Anda di halaman 1dari 3

Alimento dos Deuses?

Seriam os cogumelos a verdadeira comida dos deuses? Ser que eles contm uma substncia alucingena que era conhecida e usada por antigas culturas e seus sacerdotes para ter acesso ao mundo dos Deuses?
Philip Coppens

Amanita Muscaria, o cogumelo "vermelho e branco" no apenas o cenrio central de histrias de muitas crianas, pois segundo o autor americano James Arthur, o "cogumelo que criou a humanidade". Ele vem perto de identificar o cogumelo com Deus, mas como uma identificao literal est fora de lugar. O que Arthur est sugerindo, que o que caracteriza a humanidade, pode ser encontrada nas propriedades alucingenas do cogumelo. O Amanita Muscaria no s famoso por suas aparies em contos de fadas; suas cores tambm esto ligados com o Papai Noel, correndo pelos cus com suas renas. uma coincidncia que as renas comem este cogumelo que cresce sob as rvores que em grande parte so utilizadas como rvores de Natal? Um dos primeiros pesquisadores a chamar a ateno para os efeitos alucingenos dos cogumelos foi Andrija Puharich. Puharich trabalhou para o governo americano e especificamente famoso por seu envolvimento com o paranormal Uri Geller, que ele trouxe para os Estados Unidos para testes. Puharich aprendeu sobre o cogumelo alucingeno atravs de seus mdiuns, especialmente o holandes Harry Stone, que falava e escrevia em egpcio antigo, enquanto ele estava em transe espontneo. Stone se identificou como Ra Ho Tep, um sacerdote egpcio desde os tempos das pirmides. Ele descreveu um ritual que era centrado no culto do cogumelo. Ele alegou que o cogumelo era adorado em tempos antigos pelos egpcios por seu poder alucingeno, permitindo a entrada para outra dimenso, a dimenso dos deuses. O submundo egpcio era chamado de Amenta, o cogumelo foi nomeado Amanita. Coincidncia? Talvez. O que est claro, que o Livro Egpcio dos Mortos, faz numerosas referncias ao alimento da alma, o que permitiu a humanidade a oportunidade de se reunir com os Deuses. Stone disse que os egpcios rotularam essa substncia de "a planta da vida": ankh Khut. A cruz ankh o antecessor da cruz crist. o smbolo da vida. O smbolo tambm lembra o formato de um cogumelo.

Os cogumelos so "portais"? James Arthur acredita que ele identificou o simbolismo no culto de

Mithras que descreve como "portais" e que formam uma ligao entre os cogumelos e a religio. Como muitas das tradies de mistrio, o culto de Mitra envolvia uma iniciao, bem como refeies sagradas. Seriam os cogumelos ingeridos durante as refeies? Puharich perguntou a Harry Stone o que envolvia exatamente uma iniciao no culto do cogumelo. Stone respondeu que isso envolvia "abrir a porta. Inserir-se. Desaparecer com ela. Mas apenas para aqueles que sabem ". Stone falou de uma luz ofuscante, um som de trovo e uma velocidade surpreendente, que o levou para vrios lugares, em cada um dos quais recebeu informaes especficas conhecimento -. Principalmente sobre o futuro A presena de um Portal Estelar era a premissa central de um filme no incio de 1990, Stargate mais tarde refeito em uma srie de televiso. O uso do stargate no filme basicamente idntico descrio dada por Stone. Mas o stargate de Stone no uma estrutura fsica - uma estrutura mental, uma paisagem mental, criado pelo cogumelo.

Uma seo chave da descrio de Stone a sua capacidade de se inserir nessa dimenso e receber informaes. Seria este o mecanismo que poderia ter permitido que os antigos egpcios construissem com sucesso os seus impressionantes monumentos? Ser que eles mergulharam em uma piscina de conhecimento? Talvez. Sem sermos capazes de dizer positivamente "sim", deve-se ficar claro que o conceito da pirmide e o primeiro edifcio, foi uma idia de Imhotep, que era um sacerdote. E embora ns no devemos dar crditos a Stone pelo valor de face, ele sugere que houve um culto do cogumelo no antigo Egito na poca das pirmides. Arthur e Puharich no so os nicos que tm essas perguntas. Terence McKenna acredita que o uso de substncias alucingenas era o melhor mtodo para acessar outras dimenses. Aqueles que tinham usado, tinha testemunhado Deus. O "Conhecimento direto" em grego significa "gnosis" e aqui estamos ns de volta nossa ligao com muitas escolas de mistrio, que em grande parte promoviam este conceito de "conhecimento direto Divino ". Gordon Wasson foi outro pesquisador que estava profundamente intrigado para este tipo de cogumelo. Ele afirmou que o Amanita Muscaria foi na verdade a Soma, a bebida divina dos vdicos e da tradio hindu. Ele sublinhou tanto o trabalho dele e o de Puharich, quando ele identificou uma tribo no Mxico que ainda estava adorando o cogumelo quando ele fez contato com eles. Este foi um avano importante, como muitos de seus colegas haviam marcado suas teorias como "improvvel". O mesmo foi concludo sobre a existncia de tribos adorando cogumelos.

O mais antigo representaes de cogumelos alucingenos so de 7000-9000 anos de idade. Eles so gravuras rupestres no Sahara, no Tassilli. Aqui est uma seqncia de pessoas que esto danando. Cada bailarino tem um objeto em forma de cogumelo na mo direita. Duas linhas paralelas irradiam a partir deste objeto, em direo rea central da danarina. Mais tarde, as pessoas estariam representados com dois chifres l. Alm disso, foi esta imagem que inspirou o autor suo Erich von Dniken para rotular essas pessoas "marcianos".

Considerando que eles no mostravam os estrangeiros, as rochas mostravam um antigo culto do cogumelo. Tambm mostra que o culto do cogumelo esteve presente em uma regio que tem sido identificada como um local-chave para a ascenso da civilizao. Tambm importante notar que as marcas na rocha como um todo so considerados pelos arquelogos como aspectos de rituais de iniciao e, assim, parte de uma doutrina religiosa. Parece que a evidncia defende apenas uma concluso: a partir de nossa histria mais antiga conhecida, h um paralelo claro entre a presena de um cogumelo e cerimnias religiosas ... aos Deuses - via cogumelo? A civilizao grega tinha o Templo de Demter, a Deusa da Terra, em Eleusis. Filsofos como Aristteles, Plato e Sfocles participavam em seus rituais. Estes foram os participantes do "Mistrios Eleusianos", cujo contedo nunca foi escrito, mesmo que eles continuaram a existir at bem dentro da era crist.

Eles estavam entre os milhares de peregrinos que faziam a viagem de 20 km de comprimento entre Atenas e Eleusis, em que enormes quantidades de dinheiro foram pagos pelo privilgio de participar nas cerimnias anuais. Dentro de um quarto, escondido no centro do templo, uma substncia derivada de cogumelos foi dada aos participantes. Eles permaneceram no templo pela durao de uma noite, mas saiam pela manh, "mudados para sempre". Esteve o cogumelo no centro da civilizao egpcia? Puharich afirma que a lngua egpcia no tem uma palavra para cogumelo. Isso implica que os egpcios no sabiam sobre eles? Parece improvvel. Embora os cogumelos precisam de umidade e as rvores que crescem no Egito podem no parecer um candidato ideal para lhes oferecer abrigo, o atual clima do Egito muito diferente do de 4000 anos atrs. Uma sugesto alternativa que eles sabiam, o que realmente era a comida " dos deuses ", que muitas vezes eles se referem como" o que isso? "- um alimento que permitiu uma comunicao direta com os deuses.

Sabe-se com certeza que os sacerdotes faziam segredo de como entrar em contato com os deuses e o mantiam escondido do pblico em geral. Talvez tenha sido apenas um segredo por causa da escassez do cogumelo e que sentiu-se que seu uso deveria ser o nico privilgio do sacerdcio. Assim, a ausncia de provas, pode neste caso ser a melhor evidncia da presena do ... "alimento dos deuses" ter sido um dos melhores - se no o melhor - dos segredos do antigo Egito.
Este artigo foi publicado originalmente na Revista Frontier 8.2 (Maro / Abril de 2002)

Anda mungkin juga menyukai