente se desenvolvendo ao longo dos anos, identificadas como Doenas crmicos degenerativas, que tem sua origem em uma srie de fatores como a predisposio gentica, influncia do meio externo e hbitos de vida e nesse ltimo o nosso destaque ao grau de atividade fsica praticado. Mas apesar desse formula milagrosa que a atividade fsica estar presente em quase todos os meios de comunicao, cada vez mais a populao apresenta problemas relacionados com a falta de exerccios, a desculpa mais freqente a falta de tempo ou falta de condies para prtica que agravada pela economia de movimentos em nossa rotina, como a comodidades do controle remoto, telefone celular, elevadores e escadas rolantes sem falar nas horas dirias dedicadas a televiso ou ao computador e infelizmente parece ser um fenmeno de dimenses

mundial, pois uma das doenas associadas a falta de exerccios como a obesidade tem prevalncia em quase todo planeta. Como o avano dessas epidemias silenciosas at o conceito de sade teve de ser revisto e as instituies de sade pblica governamentais e no governamentais ressaltam a importncia dos conceitos como promoo e preveno na sade com um destaque em hbitos mais saudveis ao logo de toda vida e essas iniciativas foram divididas em duas frentes, uma de mbito macro com o destaque em papel de polticas pblicas (combate a poluio, preocupao com o meio ambiente) e outra com a necessidade do compromisso pessoal com a manuteno da prpria sade. Para ressaltar o papel da atividade fsica basta comparar um pessoa ativa fisicamente de 60 anos com um inativo de mesma idade, quando comparados a diferena em ternos de ndices fisiolgicos so considerveis as marcas, mas o que reflete em termos de qualidade de vida que o ativo provavelmente ter maior mobilidade, automonia e manuteno de valncias fsicas como fora muscular, flexibilidade e capacidade aerbia, to importantes em sua vida diria. Baseado nesse novo paradigma, diversos programas e projetos foram implementados ao longo dessas ltimas dcadas, mas quase sempre destacando a importncia do envolvimento pessoal e a necessidades de hbitos mais saudveis como a pratica regular de atividades fsicas. Alguns dos Programas e Projetos implementados na Promoo Sade atravs da Atividade Fsica
Programa NORTH KARELIA Programa Active Living Programa Active for life Programa Challenge Day Programa Health people 2.000 Programa Active Australian Programa Envelhecimento Ativo Programa Mexa-se Mais Programa Agita So Paulo Programa Health people 2.010 Finlndia - 1972 Canad - 1992 Inglaterra Mundial ( UNESCO ) EUA Austrlia - 1997 OMS - 1999 Portugal Brasil - 1996 EUA

Mas por que toda essa preocupao com o grau de condicionamento fsico da populao mundial ? porque estudos longitudinais apontam para a relao direta e favorvel entre o nvel de aptido fsica, o grau de atividade fsica praticada e a sade, conforme o quadro abaixo demonstra quais as doenas que podem ser evitadas ou minimizadas com o ato de exercitar-se regularmente :

Doenas aterosclertica coronariana Hipertenso arterial sistmica Acidente vascular enceflico -AVC Doenas vascular perifrica Cncer de clon, mama, prstata e pulmo

Diabetes melito tipo II Osteoporose e osteoartrose Obesidade Ansiedade e depresso

Fonte: Consenso da Sociedade Brasileira de Medicina Desportiva - 1999

E perante uma reviso das principais orientaes quanto a prescrio da atividade fsica para a promoo da sade se destacam: Tipo de atividade praticada: Escolha desse quesito passa pela interpretao do estado de sade, nvel de condicionamento fsico, objetivos perante a prtica das modalidades e afinidades pessoais, com a unio desses fatores aumenta a possibilidade de permanncia ao estilo de vida ativo. Seria interessante incluir a variabilidade na escolha (praticar mais de um tipo de atividade), outro ponto seria a necessidade de associar o trabalho aerbico, com o trabalho de fora ou localizado e o trabalho de flexibilidade formando um programa completo em ternos de promoo da sade. Mas o que deve ser ressaltado o investimento continuo no futuro onde as pessoas devem buscar formas de se tornarem mais ativas em suas rotinas dirias, subir escadas, sair para danar, praticar atividades como jardinagem, lavar o carro, passear no parque, a palavra de ordem movimento. Freqncia semanal de prtica - quanto a esse item existe uma relao direta com a intensidade do esforo, no se deve exercitar menos de 3 vezes por semana com o risco de no haver benefcios fisiolgicos e cargas de trabalho muito intensas necessitam de repouso para regenerao aps o esforo, mas para iniciantes e cargas de trabalho leves a moderadas a recomendao para a prtica na maioria dos dias da semana. Durao da sesso - aqui esta a grande novidade quanto a prescrio da atividades, antes era apenas recomendado atividades realizadas de forma continuas, nas pesquisas recentes apontam para benefcios de um novo conceito, a acumulao de cargas de trabalho em um mesmo dia, a indicao e para um mnimo de 30 minutos por dia, que podem ser realizados de forma continua ou acumulada em duas sesses de 15 minutos ou trs de 10 minutos, o que facilita a adeso e prtica de pessoas com pouca disponibilidade de tempo ou iniciante na prtica de atividades fsicas regulares. Intensidade das atividades - esse o grande problema a ser equacionado, porque sua definio passa pela individualidade biolgica onde cargas muito leves no trazem benefcios e cargas muito pesadas podem ser prejudiciais, mas se o objetivo a promoo da sade os estudos apontam como limiar mnimo de proteo cargas de leves a moderadas e recomendam a importncia da

regularidade e continuidade do trabalho, porque com a adeso ao um estilo mais ativo, geralmente existe um progresso natural da intensidade do trabalho.

Benefcios e Riscos da Atividade Fsica para Diabticos

Professor Vandeir Gonalves Silva Graduado pela Universidade de Braslia - UNB - DF


Membro do Gease Professor de Musculao - Academia Malhart DF

A prtica de exerccios fsicos proporciona inmeros benefcios para qualquer ser humano. Particularmente na diabete, os exerccios possuem qualidades marcantes tanto na preveno quanto no tratamento (CANCELLIRI 1999). Pacientes com diabetes freqentemente tm mltiplos fatores de risco para doenas cardiovasculares, e um estilo de vida saudvel, incluindo uma maior atividade fsica, essencial para prevenir e tratar a diabete (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). importante ressaltar que existem vrias formas de se prescrever a atividade fsica ideal para o diabtico sendo necessrio, entretanto, que se conheam os benefcios e os possveis riscos relacionados a esta populao. INTRODUO A diabetes se refere a um conjunto de diversas doenas diferentes. Os tipos mais comuns de diabetes so o tipo 1, ou imunomediada diabetes melito, e o tipo 2, ou insulinorresistente diabetes melito. Um terceiro tipo, a diabetes melito gestacional, pode ocorrer durante a gravidez (AMERICAN DIABETES ASSOCIACION; 2002). A diabete uma doena causada pela hiposecreo de insulina pelas clulas beta das ilhotas de langerhans situadas no pncreas. As clulas beta se tornam mais suscetveis aos vrus, o que favorece o desenvolvimento de anticorpos auto-imunes que destroem estas clulas. Este processo pode ocorrer rapidamente ou ao longo de vrios meses ou vrios anos. Em outros casos parece haver uma simples tendncia hereditria para a degenerao das clulas beta, ou para defeitos na regulao da secreo e/ou ao da insulina (GUYTON & HALL; 1997); (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). O que caracteriza o diabete um aumento da glicemia de jejum e ps-prandial, que resulta da diminuio da secreo de insulina absoluta (como no tipo 1), ou relativa (como no tipo 2), da diminuio da ao da insulina ou de ambas (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). Todas as causas de diabetes levam a hiperglicemia, que constitui a caracterstica bsica da doena (SILVEIRA NETO; 2000). Fatores ambientais contribuem para a resistncia insulina, e sugere-se que estes fatores devem interagir com uma predisposio gentica para que ocorra o diabete (SILVEIRA NETO; 2000). Os mais importantes so a obesidade (particularmente a deposio de gordura intra-abdominal), inatividade fsica e idade avanada. A

inatividade considerada o principal fator a explicar o excesso de peso encontrado na sociedade moderna. Inmeros estudos tm demonstrado estreita relao entre consumo calrico, obesidade e inatividade, tanto em crianas quanto em adultos. A obesidade diminui o nmero de receptores insulnicos nas clulas-alvo da insulina em todo o corpo, fazendo com que a quantidade de insulina disponvel seja menos eficaz na promoo de seus efeitos metablicos, e a presena de concentraes elevadas de glicose e/ou cidos graxos livres podem comprometer adicionalmente a funo das clulas beta (GUYTON & HALL; 1997); (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999); (SILVEIRA NETO; 2000). A hiperfagia por si s, responsvel por alguns nveis de resistncia insulina, como se pode comprovar pelo declnio nos nveis de glicose plasmtica ocorrido nos pacientes diabticos do tipo 2 que se submetem a uma dieta de restrio calrica (SILVEIRA NETO; 2000). No diabete melito, a maioria das caractersticas patolgicas pode ser atribuda a um dos trs efeitos principais da falta de insulina, a saber: (1) menor utilizao de glicose pelas clulas corporais com o conseqente aumento da concentrao sangunea de glicose; (2) depleo de protenas nos tecidos corporais; e (3) aumento acentuado da mobilizao de gordura das reas de armazenamento da gordura, produzindo metabolismo lipdico anormal e tambm o depsito de lipdios nas paredes vasculares (GUYTON & HALL; 1997). Na ausncia de insulina ocorre a hidrlise dos triglicrides armazenados, liberando para o sangue circulante grande quantidade de cidos graxos e glicerol, conseqentemente a concentrao plasmtica de cidos graxos livres comea a se elevar em alguns minutos (hiperlipidemia). O excesso de cidos graxos no plasma promove a converso pelo fgado de alguns cidos graxos em fosfolipdio e colesterol, que leva ao rpido desenvolvimento de aterosclerose, arteriosclerose, cardiopatia coronria e leses microcirculatrias, causando freqentemente ataques cardacos, acidentes vasculares cerebrais e outros acidentes vasculares em pessoas com diabetes (GUYTON & HALL; 1997); (SILVEIRA NETO; 2000). COMPLICAES RELACIONADAS AO DIABETE Os pacientes portadores de diabetes representam um grupo susceptvel a inmeras complicaes tanto crnicas quanto agudas, acarretando tambm na maioria dos casos problemas de repercusso psicossocial. A evoluo do diabetes rumo s complicaes crnicas est inteiramente relacionada com o mau controle da doena e, portanto, com a manuteno de nveis persistentemente elevados de glicemia; sendo assim, o controle rigoroso dos nveis de glicose no sangue a principal estratgia para a preveno das complicaes do diabetes (SILVEIRA NETO; 2000). A principal morbidade da diabete est relacionada com as complicaes em longo prazo da hiperglicemia crnica. Estas possveis complicaes podem ser divididas em complicaes microvasculares como retinopatia (perda potencial da viso), falncia renal (nefropatia), dano aos nervos perifricos (neuropatia), e danos ao sistema nervoso autonmico (neuropatia autonmica), e complicaes macrovasculares como doenas cardiovasculares aterosclerticas, vascular perifrica e cerebrovascular, alm de constantemente estarem associadas a outros fatores de risco ateroesclerticos mesmo em indivduos no diabticos como hipertenso arterial, hiperlipdemia, obesidade e resistncia insulina (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). Pessoas com diabete tipo 2 desenvolvem as mesmas complicaes em longo prazo daquelas com diabete tipo 1 (incluindo retinopatia, nefropatia, neuropatia e doena macrovascular), e precisam ser triadas para esses problemas antes de iniciar um programa de exerccios (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999).

Segundo SILVEIRA NETO, os principais fatores de risco para o desenvolvimento de complicaes macrovasculares e microvasculares so a hipertenso, a hiperlipidemia, a hiperglicemia, o sedentarismo e o tabagismo. Em todos estes fatores o professor de educao fsica pode interagir direta e/ou indiretamente atravs da mudana de comportamento de seu aluno, usando para isso a atividade fsica. BENEFCIOS DA ATIVIDADE FSICA Desde 1922 vrios autores verificaram a interao da insulina com a atividade fsica e os benefcios no tratamento do diabete. A partir de ento a trade dieta, medicamentos (quando necessrio), e exerccio, fundamentados em um processo educacional, formam o princpio do tratamento desta doena (SILVEIRA NETO; 2000). Exerccios so a parte mais divertida da terapia do diabete. Pense no quando "divertido" espetar a si mesmo com uma agulha ou uma lanceta, tomar plulas, ou ter que mudar sua dieta, provavelmente suprimindo algumas das suas comidas favoritas. Compare isto com um igualmente importante para sua sade jogo de tnis, ou uma noite danante, um passeio de bicicleta, uma caminhada, ou uma refrescante natao. Absolutamente sem discusso (GRAHAM; 1995). Toda e qualquer atividade fsica pode ser de grande valia para o diabtico, sendo necessrio sempre se levar em considerao o atual quadro de sade em que o aluno se encontra. A maioria dos efeitos diretos da atividade fsica ocorre porque o exerccio normaliza a glicose sangunea, diminuindo a resistncia de insulina e melhorando a sensibilidade a ela. Vrios estudos tm demonstrado que o treinamento de exerccio pode aumentar a ao da insulina ou diminuir a resistncia insulina, especialmente entre pessoas com alto risco para diabete ou com hiperinsulinemia. Outros estudos mostram que indivduos fisicamente ativos tm menos probabilidade de desenvolver diabete do que indivduos fisicamente inativos. O efeito da atividade fsica parece ser devido adaptao metablica do msculo esqueltico (aumento da densidade capilar; maior capacidade oxitativa), ou a outras adaptaes ao treinamento como um contedo aumentado de transportadores de glicose GLUT4 (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). Como conseqncia, a captao de glicose pelo msculo incrementada, independentemente de alteraes na concentrao de insulina circulante (SILVEIRA NETO; 2000). Em adio reduo aguda da glicemia e ao aumento da sensibilidade insulina, o exerccio regular melhora vrios dos fatores de risco reconhecidos de doenas cardiovasculares, como melhora do perfil lipdico (diminuio do LDL, aumento do HDL e diminuio do triglicrides) e da hipertenso, e indivduos diabticos tm um maior risco de desenvolvimento de doenas cardiovasculares (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999); (CANCELLIRI 1999). A hipertenso est associada com um aumento da incidncia e taxa de progresso de retinopatia diabtica e neuropatia e, portanto, deve ser tratada de forma mais agressiva. genericamente aconselhvel que os pacientes que apresentem doenas microvasculares dos olhos e rins, j estabelecidas, no participem de exerccios que resultem em um aumento da presso sistlica acima de 180 a 200 mmhg (SILVEIRA NETO; 2000). A prtica regular de exerccios fsicos pode acarretar uma diminuio da dosagem de insulina, e sua importncia fundamental nas terapias onde se objetiva uma menor dosagem de insulina a ser administrada pelo paciente insulino-dependente (SILVEIRA NETO; 2000).

Os benefcios cardiovasculares e metablicos do exerccio so sustentados somente como resultado da soma dos efeitos das sesses de treinamento ou como resultado de mudanas, em longo prazo, na composio corporal (SILVEIRA NETO; 2000), e outro grande benefcio da atividade fsica regular seu efeito sobre a composio corporal, atravs do aumento do gasto de energia auxiliando a reduo de peso, o aumento da perda de gordura e a preservao da massa magra. Aproximadamente 60% das pessoas com diabetes do tipo 2 so obesas no momento do diagnstico. Provavelmente a distribuio central de gordura parece ser fator de risco primrio adicional para o desenvolvimento do diabete tipo 2, uma vez que a adiposidade na rea abdominal ao contrrio da perifrica eleva a probabilidade de que indivduos desenvolvam resistncia insulina. A atividade fsica parece prevenir o diabete tipo 2 no apenas diminuindo a adiposidade, mas tambm afetando a resistncia insulina e a tolerncia glicose (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). SILVEIRA NETO relata em sua obra sobre o constante estresse psicolgico pelo qual os recm descobertos diabticos passam, e cita at mesmo como experincia pessoal (o autor diabtico tipo 1 desde os quatorze anos) o quanto atividade fsica pode ser benfica para o controle desde tipo de estresse; estresse este que pode ter conseqncias bastante negativas para o controle glicmico. Parece que o estresse psicossocial exerce um efeito direto psicossomtico nos mecanismos reguladores neuroendcrinos, que por sua vez, influenciam o controle metablico. A prtica de atividades fsica promove benefcios fisiolgicos e psicolgicos, sendo o aspecto de lazer e entretenimento proporcionado pela prtica de atividades fsicas e esportivas, altamente desejvel. Segundo o mesmo autor, os parmetros psicolgicos passveis de mudana com o exerccio fsico podem ser assim visualizados:
DIMENSES Depresso Bem-estar Atitude positiva em relao ao trabalho Autoconfiana Autoestima Diminui Aumenta Aumenta Aumenta Aumenta MUDANAS

RISCOS DA ATIVIDADE FSICA No entanto o exerccio tambm pode piorar vrias das complicaes a longo prazo do diabete. Em adultos, o exerccio pode precipitar angina de peito, infarto do miocrdio, arritmias cardacas ou morte sbita se houver doena arterial coronariana subjacente. Para se aumentar segurana, deve ser feita uma triagem cuidadosa em adultos para as complicaes em longo prazo do diabete (retinopatia, nefropatia, neuropatia perifrica, neuropatia autonmica), antes de prescrever um programa de exerccio de intensidade moderada a vigorosa (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). A atividade tambm deve levar em considerao o estado do aluno no momento do incio da mesma. Diante de um quadro de glicemia superior a 250 mg/dl, por exemplo, (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999), sugere-se a medio de cetona na urina. O quadro de cetonria potencialmente perigoso para o diabtico e o exerccio acentuar este quadro. Esta situao indica pouca insulina no organismo, com conseqente diminuio da utilizao de glicose como fonte de energia e incremento do metabolismo das gorduras, acarretando elevao dos lipdios e de

seus subprodutos no sangue (CANCELLIRI 1999). Com este exemplo que no raro, se percebe a importncia de um controle glicmico constante, que pode ser feito de maneira relativamente fcil atravs de um glicosmetro. Atravs deste recurso o diabtico pode fazer ele mesmo o exame de sua glicemia em casa, ou na hora em que precisar e sem qualquer dificuldade, sendo os resultados bastante precisos e confiveis. Sem um controle adequado da glicemia, o diabtico fatalmente tender a evoluir para as temveis complicaes crnicas da doena (SILVEIRA NETO; 2000). Leses das articulaes e dos tecidos moles podem ocorrer quando os pacientes com neuropatia perifrica realizam exerccios vigorosos (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). O exerccio agudo provoca um aumento da sensibilidade insulina e aumento no metabolismo da glicose, que persiste por vrias horas aps o exerccio, podendo ocorrer assim hipoglicemia durante ou aps o exerccio. De outro lado o exerccio de curta durao e grande intensidade est associado normalmente com um aumento transitrio nos nveis de glicemia, podendo ocorrer um quadro de hiperglicemia (FRONTERA, DAWSON & SLOVIK; 1999). A hiperglicemia se for grave o suficiente pode produzir leso imediata e irreversvel no sistema nervoso central. A glicose o nico nutriente capaz de ser utilizado pelo crebro, pela retina e pelo epitlio germinativo das gnadas em quantidade suficiente para supri-lo com a energia necessria (SILVEIRA NETO; 2000), sendo assim um estado de hipoglicemia severa pode ser potencialmente perigoso para o indivduo. Outro grande fator de risco em potencial relacionado ao diabete do tipo 2, que grande parte de seus portadores no sabe que carrega esta enfermidade. s vezes a doena pode no apresentar sintomas e continuar evoluindo sem que se d conta disto, e o diabete s ser diagnosticado quando as complicaes crnicas j se houverem estalado (SILVEIRA NETO; 2000).

Orientao para Exerccio Fsico - Guia para o usurio


Cludio Gil Soares de Arajo
Mdico - UFRJ Esp. em Cineantropometria pela Universit de Sheerbrooke Canad Esp. em Medicina Desportiva - UFRJ Mestrado e Doutorado em Fisiologia - UFRJ Ps-Doutorado-Medicina do Exerccio pela McMaster University Canad Professor do Programa de Ps-Graduao em Educao Fsica UGF Coord. do Curso de Esp. em Med. do Exerccio e do Esporte UNESA Diretor Mdico da Clnica de Medicina do Exerccio CLINIMEX - RJ

Para iniciar um programa de exerccio fsico: Estabelea sua prioridade e consolide sua deciso de iniciar um programa regular de exerccio fsico Busque apoio para sua deciso: famlia, amigos, vizinhos e colegas de trabalho Comunique sua deciso ao seu mdico que ir rever sua dieta e as medicaes (tipo e doses) em uso regular

Siga atentamente as decises do seu mdico quanto solicitao de exames complementares e/ou laboratoriais Caso lhe seja solicitado um teste de exerccio (tambm conhecido como teste ergomtrico), prefervel submeter-se ao teste cardiopulmonar de exerccio, no qual so tambm obtidas medidas ventilatrias Procure se esforar ao seu mximo durante o teste e informe ao mdico executante sua condio clnica e a necessidade de obter informaes teis para a definio da faixa mais apropriada de freqncia cardaca (pulso ou batimentos cardacos) para o seu exerccio Discuta com o seu mdico os resultados dos exames e as suas opes preferidas de local e tipo de exerccios, de modo que voc possa contemplar a quantidade mnima recomendada Em caso de dvida, especialmente se inexperiente quanto ao exerccio fsico e esportes, no hesite em obter apoio profissional especializado Prepare-se para uma fase de transio, na qual talvez sejam necessrios eventuais ajustes de medicaes, de alimentao e, principalmente, de hbitos cotidianos Os primeiros dias de exerccios so os mais difceis, mas alguns benefcios fisiolgicos j comeam a ocorrer nas primeiras horas aps a sesso inicial Trace metas pessoais realistas. A progresso dever sempre ser lenta e gradativa No baseie os resultados do seu programa de exerccio fsico regular em termos de ganho ou perda de peso corporal. Alguns dos benefcios fisiolgicos so mais difceis de documentar ou quantificar, mas rendero resultados importantes em um prazo mais longo comum ter vontade de parar uma sesso de exerccio logo nos primeiros minutos (isso acontece at com maratonistas altamente treinados!). Resista e o seu corpo ficar to agradecido que, dentro de alguns poucos minutos, a sensao de desconforto e desnimo tendem a desaparecer e a serem substitudas por um bemestar, que ento se prolongar pelo restante do seu dia No adianta muito fazer exerccios por algumas semanas ou poucos meses e depois interromper. O exerccio fsico regular dever ser incorporado em sua vida, inclusive nos perodos de frias

Anda mungkin juga menyukai